Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) ESTUDANTES DE CURUÇÁ UTILIZAM MATERIAL PEDAGÓGICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5587 
  

ESTUDANTES DE CURUÇÁ UTILIZAM MATERIAL PEDAGÓGICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 28/10/2025 09h35 -  Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc) 

Estudantes da Escola Estadual Raimunda Sena, no município de Curuçá, com os kits educativos sobre as mudanças climáticas - Foto: Divulgação

Sob a coordenação dos professores Flávio Lima e Warley Campo, alunos da Escola Raimundo Sena refletem sobre os impactos ambientais nas comunidades

Com o objetivo de fortalecer a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, componentes curriculares presentes na rede estadual de ensino, estudantes da Escola Estadual Raimunda Sena, localizada no município de Curuçá, receberam kits educativos sobre mudanças climáticas.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Estação Central da COP e o Observatório do Clima, organizações internacionais que atuam na descentralização do debate sobre os desafios climáticos e buscam aproximar as comunidades locais das discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro em Belém.

Nas aulas, alunos da 3ª série do ensino médio apresentaram produções pedagógicas e ideias sobre os impactos ambientais - Foto: Divulgação

Durante a atividade “Estação Central da COP: As mudanças climáticas em seus territórios”, estudantes da 3ª série do ensino médio apresentaram produções pedagógicas, reflexões e ideias sobre os impactos ambientais em suas comunidades. A ação foi coordenada pelos professores Flávio Lima e Warley Campos.

A estudante Yasmin Cristina Ferreira Brito, da 3ª série do ensino médio, destacou a relevância do conteúdo. “Desde o primeiro momento, fiquei impressionada com a qualidade e a clareza dos materiais. O conteúdo é muito bom e ajudou a aprofundar meus conhecimentos de forma prática e objetiva. Gostei muito e considero de extrema importância para o meu aprendizado.”

Foto: Divulgação

O diretor da escola, professor Paulo Henrique Barbosa, ressaltou o papel formativo da iniciativa. “É fundamental que os alunos participem de discussões sobre o clima, especialmente por estarmos na Amazônia — uma região de importância mundial. Falar sobre a Amazônia e sobre o clima é essencial para garantir sua preservação. Ao estimularmos essa reflexão na juventude, plantamos a semente para um futuro sustentável, com jovens protagonistas dessa transformação.”

Os estudantes também realizaram a "Central de Leitura", localizado no mural da escola para ampliar o acesso ao conteúdo para toda a comunicação escolar. A estudante Laenna Marcely Ribeiro da Silva reforçou a importância do material recebido.

Foto: Divulgação

A coleção Estação Central da COP trouxe vários livros que tratam sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a importância da conferência. Um dos que mais gostei explica o passo a passo da COP, o significado da sigla, onde será realizada, a origem da primeira conferência e os temas que serão debatidos na COP30”, disse Laenna Silva.

A iniciativa da Estação Central da COP tem como propósito democratizar o conhecimento sobre a crise climática, conectar comunidades às decisões da conferência e amplificar as vozes locais sobre os impactos ambientais, fortalecendo o protagonismo da educação amazônica na construção de um futuro mais sustentável. Mais de 200 kits já foram distribuídos para as escolas estaduais.

Fonte: Estudantes de Curuçá utilizam material pedagógico sobre mudanças climáticas | SEDUC :: Secretaria de Estado de Educação



Ilustrações: Silvana Santos