Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(26)   |  Números  
Educação e temas emergentes
13/09/2024 BRINCADEIRAS E ATIVIDADES LÚDICAS ENSINAM CRIANÇAS SOBRE OS RISCOS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PARA O CERRADO
Segundo a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) da Sema, Carolina Schubart, o objetivo é educar os estudantes desde cedo sobre os riscos, as consequências e a importância da prevenção dos incêndios florestais.
13/09/2024 ESCOLAS & MEIO AMBIENTE: VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Para a maioria das escolas públicas e privadas, a obrigatoriedade da educação para a sustentabilidade nos currículos – como prevê a Constituição Federal e regulamenta a Lei 9.795, a qual instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental há mais de um quarto de século – nunca passou de uma abstração. Enquanto isso, as evidências e os alertas de cientistas e professores sobre emergência climática, aquecimento global e sustentabilidade vêm sendo negados e até mesmo têm motivado perseguições e punições a docentes
13/09/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERDISCIPLINARIDADE E DESAFIOS PARA AS GERAÇÕES
A abordagem interdisciplinar das pautas ambientais permite uma visão completa do meio ambiente, combinando saberes de diversas áreas para promover experiências e aprendizagens com ênfase em um cidadão capaz de tomar decisões e propor soluções eficazes e sustentáveis, provocando nesse aluno reflexões e motivação para agir e fazer algo a partir do que foi ensinado.
13/09/2024 ESPECIALISTAS DEFENDEM AÇÕES ÁGEIS PARA PREVENIR AS CATÁSTROFES CLIMÁTICAS
Além da destruição deixada, a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio também deixou uma série de questionamentos a respeito de qual caminho seguir e o que é preciso ser feito para mitigar os efeitos desses eventos, cada vez mais frequentes.
13/09/2024 A IMPERCEPÇÃO DA BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA – POR ANA BEATRIZ PRUDENTE ALCKMIN
A implementação da educação ambiental nas escolas tem sido um desafio muito grande porque há um desinteresse dos estudantes em relação ao tema.
13/09/2024 O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Na educação básica, especialistas apontam a importância de trabalhar com os estudantes as particularidades de cada território, pensando medidas preventivas e adaptativas aos impactos do clima.
Ilustrações: Silvana Santos