Nós nunca sabemos o valor da água até que o poço está seco. (Thomas Fuller)
ISSN 1678-0701
Volume XIX, Número 74
Março-Maio/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(2) Reflexão(3) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Entrevistas(1) Culinária(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(2) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(5)   |  Números  
Relatos de Experiências
26/03/2021 EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tematiza saúde ambiental em contexto de alunos em privação de liberdade. Atividade sequencial usando game de gerenciamento de hospitais. Discussão de conceitos: vírus, doenças, ecologia de doenças, evolução. Incentivo à crítica sobre a educação em saúde ambiental ao comparar ambiente simulado com prisões.
26/03/2021 INTERFACES ENTRE A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A atividade foi realizada com a utilização de livro intitulado “Uma história nada comum: viaje no mundo dos vertebrados”, para trabalhar conceitos relacionados a Educação Ambiental. Proporcionou a utilização de diferentes metodologias para o ensino, tornando as aulas prazerosas e significativas.
26/03/2021 RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AR LIVRE PARA O PRÓ-MATA
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental ao ar livre para o Pró-Mata da PUCRS. A proposta educacional foi desenvolvida de 2019 a 2020 e, com a declaração da pandemia de COVID-19, precisou ser organizada em três modelos: presencial, híbrido e remoto.
26/03/2021 HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ITUPANEMA, BARCARENA, PARÁ, BRASIL
objetivou-se a promoção da educação ambiental a partir da utilização da horta escolar em uma comunidade situada na região Amazônica. A realização da horta escolar se apresentou como um espaço viável e capaz de forma indivíduos mais sensíveis e responsáveis em promover a conservação ambiental.
26/03/2021 A FUNÇÃO DO TELHADO VERDE NO MEIO URBANO
Descreve-se indagações relacionadas as chuvas e ao escoamento superficial visando estabelecer a associação entre o telhado verde e o controle do escoamento da água das chuvas, as questões relacionadas ao planejamento urbano, conforto ambiental e qualidade de vida, associados ao aquecimento global.
Ilustrações: Silvana Santos