![]() |
Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
|
|
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
ESTUDANTES DE CURUÇÁ UTILIZAM MATERIAL PEDAGÓGICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS 28/10/2025 09h35 - Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)
Estudantes da Escola Estadual Raimunda Sena, no município de Curuçá, com os kits educativos sobre as mudanças climáticas - Foto: Divulgação Sob a coordenação dos professores Flávio Lima e Warley Campo, alunos da Escola Raimundo Sena refletem sobre os impactos ambientais nas comunidades Com o objetivo de fortalecer a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, componentes curriculares presentes na rede estadual de ensino, estudantes da Escola Estadual Raimunda Sena, localizada no município de Curuçá, receberam kits educativos sobre mudanças climáticas. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Estação Central da COP e o Observatório do Clima, organizações internacionais que atuam na descentralização do debate sobre os desafios climáticos e buscam aproximar as comunidades locais das discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro em Belém.
Durante a atividade “Estação Central da COP: As mudanças climáticas em seus territórios”, estudantes da 3ª série do ensino médio apresentaram produções pedagógicas, reflexões e ideias sobre os impactos ambientais em suas comunidades. A ação foi coordenada pelos professores Flávio Lima e Warley Campos. A estudante Yasmin Cristina Ferreira Brito, da 3ª série do ensino médio, destacou a relevância do conteúdo. “Desde o primeiro momento, fiquei impressionada com a qualidade e a clareza dos materiais. O conteúdo é muito bom e ajudou a aprofundar meus conhecimentos de forma prática e objetiva. Gostei muito e considero de extrema importância para o meu aprendizado.”
Foto: Divulgação O diretor da escola, professor Paulo Henrique Barbosa, ressaltou o papel formativo da iniciativa. “É fundamental que os alunos participem de discussões sobre o clima, especialmente por estarmos na Amazônia — uma região de importância mundial. Falar sobre a Amazônia e sobre o clima é essencial para garantir sua preservação. Ao estimularmos essa reflexão na juventude, plantamos a semente para um futuro sustentável, com jovens protagonistas dessa transformação.” Os estudantes também realizaram a "Central de Leitura", localizado no mural da escola para ampliar o acesso ao conteúdo para toda a comunicação escolar. A estudante Laenna Marcely Ribeiro da Silva reforçou a importância do material recebido.
“A coleção Estação Central da COP trouxe vários livros que tratam sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a importância da conferência. Um dos que mais gostei explica o passo a passo da COP, o significado da sigla, onde será realizada, a origem da primeira conferência e os temas que serão debatidos na COP30”, disse Laenna Silva. A iniciativa da Estação Central da COP tem como propósito democratizar o conhecimento sobre a crise climática, conectar comunidades às decisões da conferência e amplificar as vozes locais sobre os impactos ambientais, fortalecendo o protagonismo da educação amazônica na construção de um futuro mais sustentável. Mais de 200 kits já foram distribuídos para as escolas estaduais.
|