ISSN 1678-0701
Número 69, Ano XVIII.
Setembro-Novembro/2019.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
 
Relatos de Experiências

08/11/2019O ENSINO DE FORÇAS INTERMOLECULARES ATRAVÉS DE UM DESTILADOR ALTERNATIVO
Este trabalho apresenta uma metodologia de intervenção com turmas de cursos pré-vestibulares com a aplicação de um destilador construído com material alternativo numa aula prática experimental na abordagem do tema Forças Intermoleculares, analisando seu fator de impacto quando comparado com as aulas teóricas.

08/11/2019CURSOS DE SOFTWARES LIVRES COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO
Os softwares livres vêm se firmando como alternativas em relação aos softwares comerciais para uso de geotecnologias em várias áreas de aplicação, principalmente no âmbito dos estudos voltados para o meio ambiente e com isso, surge a necessidade da criação de metodologias para contribuir com sua disseminação.

08/11/2019RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O REFLORESTAMENTO EM ÁREAS DEGRADADAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO TARUMÃ-AÇU EM MANAUS-AM, BRASIL
. O relato de experiência visa apresentar as práticas de educação ambiental desenvolvidas nas comunidades do entorno da Bacia Hidrográfica do tarumã-açu. Sua degradação ambiental pelas ações humanas e o reflorestamento, a fim de minimizar a contaminação da camada de ozônio através dos gases efeito estufa.

08/11/2019OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA PRAIA DE BRASÍLIA, ILHA DO MEL, BRASIL
Baseada em um estudo prévio, esta experiência de sensibilização ambiental visou expor turistas e moradores à técnicas de birdwatching, disseminando conhecimentos sobre conservação e interação com as aves e o ambiente de praias, via atividade prática e didática na Ilha do Mel, litoral do paraná - Brasil.

08/11/2019CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA COMUNIDADE MEM DE SÁ BASEANDO-SE EM INDICADORES AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS
Relatos de uma experiência em pesquisa acadêmica que busca contribuir com a garantia da dignidade, qualidade de vida e sustentabilidade dos recursos naturais, o presente estudo determinou o Índice de Sustentabilidade da Ilha Mem de Sá, utilizando indicadores das dimensões ambiental, social e econômica.

08/11/2019LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS PALEOAMBIENTAIS NO CERRADO DO BRASIL
O Cerrado, compreende um dos principais biomas brasileiros, com grande diversidade de fauna e flora, no entanto, o bioma vem sofrendo grandes ações antrópicas. A partir do exposto, o presente artigo tem por objetivo apontar o conhecimento paleoambiental produzido em áreas de Cerrado no Brasil.

27/09/2019SENSIBILIZAÇÃO QUANTO AO DESCARTE CORRETO DE DEJETOS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM SANTOS (SP)
O Programa de Educação Ambiental intitulado “Quem Cuida Recolhe” teve duração de aproximadamente 11 meses, entre 2017 e 2018 e contou com a participação de aproximadamente 19 estagiários que atuaram na sensibilização quanto ao descarte correto de dejetos de animais de estimação em Santos, São Paulo.

27/09/2019A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO DOS CLIENTES INTERNOS DE UM HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DA REDE PRIVADA DE TERESINA
O ser humano é capaz de exercer diversas funções com maior ou menor eficiência, essa aptidão difere de uma pessoa para outra. No entanto, para que o máximo de eficiência seja obtida nas organizações empresariais, é necessário que o clima organizacional esteja em consonância com a motivação dos envolvidos.

27/09/2019FINANÇAS PESSOAIS E SUA APLICABILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (CAMPI TERESINA/PI)
Nos últimos anos, tem se dado bastante foco na importância da educação financeira, devido à sua aplicabilidade no cotidiano e capacidade de realizar determinados objetivos.

27/09/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIRECIONADA À CONSERVAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS NASCENTES DO RIO BALSAS, MARANHÃO
No sul do cerrado maranhense está presente um conjunto de nascentes que abastecem o rio Balsas, principal afluente da bacia do rio Parnaíba. Assim, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver ações educativas voltadas para a conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Balsas.

27/09/2019CONSIDERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS SOBRE A ILHA DO FOGO (JUAZEIRO-BA, PETROLINA-PE) COMO ESPAÇO DE LAZER
A Ilha do Fogo é um ponto turístico das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) que oferece uma área de natureza para prática de esportes, contemplação da natureza e socialização. O objetivo deste relato é apontar alguns destes problemas a fim de provocar reflexões e ações para melhoria deste espaço público.

27/09/2019A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA PARA VALORIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
A interdisciplinaridade foi avaliada sob a ótica de professores de uma escola pública localizada em Minas Gerais, visando compreender como ela poderia ser adotada para incentivar a valorização do ensino da educação ambiental (EA) no espaço escolar.

27/09/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA: PROPOSTA DE HORTA SENSORIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO DO RECIFE (CAPE-PE)
Com o objetivo de criar uma Horta Sensorial como ferramenta pedagógica de Educação Ambiental no CAPE-PE, realizou-se entrevistas e oficina com os professores, para entender preocupações e aprimorar conhecimentos sobre o tema, gerando novas possibilidades quanto aos métodos pedagógicos postos nas aulas.

27/09/2019DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS HOSPITALARES: EDUCAÇÃO EM SERVIÇO UTILIZANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
Relato de experiência, desenvolvido a partir da formação acadêmica em Enfermagem em um hospital público de uma cidade da Bahia, Brasil, com o objetivo de descrever a experiência da educação em serviço acerca do descarte adequado de resíduos hospitalares utilizando o planejamento estratégico situacional (PES).

27/09/2019EXCURSÃO INTERDISCIPLINAR: UMA MANEIRA GRATIFICANTE DE ESTUDAR ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES A NATUREZA
O trabalho trata de uma excursão interdisciplinar realizada na comunidade da Valéria, no Município de Parintins/AM sob o acompanhamento dos bolsistas do residência pedagógica, juntamente com professores de Biologia, Química, Educação Física, Geografia, História e Inglês, conciliando a sala e o meio fora dela.

27/09/2019AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A EDUCAÇÃO INFANTIL
O trabalho objetiva descrever as práticas pedagógicas em Educação Ambiental voltadas para alunos da Educação Infantil em uma escola pública do município de Córrego Danta/MG. Os dados coletados revelaram que as crianças tiveram o desenvolvimento de habilidades importantes no campo de formação moral e ambiental.

27/09/2019O PLASTICÍDIO DO ANTROPOCENO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO PROJETO CANECAS UEMG E FHA SUSTENTÁVEL
Compartilhamos a experiência do Projeto Canecas UEMG e FHA Sustentável como proposta replicável e direcionada à sensibilização para mudanças de hábitos e diminuição do uso do plástico, sob a perspectiva da relação sociedade-natureza no contexto do Antropoceno e da problemática do plasticídio

27/09/2019SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
O tema principal do trabalho é a sustentabilidade e como ela se apresenta na rotina de profissionais da área da construção civil, uma vez que são os responsáveis por planejar, projetar e construir cidades e espaços públicos. O resultado mostra que ainda há muito que se trabalhar neste contexto.

27/09/2019O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O USO DE DADOS DE DESMATAMENTO E DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Apresentamos e discutimos o uso de dados do Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Brasileira e do Banco de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no desenvolvimento de atividades que relacionam o ensino de matemática com a temática ambiental no contexto amazônico.

27/09/2019O USO DA AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da aula de campo tendo-a como proposta metodológica estratégica para versar sobre Educação Ambiental buscando a sensibilização como processo que leva à alerta e a reflexão.

27/09/2019O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS: UMA CONVERSA COM DISCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
O presente estudo teve como objetivo analisar a importância das práticas no Ensino de Ciências e Biologia para a construção do conhecimento segundo relatos de discentes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza.

27/09/2019ESPECTROSCOPIA NIR: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DO CAFÉ SOMBREADO DO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ
Diante da problemática ambiental que a sociedade contemporânea enfrenta, surge a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) como uma proposta sustentável para pesquisas de análises qualitativas e quantitativas sendo uma técnica promissora e ecológica a ser explorada.

27/09/2019A ATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA RIBEIRINHA EM CLASSES MULTISSERIADAS
O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos que permeiam a prática docente do professor que atua em comunidades ribeirinhas com classes multisseriadas, no município de Parintins estado do Amazonas.

27/09/2019VERMICOMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este trabalho teve como objetivo implementar um sistema de vermicompostagem na UFTM para tratamento dos resíduos orgânicos gerados pelo restaurante e utilizá-lo como ferramenta para atividades de educação ambiental.

27/09/2019SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO MECANISMOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA
Este trabalho teve como objetivo promover Situações Didáticas para proporcionar a construção de conhecimentos que permitissem a transformação do ambiente em que os estudantes estavam inseridos e a formação de atitudes positivas em relação ao seu meio.

27/09/2019AS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO POTENCIAL METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA
O presente trabalho discute as trilhas interpretativas como potencial metodologia para a Educação Ambiental no Bioma Caatinga.Para tal utilizou-se de uma metodologia de natureza qualitativa e de caráter descritivo, tendo como foco principal, alunos e professores do ensino médio de escolas públicas.

16/09/2019A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE LIGAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS FORMAS DO LER E A ESTRUTURAÇÃO DE UMA HORTA ORGÂNICA
Apresenta-se a vivência de como a contação de histórias em projetos de EA desenvolvidos em comunidades vulneráveis e relacionados à construção de hortas orgânicas pode possibilitar novas formas de ver e interpretar a produção de alimentos, os hábitos alimentares e as relações humanas, de forma integrada.

 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias