ISSN 1678-0701
Número 61, Ano XVI.
Setembro-Novembro/2017.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     I Prêmio Educação Ambiental em Ação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Logística Reversa     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Relatos de Experiências

11/09/2017O USO DE INSETÁRIO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA
O insetário pode ser utilizado como uma metodologia dinâmica no ensino de zoologia, como um apoio pedagógico. Foram sugeridas propostas de aula, onde são abordados os principais aspectos dos insetos, e nove exercícios de aplicação aos alunos, em que os mesmos poderão participar passivamente e ativamente.

11/09/2017HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Aplicação da Horta na escola como ferramenta auxiliar no ensino de ciências, desenvolvida em 2014, com nove alunos da quinta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de São Miguel do Guamá – Pará. O objetivo foi estimular e investigar o interesse do aluno pelas aulas de ciências.

11/09/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPOSTAGEM: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
Este trabalho tem o propósito de socializar um projeto de Educação Ambiental desenvolvido com uma turma de 2 ano do Ensino Médio em um Colégio no município de Colombo.Para isso buscamos trabalhar o conteúdo da organização curricular associado ao tema gerador Educação Ambiental.

11/09/2017PROPOSTA DE AUDITORIA AMBIENTAL EM LABORATÓRIOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O correto manejo dos resíduos de serviço de saúde está vinculado à prevenção da saúde e do meio ambiente. Foi proposto um checklist para auditorias ambientais focadas em laboratórios. As auditorias são adequadas para monitorar processos e refletem o grau de maturidade em relação às práticas ambientais.

11/09/2017TRANSFORMANDO O LIXO EM POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM ATIVA
Um dos principais problemas ambientais tem sido o lixo. Ensinar valores ambientais é dever de todos, inclusive da escola. Este trabalho propôs uma estratégia didática para se trabalhar temas da problemática ambiental. A proposta proporcionou (re)pensar o comportamento, além do desenvolvimento do senso crítico.

11/09/2017DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO BIOLÓGICA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS E LITORÂNEAS
No presente estudo, as atividades extensionistas têm sido realizadas por meio das ações, durante os anos de 2011 até o ano de 2014. A pesquisa viabilizou a aproximação das soluções encontradas para os residentes da Praia da Penha, no município de João Pessoa-PB, desenvolvidas para a realidade desta comunidade.

11/09/2017PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA QUE POSSUI PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É um relato sobre a percepção dos alunos do 9º ano de uma escola parceira do projetos de educação ambiental da prefeitura de Crateus/CE, tendo percebido que o projeto é de conhecimento dos alunos, despertando interesse dos alunos sobre o tema, inclusive levando para fora da escola os conhecimentos adquiridos.

11/09/2017IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO BAIRRO SANTA CRUZ II EM JOÃO PINHEIRO /MG: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Estudou-se os Impactos ambientais em uma área de preservação permanente no bairro Santa Cruz 2 em João Pinheiro /MG: uma proposta de educação ambiental. através de levantamentos de campo, revisão bibliográfica e apresentação oral. É necessário preservar esta APP, e a conscientização da população foi efetiva.

11/09/2017ABORDAGEM SOBRE O USO DE PLANTAS: UMA ALTERNATIVA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O trabalho visa demonstrar um projeto realizado no 7° ano do ensino fundamental. O enfoque foi mostrar ao aluno a importância da biodiversidade e meio ambiente por meio dos conhecimentos sobre plantas e suas utilidades.

11/09/2017VIVÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL
O trabalho relata a experiência vivida por um grupo de graduandos, nas salas de aulas de uma escola estadual da Paraíba, na zona urbana da microrregião do litoral norte, objetivando avaliar a atividade da prática de ensino, sua problemática, bem como as limitações encontradas pelos conjunto docente-discente.

11/09/2017LODO DE ESGOTO COMO ALTERNATIVA PARA A AGRICULTURA, UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VIABILIDADE TÉCNICA
O presente trabalho trata de uma revisão da literatura sobre o uso de lodo de plantas de tratamento de esgoto e sua viabilidade para uso na agricultura. A lodo ou o biosol, como também é conhecido, foi anteriormente organizado de várias maneiras e sem qualquer cuidado.

11/09/2017CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
O presente artigo refere-se às atividades voltadas à conscientização ambiental dos alunos da Educação Infantil.Para isso, foram oportunizadas atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais, principalmente o lixo que afeta nossas vidas e a preservação do meio ambiente.

11/09/2017FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM ENTIDADE SÓCIO-EDUCATIVA POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE OFICINA DE RECICLAGEM
O objetivo do trabalho foi formar educadores ambientais por meio de realização de oficina de reciclagem como ferramenta para a conscientização de alunos de entidade socioeducativa de Dois Vizinhos-PR. A oficina proporcionou aquisição de conhecimentos e despertou a mobilização sobre os problemas ambientais.

11/09/2017CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS SOB A ÓTICA DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN), BRASIL
Objetivou-se com este estudo analisar a realização das contratações públicas sustentáveis dos servidores do IPHAN, quanto aos impactos e benefícios sociais e ambientais.

11/09/2017ECO-ESCOLA: PROJETO INTEGRADO DE RECICLAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE GUARULHOS/SP
Tivemos a preocupação de trabalhar o Projeto Eco-Escola, de forma interdisciplinar entre atividades teóricas e práticas de cada disciplina para tornar a nossa escola ecologicamente sustentável, otimizando o espaço da escola, reorganizando o tempo para que os estudantes aprendam pesquisando a realidade local.

11/09/2017UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA MAPEAR A ABUNDÂNCIA DA AVE NEOPELMA PALLESCENS EM UMA RESERVA BIOLÓGICA DO NORDESTE DO BRASIL
Através dos programas “Esri® ArcMap™” e “Google Earth™”, levantamentos teóricos e listas dos registros de captura e recaptura objetivou-se estimar a riqueza da espécie Neopelma pallescens, na REBIO Guaribas-PB, Brasil. Foram capturadas 835 de aves (500 da espécie N. pallescens), na qual 548 foram anilhadas.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     I Prêmio Educação Ambiental em Ação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Logística Reversa     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias