Nós nunca sabemos o valor da água até que o poço está seco. (Thomas Fuller)
ISSN 1678-0701
Volume XIX, Número 74
Março-Maio/2021
Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato   |  Números  
Índice    Volume XIX, Número 74
Março-Maio/2021
Apresentação
26/03/2021 Editorial da 74ª edição da revista Educação Ambiental em Ação
Há poucos dias, o outono chegou. É tempo de amenizar o calor e receber as brisas perfumadas desta estação de renovação. E junto com a chegada do outono, chega, renovada, mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação, concretizando um desejo antigo dos editores e de toda a equipe: o de dar uma nova “roupagem” para esta publicação. Quase vinte anos se passaram antes desta mudança acontecer, mas, valeu muito a pena esperar [...]
10/06/2019 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.
02/06/2003 Ficha Catalográfica
30/11/2020 Perguntas frequentes ("FAQ")
Normas de Publicação
06/06/2010 Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Artigos
26/03/2021 EMISSÃO DE MATERIAIS PARTICULADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CALCÁRIO: UM ESTUDO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
O estudo torna-se importante por evidenciar que no Espírito Santo o setor de moagem de calcário e mármore compõe uma das mais relevantes atividades de rochas. No sul do Estado encontra-se presente nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Seu parque industrial possui ...
26/03/2021 O ENSINO DE CIÊNCIAS, A ABORDAGEM CTS E A COMPLEXIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Este trabalho de revisão bibliográfica apresenta uma forma de se trabalhar o ensino de ciências pela abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade e pela complexidade, entendo a importância deste ensino para a discursão de problemas socioambientais nos dias de hoje.
26/03/2021 A APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO NA UMEF "DIRETORA ZDMÉA CAMARGO" - VILA VELHA / ES
O presente trabalho de pesquisa trata da preocupação em lidar com a presença de casos de autismo nas redes públicas escolares. Necessário se faz a ampliação de estudos para compreender a complexidade e amplitude dos fatores que podem facilitar a inclusão.
26/03/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMETAL: CONTRIBUIÇÃO AO CURRÍCULO ESCOLAR E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA – SP
O curso Conhecendo o Ambiente II em 2019 se configurou em uma estratégia de educação ambiental continuada para alunos do 7º ano com atividades práticas, diálogos e reflexões sobre questões ambientais locais, promovendo a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental.
26/03/2021 VOLUNTARIADO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, UTILIZANDO O PARQUE ESTADUAL ILHA ANCHIETA COMO ESTUDO DE CASO.
O Programa de voluntariado do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) ocorre desde 1995 sendo um dos pontos fortalecido dentro da gestão nos últimos anos. O objetivo do projeto é avaliar a importância deste instrumento como ferramenta de gestão, utilizando o PEIA como estudo de caso.
26/03/2021 OFICINAS PSICOEDUCATIVAS: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O presente artigo pretende expor o tema de “Inteligência Emocional” com base nas concepções de Daniel Goleman. A execução das oficinas tem por objetivo a psicoeducação referente ao desenvolvimento da inteligência emocional. Oficina proporcionou momentos de autoanalise, enfocando as mudanças comportamentais.
26/03/2021 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM: INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES DE PRIMATAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA
O perfil “primatas do litoral norte da Paraíba” (@primatasln) foi criado no instagram para divulgação científica e sensibilização referente às espécies de primatas Sapajus flavius, Alouatta belzebul e Callithrix jacchus.
Notícias
26/03/2021 MUNDO DESPERDIÇA 17% DOS ALIMENTOS DISPONÍVEIS PARA CONSUMO
Estima-se que 931 milhões de toneladas de alimentos, o que significa dizer que 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores em 2019 foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares. É o que aponta uma nova pesquisa da ONU que visa apoiar os esforços globais para reduzir pela metade o desperdício de alimentos até 2030.
26/03/2021 A LUTA DAS MULHERES QUE FORTALECERAM O JORNALISMO AMBIENTAL
Em homenagem pelo dia Internacional da Mulher, jornalista destaca as mulheres pioneiras do jornalismo ambiental brasileiro.
26/03/2021 PESQUISADORES DESENVOLVEM CATÁLOGO COM TODOS OS ECOSSISTEMAS DO MUNDO
Ecossistemas de tundra estão entre os ambientes ameaçados pelo aquecimento do planeta. Foto: Hannes Grobe/IUCN. Com a visão de que a conservação da natureza precisa ser um esforço global, mais de 100 pesquisadores de 85 instituições científicas elaboraram um catálogo pioneiro para contemplar todos os ecossistemas do mundo. A Tipologia Global de Ecossistemas foi realizada e publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e mapeia os 108 principais tipos de ecossistemas com base em suas funções, características e composição, assim como sua distribuição global e os processos que os sustentam. O objetivo é permitir abordagens mais coordenadas e eficazes de conservação das áreas mais ameaçadas.
26/03/2021 POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO
Há um ano que a pandemia da Covid-19 se instalou a nível global, e que as máscaras faciais chegaram aos mercados e entraram nas nossas vidas. Embora a sua finalidade seja proteger-nos, a maneira como começaram a ser produzidas e descartadas provocou o efeito oposto no ambiente.
26/03/2021 CADA PESSOA DO MUNDO DESPERDIÇA 121 QUILOS DE ALIMENTOS POR ANO
A fome atinge milhares de pessoas em todo o mundo, mesmo assim o desperdício é grande. A estimativa é que cada pessoa no mundo desperdice 121 quilos de alimentos por ano.
Dicas e Curiosidades
26/03/2021 O QUE É EROSÃO?
Erosão” é um termo utilizado para descrever a remoção de materiais por agentes naturais em movimento na superfície terrestre. Esses materiais podem ser naturais ou construídos pelo ser humano. A água corrente, o gelo e o vento são alguns exemplos de agentes erosivos. Vale ressaltar que a erosão é um dos processos responsáveis por esculpir o relevo e modificar continuamente a superfície terrestre.
26/03/2021 COMO 'MICROFLORESTAS' PODEM TRANSFORMAR A VIDA URBANA
Milhões de árvores estão sendo plantadas em todo o mundo na tentativa de combater as mudanças climáticas. Mas vários grupos ambientais também estão plantando microflorestas urbanas — do tamanho de uma quadra de tênis.
Reflexão
26/03/2021 POR UMA EDUCAÇÃO QUE PREPARE PARA A VIDA
O processo educativo é algo que deve preparar o indivíduo para a Vida nas realidades em que ela se desenrola. Assim, pouca ou quase nenhuma serventia tem um estudo extenso sobre a morfologia dos vegetais, as fórmulas químicas das reações que ocorrem em nível microscópico etc, se o emprego daquela planta em situações de saúde ou alimentação, se o cultivo dele combinado a outras plantas favorece o ecossistema local e tantas outras questões cuja aplicação importam diretamente para a vida do dia a dia.
26/03/2021 MOVIMENTO ANTICONSUMO
Os estudiosos de marketing frequentemente examinam a sustentabilidade estudando a preferência dos consumidores de produtos ecologicamente corretos e escolhas socialmente responsáveis. No entanto, a noção de anticonsumo também desempenha um papel fundamental na sustentabilidade.
26/03/2021 A FORÇA DAS ÁGUAS
Um poema para lavar a alma...
Para sensibilizar
26/03/2021 SONHO SONHADO
O ser humano é o único ser vivo que sonha e pode ir atrás de sonhos, só segue o sonho aquele que se reconhece como um vencedor. Você é um vencedor?
Dinâmicas e recursos pedagógicos
31/03/2021 RELANÇAMENTO DE SITE INFANTIL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Educação Básica
O ambiente virtual pretende apresentar um material para facilitar a compreensão e a aplicação da Educação Ambiental Infantil. Foi especialmente elaborado para crianças a partir de 6 anos até aproximadamente 12 anos. É dividido por níveis. Cada nível apresenta características diferentes, podendo relacioná-los por idades.
31/03/2021 BLOG COM VÍDEOS DE LEITURA DE HISTÓRIAS ECOLÓGICAS PARA CRIANÇAS
O blog “Histórias Ecológicas para Crianças” disponibiliza 10 vídeos com leitura de histórias ecológicas para crianças lidas por Berenice Gehlen Adams, e serve, também, de indicações de livros infantis para despertar o interesse pela leitura e sensibilizar para uma conscientização ambiental
Entrevistas
26/03/2021 ENTREVISTA COM A JORNALISTA REGINA SCHARF PARA A EDIÇÃO DE NÚMERO 74 DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
É com muito orgulho e muita alegria que apresento a entrevista da 74ª edição da revista, realizada com a jornalista Regina Scharf, uma das precursoras do jornalismo ambiental do País, sendo ela da primeira leva de jornalistas especializados em meio ambiente. Regina trabalhou em grandes veículos, no Brasil e na França. Ela afirma que a sua grande escola foi a Gazeta Mercantil, onde tinha uma página diária sobre o tema, no final dos anos 80. Incrível, não? [...]
Culinária
26/03/2021 APRENDA 10 SABOROSAS RECEITAS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS
Criar receitas saudáveis para crianças nem sempre é tarefa simples. Ao mesmo tempo em que elas precisam ingerir algo que as faça bem, é melhor quando atrai a atenção delas. Dessa forma, aceitam melhor e tomam mais gosto pela comida. Por isso mesmo, quando falamos no cardápio delas, tentamos unir diversão e alto valor nutricional. Fugir dos Fast Food e dos alimentos industrializados [...]
Sugestões bibliográficas
26/03/2021 Resenha do livro CIVILIZAÇÃO EM DESAJUSTE COM OS LIMITES PLANETÁRIOS
Ao passo que o crescimento econômico se configurou no critério máximo de boa governança, e justamente a partir dessa condição tudo foi resumido com a expectativa maior voltada para melhorar as condições de vida humana, a economia e os homens mudaram sistematicamente a face e a estrutura da Terra [...]
26/03/2021 SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
Para esta edição, selecionamos diversos livros de EA, alguns para adquirir – novos, e outros que estão disponíveis para download gratuito. Esperamos que façam bom proveito!
Educação
26/03/2021 “CERRAR HISTORIAS, ABRIR CAMINOS NUEVOS”
En estos tiempos de cambios… repensemos, reflexionemos, calibremos, cerremos historias y abramos nuevos caminos... Al cerrar historias podemos abrir caminos nuevos, pero necesitamos aprender a cambiar, a caminar de una forma nueva, ensayando los pasos como si fuera la primera vez y así, renovarnos en nuestra vitalidad...
Sementes
26/03/2021 CONVERSÃO DE GRAMADO EM SÍTIO AGROECOLÓGICO URBANO: EFEITOS NA ECOLOGIA E NA PAISAGEM
Este relato de experiência contém a síntese dos princípios e práticas adotados no delineamento, implantação e manutenção de um sítio agroecológico,idealizado com ênfase em tecnologias de impacto socioambiental positivo e de baixo custo, destinado à provisão sustentável de alimentos,em um lote urbano com 360 m2, situado no município de Macaé/RJ, Brasil.
Ações e projetos inspiradores
26/03/2021 PROFESSOR PEDALA UM ANO PELO BRASIL ESTUDANDO O VALOR DA ÁGUA
Professor de Geografia percorreu 13 estados de bicicleta e lança documentário sobre o valor e preservação da água em diferentes realidades.
26/03/2021 “CHEGA DE PROMESSAS VAZIAS!”: ESTE É O GRITO POR JUSTIÇA CLIMÁTICA DAS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES
Mais do que impulsionar debates e cobrar ações urgentes dos nossos governantes para frear a crise climática, a mobilização em escala internacional é um convite ao engajamento para além da esfera individual.
Gestão Ambiental
02/04/2021 DESAFIO DA GESTÃO AMBIENTAL, INCREMENTANDO A ECONOMIA CIRCULAR, EM UM MOMENTO DE PANDEMIA
Nos últimos meses, estamos assistindo a mudanças drásticas, na área empresarial, pressionados pelos graves problemas de saúde, pelo qual o mundo está passando. As mudanças são necessárias e importantes. Em todos os setores, ocorrem alterações nas logísticas. Não existe mais padrão de produção, as empresas foram obrigadas a reduzir o efetivo, mas a produção crescente se faz necessária para que a economia permanece estável
O Eco das Vozes
26/03/2021 PANC: TRADIÇÃO E SOBERANIA ALIMENTAR À MESA, UM CONHECIMENTO EMANCIPADOR A SER RESGATADO
Além das PANC nos fornecerem uma gama de nutrientes e conterem princípios ativos medicinais, o fato de muitas delas, especialmente as espontâneas, estarem adaptadas a terrenos menos férteis, sem irrigação e manejo, especialistas defendem que as PANC se adaptarão melhor à crise climática, um conhecimento tradicional, rico e emancipador a ser resgatado, estudado e compartilhado.
Relatos de Experiências
26/03/2021 EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tematiza saúde ambiental em contexto de alunos em privação de liberdade. Atividade sequencial usando game de gerenciamento de hospitais. Discussão de conceitos: vírus, doenças, ecologia de doenças, evolução. Incentivo à crítica sobre a educação em saúde ambiental ao comparar ambiente simulado com prisões.
26/03/2021 INTERFACES ENTRE A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A atividade foi realizada com a utilização de livro intitulado “Uma história nada comum: viaje no mundo dos vertebrados”, para trabalhar conceitos relacionados a Educação Ambiental. Proporcionou a utilização de diferentes metodologias para o ensino, tornando as aulas prazerosas e significativas.
26/03/2021 RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AR LIVRE PARA O PRÓ-MATA
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental ao ar livre para o Pró-Mata da PUCRS. A proposta educacional foi desenvolvida de 2019 a 2020 e, com a declaração da pandemia de COVID-19, precisou ser organizada em três modelos: presencial, híbrido e remoto.
26/03/2021 HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ITUPANEMA, BARCARENA, PARÁ, BRASIL
objetivou-se a promoção da educação ambiental a partir da utilização da horta escolar em uma comunidade situada na região Amazônica. A realização da horta escolar se apresentou como um espaço viável e capaz de forma indivíduos mais sensíveis e responsáveis em promover a conservação ambiental.
26/03/2021 A FUNÇÃO DO TELHADO VERDE NO MEIO URBANO
Descreve-se indagações relacionadas as chuvas e ao escoamento superficial visando estabelecer a associação entre o telhado verde e o controle do escoamento da água das chuvas, as questões relacionadas ao planejamento urbano, conforto ambiental e qualidade de vida, associados ao aquecimento global.
Números anteriores:   
 
Ilustrações: Silvana Santos