A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) CENTROS DE PESQUISA DA AGRICULTURA PROMOVEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MAQUINÉ E SANTA MARIA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4614 
  

CENTROS DE PESQUISA DA AGRICULTURA PROMOVEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MAQUINÉ E SANTA MARIA

Publicação: 15/06/2023

Centros de pesquisa da Seapi estão promovendo atividades de educação ambiental em Maquiné e Santa Maria

POR ELAINE PINTO

Centros de Pesquisa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nos municípios de Maquiné e Santa Maria estão, desde maio, participando de atividades que promovem a educação ambiental para a comunidade local.

Em Maquiné, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar (Ceafa), vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), está recebendo visitas de escolas de ensino fundamental, com previsão de mais de 200 estudantes durante o mês de junho. A atividade, organizada pela Secretaria em parceria com a Prefeitura Municipal de Maquiné, com apoio do Sicredi e de agricultores locais, faz parte da XIX Semana do Meio Ambiente Maquiné 2023, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Na visitação, os estudantes podem conhecer as pesquisas em andamento, visitar e interagir nas áreas experimentais e nos locais de pesquisa, como estufas, laboratório e estação meteorológica, além de levar para casa mudas de palmeira-juçara”, detalha o pesquisador Rodrigo Favreto.

Em maio, o Centro de Pesquisa já havia doado mudas de pitangueiras, camboins e araticuns para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Iracema Vizzotto, de Capão da Canoa. A doação integrou as atividades da disciplina de Ciências, ministrada pela professora Bianca Munari Martins e pelo professor Tarcísio Oliveira. Os alunos realizaram o plantio das mudas no terreno da escola, dentro de um contexto de atividades relacionadas ao meio ambiente.

O interessante é que a professora Bianca foi nossa estagiária do DDPA em Maquiné, foi a primeira bolsista do Programa Probic/Fapergs, no ano de 2011. Isso colabora para nossas relações interinstitucionais, nas quais temos um histórico de projetos e parcerias em ações relacionadas a questões ambientais e alternativas produtivas sustentáveis”, destaca Favreto.

O pesquisador Rodrigo Favreto recepciona uma turma de alunos no Centro de Pesquisa em Maquiné - Foto: Juliano Garcia Bertoldo

Visita a escolas de Santa Maria e doação de mudas

O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), em Santa Maria, também vem promovendo ações de educação ambiental. A pesquisadora Gerusa Pauli Kist Steffen está visitando diversas escolas do município para conversar com alunos e comunidade escolar sobre aproveitamento de resíduos orgânicos, por meio de técnicas de compostagem e vermicompostagem (feita com auxílio de minhocas).

O Ceflor também recebeu a visita de crianças da educação infantil da Escola Municipal Boca do Monte, que fica próxima ao centro de pesquisa. “Conversamos com as crianças sobre o importante papel que os organismos do solo desempenham no ambiente, tanto em florestas quanto em áreas agrícolas”, conta Gerusa.

A doação de espécies de árvores nativas foi feita para o município de Mostardas e durante a XIX Feira do Livro da Escola Afonso Pena, em Paraíso do Sul, totalizando 250 mudas. “Há anos desenvolvemos projetos em parceria com escolas municipais e estaduais aqui de Santa Maria e da região, pois acreditamos que quando ciência e escola caminham juntas, a sociedade colhe bons frutos”, finaliza a pesquisadora. 

A pesquisadora Gerusa Steffen com alunos da Escola Municipal Eufrásia Lorensi, de Santa Maria

Fonte: https://bitlybr.com/tqJlV



Ilustrações: Silvana Santos