Nós nunca sabemos o valor da água até que o poço está seco. (Thomas Fuller)
ISSN 1678-0701
Volume XIX, Número 74
Março-Maio/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(2) Reflexão(3) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Entrevistas(1) Culinária(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(2) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(5)   |  Números  
Notícias
26/03/2021 MUNDO DESPERDIÇA 17% DOS ALIMENTOS DISPONÍVEIS PARA CONSUMO
Estima-se que 931 milhões de toneladas de alimentos, o que significa dizer que 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores em 2019 foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares. É o que aponta uma nova pesquisa da ONU que visa apoiar os esforços globais para reduzir pela metade o desperdício de alimentos até 2030.
26/03/2021 A LUTA DAS MULHERES QUE FORTALECERAM O JORNALISMO AMBIENTAL
Em homenagem pelo dia Internacional da Mulher, jornalista destaca as mulheres pioneiras do jornalismo ambiental brasileiro.
26/03/2021 PESQUISADORES DESENVOLVEM CATÁLOGO COM TODOS OS ECOSSISTEMAS DO MUNDO
Ecossistemas de tundra estão entre os ambientes ameaçados pelo aquecimento do planeta. Foto: Hannes Grobe/IUCN. Com a visão de que a conservação da natureza precisa ser um esforço global, mais de 100 pesquisadores de 85 instituições científicas elaboraram um catálogo pioneiro para contemplar todos os ecossistemas do mundo. A Tipologia Global de Ecossistemas foi realizada e publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e mapeia os 108 principais tipos de ecossistemas com base em suas funções, características e composição, assim como sua distribuição global e os processos que os sustentam. O objetivo é permitir abordagens mais coordenadas e eficazes de conservação das áreas mais ameaçadas.
26/03/2021 POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO
Há um ano que a pandemia da Covid-19 se instalou a nível global, e que as máscaras faciais chegaram aos mercados e entraram nas nossas vidas. Embora a sua finalidade seja proteger-nos, a maneira como começaram a ser produzidas e descartadas provocou o efeito oposto no ambiente.
26/03/2021 CADA PESSOA DO MUNDO DESPERDIÇA 121 QUILOS DE ALIMENTOS POR ANO
A fome atinge milhares de pessoas em todo o mundo, mesmo assim o desperdício é grande. A estimativa é que cada pessoa no mundo desperdice 121 quilos de alimentos por ano.
Ilustrações: Silvana Santos