ISSN 1678-0701
Número 69, Ano XVIII.
Setembro-Novembro/2019.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
 
Apresentação

No. 69 - 27/09/2019
Editorial 69   
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3854 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO 69ª

Editorial

O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro”.

Rubem Alves



69ª, Ano XVIII

Chega a primavera, e com ela, mais uma publicação da revista Educação Ambiental em Ação.

Levando-se em conta as mudanças que ocorreram, tanto em relação às tecnologias, quanto à própria estrutura e funcionamento da revista, é tempo de renovar, de repensar e de dar uma repaginada em seu design, que se mantém desde 2002, e voltará com uma nova proposta.

É tempo de uma pausa. É tempo de mudanças...

Enquanto isto, todas as edições permanecem disponíveis por tempo indeterminado.

A revista começou no GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet), um grupo de discussão por e-mail sobre Educação Ambiental, criado pelo Projeto Apoema Educação Ambiental, no ano de 2000. Este recurso praticamente caiu em desuso após os avanços das redes sociais. Foi possível perceber que nestes 18 anos construímos um jardim, composto por um acervo que reflete a trajetória da EA do País ocorrida de 2002 até 2019, abrangendo práticas de EA dos quatro cantos do Brasil, e que vai ficar à disposição de todos.

Conseguimos colocar a Educação Ambiental Brasileira em destaque, em uma vitrine, a partir dos quase 15.000.000 acessos de pessoas que nos prestigiaram, e um dos nossos maiores orgulhos foi o de apresentar o seu conteúdo em um ambiente virtual de leitura e pesquisa on-line limpo e sem propagandas.

Enquanto isso, lembre sempre...

De fazer a diferença

De sensibilizar

De incentivar

De abrir espaços (externos e internos)

Abrir portas, janelas

Andar, por mais difícil que seja a caminhada.



Enquanto isto, lembre sempre...



Que não importa que o que se possa fazer pelo meio ambiente, pelo próximo, pela natureza, pela água, pelo ar, pela vida, seja pouco. Pior é poder fazer e não agir.

Que toda e qualquer pequena ação que mexe com o coração, que ressalta valores nobres, que ressignifica o alimento, o andar, o respirar, o olhar, o ouvir, o viver, é alimento para mudanças.

Que cada pouco feito é uma semente!

Faremos uma pausa, mas este jardim continuará aguardando a visita de vocês, assim como a flor espera o toque suave das borboletas e dos beija-flores.

Que este jardim, a cada visita tua, te convide para voltar sempre!

www.revistaea.org

Até a próxima!



Revista Educação Ambiental em Ação

Setembro/2019

No mistério do sem-fim
Equilibra-se um planeta
E, no jardim, um canteiro
No canteiro, uma violeta
E, sobre ela, o dia inteiro
A asa de uma borboleta”

Cecília Meireles



" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

01/01/1970
EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA  
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3633 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO


Colaboradores atuais

Cláudia Mariza Mattos Brandão

E-mail: attos@vetorial.net

Responsável pela seção: Arte & Ambiente

Colaborador da revista desde: 2002

Formação:

Graduada em Artes Visuais e Engenharia Civil, Mestre em Educação

Ambiental e Doutora em Educação

Professora do curso Artes Visuais - Licenciatura e do Pós-Graduação

Mestrado em Artes Visuais, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.


Esther Mónica Shocron Benmuyal

Cidade/Estado/País: Buenos Aires /Rosario- Argentina 

E-mail: alaluzdelavida@gmail.com, semillasluzparalavida@gmail.com

Website: http://semillasluzparalavida.blogspot.com, http://alaluzdelavida.blogspot.com

Responsável pela seção: Educação 

Colaborador da revista desde: 2002 

Formação:

Maestra Normal Nacional

Relacões Públicas

Licenciada Ciencia Política

Licenciada Relaciones Internacionales

Medicina Tradicional Chinesa

Egresada del Magisterio Nacional-  Licenciada en C. Política y RR. Internacionales; especializada en Relaciones Públicas, Dinámica Grupal y Comunicación. Master en Programación Neurolingüística. Formada en Medicina Tradicional China, Rebertihing y Terapias Corporales. Directora de “Semillas para la Vida”.  Miembro co-fundador del “Consejo de Paz de la Rep. Arg.”, Miembro de la Red de Educadores para la Paz, Embajadora de Paz (Distinción otorgada por Fundación PEA y Mil Milenios). Coordinadora de actividades vinculadas a Educación, Cultura de Paz, Ecología, Salud, Comunicación, Técnicas Corporales, Danzas Sagradas Circulares; Arte, Música y Espiritualidad. Participa en revistas de educación, ecología y salud.


