Que meu andar, meu viver seja cada vez mais no ritmo das bicicletas... (José Matarezi)
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 79 · Junho-Agosto/2022
Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato   |  Números  
Índice    Volume XXI, Número 79
Apresentação
31/05/2022 EDITORIAL
É uma emoção muito grande podermos comemorar, neste Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia – 5 de junho - os 20 anos da revista! Toda equipe está vibrando de alegria! Neste momento tão significativo, cabe relembrar como tudo começou...
10/06/2019 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.
02/06/2003 Ficha Catalográfica
30/11/2020 Perguntas frequentes ("FAQ")
Normas de Publicação
06/06/2010 Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Artigos
31/05/2022 MÚSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PUBLICADAS EM ARTIGOS NO BRASIL
Neste artigo apresentamos um levantamento, realizado em periódicos de educação ambiental do Brasil, buscando entender como a música tem sido utilizada nas pesquisas em educação ambiental. No final, nos inserimos nesta tradição, expondo a forma como temos trabalhado a relação entre música e meio ambiente.
31/05/2022 ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE: ESTUDO DE CASO EM PEQUENO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO NORTE
Objetivou-se analisar a percepção de servidores da saúde sobre a gestão de resíduos do serviço de saúde (RSS) em um município potiguar. Os resultados indicam que a maioria tem pouco conhecimento sobre o tema. Portanto, faz-se importante a implementação de programas de formação continuada.
31/05/2022 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO E DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO FONTE BOA NA CIDADE DE TEFÉ/AM
Impactos socioambientais oriundos dos resíduos sólidos produzidos no bairro de Fonte Boa, em Tefé-AM, através de pesquisas bibliográficas, diagnóstico e entrevistas, para compreender a relação moradores/poder público, pela qualidade de vida, tendo a Educação Ambiental como ferramenta para a sustentabilidade.
31/05/2022 ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: ESTUDO MULTICASE NA MICROREGIÃO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL
Analisou-se a percepção de 62 profissionais da saúde sobre resíduos hospitalares. Os entrevistados demonstraram pouco conhecimento sobre a gestão de resíduos (72,58%) e normas legais (80,64%). Portanto, faz-se importante a implementação de programas de formação continuada para esses profissionais.
31/05/2022 CONVOLVULÁCEAS PROIBIDAS NA COMPOSIÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS FITOTERÁPICOS NO BRASIL
A pesquisa apresenta três espécies de Convolvulaceae proibidas na composição de produtos tradicionais fitoterápicos no Brasil, são elas: Argyreia nervosa, Ipomoea hederacea e Ipomoea violacea, com a presença de alcaloides psicoativos, considerados tóxicos ao corpo humano.
31/05/2022 OS DILEMAS ENTRE UMA COMUNIDADE DE EX-GARIMPEIROS E EMPRESÁRIOS DO TURISMO NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, EM GOIÁS: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este estudo resulta de pesquisa de doutorado em uma comunidade de ex-garimpeiros, em Goiás. O dilema com empresários “chegantes” para o turismo acarreta situações de difícil sobrevivência. Pela ótica da educação ambiental crítica, analisamos concepções e atuações dos sujeitos para melhores condições de vida.
Notícias
30/05/2022 6 CONCLUSÕES DO RELATÓRIO DO IPCC DE 2022 SOBRE MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A cada fração de grau no aquecimento global, os impactos das mudanças climáticas se tornam mais intensos. No Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), 278 cientistas de 65 países mostram que, para que tenhamos a chance de manter ao alcance o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris, o mundo deve atingir o pico de emissões de gases do efeito estufa (GEE) dentro dos próximos três anos.
30/05/2022 WEBSÉRIE ABORDA DIREITO DA CRIANÇA À CIDADE E AO MEIO AMBIENTE
“Infâncias, Cidade e Meio ambiente” é a websérie jornalístico-documental sobre o direito da criança à cidade e ao meio ambiente de qualidade disponibilizada no YouTube e no Instagram.
30/05/2022 A TRAJETÓRIA DE UM AMBIENTALISTA, PAULO NOGUEIRA NETO, REVISITADA NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO
Há 100 anos, no dia 18 de abril, nascia o professor Paulo Nogueira Neto (PNN), um homem que deixou um legado enorme para o ambientalismo mundial e brasileiro. Sua formação acadêmica foi construída na Universidade de São Paulo, primeiro na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (graduou-se em 1945) e a seguir na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL-USP), no curso de História Natural (1959). Tornou-se professor do Instituto de Biociências, onde se aposentou.
30/05/2022 AGRICULTORES TRANSFORMAM DESERTO EM FLORESTA NO SEMIÁRIDO
Uma mancha esverdeada se destaca na paisagem ondulada dos arredores de Poções, pequeno município no Semiárido baiano. Ali, a profusão de cactos, suculentas e árvores da Caatinga contrasta com a pastagem degradada e os solos nus do entorno.
