Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Podcast(1)
Dicas e Curiosidades(5)
Reflexão(6)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11)
Entrevistas(2)
Divulgação de Eventos(1)
Sugestões bibliográficas(3)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(2)
Soluções e Inovações(3)
Educação e temas emergentes(6)
Ações e projetos inspiradores(24)
Cidadania Ambiental(1)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
A Natureza Inspira(1)
Notícias(26)
Relatos de Experiências(1)
Dúvidas(1)
| Números
|
Para Sensibilizar
AH! ESSE TAL DO EQUILÍBRIO! RESUMO: O que é o tal do equilíbrio? Alguém se sente equilibrado aí? Temos algumas formas de adquirir bem estar. Às vezes, é desafiador! Olá! Ah! Que gostoso estar aqui com vocês de novo!
Mais uma vez a frase tema é sobre equilíbrio!!! “Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. - Jean Paul Sartre” Equilíbrio, de verdade....alguém se sente equilibrado aí? O que é o tal do equilíbrio? De acordo com o Dicionário Aurelio- Equilíbrio é: substantivo masculino [Física] - Estado do sistema cujas forças que sobre ele agem se contrabalançam e se anulam de maneira mútua. - Posição do corpo que se encontra estável (desprovido de oscilação ou desvio). - Cujas quantidades se apresentam de modo igual: existe equilíbrio entre os lucros e os gastos. [Figurado] - Propriedade ou estado aquilo que permanece estável (constante); estabilidade: equilíbrio de oportunidades de trabalho. [Figurado] - Em que há harmonia; que se distribui de maneira proporcional: equilíbrio de uma estátua. [Figurado] - Que apresenta comedimento emocional; cujo estado mental é estável; autocontrole.
A parte que curti mais é a do autocontrole. “Que apresenta comedimento emocional; cujo estado mental é estável; autocontrole.” Equilíbrio e Autocontrole... quem tem? E aí? Eu já vejo alguns dizendo, eu tenho...eu acho! rsrsrsr Na minha modesta opinião, baseada em mim mesma e minhas sessões de terapia, ou como terapeuta e coach de bem estar e felicidade, quase ninguém se percebe como equilibrado ou possuidor de autocontrole! Porque temos emoções, ainda bem que temos, somos emocionais! E emoções não são controláveis, elas vêm.
O que você vai fazer com a emoção é que está a diferença entre ser uma pessoa melhor! Melhor com quem? Consigo mesmo. Pois cá entre nós, quem consegue ser melhor com os outros, se não se aguenta dentro de suas próprias calças?! Como você lida com você mesmo quando algo “dá ruim”? Não precisa ser grave, mas se você se atrasou para um evento importante, o carro quebrou, esqueceu o almoço...
Se você respondeu NDA eu quero saber o que você faz. Por favor conta pra mim! Manter o equilíbrio é, no meu entender, uma das tarefas mais desafiadoras que temos a enfrentar diariamente. Nós, seres humanos queremos várias coisas e temos necessidades de outras. Algumas quando não atendidas são ruins! Como assim? Você deve estar se perguntando! Comer, beber, dormir são algumas delas, mas nós gostamos de sentir reciprocidade, empatia, carinho e nem sempre conseguimos. De alguma maneira, é muito importante que você faça, ao menos uma vez por semana: - algo que lhe deixe feliz (qualquer coisa que você realmente goste de fazer) - algo que lhe dê mais saúde (exercícios, verduras, frutas) - as coisas que são necessárias. E cadê o equilíbrio? O equilíbrio está em você se manter saudável, dizer alguns NÃO e respirar!! Só isso!! Rsrsrsr Como se fosse fácil!! Um beijo a todos e todas!!
Marína Strachman – Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Multidisciplinar, Coach em Bem Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental.
|