REMÉDIO DO MATO – CURA E CULTURA ATRAVÉS DA FLORESTA
DIAS 24 E 25 DE JUNHO
O conhecimento dos povos indígenas sobre a mata em seu entorno é passado de geração em geração, através da observação e das falas em torno da fogueira.
A anciã que faz um chá, um rezo, a mãe que entoa uma canção para os curumins, o cacique que cuida e ensina coletivamente, os cânticos que curam nossa alma, tudo isto faz parte do processo de cuidado e cura dentro da aldeia.
Nesta vivência, Catarina Nimbopyruá, Simone Takuá e as famílias da Aldeia Tapirema, compartilharão seus conhecimentos sobre as ervas do seu entorno e de um pouquinho mais longe, suas músicas, sua cultura e costumes com você.
É algo que vai além de um curso, é uma vivência onde se pode sentir a floresta e a cultura dos povos originários.
Em especial, nesta vivência, além de todo o conhecimento compartilhado, teremos, em primeira mão, o lançamento do livro Remédio do Mato: Cura e Cultura Através da Floresta, um pouco da história de Catarina, Simone, Andreza, suas relações com a floresta e a cura, além de uma pequena história sobre o território.
Todas as atividades estão cercadas de cantos, danças e a espiritualidade tupi guarani, banho de lagoa e de mar, as brincadeiras com as crianças, o viver coletivo, a conexão com a floresta e a alegria de viver em comunidade.
PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDO
Dia 24 – Sábado – das 10h as 21h
– Ary Porã! O bom dia com os cantos sagrados tupi guarani.
Na aldeia, os cânticos são importantes meios de cura tanto física quanto espiritual. Neste momento, com os cantos e danças, a comunidade te dá as boas-vindas com alegria e cura.
– Benção dos anciões; Nossos anciões e anciãs darão as bênçãos desejando um dia cheio de saúde e conhecimento.
– Caminhando pelo território, conhecendo as ervas medicinais em sua morada, a mata.
– Lançamento e Roda de conversa com as autoras do livro “Remédio do Mato – cura e cultura através da floresta”. Catarina Nimbopyruá, Simone Takuá e Andreza Poitena, falarão sobre o livro e suas experiências de vida em contato com as ervas do território.
– Apresentação das ervas medicinais usadas pela comunidade, suas propriedades e benefícios.
– Oficina prática para preparação de chás e xarope com as ervas da Mata de Restinga do Território Piaçaguera com Catarina Nimbopyruá.
– Banho de ervas com abre caminho para limpeza espiritual
– Fogueira Cultural com a iniciação do Petynguá e defumação
Dia 25 – Domingo – das 9h até as 14h
– Ary Porã! O bom dia com canto e dança tupi guarani na comunidade.
– Benção dos anciões agradecendo e desejando a todos mais um dia com saúde e conhecimento.
– Aprendendo sobre as Plantas Medicinais do território brasileiro utilizadas pelos povos tradicionais, com Simone Takuá
– Oficina prática de tintura e garrafadas com Simone Takuá.
– Encerramento cultural com o canto de até breve e entrega de certificado.
ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM
ALIMENTAÇÃO INCLUSA:
Durante toda a Vivência serviremos uma deliciosa alimentação feita pelas cozinheiras da Aldeia. Toda alimentação é vegana, composta por grãos, raízes, legumes, pães, caldos e muito mais.
HOSPEDAGEM:
Para acampar temos duas opções:
– Você pode acampar na Aldeia (grátis para participantes, basta trazer sua barraca);
– Acampamento com barraca e colchonete inclusos.
– Você também pode pernoitar em alguma pousada próxima da aldeia (o valor é a parte e você pode ver diretamente com as pousadas). Segue abaixo 3 pousadas que indicamos:
1) Pousada Morada dos Pássaros.
Endereço: Rua Piratinins, 509 – Estância Bal Maria H Novaes, Peruíbe – SP, 11750-000
Telefone: (13) 99606-2087
2) Peruibe Praia Pousada
Endereço: Rua Piratinins, 73 – Estância Bal Maria H Novaes, Peruíbe – SP, 11750-000
Telefone: (13) 3458-1068
3) A Pousada Vegana
Endereço: Av. Gov. Mario Covas Júnior, 4183 – Cidade Nova Peruíbe – Peruíbe – SP, 11750-000
Ela não fica tão próxima da Aldeia como as outras, por isso o ideal é estar de carro
Contato por whatsapp com o Elton (13) 99671.9910.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Na Aldeia temos banheiros, ducha, praia e lagoa.
Temos também algumas tomadas.
A chegada à Aldeia pode ser feita na sexta a partir das 17h até as 19 h ou no sábado a partir das 8hs.
A Aldeia é de fácil acesso e a chegada é por conta de cada participante. Enviaremos um e-mail com dicas e mapa para a chegada após a inscrição.
ONDE SERÁ A VIVÊNCIA?
A vivência será na Aldeia Tapirema, que fica dentro da Terra Indígena Piaçaguera, que está localizada em Peruíbe, litoral sul de São Paulo.
A Terra Indígena Piaçaguera morada de 400 indígenas tupi guarani distribuídos em onze aldeias. A trajetória dos Tupi-Guarani de Piaçaguera é marcada por resistência, luta e a busca por viver de acordo com sua cultura em um contexto bastante adverso, em razão da proximidade de duas cidades em expansão. O processo de demarcação da Terra Indígena consumiu muitos anos e conseguiram a homologação apenas em 2016.
A Terra Indígena está localizada no bioma da Mata Atlântica e ocupa uma área que vai desde a beira da praia até a serra do mar. É uma área bastante preservada – apenas 11% de seu território encontra-se desmatado – situada em uma região bastante urbanizada do litoral paulista, onde as atividades e os empreendimentos ligados ao turismo e ao lazer constituem base importante da economia local.