30/05/2022 MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM DESENCADEAR A PRÓXIMA PANDEMIA, DIZ ESTUDO
A ligação entre mudança climática e transmissão viral foi analisada e descrita por cientistas da Universidade de Georgetown, em um estudo publicado na revista científica Nature.
30/05/2022 INDIANO TEM POMAR COM 135 ÁRVORES EM TAMBORES DE PLÁSTICO
Depois de trabalhar 30 anos no comércio de frutas, ele aprendeu a plantar árvores em tambores e ensina como fazer isso!
Reflexão
23/06/2022 O MONGE E SEU HÁBITO
Convido o leitor a aprofundar a questão do hábito, daquilo que fazemos, procurando estudos e novas abordagens.
30/05/2022 O DESMONTE GERAL DA POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA E SEUS REFLEXOS
O desmonte geral das políticas públicas ambientais no Brasil tem impressionado a todos os envolvidos na busca de soluções para os graves problemas ambientais enfrentados nas mais diferentes esferas.
30/05/2022 A MÃE DE TODAS AS MÃES
A ela, que é a responsável pela nossa vida e que nos fornece tudo e muito mais do que precisamos para viver, agradeçamos pela oportunidade de estarmos aqui, vivenciando as mais incríveis aventuras e desventuras.
30/05/2022 POPULAÇÃO E AVANÇOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
A população mundial cresceu 2 mil vezes nos últimos 12 mil anos, passando de cerca de 4 milhões de pessoas no ano 10 mil antes de Cristo para 8 bilhões de habitantes em 2023. Com exceção de alguns poucos momentos, o crescimento demográfico foi constante.
Para sensibilizar
30/05/2022 APRENDA A APRECIAR O SEU TEMPO
O tempo seu é diferente do meu, não entre na neurose dos outros!
Entrevistas
30/05/2022 ENTREVISTA COM LUANA ROSA PARA A 79ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Para esta edição comemorativa de 20 anos da revista, temos a honra e a alegria de apresentar Luana Rosa, que é Bióloga, estuda Doutorado, fez Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Atualmente, Luana é presidente licenciada da ONG Movimento Roessler para Defesa Ambiental, de Novo Hamburgo e desenvolve pesquisas sobre Mudanças Climáticas, com seu Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade – TEMAS da UFRGS.
Saber do Fazer
30/05/2022 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA METODOLOGIA COM PRINCÍPIO, MEIO E FIM
Um dos desafios de fazer um programa de educação ambiental é por onde começar e como prever as etapas que serão necessárias. A metodologia que compartilho hoje é conhecida por PPP, Planejamento, Processo e Produto, e foi concebida por Jacobson (1991) e modificada, e muito utilizada [...]
Arte e ambiente
30/05/2022 A ARTE ROUBADA E OS REMENDOS DAS HISTÓRIAS
O artigo aborda um tema candente e de interesse para reflexões sobre a memória social no âmbito de discussões ecosóficas e decoloniais. Através da análise de casos envolvendo o deslocamento de algumas obras de arte de seus países de origem, problematizamos os museus como agentes replicadores dos ciclos de opressão colonial na contemporaneidade.
Sugestões bibliográficas
04/06/2022 PRATICANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Fazeres cotidianos em espaços educadores
Experiências, pessoas, espaços e redes convergem para que as ações de EA tenham ainda mais impacto. Um maior alcance.
31/05/2022 LIVRO: CONTA QUEM VIVEU ESCREVE QUEM SE ATREVE CRÔNICAS DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL
“A leitura do livro de Samyra Crespo foi emocionante e me levou a uma espécie de passeio pelos últimos 30 anos da minha própria vida. Os leitores da nossa geração e da que nos precedeu poderão experimentar sensação similar. Já as novas poderão aprender sobre questões fundamentais para o futuro da humanidade e do Brasil. Tem méritos para se tornar um clássico da literatura testemunhal sobre o ambientalismo.” Eduardo Viola
30/05/2022 EBOOK CARTA DA TERRA
A Carta da Terra é um documento com dezesseis princípios inspirando um movimento global que procura construir um mundo mais justo, sustentável e pacífico. É o produto de uma década de diálogo mundial sobre valores compartilhados.
Educação
30/05/2022 “SEMILLAS-CORAZÓN”
Traigo entre mis manos un puñado de semillas para continuar nuestra siembra… Semillas con historia, semillas con memoria, semillas ancestrales, semillas de amor, semillas-sentimientos, semillas-corazón. El terreno está listo para recibir cada una de estas semillas-corazón, con la esperanza de honrar nuestros orígenes, nuestra herencia planetaria, nuestro sustento cotidiano y la gran diversidad. Son las semillas-corazón que anidarán en cada surco con el anhelo de germinar y expandirse hasta que lo sutil florezca y se haga visible y sensible para el corazón de cada ser humano y se transforme en una promesa amorosa y vital para esta casa planetaria que todos habitamos. Es momento de sembrar y de canalizar nuestras fuerzas ocultas más poderosas para poder celebrar juntos una buena cosecha.
Sementes
23/06/2022 GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRAIA DO RESENDE: PRIMEIRO ANO DO PROJETO NOSSA PRAIA + LIMPA
O propósito deste relato de experiência é demonstrar as soluções adotadas em prol da gestão compartilhada de resíduos sólidos na Praia do Resende, em Itacaré, BA.
Ações e projetos inspiradores
31/05/2022 COLETORES DE LIXO CRIAM UMA BIBLIOTECA COM MILHARES DE LIVROS DESCARTADOS
Um grupo de catadores de lixo de Ancara, capital da Turquia, decidiu abrir uma biblioteca pública com os livros recolhidos do lixo, após perceber que havia centenas de livros descartados.
30/05/2022 PEQUENOS PRODUTORES FALAM DAS VANTAGENS DE OPTAR PELA AGROFLORESTA – E TAMBÉM DOS DESAFIOS
Pesquisadores entrevistaram pequenos produtores agroflorestais e convencionais da região do Pontal do Paranapanema (SP) a respeito dos benefícios da agrofloresta – técnica que combina vegetação nativa e cultivos agrícolas – e o que eles consideram obstáculos para a adoção do sistema.
Gestão Ambiental
23/06/2022 GESTÃO AMBIENTAL, VINTE ANOS APÓS
[...] Que sejamos sempre seres pensantes ansiosos por soluções reducionistas dos danos ambientais, que sejamos sempre projetistas de soluções para que o meio ambiente tenha uma estética mais humana e adequada ao equilíbrio ambiental.
O Eco das Vozes
30/05/2022 UMA VIVÊNCIA DE CHI KUNG NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARCÃO
Essa vivência que aqui será descrita se inicia num relato de vivência muito pessoal. Em fins de 2021, quando ainda estávamos convivendo com a pandemia, em função do COVID 19, e lidando com todas as implicações socioambientais envolvidas nesse cenário e com todas as questões de saúde física, mental e espiritual dos adultos e crianças das nossas comunidades (por todo o planeta), recebi o diagnóstico de câncer de mama. Num primeiro momento, fiquei sem chão. E a sensação do mundo girando muito depressa.
Do Linear ao Complexo
30/05/2022 COMPLEXIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Este artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a complexidade do cuidado em saúde e outro paradigma para a formação em enfermagem. Tratou-se de um estudo de caso para o qual foi aplicado um questionário aos acadêmicos/as de um curso de graduação em enfermagem com uma questão: “Como você compreende sua atuação como acadêmico/a de Enfermagem?”
30/05/2022 APRENDIZAGEM CONECTADA A NATUREZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
A criança é movida por sua curiosidade, é através dela que se torna autora de sua aprendizagem, sob a ótica do professor norteado pela cultura da infância é possível compreender os alunos, as suas múltiplas capacidades de interpretar o mundo que vive, observando e discutindo com os colegas.
30/05/2022 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO
O presente artigo tem por finalidade socializar a experiência do Estágio Curricular Obrigatório nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de um colégio da cidade de São José/SC.
A Natureza Inspira
31/05/2022 VESTÍGIOS DA NATUREZA (ARTE BOTÂNICA)
Gosto de chamar de vestígios, pois componho na maioria das vezes, com as folhas, flores, pétalas, galhos, que caem naturalmente. Não são prensadas nem coladas, portanto, essa é uma arte efêmera o nos faz observar ainda mais a impermanência. Também nos faz perceber as tonalidades, a delicadeza das formas e isso nos torna mais sensíveis para a natureza e à arte.
Relatos de Experiências
31/05/2022 UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E SOCIOAMBIENTAL SOBRE AGROTÓXICOS
O artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar educativa-ambiental em uma escola pública estadual do ES, que teve como tema os agrotóxicos. O trabalho proporcionou aos alunos uma aproximação com os agricultores locais e o entendimento da importância da agricultura familiar e de alimentos orgânicos.
31/05/2022 A AGRICULTURA FAMILIAR E O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA AMAZÔNIA PARAENSE
Este artigo trata de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada no município de Bragança-PA, na Amazônia Paraense, sobre o uso de EPIs pelos agricultores familiares em suas práticas agrícolas.
31/05/2022 JOGO EDUCATIVO SOBRE AGROTÓXICOS EM UMA INTERVENÇÃO DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERÊNCIA
Os agrotóxicos provocam problemas socioambientais em diversas regiões do Brasil. Assim, realizou-se uma atividade de educação ambiental sobre temática e aplicação de jogo educativo. Conclui-se que a atividade facilitou a compreensão, a problematização e a contextualização da temática de agrotóxicos.
Números anteriores:   
 
Ilustrações: Silvana Santos