Tudo o que temos a fazer [...] é colocar nosso jeito de viver dentro dos meios ecológicos conhecidos. (Marcus Eduardo de Oliveira)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 78 · Março-Maio/2022
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(1) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Do Linear ao Complexo(3) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(11)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
15/03/2022 (Nº 78) SUGESTÕES DE LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4253 
  

SUGESTÕES DE LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE





O DOLOROSO PARTO DA MÃE TERRA

O mundo que sairá do Covid-19 seguramente não será o mesmo. O confinamento social, por mais duro que tenha sido, nos permitiu muitas reflexões e também decisões de como devemos operar grandes mudanças para que não se repita o que estávamos vivendo: uma acumulação absurda de riqueza em poucas mãos e grande parte da humanidade padecendo pobreza, fome e miséria.



VOZES ANCESTRAIS – DANIEL MUNDURUKU



Daniel Munduruku costuma afirmar: “Escrevo para me manter índio”. Foi com essa motivação que o autor teve a ideia de procurar indígenas de dez povos e coletar os contos tradicionais transcritos nesta obra, trazendo para o leitor um pouco das crenças e tradições das populações que habitam o território brasileiro.“Como o Sol ressuscitou o Lua” é uma destas histórias. E, não, você não leu errado: entre os Umutina, Lua é um substantivo masculino. Os Nambikwara contam como o fogo, que pertencia ao tamanduá-bandeira, foi roubado e distribuído entre todos os seres. Em “Os dois teimosos”, os Maraguá ensinam a importância de “não mexer nas coisas da floresta sem ter necessidade”.Esta composição de textos é enlaçada pelos retratos que abrem cada capítulo, revelando pela imagem a identidade cultural de cada povo

Fonte:

https://www.amazon.com.br/gp/product/8596005463?ie=UTF8&tag=indica-livros-20



TURBILHÃO DE VENTANIAS E FARRAPOS, ENTRE BRISAS E ESPERANÇARES

Organizadoras:

Michèle Sato

Giseli Dalla Nora

ISBN: 978-65-87418-16-2 (e-book)

ISBN:  978-65-87418-17-9 (impresso)

Dividido em dois grandes eixos, este livro fomenta a discussão sobre a emergência climática: são pesquisas, vivências e estudos realizados no âmbito do projeto REAJA que ora se apresenta em conjunto para dar mais visibilidade a este triste Capitaloceno e o colapso climático. A primeira parte abrange os processos formativos, tão essenciais à visibilidade do colapso climático! Permanente e processual, para muito além de propostas de 10 anos chamadas “objetivos do milênio”, a comunicação é outra grandeza essencial. A segunda parte está mais direcionada aos âmbitos da emergência e justiça climática, em diversos territórios e com abordagens substanciais.

A educação ambiental não é uma varinha mágica positivista que veio para resolver os problemas da Terra – será necessário um esforço de todos, de todos os setores, coletivos ou segmentos, para que o planeta azul se revele no espaço como um pálido foco de luz, emanando a força para acreditar que a poética do esperançar e a ética do cuidado, serão sempre as aliadas das nossas existências.

Disponível para download gratuito https://bityli.com/xbPtO



ECOTEKA DIGITAL DO TERRA BRASILIS DISPONIBILIZA MUITOS LIVROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DOWNLOAD, CONFIRA!

https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php/estantes/educacao-ambiental







Ilustrações: Silvana Santos