A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) ALUNOS DO PELOTENSE PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4568 
  

ALUNOS DO PELOTENSE PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atividades são realizadas através de parceria entre Prefeitura e Dnit

Por Álvaro Guimarães 01-09-2023

Alunos do Pelotense participaram de oficina com educador ambiental do Dnit.

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense estão participando de um projeto de educação e gestão ambiental com foco no turismo regional. A iniciativa, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) envolve 20 estudantes que participaram da primeira oficina na quinta-feira (31). O projeto será dividido em quatro módulos com oficinas presenciais, saídas de campo, produção de materiais e exposição de trabalhos.

Durante o primeiro encontro foram apresentadas e discutidas diversas percepções ambientais, de pertencimento, conservação da biodiversidade, diversidade cultural e empreendedorismo sustentável, utilizando os princípios da Educomunicação Socioambiental aliados a técnicas e ferramentas de produção audiovisual aos alunos.

A proposta é partir da realidade desses estudantes, do seu espaço de vivência, do patrimônio natural, histórico e cultural do município de Pelotas, como elementos para despertar um olhar crítico e sensível dos sujeitos sobre o seu próprio território no sentido da valorização da cultura e preservação dos seus ambientes, bem como dialogar sobre o Turismo Sustentável como uma alternativa de desenvolvimento econômico e social e de preservação da cultura e da natureza”, explicam as coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação Flavia Campelo e Adriane Esperança.

O primeiro encontro foi conduzido pelo responsável pelo Programa de Educação Ambiental da BR-116/RS, Cauê Canabarro, graduado em História e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pelo educador ambiental Gustavo Arruda, graduado em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especialista em Gestão de Negócios Socioambientais e produtor de conteúdo e cultural.

Fonte: https://bitlybr.com/RmFCP



Ilustrações: Silvana Santos