A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) UEMS/MUNDO NOVO: PROJETO DE PIBID E PREFEITURA MUNICIPAL INTEGRARÁ CIRCUITO TELA VERDE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4570 
  

UEMS/MUNDO NOVO: PROJETO DE PIBID E PREFEITURA MUNICIPAL INTEGRARÁ CIRCUITO TELA VERDE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Parceria foi realizada entre a Universidade e a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR)

MUNDO NOVO

Por: Rubens Urue 01/09/2023 13:25

A Unidade Universitária da UEMS/Mundo Novo comemorou a aprovação de um vídeo que foi selecionado para compor o Circuito Tela Verde (CTV), do Ministério do Meio Ambiente. O resultado foi publicado em 23 de agosto de 2023 a partir de trabalho do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Ciências Biológicas (licenciatura) da Unidade em parceria com a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) e com o setor de Comunicação Social (Semcos) da prefeitura municipal de Mundo Novo.

O Circuito Tela Verde (CTV), do Ministério do Meio Ambiente, tem por objetivos selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.

A profa. Dra. Lilian Giacomini Cruz Zucchini, coordenadora do grupo Pibid da UEMS/Mundo Novo reconhece que “essa conquista é fruto de um trabalho coletivo. É um material simples, mas carregado de grande significado. O título do vídeo é Transformo eu, transformo o mundo e fala da relação entre a educação e a mudança na vida das pessoas, além de fazer uma relação com a educação ambiental também”.

Para Ludmyla Pereira Batista, bolsista do Pibid, “ter o vídeo selecionado foi uma grande conquista, gostei muito de participar pois acredito que essas produções audiovisuais aumentam a visibilidade para a educação ambiental e também a coleta seletiva. É difícil convencer a todos da responsabilidade socioambiental, mas um grande passo é começar por mim”.

Para Rita Tomazini, também bolsista do Pibid: “É muito gratificante integrar o corpo discente desta unidade, como aluna do curso de ciências biológicas e tendo a oportunidade de fazer o PIBID que proporciona ações como esta”.

Segundo a Coordenadora da Coleta Seletiva de Mundo Novo, Jaqueline Meirelles: “Com muita alegria recebi a notícia da classificação do vídeo, ele retrata a importância da educação. A educação transforma vidas, cria novas oportunidades e sobretudo é a esperança de um futuro melhor”.

De acordo com a portal institucional do Ministério do Meio Ambiente, os vídeos poderiam ser de curta metragem, vinhetas ou animação, produzidos com os mais diversos recursos, incluindo filmadoras, câmeras digitais e celular. As produções selecionadas serão disponibilizadas a instituições de todo o país que se cadastrarem como espaços exibidores e integrarão a 12ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do CTV. Com informações da Unidade da UEMS/Mundo Novo.

Fonte:

https://bitlybr.com/YTIRD



Ilustrações: Silvana Santos