BUGIO-RUIVO

Silvana Santos

Essa ilustração foi feita por voltas de 2018, para estampar uma marca de camisetas, voltada para a preservação da cultura e meio ambiente no RS.

A marca é Vertentes, que no momento está inativa.

Pensando na frase da chamada do trimestre: "Para a ganância, toda a natureza é insuficiente." (Sêneca), foi que pensei em trazer o bugio-ruivo e existe uma intenção maior:

Semana passada, postei nos stories no Instagram, uma denúncia feita pelo coletivo @matodojulho, que trabalha em Cachoeirinha (RS) em prol de uma mata nativa no centro dessa cidade.

A nota diz: "O Tribunal de justiça do estado do RS desobriga a CEEE Equatorial de isolar cabos de energia elétrica em casos de choques elétricos com bugios"

Inacreditável!!!!!

De 2018 a maio de 2025, foram 56 óbitos registrados. Os números devem ser maiores.

Gostaria de ter escolhido essa ilustração para homenagear os bugios, para falar das belezas da natureza. Mas é com tristeza que a escolhi, também, pelo retrocesso de uma decisão contrária à preservação do bugio-ruivo na região sul de Porto Alegre e Viamão, visto que se trata de uma espécie ameaçada de extinção na categoria vulnerável, em âmbito nacional e estadual.

A citação de Sêneca, infelizmente, cada vez mais se torna perfeita e atual.



Silvana Santos
Novo Hamburgo, RS, Brasil
Contatos:
silvanailustradora@gmail.com
Instagram: silvanailustradora