A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. (Barry Commoner)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 75 · Junho-Agosto/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(4) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Dúvidas(3) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(1) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(14)   |  Números  
Relatos de Experiências
08/06/2021 ESTUDO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL NA TRANSIÇÃO AGROFLORESTAL NO VALE DO PARAÍBA, SÃO PAULO, BRASIL
A análise com os sistemas APOIA-NovoRural e Ambitec-Agro de uma fazenda dedicada à diversificação arbórea e à conversão agroflorestal revelou elevados índices de sustentabilidade e de desempenho ambiental com métodos de pesquisa participativa.
08/06/2021 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE FORMAL
O artigo retrata experiências de Educação Ambiental (EA). Os resultados são: a) reflexões de EA no contexto escolar; b) a necessidade urgente da EA, etc. Espera-se que os relatos possam servir aos (as) interessados (as) pelo objeto exposto. Palavras-chave: Educação ambiental; Relatos de experiências; Escolas.
08/06/2021 RELATO DE EXPERIENCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DE UM TERRITÓRIO QUILOMBOLA SITUADO NO AGRESTE DE PERNAMBUCO
As ações de educação em saúde visaram contribuir para o empoderamento dos usuários do posto de saúde da comunidade quilombola do Estivas em Garanhuns – PE. Para a compreensão do processo de adoecimento, foi realizado o reconhecimento do território e de condições sócio ambientais presentes nessa comunidade.
08/06/2021 TURISMO E SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BARÃO DE MELGAÇO/MS
Este relato de experiência acerca dos aspectos históricos e conceituais das reservas, bem como a respeito da importância do advento da Lei que criou as unidades de conservação no Brasil, indicando expressamente os riscos ecológicos que ocorrem quando não há regularização do plano de manejo.
08/06/2021 ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL DE JABUTIS TINGA (CHELONOIDIS DENTICULATUS), PIRANGA (CHELONOIDIS CARBONARIUS) E COELHO MINI LOP (ORYCTOLAGUS CUNICULUS) NO JARDIM BOTÂNICO DE DIADEMA
No Jardim Botânico de Diadema construiu-se um recinto para abrigar oito jabutis resgatados de maus tratos. Além dos répteis, um mini coelho habita o mesmo espaço e todos os animais possuem o mesmo propósito para o parque, sensibilizar a população sobre a natureza utilizando como tema a educação ambiental.
08/06/2021 A ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO RODOLFO AURELIANO EM UMA AÇÃO CIDADÃ
As embalagens de desodorantes aerossóis chamam atenção pelo descarte inadequado como pela presença de componentes na sua fórmula que podem provocar poluir a atmosfera. Diante da proposta pedagógica materializada pela coleta seletiva das referidas embalagens, a conscientização do descarte correto foi aguçada.
08/06/2021 SEMEANDO IDEIAS PARA COLHER SUSTENTABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AGROECOLOGIA BASEADA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO INCENTIVO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A intenção desse relato é dividir a experiência vivida da prática agroecológica à luz da educação ambiental. A metodologia usada para se chegar a esse objetivo foi a aprendizagem em colaboração. Como resultados e discussão apresentam-se as principais características da ação de extensão usando essa abordagem.
08/06/2021 O LUGAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO.
BNCC é um documento normativo que estabelece um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens. O artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de discutir o lugar da EA na nova BNCC para o Ensino Médio. Demonstra que não trata a EA como elemento fundamental para a formação integral dos alunos.
08/06/2021 BRINCANDO COM OS PEIXES: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO AMAZONAS
Apresentamos as ações de EA realizadas com jovens de comunidades ribeirinhas amazônicas sobre a biologia dos peixes. Quatro encontros ambientais foram realizados e observamos que as atividades lúdicas são ferramentas facilitadoras para sensibilização dos participantes.
08/06/2021 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA AULA DE CAMPO NA PRAIA DE CAMBURI (VITÓRIA-ES)
Nosso propósito com este trabalho é analisar como a ação educadora é capaz de problematizar junto a adolescentes as contradições socioambientais na praia de Camburi, Vitória/ES, promovidas pelo modo de produção em que multinacionais estão inseridas, sob s perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
08/06/2021 HORTA ORGÂNICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Este relato de experiência consiste em atividades educativas ambientais desenvolvidas em uma Escola Municipal em São José dos Pinhais-PR. Professores, alunos e toda a comunidade escolar foram envolvidos no processo de criação de uma horta dentro do espaço escolar.
08/06/2021 CARACTERIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
O trabalho analisou a percepção ambiental dos alunos do ensino técnico. As respostas obtidas foram avaliadas e classificadas em categorias relacionadas às concepções de meio ambiente. Notamos que a percepção de Educação Ambiental verbalizada pelos discentes está abaixo do nível esperado.
08/06/2021 O PROJETO MÃOS LIMPINHAS: A EXTENSÃO COMUNITÁRIA NA PRODUÇÃO DE SABERES
Relato de experiência sobre o projeto Mãos Limpinhas extensão comunitária para prevenção de doenças infecciosas. Conclui-se que o projeto precisa se estender ao ambiente da escola/creche de modo a ampliar discussões e orientações sobre a lavagem das mãos.
08/06/2021 EXPERIMENTOS SOCIOPEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA RESPONSABILIDADE SOCIOMABIENTAL EM UMA IES NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA.
Este relato apresenta uma proposta didática para o ensino da Responsabilidade Socioambiental, para alunos de Administração em Abaetetuba - PA. Esta proposta contribui no desenvolvimento de práticas pedagógicas e na sensibilização dos discentes sobre a importância da responsabilidade socioambiental.
Ilustrações: Silvana Santos