Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Reportagem
14/03/2025 EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA AJUDA A DESENVOLVER REFLEXÃO E VISÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES SOBRE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino da Educação Ambiental como competência que deve ir além de Ciências, sendo bordada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
14/03/2025 OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS QUE MARCARAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM 2024
Sabemos que a educação brasileira enfrentou inúmeros desafios em 2024. A falta de recursos, as desigualdades no acesso à tecnologia e as dificuldades em garantir a aprendizagem de todos os estudantes foram apenas alguns dos obstáculos pelos quais passamos. No entanto, este também foi um ano marcado por avanços significativos, com a inclusão e aperfeiçoamento de novas tecnologias, metodologias inovadoras e projetos inspiradores que, juntos ao material humano – professores, alunos e a comunidade escolar –, demonstraram que, mesmo diante das adversidades, é possível transformar a educação e construir um futuro mais inclusivo e promissor.
14/03/2025 HORTAS URBANAS ESTIMULAM CONEXÃO COM NATUREZA E VIDA SAUDÁVEL
Dos territórios de cultivo à mesa, o alimento percorre diferentes caminhos até chegar ao consumidor. Nesse processo, quanto maior o número de intermediadores, mais encarecido se torna o produto. Uma alternativa a essa cadeia de valor, muitas vezes injusta com o produtor rural, são as hortas urbanas comunitárias, que diminuem a distância entre produção e consumo e estimulam um estilo de vida mais saudável.
Ilustrações: Silvana Santos