ISSN 1678-0701
Número 65, Ano XVII.
Setembro-Novembro/2018.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias

Listagem dos números da revista

Número, AnoPeríodoTemaIdéia
65, XVIISetembro-Novembro/2018Precisamos de tantas coisas para viver?Quanto mais reduzidas são as nossas necessidades, mais parecidos ficamos com os deuses. (Sócrates)
64, XVIIJunho-Agosto/2018Encarando dificuldades como desafiosNa adversidade é muitas vezes conveniente tomar um caminho atrevido. (Sêneca)
63, XVIMarço-Junho/2018O ser humano introduziu no mundo a irregularidade e a desordem. (Ludwig klages)
62, XVIDezembro/2017-Fevereiro/2018"O reconhecimento de um erro envolve uma nova verdade" - José Ortega
61, XVISetembro-Novembro/2017Educação Ambiental para reaprender a viverA educação ambiental é decisiva. Ela mostra que há outros modos de viver. (Washington Novaes)
60, XVIJunho/Agosto/2017Educação Ambiental e a responsabilidade A árvore torna-se sólida com o vento. (Lucius Annaeus Sêneca)
59, XVMarço-Maio/2017Mudando pela Educação AmbientalA primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la. (Eduardo Galeano)
58, XVDezembro-2016/Fevereiro-2017Educação Ambiental com emoçãoNão possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade. (Russel)
57, XVSetembro-Novembro/2016Educação Ambiental e criatividade “No final, nossa sociedade será definida, não pelo que criamos, mas pelo que nos recusamos a destruir” (John C. Sawhill).
56, XVJunho-Agosto/2016Educação Ambiental e responsabilidadeA responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida (João Bosco da Silva).
55, XIVMarço-Maio/2016Educação Ambiental e a interdisciplinariedade"Devemos compreender que a Ecosfera é uma unidade funcional onde todas as peças são complementares de todas as demais" (José A. Lutzemberger)
54, XIVDezembro/2015-Fevereiro/2016Educação e informação ambiental“Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la” (Washington Novaes)
53, XIVSetembro-Novembro/2015Educação Ambiental e o desafio da ação coerenteAcredito que, para todos nós que já temos a informação e o conhecimento sobre a crise ecológica, o grande desafio é a coerência cotidiana (Vivianne Amaral).
52, XIVJunho-Agosto/2015Educação Ambiental é agir com consciênciência"Vamos sonhar com um futuro positivo para agir de forma consistente e coerente!" (Lara Lutzemberger)
51, XIIIMarço/2015Educação Ambiental e nossa existência"Penso que nós, seres humanos, precisamos reaprender a nossa existência na Terra" (Ellen Regina Mayhé Nunes).
50, XIIIDezembro/2014-Fevereiro/2015Educação Ambiental é participação“Educar ambientalmente é educar para a participação, para a luta, para a política, para a mudança” (Declev Reynier Dib-Ferreira).
49, XIIISetembro-Novembro/2014Educação Ambiental é mudança"Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós" (César Octavio López).
48, XIIIJunho-Agosto/2014Sustentabilidade pela Educação Ambiental"A Revolução Verde começa realmente quando cada um de nós entender que existem outras maneiras de ser rico." (Jean-Charles Hourcade)
47, XIIMarço-Maio/2014Educação Ambiental e simplicidade“Adoro as coisas simples, elas são o último refúgio de um espírito complexo”. (Orcar Wilde)
46, XIIDezembro/2013-Fevereiro/2014Educação Ambiental e amorosidade"Somos moldados e guiados pelo que amamos." (Johann Wolfgang Von Goethe)
45, XIISetembro-Novembro/2013Educação Ambiental e a Sensibilidade“O planeta precisa do professor provocador, que inquiete e estimule os alunos a pensarem, questionarem, refletirem e ousarem agir em prol de questões maiores”. Suzana Machado Padua
44, XIIJunho-Agosto/2013Educação Ambiental e a responsabilidade ”A partir do momento que descobrimos existir um nó, somos obrigados a desatá-lo” (Maturana).
43, XIMarço-Maio/2013Educação Ambiental: cada um fazendo a su"Todo o homem é culpado do bem que não fez" (Voltaire).
42, XIDezembro/2012-Fevereiro/2013Educação Ambiental para transformação planetária
41, XISetembro-Novembro/2012Educação Ambiental de corpo e alma"As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração, e a Terra, nosso corpo" (Deepak Chopra).
40, XIJunho-Agosto/2012Educação Ambiental: para cuidar melhor“Uma ética da convivência social supõe o cuidado com o lugar onde estamos: a biosfera”.(Bernardo Toro)
39, XMarço-Maio/2012Educação Ambiental: valores e atitudes.“Depois de nos precavermos contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais não passa de vaidade e excesso.” (Séneca)
38, XDezembro/2011-Fevereiro/2012Educação Ambiental para transformação gl“A vida é cheia e transbordante do novo. Mas é necessário esvaziar o velho para dar espaço à entrada do novo.” (Eileen Caddy)
37, XSetembro-Novembro/2011Educação Ambiental: avistando um novo ho“Os problemas não podem ser resolvidos com o mesmo tipo de consciência que os criou."(Albert Einstein)
36, XJunho-Agosto/2011Educação Ambiental e a nova visão de edu "Para que repetir os erros antigos quando há tantos erros novos a cometer?" (Bertrand Russel).
35, IXMarço-Maio/2011Os sentidos da Educação Ambiental“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido” (Rubem Alves).
34, IXDezembro/2010-Fevereiro/2011Educação Ambiental: resgatando o verdade"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " (Anísio Teixeira)
33, IXSetembro-Novembro/2010Educação Ambiental: semeando ações, cons"Não importa o quão pequeno ou sem importância o que estamos fazendo possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se transformar no passo que nos guiará para coisas melhores." (Channing Pollock)
32, IXJunho-Agosto/2010Educação Ambiental: ousar para mudar"Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A ousadia tem genialidade, poder e magia em si." (Johan Wolfgang Von Goethe)
31, VIIIMarço-Maio/2010Educação Ambiental: agir para prevenir"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi)
30, VIIIDezembro/2009-Fevereiro/2010Educação Ambiental, uma "necessidade nec"A civilização é uma ilimitada multiplicação de necessidades desnecessárias" (Mark Twain)
29, VIIISetembro-Novembro/2009Educação Ambiental como caminho para tra"Temos que aprender a viver mais simplesmente para que os outros simplesmente possam viver" (Gandhi).
28, VIIIJunho-Agosto/2009Educação Ambiental - dos erros aos desaf"Errar é o primeiro passo para aprender. Aceitar o desafio é o primeiro passo para vencer" (Flavio Vieira)
27, VIIMarço-Maio/2009Educação Ambiental e consciência de vida"Adote o ritmo da natureza: seu segredo é a paciência" (Emerson).
26, VIIDezembro/2008-Fevereiro/2009A Educação Ambiental para a vida simples"Reduza suas necessidades e viva com simplicidade - tal é o caminho da felicidade" (Sathya Sai Baba).
25, VIISetembro-Novembro/2008" Perseverança não é uma longa corrida; é um conjunto de várias corridas curtas, uma depois da outra " (Walter Elliott).
24, VIIJunho-Agosto/2008Educação Ambiental e aprendizagens signi"A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo" (Paulo Freire).
23, VIMarço-Maio/2008Educação Ambiental para necessárias muda"Todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas" (Goethe).
22, VIDezembro/2007 - Fevereiro/2008Educação Ambiental para a reconstrução c"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo" (Platão).
21, VISetembro-Novembro/2007Educação Ambiental: da experiência concr"É uma borboleta amarela? Ou uma folha que se desprendeu e não quer tombar?" (Mario Quintana)
20, VIJunho-Agosto/2007Sensibilizando e conscientizando pela EdMinha vontade era sair gritando, ante as queimadas que destroem as florestas. Como seria confinado num manicômio, decidi denunciar esses crimes por meio da arte (Frans Krajcberg).
19, VDezembro-Fevereiro/2007EA: um compromisso assumido com a Terra.Andei por esta terra durante trinta anos e, por gratidão, quero deixar alguma lembrança (Vincente Van Gogh).
18, VSetembro-Novembro/2006Educação Ambiental: uma nova forma de seEm minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta (Leon Tolstoi).
17, VJunho-Agosto/2006Educação Ambiental promovendo mudanças dO significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas (Antoine de Saint-Exupéry).
16, IVMarço-Maio/2006Educação Ambiental na construção de uma"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao- Tsé).
15, IVDezembro-Fevereiro/2006Reflexão sobre os caminhos e descaminhos"Se quero chegar a um lugar que não conheço, tenho que percorrer caminhos que também desconheço" (São João da Cruz).
14, IVSetembro-Novembro/2005Educação Ambiental: um compromisso com a"Nós temos que superar todas as dicotomias por uma educação integral, que é isso que tem que ser a educação ambiental" (Moacir Gadotti).
13, IVJunho-Agosto/2005Educação Ambiental: promovendo atitudes"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?" (Guimarães Rosa)
12, IIIMarço-Maio/2005Educação Ambiental: educar para cuidar d"Cuidar significa entreter uma relação amorosa com a realidade e com cada ser da criação.É investir coração,afeto e subjetividade. As coisas são mais que coisas que podemos usar.São valores que podemos apreciar,são símbolos que podemos decifrar" (L Boff).
11, IIIDezembro/Fevereiro-2005Educação Ambiental - um verdadeiro exerc"O homem vem à terra para uma permanência muito curta, para um fim que ele mesmo ignora, embora, às vezes, julgue sabê-lo" (Einstein).
10, IIISetembro-Novembro/2004Educação Ambiental - um comprometimento"Proponho quatro valores a serem perseguidos [...] para a construção de um mundo onde homens e mulheres vivam mais livres e felizes. Estes temas geradores seriam: a solidariedade, a fraternidade, o amor e a tolerância" (Valdo Barcelos).
9, IIIJunho-Agosto/2004Educação Ambiental: percebendo o encanto"O Universo requer a eternidade... Por isso afirmam que a conservação deste mundo é uma perpétua criação, e que os verbos conservar e criar, tão diferenciados aqui, são sinônimos no céu" (Jorge Luis Borges).
8, IIMarço-Maio/2004Educação Ambiental: aprendendo a cuidar"Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta" (Moacir Gadotti).
7, IIDezembro/2003-Fevereiro/2004Educação Ambiental: uma educação para a"Garantir a existência de um ambiente sadio para toda a humanidade implica em uma conscientização realmente abrangente, que só pode ter ressonância e maturidade através da Educação Ambiental" (Aziz Nacib Ab’Saber).
6, IISetembro-Novembro/2003Educação Ambiental e Sensibilização"O ser humano é sensível. Sensibilidade quer dizer capacidade de oferecer e receber envolvimento e comunicação" (Pedro Demo).
5, IIJunho-Agosto/2003"Ao se vencer um desafio, vem o próximo; ao se realizar um ideal, surgem outros" (Pedro Demo).
4, IMarço-Maio/2003"Todos aqueles com os quais nos encontramos em profundidade, nos formam, modificam, constróem" (Jean Cordonel).
3, IDezembro/2002-Fevereiro/2003Soliedariedade"Aquele que tentou e nada conseguiu é superior àquele que não tentou." Bud Wilkinson
2, ISetembro-Novembro/2002Da ação à investigação"Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda assim, plantaria uma árvore."
Luther King
1, IJunho-Agosto/2002Uma ideia tornada realidade"Seja firme como as árvores, as rochas e as montanhas, mas permaneça livre como as águas que correm".
Petschek (1981)

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias