A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. (Barry Commoner)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 75 · Junho-Agosto/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(4) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Dúvidas(3) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(1) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(14)   |  Números  
Artigos
08/06/2021 A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Os resíduos sólidos em saúde correspondem a materiais gerados em locais de atendimento humano ou animal, sendo de responsabilidade de seus produtores a elaboração do Processo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS).
08/06/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA EM PERÍODO DE PANDEMIA
A Amazônia é uma região de superlativos, com dimensões continentais, que se espalha por todos os países do norte da América do Sul. Seus múltiplos matizes culturais, ambientais e biológicos são apenas parcialmente conhecidos, fato que limita de forma marcante as necessárias intervenções físicas da região.
08/06/2021 ESTUDO DOS POTENCIAIS DE EDUCABILIDADES AMBIENTAIS EM DIFERENTES ESPAÇOS URBANOS – ESTUDO DE CASO EM JOÃO PESSOA-PB
Este artigo teve como objetivos: analisar os potenciais de educabilidade ambiental e produzir material didático voltado para três espaços urbanos da cidade de João Pessoa A pesquisa envolveu o estudo de caso e os dados foram obtidos por meio de observações, registros infográficos e análises de documentos.
08/06/2021 TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO EM COMUNIDADES RURAIS DO TERRITÓRIO MATO GRANDE POTIGUAR
No intuito de mudar a desigualdade das comunidades rurais do território Mato Grande do RN as empresas geradoras de energias renováveis vêm contribuindo para a promoção e o estímulo ao desenvolvimento local e o crescimento da economia, através da difusão das tecnologias sociais e de boas práticas de produção.
08/06/2021 A GESTÃO DE DESASTRES AMBIENTAIS NA SOCIEDADE DE RISCOS
O conceito de sociedade de risco desenvolvido pelo sociólogo alemão Ulrich Beck mostra-se essencial para o entendimento dos desastres ambientais, assim como para o seu processo de gerenciamento. A análise bibliográfica empreendida tem como objetivo refletir sobre essa relação.
08/06/2021 UM OLHAR PARA OS ELEMENTOS QUÍMICOS NATURAIS SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Chamamos a atenção, utilizando a perspectiva da Educação Ambiental, para 12 elementos químicos naturais de menor abundância na crosta terrestre, que estão em risco de extinção. Essas discussões podem (e devem) ser trabalhadas na disciplina de Química na Educação Básica.
08/06/2021 A ÉTICA AMBIENTAL EM PLATÃO
Platão é ponto de origem da Ética. A ideia do Bem Uno é para ele o veículo para atingir a verdade e o saber. A crescente industrialização e, também, o consumo passaram a ter papel exagerado na sociedade levando à degradação ambiental que tem sido objeto de debates, acordos e tratados ineficazes.
08/06/2021 DIRETRIZES ASSERTIVAS DE COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL PARA O SANEAMENTO: UM ESTUDO COM ESPECIALISTAS BRASILEIROS E PORTUGUESES
Esta pesquisa propõe diretrizes para a comunicação e sensibilização ambiental assertivas sobre o saneamento, direcionadas ao planejamento, aos meios a serem utilizados e aos conteúdos a serem trabalhados na ação comunicativa brasileira.
Ilustrações: Silvana Santos