PROJETO SOBRE MARSUPIAIS VAI LEVAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESCOLAS DA GV

Redação Multimídia ESHOJE

5 de novembro de 2025

O projeto de educação ambiental “Conhecendo os Marsupiais do Espírito Santo”, desenvolvido pelo Instituto Últimos Refúgios, foi contemplado na 7ª edição do Edital Social – Cooperação que Transforma, promovido pelo Sicoob Espírito Santo. A premiação visa fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e sustentável em comunidades capixabas.

Segundo a bióloga Iasmin Macedo, presidente do Instituto Últimos Refúgios, o objetivo do projeto é apresentar os marsupiais brasileiros, principalmente os presentes no Estado, para alunos da rede pública de ensino. Isso será feito a partir de atividades educativas que abordem as características biológicas e os comportamentos desses animais, bem como seu papel ecológico nos ecossistemas locais.

As ações de educação ambiental vão incluir a entrega de material didático para os professores, aulas com conteúdo técnico sobre os animais, utilização de jogos educativos e a presença da mascote Penélope, uma gambá-de-orelha-preta, espécie de marsupial brasileiro. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em quatro escolas da Grande Vitória: duas em Vitória e duas em Serra. A previsão é alcançar cerca de 1.600 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Nosso intuito principal é proporcionar mais conhecimento e, assim, conscientizar sobre a importância da conservação dessas espécies nativas. Para isso, apostamos na criação de um espaço lúdico, acolhedor e interativo, capaz de engajar o público-alvo e promover a empatia pela espécie”, ressalta Iasmin.

Projeto Marsupiais

O “Conhecendo os Marsupiais do Espírito Santo” faz parte do Projeto Marsupiais, criado em 2017 pelo Instituto Últimos Refúgios. A iniciativa desenvolve as atividades de acolhimento, cuidado e reabilitação de marsupiais, além de desenvolvimento de protocolos técnicos, produção de conhecimento científico e ações de sensibilização ambiental.

Em apoio ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), já atendeu mais de 2,3 mil animais desde agosto de 2020.

Fonte: Projeto sobre marsupiais vai levar educação ambiental a escolas da GV - ES HOJE