Nós nunca sabemos o valor da água até que o poço está seco. (Thomas Fuller)
ISSN 1678-0701
Volume XIX, Número 74
Março-Maio/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(2) Reflexão(3) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Entrevistas(1) Culinária(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(2) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(5)   |  Números  
Artigos
26/03/2021 EMISSÃO DE MATERIAIS PARTICULADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CALCÁRIO: UM ESTUDO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
O estudo torna-se importante por evidenciar que no Espírito Santo o setor de moagem de calcário e mármore compõe uma das mais relevantes atividades de rochas. No sul do Estado encontra-se presente nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Seu parque industrial possui ...
26/03/2021 O ENSINO DE CIÊNCIAS, A ABORDAGEM CTS E A COMPLEXIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Este trabalho de revisão bibliográfica apresenta uma forma de se trabalhar o ensino de ciências pela abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade e pela complexidade, entendo a importância deste ensino para a discursão de problemas socioambientais nos dias de hoje.
26/03/2021 A APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO NA UMEF "DIRETORA ZDMÉA CAMARGO" - VILA VELHA / ES
O presente trabalho de pesquisa trata da preocupação em lidar com a presença de casos de autismo nas redes públicas escolares. Necessário se faz a ampliação de estudos para compreender a complexidade e amplitude dos fatores que podem facilitar a inclusão.
26/03/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMETAL: CONTRIBUIÇÃO AO CURRÍCULO ESCOLAR E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA – SP
O curso Conhecendo o Ambiente II em 2019 se configurou em uma estratégia de educação ambiental continuada para alunos do 7º ano com atividades práticas, diálogos e reflexões sobre questões ambientais locais, promovendo a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental.
26/03/2021 VOLUNTARIADO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, UTILIZANDO O PARQUE ESTADUAL ILHA ANCHIETA COMO ESTUDO DE CASO.
O Programa de voluntariado do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) ocorre desde 1995 sendo um dos pontos fortalecido dentro da gestão nos últimos anos. O objetivo do projeto é avaliar a importância deste instrumento como ferramenta de gestão, utilizando o PEIA como estudo de caso.
26/03/2021 OFICINAS PSICOEDUCATIVAS: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O presente artigo pretende expor o tema de “Inteligência Emocional” com base nas concepções de Daniel Goleman. A execução das oficinas tem por objetivo a psicoeducação referente ao desenvolvimento da inteligência emocional. Oficina proporcionou momentos de autoanalise, enfocando as mudanças comportamentais.
26/03/2021 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM: INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES DE PRIMATAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA
O perfil “primatas do litoral norte da Paraíba” (@primatasln) foi criado no instagram para divulgação científica e sensibilização referente às espécies de primatas Sapajus flavius, Alouatta belzebul e Callithrix jacchus.
Ilustrações: Silvana Santos