Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
12/03/2024 CECE DISCUTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Na reunião desta terça-feira (27/2) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre foram debatidas ações para educação ambiental nas escolas da Capital.
12/03/2024 “MOSAICO DE CONSERVAÇÃO” PROTEGE 400 MIL HECTARES DA FLORESTA AMAZÔNICA
Uma nova área de conservação na floresta amazônica vai aumentar significativamente a cobertura protegida na região para 26%. São mais de 400 mil hectares protegidos.
12/03/2024 REVITALIZAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS E ÁREAS SUSTENTÁVEIS
Um passo importante foi dado para a regulamentação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) com a primeira reunião, em 25 de janeiro, do Comitê Gestor Interministerial que vai gerir o programa.
12/03/2024 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS SE UNEM PARA PRESERVAR O IGARAPÉ DO GIGANTE, NA ZONA OESTE
Ações ambientais buscam preservar o Igarapé do Gigante, cuja nascente está situada na área de mata nas imediações do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.
12/03/2024 PROJETO DA UFPB PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS
Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um projeto de extensão oferece a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, uma abordagem prática e dinâmica para aprender conteúdos de ecologia e zoologia.
12/03/2024 PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL
As oficinas formativas foram realizadas por áreas de conhecimento em diversos espaços da cidade.
12/03/2024 CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: PREFEITURA DE BÚZIOS DESTACA IMPORTÂNCIA DOS CAVALOS-MARINHOS NA PRAIA DA AZEDA
A Prefeitura de Búzios, em parceria com o Projeto Cavalos-Marinho, promoveu uma ação de conscientização ambiental na Praia Azeda e Azedinha. O foco da iniciativa foi disseminar informações sobre a preservação do Cavalos-Marinhos-do-Focinho-Longo, uma espécie ameaçada com características especiais.
12/03/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL SERÁ PRIORIDADE PARA O IBAMA EM 2024
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu, em seu planejamento para 2024, que dará prioridade para a Educação Ambiental (EA).
12/03/2024 MICROPLÁSTICOS TAMBÉM ESTÃO NO AR QUE RESPIRAMOS
Em nossa pesquisa investigamos pela primeira vez como os microplásticos aerotransportados se comportam na atmosfera e se eles contribuem para o aquecimento ou resfriamento do sistema climático da Terra.
12/03/2024 BRASIL QUER RECUPERAR 12 MILHÕES DE HECTARES DE VEGETAÇÃO ATÉ 2030
O Brasil quer recuperar 12 milhões de hectares de vegetação até 2030. O governo anunciou diversos compromissos relativos a desmatamento, incêndios, conservação, proteção e recuperação da biodiversidade. Um desses compromissos é então a meta de recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nos próximos seis anos.
12/03/2024 PREFEITURA DE NITERÓI INICIA ESTRUTURAÇÃO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL MORRO DO MORCEGO DORA HEES DE NEGREIROS
A previsão é de que o parque seja aberto para visitação a partir de março. A área de preservação anexada ao Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) foi batizada em homenagem a engenheira química Dora Hees de Negreiros, que teve uma longa trajetória em gestão ambiental, foi a criadora da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e do Instituto Baía de Guanabara (IBG), dedicando a vida a causas ecológicas.
11/03/2024 AS CAPITAIS BRASILEIRAS COM DECRESCIMENTO POPULACIONAL NO CENSO 2022
A dinâmica demográfica brasileira está mudando. Os 500 anos de grande crescimento populacional ficaram para trás.
11/03/2024 SANEP E SMED ESTENDEM PARCERIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivo do vínculo é organizar calendário de visitação do Núcleo de Educação Ambiental às escolas com palestras e atividades lúdicas.
11/03/2024 OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ CHEGAM A 65% DE EXECUÇÃO
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), realiza a 2ª etapa das obras do Parque Ecológico do Passaré. As intervenções de urbanização e requalificação acontecem no Zoológico Municipal Sargento Prata e no Horto Municipal Falconete Filho.
11/03/2024 AÇÕES DE EDUCAÇÃO INFLUENCIAM NA REDUÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS EM 2023
Comparando os anos de 2022 e 2023, os dados do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) apontam para uma redução do número de apreensões, prisões e autuações por crimes ambientais em Mato Grosso do Sul. Para o CPAmb, a queda é resultado de um incremento substancial das ações de educação ambiental, bem como das operações de policiamento ostensivo e preventivo promovidas pelo Grande Comando.
11/03/2024 JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE: 36% DOS JOVENS BRASILEIROS NÃO SABEM EM QUE BIOMA VIVEM
Os resultados, considerados “curiosos e surpreendentes” pelos realizadores da pesquisa, revelam muito do que a juventude brasileira sabe e como ela é afetada pelas mensagens que recebem sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
11/03/2024 APENAS METADE DOS JOVENS SABE DEFINIR O QUE SÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS – UNICEF, GALLUP
Nova Iorque/Dubai, 7 de dezembro de 2023 – A maioria das crianças, dos adolescentes e jovens afirma já ter ouvido falar de mudanças climáticas, mas apenas metade compreende o que são, de acordo com uma nova pesquisa do UNICEF-Gallup, no momento em que os líderes mundiais se reúnem na COP28.
11/03/2024 JOVENS PEDEM VOZ PERMANENTE EM DECISÕES GLOBAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE
Jovens de todo o planeta se uniram para pedir mais participação na governança global de questões ambientais. O apelo é dirigido aos líderes mundiais que se reúnem em Nairobi, Quênia, na semana que vem para a sexta Assembleia da ONU do Meio Ambiente, Unea-6.
11/03/2024 DMAE SE DESTACA NACIONALMENTE COM AÇÕES QUE PROMOVEM A SUSTENTABILIDADE
Referência nacional de saneamento no ranking do Trata Brasil, a autarquia investiu também em ampliação de rede de água, tratamento de esgoto e inovações em 2023.
11/03/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL REÚNE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS NO IBAMA
Em conversa, estratégias para levar o tema além do debate restrito às instituições oficiais.
11/03/2024 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO PARANÁ RECEBERAM MAIS DE MEIO MILHÃO DE VISITAS EM 2023
Número de visitantes representa um acréscimo superior a 50% em relação a 2022. Entre as UCs mais procuradas, estão o Parque Estadual Ilha do Mel, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual de Vila Velha, Serra da Baitaca e Guartelá.
Ilustrações: Silvana Santos