Que meu andar, meu viver seja cada vez mais no ritmo das bicicletas... (José Matarezi)
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 79 · Junho-Agosto/2022
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(6) Notícias(6) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Entrevistas(1) Saber do Fazer(1) Arte e ambiente(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(2) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(3) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(3)   |  Números  
A Natureza Inspira
30/05/2022 (Nº 79) VESTÍGIOS DA NATUREZA (ARTE BOTÂNICA)
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4305 
  

VESTÍGIOS DA NATUREZA

(Arte botânica)

Silvana Santos



Gosto de chamar de vestígios, pois componho na maioria das vezes, com as folhas, flores, pétalas, galhos, que caem naturalmente.

Não são prensadas nem coladas, portanto, essa é uma arte efêmera o nos faz observar ainda mais a impermanência. Também nos faz perceber as tonalidades, a delicadeza das formas e isso nos torna mais sensíveis para a natureza e à arte.

Esse observar em baixo, no chão, e compor com os vestígios, nos faz olhar mais para cima e ainda, nos coloca muito inseridos no contexto. Uma sensação maior de fazer parte, como se as árvores também possam nos observar e como se trabalhássemos juntas. 

Nesses trabalhos foram incluídos pintura e desenho (nem sempre é assim). Muitos são composições apenas com vestígios.

Escolhi essa técnica pra essa edição, como uma homenagem maior para a Revista, pelos seus 20 anos de história, de uma vida linda e promissora, por ser uma arte muito direta em relação à natureza e o meu profundo agradecimento em fazer parte dessa riqueza. É uma honra muito grande ter uma seção aqui!!!

Que venham muitos e muitos anos de ensinamentos, brilho, afetividade, comunicação da mais alta qualidade!!!

Obs.: Se alguém quiser experimentar, cuidado!!!! (rsrsrsrs) Pode virar um vício e não se consegue mais olhar pro chão da mesma maneira de antes...



Forma1

Título: "Primavera verão"

Pintura com aquarela sobre papel montval

Vestígios  de detalhes e pétalas das flores de flamboyant