Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O presente estudo analisa a Percepção Ambiental de estudantes da rede pública de ensino durante visitação a uma Trilha Ecológica na área da ONG PANGEA. Foram acompanhados três grupos escolares distintos durante o trajeto da Trilha observando-o alguns pontos(...)
A crescente geração de resíduos sólidos e os impactos causados pela destinação inadequada destes são alguns dos grandes desafios enfrentados pela sociedade atual. Enquanto políticas de minimização e de não geração de resíduos não são implantadas, a prática da reciclagem vem sendo bastante utilizada(...)
O presente estudo investigou as Representações Sociais (RS) acerca da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS/CTSA) e Educação Ambiental (EA), entre 41 professores do Ensino Médio, de diferentes disciplinas, em uma escola da Rede Pública do município de Diadema.
Neste trabalho procurou-se compreender o princípio de funcionamento de uma máquina térmica a partir da análise de um gerador de indução movido a combustíveis fósseis e sua provável substituição pelo biogás.
Este estudo objetivou analisar a expansão da atividade agrícola nas margens do Rio Mato Grosso na Chapada Diamantina da Bahia e sua relação com a mata ciliar.
O blog Biosfera MS, além de informar o público interessado em educação com postagens elaboradas pelos integrantes do grupo, permite aos professores da rede estadual de ensino e a outros profissionais o espaço para tornarem-se colaboradores.
O artigo examina as concepções de meio ambiente e educação ambiental por parte de professores de escolas públicas de Santa Maria, RS, no intuito de aprofundar a reflexão teórico-prática da temática ambiental.
A Educação Ambiental busca a formação do pensamento coletivo e ecológico dos indivíduos. O trabalho buscou o desenvolvimento da percepção dos alunos de escolas públicas e privadas sobre a classe Insecta, elaborando-se coleções entomológicas em sala de aula.
O presente artigo teve como principal objetivo analisar os problemas ambientais decorrentes da bovinocultura de corte. A partir disso, foi realizada uma abordagem descritiva no intuito de situar os problemas e limitações.
Este artigo busca compreender a inserção da Educação Ambiental nas Organizações. Nota-se a crescente prática de ações voltadas aos colaboradores e à mudança de valores nas organizações.
A discussão das questões ambientais assume cada vez mais relevância. O acentuado consumismo, o avanço tecnológico e da urbanização promovem sérios impactos na área ambiental, sendo que a Educação Ambiental busca superá-los.
(...)As pessoas são arrastadas pelas novas tecnologias e cenários urbanos, e existe pouco da relação natural que havia com a cultura da terra. Para que a situação não piore, é preciso agir, proteger o ecossistema. Certamente, a aprendizagem será mais eficaz se a atividade envolver as situações da vida real, do meio em que vivem os alunos, sempre com o objetivo de demonstrar que bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente trazem diversos benefícios para todos (...)
Problematiza-se o desenvolvimento sustentável, considerando o desenfreado modo de acumulação capitalista que ameaça o estoque de recursos naturais e a sobrevivência humana
Este trabalho objetiva relatar uma atividade de educação ambiental abordando o tráfico de animais silvestres desenvolvida numa escola da rede pública de Fortaleza. Uma mesma palestra foi ministrada separadamente para três turmas do 7° Ano do Ensino Fundamental
O artigo relata pesquisa que teve por objetivo identificar as representações sociais de meio ambiente de um grupo de estudantes de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.
A presente pesquisa foi desenvolvida junto a docentes de três escolas públicas em Sergipe, com o objetivo de analisar a educação ambiental no ensino de Ciências a partir das idéias de interdisciplinaridade e de contextualização dos seus professores
O estudo das representações sociais investiga, então, como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar assuntos, pessoas e grupos e para interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana.
Nesta pesquisa foi analisado um curso de formação continuada de professores de Ciências desenvolvidos no ano de 2006 pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto, vinculados ao Programa “Teia do Saber” da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Como objetivo, buscou-se identificar as orientações de formação em projetos temáticos ambientais produzidos pelos professores cursistas
A Educação Ambiental (EA) é vista como uma das ferramentas para contribuir com a construção de um novo modelo de sociedade, contudo, sua inserção na educação formal é limitada e não está de acordo com as diretrizes dos documentos oficiais
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema para captação e armazenamento de água pluvial utilizando materiais recicláveis (resíduos de PET e de areia lavada
O objetivo do presente trabalho é caracterizar o ambiente natural e a consciência ambiental dos freqüentadores do balneário conhecido popularmente de “regaço ecológico” localizado na comunidade do Macurany, Parintins, AM.
A zona costeira no Brasil tem sofrido constantes agressões em virtude de ser formada por ricos ecossistemas e concentrar grande parte da população mundial. Dentre os ambientes mais explorados desta região destaca-se o manguezal.
O açude Boqueirão do Cais é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Cuité e Nova Floresta, localizados na região do Curimatau paraibano (Nordeste do Estado da Paraíba), semiárido brasileiro.
O texto levanta alguns pontos de reflexão relacionados à Pedagogia dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), utilizando como mote gerador a legislação dos municípios de São Paulo e Belo Horizonte, que proibiram a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados.
O presente artigo procura analisar o processo de resistência e modos de subjetividade que abrange os agricultores familiares, a partir da especialização do fumo no Estado do Rio Grande do Sul e a substituição pela bataticultura.
O avanço da tecnologia e a globalização levaram o homem a alterar sua relação com o meio ambiente, pensando de forma cada vez mais mecanicista e imediatista, sem preocupação com as possíveis conseqüências das suas ações.
O modo como vivemos faz com que a sociedade atual seja pautada no consumo de bens. o que tem se agravado, e, o meio ambiente tem sofrido agressões constantemente na busca por recursos naturais.
Desenvolver a socialização entre crianças de forma salutar e para o convívio harmonioso é uma tarefa que necessita lançar mão de técnicas e procedimentos diversificados.
Espaço não - formal de educação é qualquer espaço diferente da escola onde pode ocorrer uma ação educativa e vem crescendo rapidamente na sociedade atual com as iniciativas de ONGs e projetos governamentais de assistência à criança e ao adolescente.
O presente trabalho representa um diagnóstico parcial da Gestão dos Resíduos sólidos da construção civil no Município de Canoas/RS e algumas das suas dificuldades de consolidar um sistema eficaz para a destinação final adequada dos Resíduos da Construção e Demolição, realizando mais uma gestão corretiva do que uma gestão preventiva (...)
O modo como o ser humano interage e se relaciona com outras espécies é, atualmente, um dos temas mais polêmicos e debatidos em diversos meios. O surgimento de inúmeras ONGs e pensadores discutindo esta questão é um exemplo claro deste crescente interesse em repensar a atitude e postura humana frente aos animais.
O artigo problematiza as imagens que circulam no espaço urbano, oriundas de determinadas subculturas (tribos), em especial ao grupo ligado ao graffiti, refletindo sobre como suas manifestações simbólicas são recebidas pelos espectadores, a necessidade de capacitar os sujeitos para a leitura de textos não-verbais, e de como tudo isso pode repercutir no espaço escolar.
A questão indígena ter se tornado parte do que deve ser trabalhado com as crianças, na escola, desde pequenas, a partir da formulação da Lei Federal Nº 11.645, de 10 de março de 2008, é um aspecto bem positivo para o aprendizado e consciência da criança sobre a diversidade humana. Porém, pouquíssimas pessoas da área da educação têm conhecimento desta lei e da sua importância, então, para desvendar um tesouro a ser agregado ao tecido do sistema educacional, a vida indígena integra diretrizes educacionais importantes, acordadas após muito estudo e detalhamento (...)
En una ronda, cuando nos damos las manos para danzar, cada vez que lo hacemos, nuestros latidos -que estaban dispersos al llegar- se “reúnen” al formar el círculo. Nos une una energía sinfín, que se desliza a través de nuestras manos, pasando de una a otra como una corriente continua, nutrida del sonido y del movimiento que él, despierta en nuestros corazones.
O capitalismo é o sistema econômico que mais desenvolveu as forças produtivas da humanidade e mais estimulou o crescimento da economia e da população. Mas, ao mesmo tempo, se transformou no sistema com maior impacto negativo no meio ambiente e com maiores efeitos destrutivos sobre o capital natural do Planeta.
Esta Agenda de Eventos Socioambientais, como utilidade pública, objetiva oferecer gratuitamente informações sobre os diversos eventos (seminários, congressos, encontros etc.) que ocorrem em Curitiba, no Paraná e no Brasil.
Antes mesmo de aprendermos o nome de cada animal na escola, já convivemos com eles em nossas casas. Os percebemos pela visão, audição, olfato, tato ou até mesmo pelo paladar. Neste texto do biólogo Leonardo F. Stahnke, você será desafiado a lançar uma maior atenção sobre os animais que o circundam, podendo classifica-los em diferentes categorias, além da tradicional classificação zoológica de filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies.
Livros sugeridos: Ecofilosofia; Iniciação científica para jovens pesquisadores;Terra: patrimônio comum; e, 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a terra. Saiba mais sobre cada um!
Segundo Lovelock a Terra é um organismo vivo, que age e reage às nossas modificações. Sua geosfera, hidrosfera e atmosfera proporcionou o surgimento da vida e favoreceu a sua evolução. Descubra que características são essas no texto de Leonardo F. Stahnke.
O consumismo exagerado despertou a sociedade levando-a a perceber que a natureza possui recursos limitados e que é necessária uma medida sustentável para mediar a situação atual e melhorar as condições de vida dos seres vivos (...)
Essa pesquisa traz elementos de discussão sobre o pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e um relato de uma experiência que proporciona aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento.
A construção e/ou produção de ferramentas são elementos instigadores, para promover e estimular a aprendizagem, bem como auxiliar em atividades que promovam a valorização dos recursos naturais e mudança de atitude.
A reciclagem de água, dentro de poucos anos será uma prática que vai ganhar muitos adeptos. A importância de instigar o educando a desenvolver uma consciência crítica e a sensibilizar-se com o futuro deste recurso hídrico.
A educação ambiental vem ganhando importância nas últimas décadas como uma temática transversal fundamental a ser trabalhada nas escolas, objetivando um maior entendimento dos jovens e demais cidadãos quanto aos problemas socioambientais.
A Agricultura Limpa na escola é uma prática que busca a integração do manejo orgânico e a saúde coletiva junto ao contato com a natureza. Sendo a agroecologia o pilar para a prática.
Tendo em vista a importância cada vez mais crescente que a Educação Ambiental tem adquirido nos dias atuais, e a sua importante preconização como tema transversal ao currículo, este trabalho utilizou-se da metodologia baseada em entrevistas.
A Educação Ambiental (EA), nos últimos anos, tem se potencializado como elemento ensejador de discussão e intervenção do homem na natureza. Dela partem novas formas de concepção e atuação do ser humano em seu ambiente
Diante da necessidade de incorporar o saber ambiental em nossos hábitos e atitudes, alunos e professores da UFRPE implantaram, em 2008, o projeto Recicla Rural para atuar na coleta e destinação de papel reciclável gerado na Instituição. Para divulgação do projeto e de temas relacionados optou-se pela apresentação de um teatro de Mamulengos
Projetos dedicados à sustentabilidade ambiental são essenciais no ambiente das instituições e constituem um meio de configurar as atividades humanas de forma que a sociedade e suas economias possam satisfazer suas necessidades e expressar todo o seu potencial.
A reciclagem de lixo eletrônico é um fator de grande relevância a sociedade, uma vez que este é produzido cada vez mais de forma desordenada, devido às mudanças tecnológicas e a busca excessiva por parte de consumidores a produtos mais sofisticados.
Ações de educação ambiental vêm sendo desenvolvidas por empresas privadas e órgãos públicos, tendo a sensibilização da coletividade como meta norteadora.
O presente artigo visa expor os problemas que o lixo marinho pode trazer tanto para a população das tartarugas marinhas quanto para os humanos. Esses animais percorrem centenas ou até milhares de quilômetros entre a área de reprodução e a área de alimentação.
A formulação de práticas em educação ambiental é uma ferramenta importante para desenvolver na comunidade como um todo, a idéia de cuidado com a natureza e implementar uma relação de respeito com o meio ambiente onde as pessoas se inserem.
De maneira geral as práticas humanas contribuem para a degradação do meio ambiente. Nosso comportamento, nossas ações, necessita constantemente de reavaliações e mudanças com vistas à melhoria na qualidade do meio ambiente que certamente implica na qualidade de vida (...)
Recentemente superamos a marca de 400 partes por milhão (ppm) de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, patamar inédito nos últimos milhões de anos. Esta é apenas mais uma demonstração da continuidade de um sistema produtivo que leva ao agravamento das mudanças climáticas (...)
Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentaram um documento que define os dez Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O texto ainda é um rascunho de metas que devem ser alcançadas a partir de 2015.
A reflexão que gostaria de propor, nesta matéria, é sobre a nossa dependência com o plástico e as soluções que estão sendo desenvolvidas para reduzir isso. Sem dúvida, o plástico foi uma criação esplêndida. Afinal existem centenas de tipos dele que podem ser utilizados em infinitas aplicações. Além de ser barato para as indústrias (...)
A atividade será desenvolvida a partir de uma dinâmica de grande grupo, indo para pequenos grupos e finalizando com uma atividade individual, utilizando as seguintes estratégias pedagógicas: observação, comparação, classificação, comunicação, participação, expressão corporal, oral e escrita, leitura, interpretação.