Jogo
- O que é errar? E o que é vencer?
A
frase de inspiração deste mês é "Errar é o primeiro passo para
aprender. Aceitar o desafio é o primeiro passo para vencer" (Flavio
Vieira).
Vamos
fazer um jogo onde cada equipe montará seu tabuleiro, a partir de suas convicções
e discussões de grupo.
Mas
primeiro vamos fazer todos responderem um pequeno questionário para
"despertar" a discussão.
A
você orientador, cabe verificar a diferença entre os vários tabuleiros e
incentivar a fabricação de um tabuleiro único, onde todas as questões
levantadas são discutidas e de preferência resolvidas, ou ao menos entendidas.
Estamos
em uma época difícil de colocar os valores em seus devidos lugares, veja bem,
não estou falando de preço, mas sim de "valores" como:
vida,
aprendizado, cultura, carinho, atenção, auxílio, humanidade, entre tantas
outros itens que podem e devem ser colocados nesta lista de valores sem preço.
Baseado
neste fato, vamos jogar?
Bom
divertimento!
Modulo
1-
O
que é Meio Ambiente?
A
sua casa e a sua escola, fazem parte do Meio Ambiente?
Você
sabe dizer por que chama "Meio Ambiente" e não "Ambiente
Inteiro"?
Você
sabe dizer o que é um Meio Ambiente limpo?
Você
sabe dizer se agora você tem mais conhecimento sobre Meio Ambiente?
Você
sabe como fazer para melhorar a sua atuação no Meio Ambiente hoje?
Modulo
2-
Você
sabe o que significa a palavra "urbano"?
Você
sabe o que significa a palavra "rural"?
Na
sua cidade existe diferença entre espaço urbano e espaço rural, ou
é
tudo uma coisa só?
Você
sabe o que é um loteamento?
Você
sabe o que é lençol freático?
Você
sabe o que polui um lençol freático?
E
os rios?
E
os oceanos?
Você
sabe dizer se agora você sabe mais ou menos sobre nossas águas?
Você
sabe como fazer para melhorar a sua atuação com relação à poluição das águas
hoje?
Modulo
3-
Para
você o que é racismo?
Você
sabe dizer se você conhece alguém que é racista?
Você
sabe o que é discriminação?
Você
acha que alguém por ser diferente e/ou pensar diferente de você,
pode
ser discriminado?
Você
já tinha pensado sobre isso?
Você
agora pode dizer que agora você vai tratar melhor as pessoas?
Modulo
4-
Você
sabe me dizer o que é respeito?
Você
sabe que respeito é uma palavra que pode ser usada para coisas e
também
para pessoas?
Você
acha que essa estória de respeito é "careta"? Por quê?
Você
sabe o que é espaço público?
Você
acha correto dizer que todos devem respeitar o espaço público?
Você
acha correto dizer que todos devem respeitar a todos?
Você
vai agir melhor com as pessoas e com o espaço que você usa agora?
Jogo
- O que é errar? E o que é vencer? *
*este
jogo é fictício, o nome da cidade e as situações descritas são fictícias.
Vamos
imaginar uma cidade, vamos chamá-la de Inspiração.
Inspiração
é uma cidade com 80.000 habitantes, têm indústrias, comércio, escolas, rios,
praças, é uma boa cidade para morar.
Mas
existem alguns pontos que parecem que não vão bem, é aqui que começa o nosso
jogo.
â—˜
A prefeitura vai construir uma estação de tratamento de esgoto. Para isso
todas as indústrias, comércio, residências, escolas, enfim todas as construções
que geram esgoto têm que pagar uma taxa para esta nova ligação e também uma
taxa mensal, que para o comércio e indústria, não será pouco.
Os
comerciantes e industriários, não querem pagar, dizem que terão que demitir
alguns funcionários, além de subir os preços.
Os
funcionários estão com medo de serem demitidos, então a população não sabe
se quer ou não esta estação de tratamento.
Você
é responsável pela saúde da cidade, como você vai resolver este problema?
Minha
sugestão para o tabuleiro:
-
A cidade é a casa 1;
-
a estação construída é a casa 3;
-
a estação não construída, deixa o jogador fora duas rodadas.
â—˜
A prefeitura de Inspiração promove uma série de benfeitorias na cidade, mas
apenas no centro.
A
periferia da cidade, não tem nenhuma infra-instrutora, nem escola, nem creche.
Os moradores desta área da cidade fazem um protesto na frente da prefeitura,
para a melhoria em seus bairros, mas não são recebidos nem pelos prefeitos,
nem por vereadores.
Quando
a televisão entrevista os moradores, um diz que "esses caras que a gente
elege, acham que somos piores que bichos, não valemos nada."
Um
vereador ao ser questionado sobre esta frase faz o seguinte comentário: "não
são nada mesmo, são pobres, moram na periferia, só sabem fazer filhos. E
querem que a gente com nosso dinheiro, coloque comida em suas casas e eduque
suas crianças."
Minha
sugestão para o tabuleiro:
-
a construção da creche e do posto de saúde- casa 5;
-
punição para o deputado, casa 10;
-
achar que o deputado está correto, duas rodadas sem jogar;
-
o prefeito pedir desculpas em publico para os moradores, casa 14.
â—˜
O lixão de Inspiração, utilizado há alguns anos, está sobre uma área de
solo de rochas "porosas", com risco de contaminação do solo.
Os
órgãos estaduais responsáveis pelas águas exigem que o município construa
um aterro sanitário e recupere o solo do lixão.
A
prefeitura se nega, diz que não tem dinheiro para isto.
Minha
sugestão para o tabuleiro:
-
a construção de um aterro - casa 18;
-
a recuperação do solo do lixão - casa 23;
-
deixar tudo como está - duas rodadas sem jogar;
-
descobrir que o lençol freático está contaminado, casa 25 e retorna ao inicio
do jogo.
â—˜
Na praça principal de Inspiração, existem duas árvores centenárias, um
jequitibá e um cedro rosa em condições perfeitas, mas a prefeitura quer
construir uma biblioteca e escolheu esta área para a construção, sendo necessária
a derrubada das árvores.
Um
morador da cidade se amarrou a uma delas para impedir seu corte.
Um
protesto ao lado destas árvores, diz que a biblioteca é mais importante que as
árvores.
Minha
sugestão para o tabuleiro:
-
a derrubada das árvores - casa 27 e uma rodada sem jogar;
-
a construção da biblioteca nesta área, casa 29 e retorno ao inicio;
-
a construção da biblioteca em outra área, casa 30;
E
teremos muitas outras questões para montar este tabuleiro sem fim.
Neste
jogo, não há vencedores neste jogo, existem somente pessoas que aprenderam a
cuidar melhor de si mesmo, do seu meio e dos habitantes de sua cidade. Em muitos
dos problemas a nós apresentados, não há certo ou errado, mas sim, o melhor a
ser feito naquele momento, está é a mensagem deste jogo.
Marina
Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio
ambiente e especialista em educação ambiental.