A natureza universal sustenta a vida de todos os seres. (Dalai Lama)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 76 · Setembro-Novembro/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(7) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Arte e ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Relatos de Experiências(9)   |  Números  
Relatos de Experiências
21/08/2021 OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA UHE TUCURUÍ NO MUNICIPIO DE ITUPIRANGA-PA: UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITÍCA
Este trabalho teve como objetivo debater os impactos socioambientais advindos das usinas hidroelétricas, pautados no princípio da Educação Ambiental Critica e destacando os desequilíbrios promovidos pela UHE Tucuruí no município de Itupiranga-PA.
21/08/2021 (RE)CONHECENDO AS RESERVAS NATURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este presente trabalho tem como proposta reconhecer a existência de Unidades de Conservação (UCs) em Vitória da Conquista - BA, interligar os conhecimentos teóricos da Educação e Direito Ambiental e promover conscientização do tema em uma escola do município através de uma aula e uma panfletagem.
21/08/2021 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) EM PORTO WALTER, ACRE – BRASIL
Este trabalho teve como objetivo discutir a educação ambiental como uma ciência necessária para a formação de professores da educação básica que lecionam nas escolas rurais.
21/08/2021 AULAS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO PARA O DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO BAIRRO DE OURO PRETO EM OLINDA PERNAMBUCO
As aulas de campo são ferramentas de grande relevância pedagógica na promoção do processo de aprendizagem de conteúdos geográficos. O bairro onde a escola está situada é um espaço valioso na abordagem de conteúdos ambientais por aproximar o aluno da sua realidade.
21/08/2021 O ENSINO DE COMPOSTAGEM PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Este estudo teve como objetivo desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva para as questões envolvendo temáticas ambientais, principalmente aquelas sobre o descarte inadequado de Resíduos Sólidos em especial os orgânicos, buscando assim possibilidades de tratamento e reciclagem por meio de
21/08/2021 O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MITIGAÇÃO NO PROCESSO SOCIAL DE CONSTRUÇÃO DO RISCO DE DESASTRE, EM PARAUAPEBAS - PARÁ.
O presente artigo busca entender a relação entre ações socioambientais e o impacto dessas na construção do processo social do risco de desastre, por meio de ações integradas, e compreender sobre a percepção que a população tem sobre temas relacionados ao meio ambiente.
21/08/2021 REÚSO DA ÁGUA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições de um projeto de reúso de água no espaço escolar, para a formação de um sujeito ecologicamente sustentável. Os resultados mostraram que o projeto trouxe boas influências ecológicas e sociais para os envolvidos no projeto aplicado na instituição.
21/08/2021 TRILHANDO SÃO FRANCISCO DO SUL-SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
Trilhando São Francisco do Sul-SC: um relato de experiência integrando Ensino, Pesquisa e Extensão é um projeto que visa aliar o ensino, dar visibilidade as trilhas ecológicas e integrar a Pesquisa e a Extensão.
21/08/2021 PRESENÇA DE FUNGOS E BACTERIAS EM AREAS HOSPTALARES
O trabalho, pesquisou a presença de bactérias em quartos hospitalares e em pacientes, através da técnica de esfregaço, o objetivo foi de elaborar material informativo para promover campanhas educativas com a pretensão de reduzir os níveis de contaminações.
Ilustrações: Silvana Santos