Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
12/03/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: 13 DICAS PARA ENSINAR USANDO O TEATRO
O teatro é uma ferramenta importante para o ensino da educação ambiental na escola, explica a mestra em ciências ambientais e conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Amanda Batista da Silva Vitório.
12/03/2024 CAÇA: IDEIAS DE COMO ABORDAR O TEMA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sou filha de caçador (Alberto Lobo Machado, conhecido como Tola) e por isso convivi de perto com o desafio de tentar sensibilizar alguém aficionado por essa atividade, que para mim sempre soou surreal. Tentei levar meu pai a refletir sobre o que sempre me pareceu inadmissível: matar um animal em pleno vigor sem qualquer razão plausível.
12/03/2024 LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERIDÓ POTIGUAR
Utilizar o lúdico como forma de auxiliar crianças de escolas públicas na aprendizagem do bioma da Caatinga. É por meio dessa estratégia que foi desenvolvido no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) o Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar.
12/03/2024 E-BOOKS APRESENTAM A FAUNA DA COSTA DO BRASIL PARA CRIANÇAS. DOWNLOAD GRATUITO
[...] Uma boa opção para entreter e conscientizar as crianças é o e-book infantil Os crustáceos - Severina e Carlinhos, recém-lançado pelo grupo de pesquisa Ecologia Humana do Oceano, do Departamento de Oceanografia e Ecologia.
11/03/2024 “OS 6 GATINHOS” CHEGAM PARA FALAR SOBRE ADOÇÃO, SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Um presente especial para as crianças em 2024, o projeto audiovisual infantil "Os 6 Gatinhos", chega para encantar e educar, promovendo mensagens de amizade, respeito e cuidados com a natureza. Representado por seis adoráveis gatinhos, este novo empreendimento visa cativar os corações dos pequenos enquanto aborda temas importantes como sustentabilidade, diversidade, meio ambiente e amor aos animais.
11/03/2024 ESTUDANTES DA USP PRODUZEM MATERIAIS PARADIDÁTICOS SOBRE SUSTENTABILIDADE
Podcast, vídeos, jogos e outras peças criadas no curso de Educomunicação - que estão à disposição para conhecimento de todos (ver links) -ensinam sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade de São Paulo.
Ilustrações: Silvana Santos