Tudo o que temos a fazer [...] é colocar nosso jeito de viver dentro dos meios ecológicos conhecidos. (Marcus Eduardo de Oliveira)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 78 · Março-Maio/2022
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(1) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Do Linear ao Complexo(3) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(11)   |  Números  
Divulgação de Eventos
15/03/2022 (Nº 78) FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA 2022
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4254 
  

FORUM MUNDIAL DA ÁGUA 2022

COVID-19 ADIOU O EVENTO DO ANO PASSADO PARA MARÇO DE 2022, EM DAKAR, SENEGAL.

Silvestre Gorgulho

É o primeiro Fórum a ocorrer na África subsaariana. O 9º Fórum Mundial da Água – o principal evento sobre recursos hídricos no mundo – que seria realizado em março de 2021, foi adiado para este ano. O Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) ao lado do Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal, anunciou em novembro de 2021 o adiamento para os dias 21 e 26 de março de 2022.

 

9º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA DAKAR, SENEGAL

ÍNTEGRA DO COMUNICADO

Senegal e o Conselho Mundial da Água decidiram pelo adiamento do 9º Fórum Mundial da Água para a semana entre os dias 21 e 26 de março de 2022.

O adiamento foi decidido em razão da evolução global da pandemia de Covid-19, que atrasou o processo preparatório do Fórum e obrigou as organizações a reagendarem eventos introdutórios, além de garantir melhores condições sanitárias para a participação dos stakeholders.

Vale lembrar, que o próximo Fórum, que terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, será o primeiro a ocorrer na África subsaariana. Uma plataforma ficará disponível para profissionais e tomadores de decisão responderem à prioridade de aceleração e expansão do acesso à água e ao saneamento por todos. Numa Era marcada pela Covid-19, o Fórum também ajudará a construir um mundo mais resiliente, no qual a água é um elemento central no atendimento de necessidades básicas da humanidade e do planeta.

O Conselho Mundial da Água expressa sua gratidão e agradecimento ao Presidente da República do Senegal, o Exmo. Sr. Macky Sall, pelo seu comprometimento e apoio contínuo na realização do Fórum sob as melhores condições possíveis para se atingir os resultados esperados. Este comprometimento confirma o engajamento senegalês em abordar os problemas hídricos e fazer da água uma fonte de paz e não de conflito.

Esta também é uma oportunidade para agradecer os parceiros e inúmeras organizações ao redor do mundo que se mobilizaram para o processo preparatório do Fórum, especialmente no desenvolvimento do conteúdo temático. Notável progresso já foi verificado e todos aqueles envolvidos estão animados em continuar com seus trabalhos e fazer do 9º Fórum Mundial da Água um sucesso histórico.

Essa mobilização excepcional será assinalada em 2021 pelos numerosos eventos preparatórios por todos os continentes que colocarão a água no centro de políticas públicas.

O Senegal e o Conselho Mundial da Água, ao lado de seus parceiros, estão totalmente comprometidos em garantir que o Fórum do Dakar – incluindo a sua cúpula de Chefes de Estado – seja realizado e responda às políticas prioritárias quanto à preservação e gestão deste importante, mas ameaçado, recurso.

República do Senegal

Comitê Organizador do 9º Fórum Mundial da Água e Conselho Mundial da Água

DAKAR, O RALI DAS ÁGUAS

Dakar é a sede do Forum Mundial das Águas

 

Dakar é muito conhecida pelo maior evento de resistência off-road do mundo: o rali Paris – DAKAR. O terreno que os competidores percorrem é muito mais difícil do que o usado nos ralis convencionais. Os carros e motos cruzam dunas, lama, grama de camelo e rochas entre outras. As distâncias de cada estágio percorrido variam de distâncias curtas até 800 a 900 quilômetros por dia. Mas neste mês de março, entre os dias 21 e 26, o mundo conhecerá a Dakar das Águas: a capital e a maior cidade do Senegal, fundada por franceses em 1857, vai sediar o 9º Fórum Mundial da Água.

Dakar tem se desenvolvido rapidamente, sob a ação dos fluxos migratórios do campo para as cidades e o aumento populacional. Ela aumentou de 400 000 habitantes, em 1970, para mais de 3 milhões em 2021. Como metrópole, abriga metade da população urbana do país. Ocupando apenas 0,28% do território nacional, a região de Dacar possui 550 km², 25% da população nacional e concentra 80% das atividades econômicas do país.

A cidade sofre com problemas urbanos de grandes metrópoles, como o congestionamento no transporte, desenvolvimento do meio ambiente e infraestrutura, tanto que a fundação de uma nova capital administrativa está sendo considerada desde 2010.

Fonte: http://folhadomeio.com.br/2022/03/forum-mundial-da-agua-2022/



+ sobre:

9º Fórum Mundial da Água - Dacar - Senegal 2022

Consórcio PCJ - 24/02/2022

Após 4 anos e parada devido à pandemia de Covid-19, mundo da água se reúne novamente para debater políticas públicas para a segurança hídrica

Forma1

Evento acontecerá de 21 a 26 de março exclusivamente em formato presencial e você vai ficar sabendo de tudo através do site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br)

Após um ano de atraso devido à pandemia de covid-19, que paralisou a circulação de pessoas, o 9º Fórum Mundial da Água acontecerá em Dacar, no Senegal, de 21 a 26 de março de 2022, com o tema central dos debates em “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento” e tendo como slogan “O Fórum das Respostas”. A expectativa senegalesa é organizar um Fórum efetivamente mais social, político e econômico de todos os tempos, que catalise compromissos de gestão da água e saneamento para ações práticas. As inscrições estão abertas desde dezembro do ano passado e mais abaixo do texto haverá esclarecimentos sobre os procedimentos para realizá-las.

O Fórum é o momento em que técnicos, gestores públicos e privados, e ambientalistas de todo o mundo se reúnem para debater políticas sobre água e interagir para trocas de experiências. Ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), que é a estância máxima de gestão de recursos hídricos. A instituição foi criada em 1995 por iniciativa de renomados especialistas em recursos hídricos nos mais diversos temas e por organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões globais em relação à água por parte da comunidade mundial. Atualmente, o WWC possui 22 membros brasileiros, dentre os quais, o Consórcio PCJ.

O 9º Fórum Mundial da Água está alicerçado em quatro prioridades: Segurança hídrica e saneamento; Água para o Desenvolvimento Rural; Cooperação; Meios e Ferramentas, incluindo desafios cruciais de financiamento, governança, gestão de conhecimento e inovação. A programação completa com todas as sessões, divididas por cada dia de evento, pode ser acessada em: https://www.worldwaterforum.org/en/master-plan

A última edição, a do 8º Fórum Mundial da Água, foi realizado em Brasília, em 2018, e contou com a participação 120,2 mil pessoas de 172 países diferentes. Destas, 109,6 mil visitaram a Vila Cidadã e a Feira Técnica que foram montados no Estádio Nacional “Mané Garrincha”; e 10,6 mil foram congressistas que participaram das mais de 300 sessões do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e visitaram a Expo. Infelizmente, no Senegal, a Vila Cidadã não será repetida, o que faz de Brasília o maior fórum, em número de participantes, já realizado.

Para a 9ª edição do mais importante evento sobre água e políticas públicas do mundo, o Consórcio PCJ está montando uma programação especial de cobertura de tudo que vai rolar em Dacar, Senegal, além de promover eventos digitais em paralelo de como essas decisões impactam a gestão de recursos hídricos no Brasil. Todo o conteúdo ficará disponível no site www.agua.org.br.

Sobre a participação do Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é conselheiro do WWC desde o ano de 2009. Com sua atuação ativa, a entidade auxiliou na campanha para o Brasil sediar o Fórum de 2018 e participa a cada edição do evento, desde os processos de construção das temáticas a serem trabalhadas nas sessões, por meio dos eventos preparatórios Kick-off Meeting, além de auxiliar e fomentar o engajamento das instituições nacionais na participação dos Fóruns Mundiais da Água.

