ISSN 1678-0701
Número 67, Ano XVII.
Março-Maio/2019.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Uma crônica, um artigo e algumas histórias!     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

13/03/2019CULTURA E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ANGARI, ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO, JUAZEIRO-BAHIA
O artigo aborda um estudo dos impactos observados a partir da dinâmica das relações entre pescadores artesanais e o meio ambiente, com o objetivo de identificar a cultura e os impactos socioambientais na comunidade de pescadores artesanais do bairro Angari, às margens rio São Francisco, Juazeiro-Bahia.

13/03/2019ABORDAGEM SOBRE SEXO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA, ILHA DE MARAJÓ, PARÁ
Este trabalho objetivou analisar a abordagem sobre sexo e sexualidade no contexto familiar com 50 moradores de Salvaterra-PA. Notou-se que a abordagem sobre sexo e sexualidade se faz importante por estar relacionada com o comportamento e desenvolvimento social das pessoas, mesmo inerente à condição humana.

13/03/2019DISPONIBILIDADE DE ÁGUA TRATADA EM MUNICIPIO DE BOCA DO ACRE/AMAZONAS
A água é um recurso essencial para a existência da vida, este trabalho esclarece, sua disponibilidade no município de Boca do Acre no Amazonas. Descrevendo o que impede a distribuição água de qualidade para a população. Destaca propostas, com o intuito de contribuir com a comunidade de Boca do Acre no Amazonas.

13/03/2019DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AS TRILHAS DO BOSQUE DA CIÊNCIA COMO UM ESPAÇO EDUCATIVO PARA ENSINAR CIÊNCIAS
Este artigo traz uma discussão sobre como ocorre a Divulgação Científica nas trilhas do Bosque da Ciência. Os resultados obtidos demonstraram a importância do Bosque para esta popularização das pesquisas desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia.

13/03/2019FEBRE AMARELA: RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE E EFETIVAÇÃO DAS VACINAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Uma análise interdisciplinar e intersetorial referente ao controle da vacinação contra Febre Amarela. Constatou-se que a tentativa de uma possível redução dos casos da doença em Minas Gerais, poderá ocorrer através da confecção de um Software que irá considerar os aspectos interculturais de cada comunidade.

13/03/2019ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL
A Educação Ambiental Patrimonial na Escola do Campo aqui tratada como uma ferramenta aplicada a pesquisa como princípio educativo e investigada na prática escolar durante as atividades pedagógicas do professor do campo busca relacionar saberes locais de cidadania e fazeres dos grupos sociais do campo.

13/03/2019O SABER E O FAZER DOS PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TERESINA-PI, BRASIL.
Objetivou-se investigar o saber e o fazer (percepção) dos professores de quatro escolas de Teresina-PI. A maioria desenvolvem educação ambiental, permitindo refletir sobre o papel da escola sobre os educandos no contexto socioambiental mudança da realidade, tornando-o crítico e responsável ambientalmente.

13/03/2019ANÁLISE DO DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES NA CIDADE DE CARLOS CHAGAS – MG
A pesquisa avaliou a como ocorre o descarte de lampadas fluorescentes em Carlos Chagas, dos comerciantes pesquisados, apenas 30% tem conhecimento sobre a legislação e a logística reversa de LFs, dos consumidores, 86,8% dos imóveis visitados descartam as lâmpadas fluorescentes pós uso como resíduos domésticos.

13/03/2019AVALIAÇÃO DO IMPACTO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DE MINAS GERAIS
o presente estudo tem como objetivo conhecer as características da segregação dos resídios de quatro bairros da cidade de Nanuque/MG, certificamos que 86% são passíveis de tratamento.

13/03/2019ANÁLISE DO POTENCIAL DA AVIFAUNA COMO TEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a avifauna presente na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, com o objetivo de obter suporte para futuros projetos sobre o tema e promover a Educação Ambiental, tendo a avifauna como tema gerador.

13/03/2019O PROBLEMA DE DRENAGEM URBANA DA RUA AQUILES LISBOA (SETOR MERCADINHO), IMPERATRIZ, MA
A drenagem urbana hoje é uma questão central no que se refere à infraestrutura das cidades, visto que grande parte do desenvolvimento urbano gira em torno desse eixo, este sendo um dos pilares fundamentais do plano de urbanização de uma cidade.

13/03/2019PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE DO PANTANAL E DO CERRADO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
A população de Campo Grande (MS) tem um nível satisfatório de informações a respeito dos biomas Cerrado e Pantanal. Ela se mostra aberta à obtenção de conhecimento, seja por meios audiovisuais ou pelas páginas de livros. A escola é a principal fonte de informação da população, seguida de televisão e internet.

