A revista precisa do seu apoio!
Desde seu nascimento em 2002, a revista tem crescido em importância e conteúdo (59 exemplares trimestrais, + de 9 milhões os acessos, avaliação QUALIS-B1 na área de Ensino), requisitando mais dedicação dos membros da equipe, que a mantém de forma independente (sem apoio financeiro externo). Para continuarmos a desenvolver este trabalho, viemos pedir o apoio da comunidade através de doações.
Às pessoas que contribuírem enviaremos um brinde-surpresa! - Editores da revistaea.org
ISSN 1678-0701
Número 60, Ano XVI.
Junho/Agosto/2017.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Educação Ambiental e Comunicação     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
Normas de Publicação

06/06/2010
Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação  
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=872 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

Revista Educação ambiental em Ação 33

Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação

Normas atualizadas em Março de 2015.

1. Apresentação

Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação (RevistaEA) nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da InternetGEAI, em 2002. É editada trimestralmente e é mantida pelo esforço voluntário de cada membro da equipe, principalmente seus editores, não tendo uma instituição mantenedora e financiadora. Por isto, a partir de 2015 será cobrada uma taxa de inscrição de manuscritos – ver detalhes na seção (2) abaixo.

Esta publicação é feita com os recursos da internet e não possui versão impressa. Todos os volumes anteriores estão à disposição no ambiente virtual. A revista pretende ser instrumento para divulgar, difundir e incentivar ações de Educação Ambiental integradas e conscientizadoras em todos os espaços sociais que estejam dentro dos eixos temáticos descritos adiante. Pretende mostrar o que muitas pessoas, de diferentes Estados do Brasil, e alguns estrangeiros, pensam e fazem para a consolidação da Educação Ambiental. Por fim, pretende ser um jardim de ideias, um solo fértil onde germinam sementes de conscientização, ação, reflexão, tolerância e confiança na construção de um mundo melhor.

Editores responsáveis: Berenice Gehlen Adams, Sandra Barbosa e Júlio Trevisan

Endereço eletrônico: www.revistaea.org

2. Sistema de cobrança

Para que possamos atender a demanda que aumentou muito ao longo destes últimos anos, e para poder continuar este trabalho, uma vez que não dispomos de fonte de financiamento, nós editores e equipe da revista optamos por adotar um sistema de cobrança a partir de 2015. Para publicação dos artigos acadêmicos a revista passará a cobrar taxa de contribuição por submissão de manuscritos. O valor é de R$ 100,00 por manuscrito submetido a revisão. Esta é uma taxa de submissão, portanto não será restituída caso o manuscrito seja recusado, e o pagamento da taxa não garante o aceite do artigo, que passará normalmente pelo processo de revisão.

2.1. Como submeter o manuscrito e pagar a taxa

Para submeter o manuscrito, o autor deverá proceder através do link “Submeter artigo” localizado no topo da página em http://www.revistaea.org, onde será possível efetuar cadastro, fazer upload do manuscrito e efetuar o pagamento. Assim que for paga a taxa, o artigo entrará em processo de revisão. Caso seja aceito, o autor receberá uma declaração de publicação que servirá como documento comprobatório de participação na publicação.

2.2. Casos de isenção de taxa de submissão

Exceção será feita a

(A) estudantes e/ou gestores de diferentes áreas que realizam práticas de EA em diferentes contextos (comunidades, instituições, empresas) que queiram compartilhar experiências de Educação Ambiental (EA); bem como

(B) relatos de professores que querem compartilhar suas idéias de EA.

Para esses casos, foi aberta na revista a seção “Relatos de Experiências”. Para submeter o relato, o autor opta por enviar o manuscrito para “Relatos de Experiências”, sendo que a taxa não será cobrada, porém o manuscrito será rejeitado caso o autor não se enquadrar em (A) ou (B) acima.

3. Normas de publicação

3.1 Eixos temáticos

A RevistaEA publica trabalhos que estejam relacionados com os eixos temáticos a seguir, determinando a seção onde serão publicados, desde que seguidas todas as normas aqui expostas:

·         Diversidade da Educação Ambiental (Seção Artigos);

·         Educação Ambiental em Diferentes Contextos  (Seção Artigos);

·         Educação Ambiental e Cidadania (Seção Artigos);

·         Sensibilização e Educação Ambiental (Seção Artigos);

·         Reflexões para Conscientização (Seção Artigos).

·         Relatos de experiências de Educação Ambiental (Seção: Relatos de Experiências) (ver (2) acima)

3.2. Processo de publicação

3.2.1. Serão aceitos somente trabalhos para publicação em português. Todo trabalho enviado deve antes ser cuidadosamente revisado a adequado às instruções contidas nas seções 3.3 e 3.4. Caso sejam detectados erros gramaticais e ortográficos, o artigo será devolvido, e deverá ser revisado pelos autores e re-submetido.

3.2.2. Os autores são os únicos responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações, dados etc, apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados.

3.2.3. Os autores estarão cedendo os direitos autorais à revista, sem quaisquer ônus para esta, considerando seu caráter de fins não lucrativos.

