Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
12/03/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS ÁGUAS
Ação Viva o Taquari-Antas Vivo chega à 17ª edição com a permanente missão de conscientizar para preservação dos mananciais. Mais do que isso, chamar a atenção das comunidades a olhar para o rio Taquari.
12/03/2024 PROJETO "SEMENTINHAS DO CERRADO" PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO TOCANTINS
O objetivo do projeto é educar sobre questões ambientais, consumo consciente e sustentabilidade, visando promover ações de preservação e desenvolvimento sustentável.
12/03/2024 EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: ESCOLA TOCANTINENSE É RECONHECIDA POR PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Com o projeto "O uso pedagógico de produção de mudas como iniciativa na recuperação de matas ciliares na EFA – Padre Josimo", a Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (Efabip- Padre Josimo), localizada no povoado Vila Tocantins, do município de Esperantina, foi uma das vencedoras do Prêmio Escola que Transforma, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
12/03/2024 EQUIPE DA EMEI MUNDO DA CRIANÇA INICIA 2024 COM AS MÃOS NA TERRA
A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Educação e Cultura (Semec) e Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), realizou na manhã desta quarta-feira (14), a primeira atividade de educação ambiental em 2024.
12/03/2024 PARCERIA COM O IMA PROPORCIONA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA JOVENS DO NOVOS CAMINHOS
As crianças e adolescentes em acolhimento institucional da comarca de Criciúma tiveram uma tarde diferenciada nesta semana (7/2), quando participaram de um dia de atividades com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), parceiro do programa Novos Caminhos.
12/03/2024 ESTUDANTES DE FERNANDO DE NORONHA PARTICIPAM DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE MUDAS
Ação faz parte do programa ‘Plantar Juntos’, que prevê o plantio de 4 milhões de mudas em Pernambuco. Um aplicativo de celular vai ajudar no monitoramento das árvores.
12/03/2024 PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANEJA AÇÕES EM TODO BRASIL PARA PRESERVAR A VIDA MARINHA
Amante do mar, o empresário criou o projeto de educação ambiental com foco na preservação das áreas costeiras e dos recursos hídricos.
12/03/2024 AMBIENTE JOVEM: QUISSAMAENSES CRIAM INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS EM OFICINA
Os jovens quissamaenses vinculados ao Programa de Educação Ambiental, Ambiente Jovem, tiveram uma oportunidade de confeccionar instrumentos musicais e aprender sobre os ritmos de percussão. O percussionista Anderson Dada ensinou aos jovens como utilizar os instrumentos com materiais recicláveis.
12/03/2024 BONITO LANÇA CALENDÁRIO AMBIENTAL COM DESENHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o IASB, lançam o Calendário 2024 do Programa Municipal de Educação Ambiental de Bonito, com os desenhos produzidos pelos alunos das escolas municipais de Bonito, por meio do Programa Municipal de Educação Ambiental.
12/03/2024 DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL É COMEMORADO COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
Distribuição de sabão ecológico e sementes e a realização de um trabalho de conscientização com a comunidade, marcaram a comemoração do Dia Mundial da Educação Ambiental, nesta sexta-feira (26 de janeiro), no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). A iniciativa é da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA).
12/03/2024 PROFIN PROJETOS VIABILIZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Em 2023, mais de 30 projetos receberam recursos, na ordem de R$ 5 mil/cada, para realização de atividades relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade junto aos alunos.
12/03/2024 CONHEÇA A HISTÓRIA DO VENDEDOR DE FRUTAS QUE, SOZINHO, CRIOU UM PROJETO PARA DESPOLUIR UM RIO
Diego Saldanha ganhou Prêmio Hugo Werneck por melhor exemplo de iniciativa individual; ele utilizou garrafas pet para criar barreira contra o lixo e já recolheu 20 toneladas desde então.
12/03/2024 IDOSOS DO CRAS NOVO HORIZONTE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CONSUMO CONSCIENTE
A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (ESEAHF), iniciou o calendário de atividades para este ano. E o primeiro evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 17, no Horto Florestal com uma palestra sobre ‘Consumo Consciente’ aos idosos do cras Novo Horizonte.
12/03/2024 ESTUDANTES VISITAM O PARQUE DA CIDADE E PARTICIPAM DE ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEIO AMBIENTE
Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra participaram de uma visita repleta de atividades em Educação Ambiental, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Os estudantes puderam conhecer mais sobre a Unidade de Conservação Municipal, bem como a fauna e flora potiguar, tipos de serpentes e o Lagartinho de Folhiço, mascote do Parque.
12/03/2024 CONHEÇA AS SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA – SBN
Ações se inspiram na natureza para amenizar problemas ambientais e são importantes para o Brasil reduzir os impactos da mudança climática.
11/03/2024 ESTUDO SOBRE INSETOS AQUÁTICOS NO PARQUE ESTADUAL CHANDLESS ESTIMULA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ACRE
O Parque Estadual Chandlless (PEC) com sua riqueza, biodiversidade da fauna, flora, espécies endêmicas e todo o potencial que possui foi tema de um estudo com foco em insetos aquáticos que subsidiou o artigo 'A realidade do Parque Estadual Chandless e o seu potencial como área de estudos para a pesquisa de entomologia aquática no Sudoeste da Amazônia', publicado na revista Research, Society and Development.
11/03/2024 PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A CRIANÇAS DE COMUNIDADE FINCADA EM RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O “Brincando na Floresta” impactou 190 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos de 11 comunidades próximas, com várias atividades sobre conservação da biodiversidade, produção de lixo, cuidados com a água, saúde, bem-estar, qualidade de vida, entre outros.
11/03/2024 APRENDER BRINCANDO! - OFICINAS ENSINAM CRIANÇAS A PRESERVAR A NATUREZA
APRENDER BRINCANDO! - Oficinas ensinam crianças a preservar a natureza.
11/03/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REALIDADE!
A partir dessa iniciativa. São Paulo começou a introduzir a Educação Ambiental no currículo escolar da Cidade. Era tudo o que queríamos, e aconteceu. Hoje, passados seis anos, podemos dizer que a iniciativa prosperou, e os 1,5 milhões de crianças que estudam nas nossas escolas municipais aprendem educação ambiental na sala de aula.
11/03/2024 JARDIM BOTÂNICO DE ANÁPOLIS SERÁ PALCO DE AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O mais novo ponto turístico de Anápolis, a partir de fevereiro de 2024, passará a ser também um espaço para a promoção do conhecimento. O projeto de educação ambiental no Jardim Botânico deverá receber alunos de diversas instituições durante todo ano.
11/03/2024 NEVS: EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA E SALVA VIDAS
A educação possibilita criar, planejar, melhorar o dia a dia, desenvolver, e inclusive salvar vidas. Exemplo disso, é a atuação do Nevs (Núcleo de Estudos em Vidas Selvagens) da Unoesc Campus de São Miguel do Oeste, que em cinco anos de existência já salvou a vida de inúmeros animais. Criado no ano de 2018, o Núcleo tem o objetivo de auxiliar órgãos ambientais na recuperação, tratamento e reintrodução de animais silvestres na região.
11/03/2024 INICIATIVA LEVA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE FAVELAS NO RIO DE JANEIRO
Com a iniciativa do projeto de extensão denominado Biodiversidade para Adolescentes: uma abordagem interdisciplinar para reconectar o ser humano à natureza, o professor do Instituto de Biociências (Inbio), Paulo Robson de Souza, identificou uma oportunidade de realização ao estabelecer uma colaboração com uma Organização Não Governamental (ONG) do Rio de Janeiro.
11/03/2024 EM 2023, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE DIADEMA CHEGOU A 20 MIL CRIANÇAS
Série de ações da Prefeitura também promoveram o bem-estar dos animais, por meio do programa de castração animal, resgate de animais silvestres, entre outros trabalhos.
11/03/2024 VÁRIAS ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS SERÃO FEITAS NO ORQUIDÁRIO DE SANTOS
Durante os finais de semana, o Orquidário de Santos fará várias atividades voltadas para o público infantil, com o foco voltado para a educação.
11/03/2024 EM CONVERSA, ESTRATÉGIAS PARA LEVAR O TEMA ALÉM DO DEBATE RESTRITO ÀS INSTITUIÇÕES OFICIAIS
Caravana Corsan leva atrações de educação ambiental e de saúde às comunidades de Barra do Ribeiro.
Ilustrações: Silvana Santos