Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) PROJETO DA FAV ALIA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5599 
  

PROJETO DA FAV ALIA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

"Se eu fosse um peixinho...", da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, promove o uso sustentável da água e integra o cultivo de peixes e plantas

Da Secretaria de Comunicação da UnB*

05/11/2025

O projeto Se eu fosse um peixinho…, desenvolvido na Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília, une educação ambiental e práticas sustentáveis de produção de alimentos. A proposta incentiva a preservação de ambientes aquáticos e o reaproveitamento da água por meio do cultivo integrado de peixes e plantas, técnica que reduz o desperdício e promove equilíbrio ecológico.

Coordenada pelo professor Rodrigo Navarro, da FAV, a iniciativa busca despertar a consciência ambiental desde cedo, mostrando que é possível produzir de forma eficiente sem agredir o meio ambiente. “Queremos que as pessoas percebam que a água é um recurso finito e que pode ser reutilizada de forma inteligente para gerar vida e alimento”, destaca o docente.

Além de atuar como ferramenta de educação ambiental, o projeto também serve como modelo prático de sustentabilidade, demonstrando como a integração entre aquicultura e agricultura pode ser uma alternativa viável para escolas, comunidades e produtores rurais. “É uma forma de aprender na prática o valor da preservação e do uso racional dos recursos naturais”, acrescenta Navarro.

Com ações de extensão e divulgação científica, a iniciativa reforça o compromisso da UnB em conectar ensino, pesquisa e sustentabilidade, formando cidadãos mais conscientes sobre o papel da ciência na transformação do futuro.

Assista à reportagem completa no canal da UnBTV no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JBjcWpAE4bY&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fnoticias.unb.br%2F&source_ve_path=Mjg2NjY

 

*com informações da UnBTV.

Fonte: UnB Notícias - Projeto da FAV alia preservação ambiental e inovação na produção de alimentos



Ilustrações: Silvana Santos