3.2.4. Inicialmente, será verificado se o trabalho está inserido em um ou mais dos eixos temáticos listados na seção 3.1. Caso contrário, o trabalho será rejeitado sem possibilidade de re-envio. Caso o autor esteja em dúvida quanto a adequação de seu manuscrito a algum dos eixos temáticos, é possível entrar em contato diretamente com o corpo editorial da revista através do link “Contato” localizado no topo da página em http://www.revistaea.org, a fim de realizar uma verificação preliminar, antes de submeter o manuscrito e pagar a taxa.

3.2.5. Se o documento atender aos critérios 3.2.4 e 3.2.5, será submetido ao corpo revisor da revista. Nesta etapa, o manuscrito será revisado e será emitido um dos pareceres abaixo:

(A) Manuscrito aceito

(B) Revisão solicitada

(C) Conteúdo inadequado para publicação (rejeitado)

No caso “revisão solicitada” (parecer B), o autor responsável receberá uma lista das alterações a serem feitas. Cabe ao autor elaborar uma nova versão do manuscrito e re-envia-lo para nova revisão.

3.2.6. O tempo entre submissão e publicação do artigo pode variar de 3 a 6 meses. Tipicamente, são publicados em cada edição entre dez e trinta trabalhos. Os manuscritos serão analisados na ordem em que foram submetidos.

3.2.7. A RevistaEA fornecerá aos autores que tenham seus manuscritos aprovados, um documento comprobatório de publicação com assinatura eletrônica do editor responsável, logo após sua publicação on-line.

3.3. Estrutura do manuscrito

3.3.1. Tipos de documentos aceitos

Os artigos podem ser submetidos em um dos seguintes formatos: DOC (Word 2003-), DOCX (Word 2007+), RTF, ou ODT (OpenOffice/LibreOffice).

3.3.2. Tamanho do manuscrito

O manuscrito deverá ter no máximo 50000 palavras.

3.3.3. Nome do arquivo

O nome do arquivo de envio deve conter parte do título, sem acentos ou caracteres especiais.

3.3.4. Conteúdo

A organização do manuscrito deve respeitar a sequência abaixo

·         Título;

·         Informações sobre os autores: título acadêmico; nome; referência profissional; endereços para correspondência, telefones, fax, e-mail;

·         Resumo (“abstract”);

·         Texto completo;

·         Referências bibliográficas.

3.4. Formatação

3.4.1. Texto

Para o corpo principal do texto, as seguintes regras de formatação devem ser adotadas:

1.    Utilizar font Arial, tamanho 12.

2.    Utilizar espaçamento de parágrafo simples.

A RevistaEA possui certa flexibilidade quanto à formatação de elementos como legendas de figuras, tabelas e outros. Porém, é de responsabilidade dos autores manter boas práticas de formatação, especialmente consistência ao longo do documento, ou seja, quaisquer padrões de formatação adotados deverão ser mantidos ao longo de todo o documento.  Por “padrões de formatação” entende-se:

·         estilos de letras (efeito, tamanho etc);

·         estilos de parágrafos (alinhamento, espaçamento entre linhas, recuo, espaço antes e depois etc)

3.4.2. Figuras

3.4.2.1 Figuras devem ser inseridas no documento em forma de imagem (por exemplo, GIF, JPG, PNG). É proibida a utilização de recursos de desenho dentro do Word (i.e., caixas de texto, linhas, setas etc), pois o documento será convertido para HTML para publicação, e figuras compostas utlizando recursos de desenho não são renderizadas corretamente durante essa conversão.

3.4.2.1.1 Em caso da necessidade de se utilizar recursos de desenho (e.g., caixas de texto, linhas, ou qualquer objeto gráfico), sugere-se:

·         criar a figura em um outro programa (por exemplo, PowerPoint ou Photoshop);

·         salvá-la como imagem. Recomenda-se utilizar o formato JPG para fotos, e PNG para desenhos e diagramas;

·         inserir a imagem no manuscrito.

3.4.2.2 Imagens devem ser geradas no tamanho que proporcione a clareza desejada quando visualizadas em escala (zoom) 100%, porém devem ter largura de no máximo 960 pixels.

3.4.2.3 Cada figura deve ser mencionada pelo menos uma vez no texto. Figuras devem ter uma legenda abaixo, explicando a figura detalhadamente, sem que o leitor tenha que remeter ao texto principal para entender do que se trata a figura.

3.4.3 Referências bibliográficas

A revista é flexível quanto às normas para referências bibliográficas a serem adotadas pelos autores. Porém, o padrão adotado deve ser claro e mantido ao longo do texto. No entanto, recomenda-se adoção das normas ABNT.

-------

Diante do exposto, não nos responsabilizaremos por assuntos que não estejam descritos nestas normas.

 

Atenciosamente,

                   Berenice Adams, Júlio Trevisan e Sandra Barbosa

                   Editores responsáveis e equipe da Educação Ambiental em Ação.

 

 



" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">
 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Educação Ambiental e Comunicação     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias