Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) ALURB LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À REGIÃO DOS RIACHOS DO SAPO E GULANDI
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5521 
  

ALURB LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À REGIÃO DOS RIACHOS DO SAPO E GULANDI

Atividade teve o objetivo de coibir o descarte irregular nos córregos que desaguam no Riacho Salgadinho

Alexandre Vieira e Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb 26/09/2025

Alurb realiza educação ambiental nos arredores dos Riachos do Sapo e Gulandi, no Poço. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

O bairro do Poço, na parte baixa da cidade, foi o local escolhido para as atividades de educação ambiental da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb) na última quinta-feira(25). Além das orientações, o órgão também iniciou a limpeza de dois importantes córregos da região: o Riacho do Sapo e do Gulandi.

Durante todo o dia, educadores da Alurb, em parceria com jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na cidade, percorreram as ruas do bairro orientando os moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular nos canais que desaguam no Riacho Salgadinho, contribuindo para a poluição da Praia da Avenida e dificultando os serviços do Renasce Salgadinho, projeto que conta com obras de urbanização e pavimentação no local.

O morador do bairro, Ronaldo Marques, criticou quem joga lixo nos riachos. Foto: Tháchyna Lorena(estagiária)/Ascom Alurb

Ronaldo Marques, de 55 anos, é morador da região e critica as atitudes negativas de seus vizinhos e transeuntes.

"O descarte irregular das pessoas aqui é um absurdo, falta de consciência das pessoas. Sabemos que a Prefeitura possui um Ecoponto aqui próximo, na Pajuçara, onde é o correto e mais cômodo de jogar do que dentro de um córrego ou algum ponto da avenida. Essas atitudes são responsáveis por enchentes e outros problemas e as pessoas passam a culpar o poder público ao invés de olharem para si mesmos e passarem a fazer sua parte", afirmou.

Garis da Alurb fizeram a limpeza dos riachos. Foto: Tháchyna Lorena(estagiária)/Ascom Alurb

Paralelamente à ação porta a porta, agentes de limpeza realizaram a coleta de materiais dentro dos córregos, retirando restos de móveis, de eletrodomésticos e outros detritos que atrapalhavam o escoamento das águas. Ao redor dos canais também foi possível identificar alguns focos de descarte irregular de itens que poderiam facilmente ser despejados nos Ecopontos da cidade ou coletados pela Coleta de Volumosos.

"Estamos fortalecendo as ações de educação ambiental para que as pessoas tenham ciência da sua responsabilidade. O assoreamento destes córregos traz malefícios para eles mesmo, uma vez que podem causar transbordamentos e enchentes. Então, ao tomarem conhecimento das consequências negativas, é esperado que passem a pensar de maneira diferente a respeito do descarte dos resíduos gerados", completou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Como solicitar - Ao verificar a necessidade, o cidadão pode solicitar a limpeza de canais, além de ações de educação ambiental em seu bairro, através da Central de Monitoramento Alurb, que atende pelo WhatsApp 98802-4834 ou pelo número 156.

Foto: Tháchyna Lorena (estagiária) e Walisson VIeira/Ascom Alurb



Fonte: Prefeitura de Maceió | Alurb leva educação ambiental à região dos…



Ilustrações: Silvana Santos