13/03/2019UMA ABORDAGEM TEORICA SOBRE ETICA E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Todo ser sofre ou exerce influência no espaço em que está inserido, desta forma se faz necessário que existam regras entre essa relação de forma que a mesma não assuma caráter destrutivo, objetivo deste artigo é fazer uma revisão literária acerca dos temas ética e meio ambiente.

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E GERAÇÃO DE RENDA
Este artigo mostra, através de pesquisas de opinião e revisão bibliográfica, que a Educação Ambiental no âmbito do licenciamento ambiental em Minas Gerais pode estar ligada ao desenvolvimento comunitário e à geração de renda, proporcionando benefícios aos públicos envolvidos que vão além das práticas comuns.

13/03/2019PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE ARANHAS EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO - RJ
As aranhas de maior interesse médico no Brasil pertencem aos gêneros Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus. Este trabalho teve por objetivo a percepção ambiental e análise do conhecimento sobre aranhas em grupos da terceira idade na zona oeste do Rio de Janeiro – RJ.

13/03/2019A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE NEPOMUCENO – MINAS GERAIS
Este estudo buscou oferecer respostas ao seguinte questionamento: como promover a sensibilização de comunidades escolares quanto à importância da preservação do meio ambiente?. As ações contextualizadas neste trabalho se referem à Semana do Meio Ambiente que foi realizada no município de Nepomuceno,Minas Gerais

13/03/2019PROJETO HORTA NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A HORTA IMPLANTADA NA UMEF MARINA BARCELLOS SILVEIRA, VILA VELHA/ES
A aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à sua alimentação. Assim, a instalação de uma horta na escola permite não só o trabalho da educação alimentar, como também admite a educação ambiental e valores culturais.

13/03/2019RESÍDUOS SÓLIDOS: COLETA SELETIVA E LOGÍSTICA REVERSA EM FORTALEZA, CEARÁ
O crescimento populacional, o avanço tecnológico e o aumento do consumo, geraram e ainda geram uma grande quantidade e diversidade de resíduos, que demandam tratamento e disposição adequada para se evitar problemas socioambientais.

13/03/2019A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO NA PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Este trabalho teve como objetivo discutir relação entre riscos ambientais e educação ambiental através da geração de instrumentos de prevenção em sala de aula em Belém (Pará).

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTO DE UMA HORTA ESCOLAR EM ESCOLA PÚBLICA
Este artigo apresenta as experiências de um projeto desenvolvido na Escola Municipal Elpídio Reis, localizada em Campo Grande (MS), cujo objetivo principal foi analisar como vivências pedagógicas em contextos de uma horta escolar pode contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica.

13/03/2019REFORMA DO ESTÁDIO DO MARACANÃ E O COMPROMISSO COM A AGENDA AMBIENTAL
No texto foi analisado a reforma do Estádio do Maracanã de 2010 e verificamos em que aspectos a mesma se coaduna com os princípios da ecologia social contemporânea. Com suporte na abordagem do discurso do sujeito coletivo, organizamos os dados a partir de entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela obra

13/03/2019O ESTUDO DO SOLO ATRAVÉS DAS MINHOCAS
O solo é o habitat natural de muitos organismos, mas existe uma carência no estudo dos solos para a educação básica. As minhocas são muito importantes para a formação do solo por isso o objetivo deste trabalho foi divulgar a importância das minhocas através da construção de um mini minhocário.

13/03/2019SABERES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
O estudo objetivou analisar as motivações que aproximam os docentes dos cursos de formação em educação ambiental em seu processo de profissionalização. É um estudo quali-quantitativo, com utilização da metodologia Análise de Conteúdo. A principal motivação é a utilização dos saberes ambientais na docência.

13/03/2019GUIA DE ATIVIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma guia de atividades e os processos que irão subsidiar a implementação da Robótica Educacional (RE) como recursos didático, na promoção da Educação Ambiental (EA), no Ensino Médio (EM).

13/03/2019OS IMPACTOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS DE MINÉRIO DE MARIANA-MG NA ATIVIDADE PESQUEIRA NO NORTE E NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO APRESENTADOS POR REPORTAGENS DA TV GAZETA
Este artigo traz impactos ambientais, sociais e humanos decorrentes do rompimento da barragem de Mariana/MG, publicados através da TV Gazeta/ES, especialmente para a atividade pesqueira local. Serve de fonte para educação ambiental de todos que direta e indiretamente estão ligados à atividade mineradora.

13/03/2019SITUAÇÃO DA MATA CILIAR DOS CURSOS D’ÁGUA DO IFMA CAMPUS CODÓ
Buscou-se diagnosticar a situação ambiental das Áreas de Preservação Permanente -APP's nas margens dos cursos d’água do IFMA/Campus Codó. Verificou-se que as APP’s do riacho atendem a legislação. No rio, algumas áreas possuem APP inferior, porém, medidas para sua recomposição estão sendo adotadas pelo Campus.