José André Verneck Monteiro

E-mail: educativo@live.com

Responsável pela seção: Sementes

Colaborador da revista desde: 2014

Formação: Guia de turismo especializado em atrativos naturais (2002); Aquaviário habilitado pela Capitania dos Portos (2005); Licenciado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2011); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes (2015); Mestre em Práticas para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro & Global MDP (2015); Cursou Fruticultura no Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás (2017); Aluno da Turma IX do Mestrado em Agricultura Orgânica PPGAO UFRRJ/EMBRAPA/PESAGRO (2019/2021).

Pequeno resumo do currículo: Tem experiência em agroecologia, na elaboração e gestão de programas educacionais; manejo de coleções botânicas; desenvolvimento de sistemas de atendimento ao público em atrativos turísticos.  Desde 1996 presta serviços em áreas verdes residenciais, empresariais e educacionais. Residiu e trabalhou nos Estados do Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás. De 2006 a 2011 foi assistente de curadoria no Jardim Botânico Inhotim (Brumadinho/MG). Entre 2011 e 2013 exerceu a coordenação do Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa/SP). Atuou no Monitoramento Socioambiental do Programa Bolsa Verde entre 2014 e 2015 (Ministério do Meio Ambiente, Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica da UFRRJ e Conservação Internacional).  Atualmente é empreendedor no Jardim Vital, sítio agroecológico urbano em Cabo Frio/RJ, dedicado ao cultivo de flores comestíveis. Publica seus trabalhos em www.jardimvital.net


Luciana Fofonka
E-mail: lufofonka_uab@yahoo.com.br, lufofonka@yahoo.com.br
Responsável pela seção: Educação e Temas Emergentes
Colaborador da revista desde: 2008
Formação: Biologia e Pedagogia

Possui graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017); Graduação em Ciências Biológicas pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Especialização em Educação Ambiental pelo UNILASALLE - Centro Universitário La Salle (2001); Especialização em Supervisão Educacional pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); Mestrado em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado também em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora Tutora dos Cursos de Biologia, Gestão Ambiental e Pedagogia no polo IERGS da UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, bem como no curso de Pós-graduação dessa instituição. Na rede estadual de ensino (RS) é Supervisora Educacional na E.E.E.M. Morada do Vale I.


Luciana Alves Ribeiro

E-mail: anafolha1@gmail.com

Responsável pela seção: Cidadania ambiental

Colaborador da revista desde: 2017

Formação: Pedagoga e educadora ambiental/cursando Jornalismo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera/Instituto Superior de Educação

Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional - Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin/Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional

Pós-Graduada em Educação Ambiental - SENAC/Curso de Especialização e Educação Ambiental/EAD/PA

Cursando Jornalismo na Faculdade Anhanguera - 4º semestre Coordenadora do Jornal Ana Folha: https://anafolha1.wixsite.com/ecopedagogia (espaço dedicado para abordar assuntos voltados para a sustentabilidade no Brasil) -- desenvolve trabalhos voluntários e publica reportagens em geral

Colaboradora da Revista Educação Ambiental em Ação - Rio Grande do Sul Microempreendora Individual

Escritora - autora do Livro Ana Folha e a Turma do Lixão - "Vamos preservar nossas florestas"


Marina Strachmann

E-mail: marina.strachman@gmail.com

Responsável pela seção: para Sensibilizar

Colaborador da revista desde: 2002

Formação:

Arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

Coach de Produtividade e Bem Estar, também Arquiteta e Urbanista, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Está sempre estudando e procurando fazer deste mundo um mundo melhor, a começar por ela.


Valdir Lamim-Guedes

E-mail: lamimguedes@gmail.com

Responsável pela seção: Práticas de Educação Ambiental

Colaborador da revista desde: 2011

Formação: Ciências biológicas. 

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental.


Editores responsáveis

Berenice Gehlen Adams

E-mail: bereadams@gmail.com

Responsável por: Coordenação das edições, Seção Entrevistas e Seção Dinâmicas e Recursos Pedagógicos

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Graduada em Pedagogia (Universidade Feevale) e Pós graduada em Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria)

Diretora - Apoema Produções Paradidáticas Ltda., atua na produção de conteúdo e de materiais didático-pedagógicos de EA em diversas plataformas. Escritora. Editora responsável pela revista eletrônica Educação Ambiental em Ação desde 2002.


Julio Trevisan

E-mail: juliotrevisan@gmail.com

Responsável: pela página da Web e pelo sistema editorial

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Engenheiro Eletricista (UFSC), PhD. Communication Systems (Lancaster University, UK)


Sandra Barbosa

E-mail: smmbarbosa@gmail.com

Responsável pela seção: Gestão Ambiental

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Bacharel em Ecologia, Especialização em Ed. Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Editora da revista Educação Ambiental em Ação, Professora de Gestão Ambiental e Gestão de Resíduos, Trabalha com Educação Ambiental desde 1999 em projetos empresariais e em educação formal.


Quem já fez parte da revista

Esta é a lista de colaboradores desde o início (2002) e que já não estão mais.

Solange T. de Lima Guimarães - Docente do Depto. de Geografia - IGCE/UNESP - Rio Claro/SP, Web Site: http://www.rc.unesp.br; editora da revista até 2008. OLAM: www.olam.com.br (Colaboradora das seções: Artigos/Eventos/Receitas/Bibliografia)

David de Sousa Machado - Ambientalista, Coordenador do portal Árvore e Facilitador da RMEA (Rede Mineira de Educação Ambiental) - Belo Horizonte/MG, Web site: http://www.arvore.com.br (Colaborador do Portal Árvore que hospedou gratuitamente a revista até 2008)

Alessandra Fiorentino - Diretora de Arte, São Paulo / SP, Web Site: http://www.libreria.com.br Fábrica Globos Terrestres - site e-commerce (Criadora do Selo da revista)

Anamaria Stranz - Pesquisa na Área de Ecologia da Paisagem e Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas, São Leopoldo/RS, Web Site: http://www.unisinos.com.br (Colaboradora Geral)

Daniel José Pegorer de Bem - Estudante, Santa Cruz do Rio Pardo - SP , Web Site: http://www.amigosdanatureza.net (Colaborador Geral)

Guilherme dos Reis Pereira – Arte-Educador Ambiental e Produtor de conteúdo para internet- Bauru/SP, Web Site: http://www.tiogui.com.br (Colaborador da seção: Receitas)

Iahel Manon - Acadêmica do Curso de Farmácia Industrial da Fundação Ermínio Ometto, Araras/SP; Co-Editora da Revista OLAM – Ciência & Tecnologia: www.olam.com.br (Colaboradora da Seção Plantas Medicinais)

Ines Palomeque - Educadora / Creadora de proyectos alternativos para mejorar la calidad de educacion; Directora Mil Milenios www.milmilenios.org.ar  ; Miembro del Comite Editor del Observatorio Internacional de Mal Trato Infantil: www.malostratos.com , Buenos Aires / Argentina(Colaboradora Geral)

Jacqueline Guerreiro Aguiar - Professora, Educadora Ambiental, Coordenadora Técnica do NEAD - Núcleo de Educação Ambiental Continuada e à Distância. Integrante do GEEMA - Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente. Rio de Janeiro -RJ  (Colaboradora da seção: artigos)

Liliana Hilda Amorin de Halbritter - Arquiteta, Ambientalista e Educadora Ambiental não-formal, Santa Tereza / RJ, Web Site: www.arqverde.com.br  (Colaboradora)

Rosana Rezende - (Colaboradora da seção: Textos de sensibilização)




" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

01/01/1970
Ficha Catalográfica  
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=148 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

Educação ambiental em ação [arquivo de dados legíveis por

máquina] / Editores: Berenice Gehlen Adams, Sandra

Maria Martins Barbosa, Solange T. de Lima Guimarães. –

v.5, n. 2 (2003)- Novo Hamburgo, RS.

http://www.revistaea.org

ISSN: 1678-0701

1. Educação ambiental. I. Adams, Berenice Gehlen. II. Barbosa, Sandra Maria Martins. III. Guimarães, Solange T. de Lima.

CDD 372.357

Ficha Catalográfica elaborada pela STATI – Biblioteca da UNESP

Campus de Rio Claro/SP

Essa  ficha é permanente. Como referência é preciso verificar a edição do artigo utilizada e alterar, se necessário, os seguintes dados: "v.5, n. 2 (2003)":  v ( volume da revista utilizada), n.( número da revista utilizada ) (ano da edição utilizada). As demais informações não se alteram de uma edição para outra.



" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">
 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias