A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONTA COM DEZ ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4598 
  

REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONTA COM DEZ ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

24/08/2023

A Prefeitura de Porto Alegre já implantou medidas sustentáveis em dez escolas municipais. Na manhã desta quinta-feira, 22, foi instalado mais um biodigestor, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino, bairro Teresópolis. Com equipamentos como hortas comunitárias, painéis fotovoltaicos e projetos de educação ambiental realizados com os alunos, as edificações municipais estão ajudando Porto Alegre a se tornar uma cidade zero carbono.

"Entre todos os benefícios que o biodigestor proporciona às escolas, destacamos a educação ambiental, que é uma das principais competências do século 21 e é essencial para que as nossas crianças aprendam a construir uma cidade cada vez mais sustentável", comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

Firmado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o acordo Race to Zero é uma campanha global que conta com a participação de diversas cidades no objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Ao compreender as diferentes fontes emissoras, a partir do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, a capital está se adaptando para cumprir a meta. Um dos últimos anúncios foi o Plano de Ação Climática, que irá elaborar um cronograma sobre as ações que devem ser realizadas na cidade.

Biodigestor - É um sistema autônomo que realiza a eliminação de resíduos orgânicos, como restos de alimentos, gerando gás metano para abastecer o fogão da cozinha escolar e fertilizante para ser utilizado em hortas comunitárias. “É importante observarmos que existem medidas comuns em mais de uma escola, como as hortas e os biodigestores. Já em outras, destacam-se os painéis fotovoltaicos. Tudo depende da necessidade daquele espaço e em como os usuários vão se adaptar”, completa a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Bortolini.

Escolas com biodigestores:

EMEF Alberto Pasqualini
EMEF Chapeu Do Sol
EMEF Neuza Brizola
EMEF Porto Novo
EMEF Gilberto Jorge
EMEF Victor Issler
EMEF Vereador Antônio Giúdice
EMEF Gabriel Obino
EMEF Judith Macedo de Araújo
EMEF Morro da Cruz

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay e Julio Lemos

Cristiano Vieira

Fonte: https://bitlybr.com/QCnyT



Ilustrações: Silvana Santos