ISSN 1678-0701
Número 66, Ano XVII.
Dezembro/2018-Fevereiro/2019.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Relatos de Experiências

07/12/2018A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO PARA O RECONHECIMENTO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A aula de campo é o momento em que os alunos têm a oportunidade de associar a teoria com a prática. O objetivo desse artigo é descrever a importância da aula campo para o reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem.

04/12/2018RODA DE CONVERSA: ENTENDENDO PROBLEMAS E DISCUTINDO POSSIBILIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
O referido projeto visa conscientizar sobre impactos de ações antrópicas no Bioma Pampa,por meio de uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio, numa escola pública estadual do município de Alegrete- RS.

04/12/2018O PROBLEMA DO E-LIXO FÍSICO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A RESPEITO DOS LIXOS ELETRÔNICOS
O presente trabalho analisa uma experiência pedagógica de educação ambiental em que o tema foi o descarte do lixo eletrônico, visando à conscientização sobre os prejuízos do descarte inadequado de tal lixo ao meio ambiente e à saúde humana. As atividades incluíram palestras, questionários e a coleta dos lixos.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Trata-se de uma investigação do cenário da Educação Ambiental na formação e prática docente dos professores de educação básica. Expondo discussões sobre a educação inicial e continuada dos mesmos, analisando sua prática docente com os conceitos e princípios da Educação Ambiental.

04/12/2018PRAGAS URBANAS: O CARAMUJO AFRICANO E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O caramujo africano se tornou praga urbana e riscos à saúde. Desenvolveram-se ações de conscientização sobre essa praga. Considera-se que o projeto oportunizou aprendizagem significativa aos alunos. O estudo foi divulgado em uma rádio local e a equipe foi convidada a reproduzir o projeto em outros locais.

04/12/2018ÁREAS VERDES URBANAS DE TERRA BOA (PR): UM ESTUDO GEOGRÁFICO A PARTIR DO ÍNDICE DE ÁREA VERDE (IAV)
As áreas verdes são compreendidas como elementos chaves para a qualidade ambiental. O presente estudo busca a quantificação das áreas verdes urbanas presentes na área urbana de Terra Boa-PR, relacionando a área total e a população urbana, visando apontar a quantidade de vegetação per capita no município.

04/12/2018O PERFIL SOCIOECONÔMICO DE COMUNIDADES E OS IMPACTOS AMBIENTAIS ÀS MARGEM DO IGARAPÉ PIRIPINDEUA, MÃE DO RIO, NORDESTE DO PARÁ.
o presente trabalho teve como objetivo verificar a influência das atividades desenvolvidas pelas comunidades sobre os recursos hídricos do Igarapé Piripindeua, identificando os impactos ambientais e o desenvolvimento social e econômico.

04/12/2018IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA E NA PRODUÇÃO DE CAJU (ANACARDIUM OCCIDENTALE L.), NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Objetivou-se discutir as implicações das alterações climáticas na agricultura e os principais efeitos desse fenômeno na produção de caju (Anacardium occidentale) descrito na literatura para o Nordeste brasileiro. Utilizou-se o método qualitativo com natureza exploratória por meio do levantamento bibliográfico.

04/12/2018A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE O PROJETO AMBIENTAL “PÉ-DE-PINCHA”
Este artigo foi realizado na Escola Municipal São Pedro do Parananema no município de Parintins/AM, que desenvolve práticas educacionais de educação ambiental utilizando a temática dos quelônios amazônicos. O objetivo geral foi realizar um exercício fenomenológico do mundo da criança.

04/12/2018ETNOGRAFIA DOS AGRICULTORES DE UM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA, NO MUNICÍPIO DE LUCENA, ESTADO DA PARAÍBA
As comunidades agrícolas em Assentamentos Rurais promovem a produção de alimentos com base na Agricultura Familiar e, apesar de em algumas situações utilizarem práticas com uso de produtos químicos – agrotóxicos e adubos – possuem grande potencial para a adoção de práticas de agricultura orgânica.

04/12/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E CUIDADOS COM O SOLO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.
O objetivo desse trabalho foi desenvolver ações de Educação Ambiental através de atividades contextualizadas e interdisciplinares sobre a formação e o cuidado com o solo utilizando uma Sequência Didática elaborada para estimular nos participantes a consientização e a sensibilização ambiental.

04/12/2018AVIFAUNA DA FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS (FUNED), BELO HORIZONTE, MG E A PROPOSTA DE UM PAISAGISMO SUSTENTÁVEL
O propósito desse estudo foi inventariar a avifauna e relacionar a comunidade de aves com o projeto de paisagismo de uma instituição localizada em um grande município brasileiro, evidenciando a importância da arborização para a avifauna urbana.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias