A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
06/09/2023 (Nº 84) MAIS DE 100 ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL PARTICIPAM DE PROGRAMA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4591 
  

MAIS DE 100 ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL PARTICIPAM DE PROGRAMA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicado em 24/08/2023

Divulgação/Veolia

Em Santa Catarina, 11 cidades participam do programa



Organizado pela Veolia e a OEI, o projeto ?Ao Redor da Ibero-América? chega a sua 10ª edição no Brasil, com cerca de 6 mil alunos de 17 cidades



Conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica é o principal objetivo do programa “Ao Redor da Ibero-América”, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. Promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), o projeto é destinado a estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Na América Latina, ele acontece em nove países.

O tema da edição deste ano é “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”, e contará com a participação de 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras, que integram a iniciativa por meio das Secretarias Municipais de Educação e de indústrias atendidas pela Veolia. 

Ao longo de oito semanas, os professores trabalharão o tema com os alunos, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que têm sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família. No final do programa, os alunos poderão participar de um concurso de redação e desenho, a nível nacional, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. 

Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com acompanhante para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.

A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.

Precisamos falar sobre Meio Ambiente

Segundo o Barômetro da Transformação Ecológica, pesquisa realizada recentemente pela Veolia em parceria com a Elabe, empresa francesa de pesquisa e consultoria, o Brasil está entre os 10 países que se sentem mais fragilizados em relação ao meio ambiente. 

De acordo com os dados, 84% dos brasileiros expressam um sentimento de vulnerabilidade ecológica e climática (vs. 71% da população mundial). Diante disso, é imprescindível que empresas e governos se mobilizem para promover programas que impulsionam discussões sobre o meio ambiente, envolvendo também a sociedade civil. 

Nosso compromisso com o futuro do planeta e a transformação ecológica vai além de processos internos e da qualidade nos serviços que prestamos. Queremos motivar as novas gerações a serem agentes de mudanças e defensores do meio ambiente. Esse programa é uma oportunidade de incentivarmos as crianças a serem agentes de transformação nas suas comunidades”, destaca o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Saiba Mais

Participam do “Ao Redor da Ibero-América 2023”: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai.

No Brasil participam: 4 estados, 17 cidades, 105 escolas, 6.000 alunos e 235 professores.

Em Santa Catarina: Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Palhoça, São Francisco do Sul, Tijucas, Penha e Governador Celso Ramos.

Em São Paulo participam: Sorocaba, Araçariguama, Mairinque e Guarulhos.

Em Alagoas: Marechal Deodoro.

No Paraná: Antonina.

 

Sobre a Veolia

A Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia.  Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los.  Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos.  A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022. 


Fonte:
https://bitlybr.com/yKxqb



Ilustrações: Silvana Santos