Mesmo à distância, o Consórcio PCJ participou do processo de organização do 9º Fórum Mundial da Água nos seguintes grupos de Ação:

Grupo de Ação 1.E “Parar a perda de biodiversidade aquática e espécies invasoras em ecossistemas hídricos”.

Grupo Consultivo 4.B “Implementar os princípios da boa governança da água, incluindo a tomada de decisão participativa”

Recentemente, o Consórcio PCJ foi convidado a contribuir com as suas experiências no painel, intitulado “Reequilibrar infraestruturas cinzas com soluções baseadas na natureza para melhorar a resiliência: quando o verde e o cinza se tornam azul!”. O convite foi realizado pelo diretor geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Eric Tardieu.

Como participar?

Os interessados em participar do 9º Fórum Mundial da Água, Dakar, Senegal 2022, precisam realizar sua inscrição de participação. Os valores variam de 150 euros, para apenas um dia de participação, ou 650 euros para os seis dias de evento.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do evento: https://signup.worldwaterforum.org/en/

É importante ressaltar aos interessados que queiram participar presencialmente do evento, devem escolher a modalidade de inscrição para países não “membros da OCDE”, cujo valores de inscrição são menores, já que o Brasil não é um país membro da OCDE.

Organizando sua viagem até Dacar, no Senegal

Passagens aéreas

O Brasil não possui voos direto para Dacar, Senegal. Existem cinco rotas possíveis, que envolvem, necessariamente, conexões em outros países. Isso torna a viagem longa, variando o tempo médio de cada perna da viagem entre 19 e 36h. O Consórcio PCJ levantou algumas sugestões de voos, que podem ser conferidas abaixo:

Rota 1

Por Lisboa, Portugal – duas paradas, tempo total de voo em cada perna de 22h. Preço total das passagens em classe econômica: R$ 10mil

Rota 2

Por Paris, França – uma única parada, tempo total de voo, entre 20 e 25h, em cada perna da viagem. Preço das passagens em classe econômica: R$ 11 mil

Rota 3

Por Madrid, Espanha – uma única parada, tempo total de voo, entre 27 e 33h, em cada perna. Preço total das passagens em classe econômica: R$ 8 mil

Rota 4

Por Washington, EUA, e Bruxelas, Bélgica – com duas paradas, tempo total de voo em cada perna de 38h. Preço total das passagens em classe econômica: R$ 8 mil

Rota 5

Por Dubai, Emirados Árabes – com uma parada, tempo total de voo, entre 25 e 36h, em cada perna da viagem. Preço total das passagens, em classe econômica: R$13 mil.

Atenção: Os preços são estimativas verificadas no site www.decolar.com.br. Possivelmente, em compras diretas com as companhias e/ou agência de viagens os preços podem sofrer variações para mais ou para menos.

Hospedagem

O Conselho Mundial da Água e os organizadores locais do 9º Fórum Mundial da Água, Dacar, Senegal 2022, estabelecem convênios com a rede hoteleira da cidade sede para conseguir valores mais em conta de hospedagens para participantes do Fórum. Abaixo seguem três sugestões de hospedagens 3 estrelas, indicadas pelo site do Fórum.

África Queen, situado a 60km do Pavilhão de exposições do Fórum. Diárias de 36 mil francos senegaleses (CFA), o que equivale a R$ 329,10 para quarto single.

Yass Hotel Dakar, situado a 39km do Pavilhão de Exposições do Fórum. Diárias de 65 mil francos senegaleses (CFA), o que equivale a R$ 594,19 para quarto single.

Ibis Hotel Dakar, situado a 37km do Pavilhão de Exposições do Fórum. Diárias de R$ 696,00 para quarto single.

Lodges des Almadies, situado a 41km do Pavilhão de Exposições do Fórum. Diárias de 53 mil francos senegaleses (CFA), o que equivale a R$ 489,50 para quarto single.

Mais informações sobre esses hotéis e outras sugestões podem ser acessadas pelo site oficial do 9º Fórum Mundial da Água, acessando em: https://worldwaterforum.org/en/3-star-hotels

Fonte: https://www.revistatae.com.br/Noticia/67045/9o-forum-mundial-da-agua---dacar---senegal-2022



Ilustrações: Silvana Santos