13/03/2019PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL DE UMA POPULAÇÃO EXPOSTA A ATIVIDADE DE MINERAÇÃO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO
O objetivo foi avaliar a percepção de risco de uma população inserida na área de uma mina no Semiárido Nordestino. Mesmo a maioria da população não apresentando conhecimento sobre poluentes ambientais e da mineração, existe uma percepção do risco com a segurança ambiental.

13/03/2019PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DA TEMÁTICA NAS ESCOLAS
O estudo objetivou investigar a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas em Educação Ambiental na Educação Básica do município de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso.

13/03/2019ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA PRESERVAÇÃO DA VIDA AQUÁTICA (IVA) NA TERRA INDÍGENA RIO FORMOSO, EM TANGARÁ DA SERRA/MT
O objetivo desse estudo foi avaliar a água do riacho Bonito na Terra Indígena Rio Formoso dos Haliti/Paresí em Tangará da Serra, Mato Grosso – Brasil inserida num importante polo agrícola. A avaliação feita pelo Índice de Qualidade da Água para Preservação da Vida Aquática (IVA) e foi classificado como ruim.

13/03/2019CARACTERIZAÇÃO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS E NATURAIS SOBRE ECOSSISTEMA DE MANGUEZAL: PRAIA DO CAÚRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR– MA
O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos e importantes do planeta sendo considerado o mais rico ecossistema marinho. Neste contexto o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar a ocorrência de impactos ambientais no manguezal da Praia do Caúra no município de São José de Ribamar- MA.

13/03/2019USO DA ENERGIA SOLAR NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
O semiárido brasileiro tem muitas áreas com baixa produtividade agrícola, grande incidência de sol e baixa nebulosidade. Após a análise de dados climáticos históricos e de medições conclui-se que a região está entre as melhores do mundo para geração de energia solar, com baixos impactos ambientais.

13/03/2019AVIFAUNA DO PARQUE DA RUA DO PORTO, PIRACICABA-SP, COMO FERRAMENTA PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este estudo realizou um levantamento preliminar das espécies de aves do Parque da Rua do Porto, em conjunto com a elaboração de propostas de atividades de Educação Ambiental, envolvendo a avifauna local.

13/03/2019A PERCEPÇÃO DOS MORADORES SOBRE O DESCARTE INCORRETO DE PILHAS NA REGIÃO DE MARINGÁ-PR
Este estudo visa avaliar o conhecimento da comunidade acerca dos problemas que o descarte incorreto de pilhas pode acarretar ao homem e ao meio ambiente. Os resultados mostraram que o nível de conhecimento em relação a isso não foi capaz de minimizar as possíveis dúvidas, assim como promover ações sustentáveis.

13/03/2019AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA RESIDENCIAL PARA COLETA DE ÁGUA DE CHUVA
A coleta e reuso da água de chuva vem auxiliando a natureza para suprir as necessidades humanas. Este trabalho averiguou um sistema de coleta, filtração e armazenamento de água de chuva em uma residência na cidade de Umuarama-Pr. Foram considerados os dados conforme normativa NBR 15527/2007.

13/03/2019O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PARAENSES: PROJETO EACINE
O Projeto EACINE, convênio da PROEX/UFPA com o Ministério do Meio Ambiente, em sua quarta edição, desenvolveu ações de Educação Ambiental com mais de duzentos alunos de escolas de ensino básico paraenses.

13/03/2019PROPOSTA DE USO DA COLUNA DE WINOGRADSKY: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ESTUDO DA MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
A abordagem prática da microbiologia deve ofertar aos alunos uma visão ampla acerca dos microrganismos. Este estudo objetiva elaborar um protocolo para o estudo da microbiologia ambiental, como base na coluna de Winogradsky. E busca destacar, os papéis positivos do metabolismo microbiano para o meio ambiente.

13/03/2019O MAIOR ATO DE CRENÇA ESTAVA NA PRECE – ENTRELAÇANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E UMBANDA ATRAVÉS DE NARRATIVAS
O objetivo do trabalho é analisar as percepções ambientais advindas da vivência com a Umbanda, através de narrativas. Os resultados da investigação trazem a natureza como sagrada na medida em que a mesma assume uma representação de divindades africanas e funcionam como uma educação de caráter informal.

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO
Com o objetivo de analisar as contribuições das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, realizou-se pesquisa documental e levantamento das dissertações com foco na temática ambiental dos mestrandos ingressos entre 2008 e 2017.

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta pesquisa, tem como escopo expor o real sentido da Educação Ambiental e como ela pode ser trabalhada nas escolas, além de explanar o papel do professor neste processo de conscientização.

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS ORGANIZACIONAIS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NA PARAÍBA
Objetivo investigar a inserção da temática ambiental nos componentes curriculares dos cursos organizacionais (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) de IES Públicasdo estado da Paraíba. Foram observadas quatro IES: duas federais (UFPB e UFCG), uma estadual (UEPB) e um instituto federal (IFPB).

13/03/2019TRILHAS URBANAS E O SEU PAPEL NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E RESSIGNIFICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos em um projeto de Educação Ambiental desenvolvido em uma escola da cidade de Santos. Para tanto foi realizada uma trilha em espaço urbano, cujo objetivo era investigar o seu papel na modificação da Representação Social a respeito de meio ambiente.

13/03/2019PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS
A pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição que a prática de EA pode proporcionar no desenvolvimento pessoal e na inclusão social da pessoa com deficiência intelectual através de oficinas.

13/03/2019TRILHA ECOLÓGICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PARÁ
Este trabalho objetivou realizar ações que contribuam na formação acadêmica dos alunos do curso de licenciatura em química da UEPA e verificou-se que estas atividades contribuíram de forma expressiva na construção de habilidades, atitudes e competências dos referidos alunos.

13/03/2019A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS NAS EMPRESAS
O objetivo deste estudo foi a elaboração de uma cartilha, evidenciando a importância de se adotar a Contabilidade de Recursos Hídricos, como ferramenta de sustentabilidade, responsável pelo controle dos recursos naturais de uma empresa.

13/03/2019EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UFPA QUANTO A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
O lixo tem apresentado seu lado trágico, pois é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. A EA propõe o exercício da cidadania, prevalecendo a melhoria da qualidade de vida para todos.

13/03/2019A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA COM SITUAÇÃO DE RISCO: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL, EM JOÃO PESSOA – PB
A pesquisa estudou impactos socioambientais numa comunidade ribeirinha urbana. Realizada na cidade de João Pessoa–PB. Adotou-se estudo de caso e pesquisa–ação. Ocorreram oficinas pedagógicas sobre temas ambientais. O interesse dos participantes foi fundamental para sensibilização da comunidade.

13/03/2019CRIMES DE BIOPIRATARIA NA FRONTEIRA DO BRASIL E ARGENTINA E O USO DESTA TEMÁTICA COMO PROMOÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente trabalho visa contribuir para o conhecimento das ocorrências de crimes de biopirataria na Fronteira do Brasil com a Argentina e avaliar o uso de estratégias para trabalhar a Educação Ambiental no ensino de ciências. Espera-se que os resultados contribuam para diminuir esta problemática.

13/03/2019A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
A escassez da água tem estabelecido novas formas de pensar e desenvolver hábitos de uso racional. Uma das formas é atuar em ambientes voltados a educação coletiva. Neste estudo, analisou-se, a gestão da água de duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Vilhena, RO.

13/03/2019CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA GOVERNAMENTAL IMPLEMENTADA NO ESTADO DO PIAUÍ- 2005-2016
O saneamento básico relaciona-se à saúde, os recursos hídricos, a organização social e a política. Propõe-se uma análise de política da implantação do Coresa Sul do PI, desde a elaboração, atores e motivações. Constatou-se poucos avanços e sujeição da iniciativa a vieses políticos e limitações administrativas

13/03/2019PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DUAS GRÁFICAS ATUANTES NA CIDADE DE PICOS-PI.
O estudo objetivou analisar as práticas sustentáveis usadas em duas gráficas da cidade de Picos-PI como fator de maximização de lucros e competitividade entre estas empresas e mais especificamente identificar as ações sustentáveis e avaliá-las como fator de competitividade.

13/03/2019ENERGIA EÓLICA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O ESTADO DO PIAUÍ
O presente artigo discute em que dimensão a energia eólica pode alavancar o potencial econômico do estado do Piauí, e busca avaliar também como este tipo de energia pode ser economicamente sustentável, bem como apresenta uma breve evolução das pesquisas e utilização do parque eólico

13/03/2019A INTERFERÊNCIA DA AÇÃO ANTRÓPICA NA MODIFICAÇÃO DO CENÁRIO URBANO NO MUNICÍPIO DE BOCAINA-PI
O presente artigo buscou compreender o processo de surgimento do município de Bocaina-PI; identificar o papel do homem na modificação em seu cenário urbano; e analisar a percepção dos habitantes em relação a interferência humana na cidade e o impacto dessas ações diante da opinião destes residentes da região.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Uma crônica, um artigo e algumas histórias!     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias