A NATUREZA DO CHI KUNG E O CHI KUNG NA NATUREZA



Adriana Backes

Tiago Barbosa Macedo1



Foto: Adriana Backes

Da sabedoria milenar dos povos antigos herdamos o conhecimento de que na natureza tudo está conectado e interligado. No entanto, em algum momento a civilização começou a querer definir e separar conhecimentos, distanciando-nos da natureza e do Ser Integral que somos. Até o momento em que voltamos a nos “revisitar” e agora, com a ajuda de especialistas, buscamos reconhecer a nossa natureza: nosso corpo, mente e emoções. E agora contamos com profissionais nessas áreas para ajudar nesse processo. Atualmente, estamos bebendo tanto da fonte dos conhecimentos ancestrais e antepassados, quanto das recentes pesquisas científicas.

Nossa proposta aqui é iniciar um diálogo sobre uma nova forma, que, porém, é muito antiga, de integralizar-nos: O Chi Kung (também escrito Chi Gung ou QiGong e pronunciado tchigung). Pode-se dizer nova, por ser uma prática ainda não tão comum no ocidente como no oriente, onde hoje é comum encontrar pessoas usando diversas técnicas nas praças e parques chineses. E ao buscarmos suas origens, nos deparamos com a informação de que são encontrados registros na pré-história da China, onde os sábios buscavam se conectar com o Todo (TAO) com danças imitando animais. Quando se reconhece o valor terapêutico desses movimentos combinados começa-se a desenvolver e sistematizar técnicas e denominam Dao Yin, 200 anos AEC. A prática do Chi Kung começa a ser conhecida no século passado, na China e se espalha pelo mundo por duas escolas: Artes Marciais - Kung Fu, Tai Chi Chuan e pela Medicina Clássica e Medicina Tradicional Chinesa. Ambas buscando o mesmo benefício, diferindo um pouco nos objetivos desejados.

A prática do Chi Kung também poderá vir a ser popularizada no ocidente, já que ela é uma que pode ser acessível, inclusiva e benéfica! Essa prática pode ser adotada por pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade) e adaptada a diversas condições físicas e motoras. Ela pode ser realizada, tanto em ambientes fechados, como ambientes ao ar livre dos pátios, quintais, praças, parques, escolas, hospitais, organizações, trazendo benefícios terapêuticos corporais, sócio-emocionais e espirituais para todos que o praticam com regularidade.

Outro fator importante no movimento de implementação e popularização dessa prática é o aval recebido a nível internacional, devido ao seu reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS 2002) “como uma das práticas de interesse público vocacionado para a promoção da saúde, do bem estar físico, mental e espiritual e prevenção da doença”.

(http://www.margaridas.org/us_main_page_section/chi-kung/)



O QUE É CHIKUNG?

Chi Kung significa literalmente energia (Chi ou Qi) e cultivo, trabalho (Kung ou Gong), ou seja, cultivo da energia vital. Resumidamente podemos dizer que, “em essência, Chi Kung é o estudo da energia.



Ilustrações de Anael Macedo2

Trata-se de uma grande diversidade de técnicas que incluem a mente, o exercício físico e a respiração para favorecer estados de calma, melhorar o desempenho e gerar bem-estar em qualquer idade, de acordo com vários estudos. Esta prática combina movimentos lentos, exercícios de respiração e concentração. Geralmente, se baseia em repetições de conjuntos de movimentos simples, projetados especificamente para beneficiar a saúde em diferentes níveis. De fato, se for realizado regularmente, alguns benefícios podem ser experimentados imediatamente. As práticas de Chi Kung testadas em pesquisas sobre a saúde incorporam uma série de movimentos simples. Além disso, incluem um estado focado de consciência relaxada e uma variedade de técnicas de respiração que acompanham os movimentos ou posturas. Os fundadores do Chi Kung se inspiraram na natureza, nos animais e nos elementos do universo. Muitos métodos dessa prática imitam animais para adquirir certas qualidades, o que tem efeitos positivos sobre a saúde.

(https://amenteemaravilhosa.com.br/10-beneficios-do-chi-kung/)



Ilustrações de Anael Macedo @risca_nael



Com posturas e movimentos, exercícios simples e suaves em que a respiração e a mente (concentração) estão direcionadas num único objetivo, trabalha-se o Ser no seu todo. Quando a respiração e a concentração estão em sintonia com o movimento está-se no ‘estado de Chikung’ que pode ser considerado um estado Meditativo.

(http://www.margaridas.org/us_main_page_section/chi-kung/)



QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHI KUNG?

Entre as indicações para essa prática podemos destacar alguns dos benefícios da prática do Chikung: desenvolve e melhora a capacidade de concentração; revigora e estimula o cérebro; tranquiliza e pacifica a mente; estimula a criatividade; promove o autoconhecimento; melhora a flexibilidade do corpo; beneficia os sistemas respiratório e circulatório; fortalece o sistema imunitário; estimula o metabolismo e previne o aparecimento de doenças; promove o desbloqueio de energia do corpo contribuindo para o bem-estar físico e emocional; contribui para a manutenção da saúde.

(http://www.margaridas.org/us_main_page_section/chi-kung/)



CHI KUNG NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Como já dissemos anteriormente, o chi kung é adaptável para pessoas de todas as idades e das mais variadas condições físicas. Assim como acontece com o praticante adulto, a criança desfruta de vários benefícios, ajudando “a relaxar, tomar consciência de si mesma, dos outros e do meio que a rodeia. Permite-lhe descobrir o equilíbrio interior e encontrar um espaço de paz e calma no seu processo de crescimento”.

(http://www.margaridas.org/chi-kung-para-a-crianca/)

A criança também “aprende a respirar corretamente, fazer auto-massagem, e a trabalhar a concentração” .

(http://www.margaridas.org/us_main_page_section/chi-kung/)

No site “www. margaridas.org'' encontramos descrições de como ocorrem as aulas e os benefícios das mesmas para as crianças, como veremos a seguir.

A aula de Chi Kung estimula a curiosidade e a criatividade da criança, através de exercícios que recorrem à imaginação. A visualização permite à criança exprimir e desenvolver a sua criatividade. Através da expressão corporal evidencia as suas ideias, os seus sentimentos e emoções. Promove a consciência do corpo, a liberdade de movimentos, a afirmação de si mesmo e o enriquecimento da comunicação com os outros. Na aula de Chi Kung aprende-se fazendo. A criança tem a oportunidade de corrigir a sua postura/movimento, e vai ganhando determinação para realizar novas tarefas e superar etapas, compreende que ultrapassar obstáculos e vencer desafios faz parte da vida.As crianças são motivadas a fazer sempre o seu melhor, a ultrapassar o medo de errar e as inibições, que constituem obstáculos ao desenvolvimento pleno das suas capacidades. As crianças tornam-se mais solidárias e mais tolerantes com os colegas que são diferentes, que têm dúvidas ou que simplesmente se enganam. Melhoram a capacidade muito saudável de rir de si próprias! Cada criança é diferente do colega do lado, absorve e processa a informação de modo distinto ao ouvir, ver, tocar, sentir ou mover. Através de vários estímulos, a criança desenvolve aspectos emocionais, mentais, corporais e espirituais. Não há duas crianças que aprendam da mesma maneira e ao mesmo ritmo mas passado algum tempo atinge-se um equilíbrio entre todas elas.A prática regular de Chikung em crianças e jovens, é benéfica em termos Psicomotores, Cognitivos e Energéticos:

(http://www.margaridas.org/2016/06/17/chi-kung-para-crianca/)

A NATUREZA DO CHI KUNG E O CHI KUNG NA NATUREZA

O Chi Kung, que nasce inspirado nos movimentos e no poder da natureza, trabalha a energia do céu, da terra e do ser humano a partir dos exercícios, da respiração, imaginação e visualização. Então, mesmo praticando num ambiente fechado (como as salas) a conexão com natureza se fará presente. No entanto, quando praticado junto a natureza a conexão e os benefícios se potencializam, haja visto, os inúmeros estudos e resultados apontados pelas áreas da medicina, psicologia e educação, entre outras áreas das ciências.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo nasceu da vontade de divulgar um pouco sobre os conhecimentos, benefícios e as possibilidades dessa arte milenar, que, após começarmos as aulas e cursos e sentirmos nós mesmos, pouco a pouco, os benefícios advindos da prática regular. Apaixonados que ficamos, sentimos o desejo de ver o Chi Kung se tornando popular, de fácil acesso e inclusiva beneficiando o maior número de pessoas possíveis, em diversos ambientes, possibilitando a conexão com a nossa natureza!

REFERÊNCIAS



https://amenteemaravilhosa.com.br/10-beneficios-do-chi-kung/

https://chikung-terapeutico.com/chi-kung-na-infancia/

http://www.margaridas.org/2016/06/17/chi-kung-para-crianca/

http://www.margaridas.org/chi-kung-para-a-crianca/

http://www.margaridas.org/us_main_page_section/chi-kung/



ANEXO



Em anexo um artigo escrito por Margarida Sá Domingues, traduzido por Paula Madeira, editado e revisto por Margarida Aires, publicado e paginado por Joana Freches Duque (publicado no site www.chikung-terapeutico.com) sobre o Chi Kung na Infância incluindo o relato de experiência de prática de Chi Kung com crianças entre os três e os dez anos de idade na Escola Carolina Michaëlis (2007/2016), em Lisboa, realizado ao longo de nove anos relato sobre o Chi Kung na Infância, à título de conhecimento, reflexão e inspiração.



Chi Kung na Infância

By adminIn Chi kung criançasPosted Maio 8, 2019

Ser criança é viver em constante mudança! É ter uma mente e um corpo que crescem continuamente, expostos a muitos estímulos externos como o stress dos adultos, o excesso de estímulos electrónicos, aliado a menos tempo para brincar. Tudo isso propicia uma menor ligação da criança ao seu corpo físico, emocional e mental, o que leva a uma maior dificuldade em ter consciência de si própria e das suas emoções em relação ao mundo exterior.

Nos últimos anos assistiu-se a um aumento da hiperatividade nas crianças e jovens, dificuldades de concentração, baixa do sistema imunitário, menor resistência física, menor flexibilidade e comportamentos conflituosos ou mesmo violentos.

O Chi Kung contribui efectivamente para melhorar todos estes parâmetros.

No mundo actual existe uma pressão cada vez maior, são os rankings escolares, a necessidade de ter avaliações cada vez mais altas para alcançar um futuro melhor, o que determina uma grande competição em todas as áreas da vida. Urge capacitar as crianças com saberes relacionados com a gestão do stress, para poderem manter a paz interior e encontrar soluções para os mais diversos desafios que lhes vão surgindo na vida. É por tudo isto que a prática do Chi Kung é tão importante.

Ao longo de nove anos de prática de Chi Kung com crianças entre os três e os dez anos de idade, na Escola Carolina Michaëlis (2007/2016), em Lisboa, verificou-se que o grupo ficou mais calmo e atento durante o dia, houve uma redução dos conflitos e as ausências por doença diminuíram. Professores e pais referiram que as crianças pareciam mais felizes e as crianças, por sua vez, participavam na aula com gosto não querendo faltar.

Inicialmente programou-se uma prática semanal de 30 minutos mas depressa se passou com sucesso para uma prática de 50 minutos. Para motivar as crianças é fundamental criar um ambiente propício, despertar a curiosidade e executar os exercícios recorrendo à imaginação. Humor e fantasia ajudam a fomentar um bom ambiente. Para uma prática plena é importante que a criança visualize e interiorize. A visualização promove a criatividade e na expressão corporal a criança evidencia as emoções, ideias e sentimentos acerca da prática. Deve haver sempre liberdade para a criança poder exprimir as suas emoções, fundamento da comunicação com o outro.

Aprender através da prática e deixar que a criança vá corrigindo naturalmente a sua postura/movimento, respeitando sempre o seu estádio de crescimento e desenvolvimento é essencial. Mas é preciso incentivar a realização de novos exercícios ou desafios, e fomentar a determinação em não desistir. Com a prática as crianças vão sentido satisfação em ultrapassar as dificuldades que os exercícios de Chi Kung lhes colocam. Encorajar, não permitindo que sintam medo de errar, é fundamental pois as inibições constituem um obstáculo ao desenvolvimento das potencialidades da criança enquanto ser humano. Incentivar a criança a vencer desafios é uma preparação para a vida.

É importante realizar exercícios diferentes e, para dinamizar a prática, incluir alguns mais divertidos. Para o desenvolvimento da criança é essencial que tome consciência das diferentes partes do seu corpo, e aqui a prática da auto-massagem é um excelente recurso. Há exercícios que podem ser realizados individualmente, a par ou em pequenos grupos. Recorrer a diferentes materiais e explorá-los livremente ou de uma forma mais estruturada. Por exemplo, bolas de ténis para a auto-massagem e posturas de árvore, balões para as posturas de árvore, bolas de sabão ou moinhos de vento para exercícios de respiração. Na execução dos movimentos com nomes de animais resulta falar nos atributos dos mesmos e nos relacionados com imagens da natureza, como o lago, o arco-íris, a sua referência ajuda a ampliar o movimento. É necessário adaptar alguns exercícios à idade e mostrar imagens para cativar. Por exemplo, imagens de anatomia ajudam as crianças a interessarem-se mais pelos exercícios, torna-as mais conscientes do movimento, do seu corpo e da sua energia. Em muitas ajudou a melhorar a postura, principalmente os ombros curvados para a frente que quase todas as crianças já apresentam, e a melhorar a respiração.

Na prática com crianças são de incluir exercícios de respiração, auto-massagem e hétero-massagem, alongamentos, os 18 movimentos do Tai Chi Chi Kung, concentração, meditação e relaxamento. Na primavera o sistema do Yi Jin Jing é muito apreciado. A postura de árvore, decididamente, é o exercício que as crianças menos gostam mas, ultrapassando o aborrecimento inicial, conseguem realizar as posturas básicas. Para algumas crianças a posição de sentar atrás representa um desafio.

Por norma as crianças não estão interessadas em grandes explicações, querem logo passar à prática e são rápidas a percepcionar e a executar o movimento mas não apreciam repetir muitas vezes, querem logo um novo exercício. Com o decorrer da prática, a energia do grupo fica mais harmoniosa e as crianças mais calmas e concentradas. A partir daí a sua capacidade de repetição do movimento aumenta. Por outro lado, também não estão muito interessadas em saber o que faz bem, as indicações terapêuticas, querem apenas saber histórias e divertir-se. Mas não são necessárias histórias muito elaboradas, as próprias crianças constroem a história se sentirem necessidade disso. No decorrer da prática, as questões começam a surgir espontaneamente, umas atrás das outras! As crianças são normalmente curiosas, naturais e muito expressivas e francas nas observações.

A ligação entre corpo, emoção e mente é uma constante que se promove na prática de Chi Kung.

Cada criança é diferente e absorve e processa a informação de forma diferente, quer seja através do olhar, da escuta, do movimento ou do toque. Ao recorrer a diferentes estímulos ajudamos a criança a desenvolver múltiplos aspectos emocionais, mentais, corporais e espirituais. Não há duas crianças que aprendam ao mesmo ritmo e da mesma maneira, cada uma tem o seu tempo mas a prática continuada permite um equilíbrio de todo o grupo.

Concluiu-se, nestes anos de prática com crianças, que o Chi Kung promove o desenvolvimento psico-motor e bio-energético, o equilíbrio e a coordenação, beneficia a capacidade respiratória e estimula a concentração e a memória.

Observou-se uma melhoria na gestão das emoções e foi uma preciosa ajuda para a criança se integrar nos diferentes grupos e desenvolver a auto-consciência e a auto-estima. Foi muito relevante constatar que, noutros momentos da sua vida, as crianças foram capazes de utilizar com eficácia as técnicas de relaxamento que aprenderam.

A prática de Chi Kung promove na criança o respeito e o amor-próprio, o desenvolvimento de movimentos harmoniosos, a percepção do seu corpo e energia, e a descoberta, nos exercícios respiratórios e na meditação, de um lugar de paz e calma interior.

* Artigo escrito por Margarida Sá Domingues, traduzido por Paula Madeira, editado e revisto por Margarida Aires, publicado e paginado por Joana Freches Duque

www.chikung-terapeutico.com

www.esmtc.pt

(https://chikung-terapeutico.com/chi-kung-na-infancia/)





1 Contato: https://www.instagram.com/tiagomacedochikung/


2 Ilustrações de Anael Macedo. Contato : @risca_nael