Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
Estamos completando mais uma edição da Revista Educação Ambiental em Ação. E, coincidentemente, também é final de mais um ano de convivência. Durante 2004, cada um de nós procurou aplicar em nossas vivências a aprendizagem diária. Um somatório de conhecimentos adquiridos, seja de forma acadêmica, seja em nossa carreira profissional.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Atualmente a luta pela preservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do homem no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A sociedade de consumo em que vivemos tem como hábito extrair da natureza a matéria-prima e, depois de utilizada, descartá-la em lixões, caracterizando uma relação depredatória com o seu habitat.
A EA tem uma missão que vai além da educação e do conhecimento do meio ambiente em que vivemos. Ela precisa buscar um novo ideário comportamental, construir um novo conceito de mundo, permeado pela coerência nas atitudes, com uma postura ética e uma consciência política, que permitem um bem estar coletivo.
Vivenciamos uma época que massifica comportamentos e padroniza personalidades na busca da ascensão profissional-financeira: um requisito fundamental para a sobrevivência em nossa sociedade consumista. Com esse comportamento perdemos a essência, o olhar particularizado sobre o que nos rodeia, enfim... perdemos a identidade individual e coletiva. O projeto Identidades pretende instaurar a discussão sobre as questões identitárias na contemporaneidade, resgatando através da arte, da educação e da ação cidadã, a relação do homem com o seu meio e, conseqüentemente, consigo próprio.
A entrevista desta edição é coletiva, e foi feita com alguns membros da equipe da Revista Virtual Educação Ambiental em Ação. Eles são: Monica Shocron, Ana Cristina Villaça, Marina Strachman, Anamaria Stranz, Sandra Barbosa, Cláudia Mariza Mattos Brandão, Julio Trevisan e Berenice Gehlen Adams. Assim, você ficará sabendo como é que cada um de nós se sente ao realizar este trabalho.
Podemos considerar que em relação aos programas de Educação Ambiental, observamos a necessidade emergencial de projetos tanto por parte da iniciativa pública quanto particular, voluntária ou não, que visem a capacitação e o treinamento adequado de monitores e educadores ambientais, considerando-se que somente intenções de boa vontade desprovidas de conhecimento técnico, treinamento e capacitação profissional, podem até mesmo contribuir para piorar situações relacionadas ao ensino da Educação Ambienta
Estamos vivendo em uma Era de rápidas transformações. Apenas no último século a população mundial ultrapassou os seis bilhões de pessoas, a mídia e as novas tecnologias colaboraram com o encurtamento das distâncias, mas também com o aumento do consumo em massa, fazendo com que a sociedade produza cada vez mais resíduos e utilize de forma descontrolada os recursos naturais, degradando o ambiente natural e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres.
Neste período de festas natalinas é comum trazermos para nossas festas familiares, tradições importadas de outros países, geralmente do hemisfério norte, muito distantes de nossas realidades e costumes regionais... Então por que não aproveitamos para buscarmos nossas próprias raízes culturais e trazermos para a família, principalmente para os mais jovens, momentos de magia e aconchego com a narrativa de histórias & estórias [como dizia Guimarães Rosa!] ?
Relato apresentado no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental/Goiânia - 2004, por Berenice Gehlen Adams - Agradecemos à Equipe da REBEA e do MMA pelo convite, em especial para Jacqueline Guerreiro, nossa parceira da revista Educação Ambiental em Ação
Através da Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA, você pode conferir como foi esse importante evento para o fortalecimento e reflexão da Educação Ambiental no Brasil.
Objetivos: Integração, contextualização de temas e percepção da inter-relação de idéias, a partir de uma brincadeira que culminará em produção de textos.