ISSN 1678-0701
Número 61, Ano XVI.
Setembro-Novembro/2017.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     I Prêmio Educação Ambiental em Ação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Logística Reversa     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

11/09/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVENDO A LOGÍSTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE
Este artigo tem por objetivo destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo com a sociedade acerca dos benefícios que a Logística Reversa, nos aspectos: econômicos, sociais, ambientais e estéticos.

11/09/2017UM BREVE OLHAR SOBRE A ATIVIDADE GARIMPEIRA NO MUNICÍPIO DE OURILÂNDIA DO NORTE-PARÁ-BRASIL
O presente artigo tem como objetivo pesquisar os impactos ambientais oriundos da extração mineral de ouro nos garimpos no município de Ourilândia do Norte, avaliando as consequências causadas ao meio e em seu entorno,

11/09/2017O USO DE SIG PARA A GESTÃO DO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA - MG
A vigilância ambiental em saúde age sobre os focos de dengue através do monitoramento Levantamento Rápido do Índice de Infestação por A. aegypti, juntamente com as notificações registradas pela vigilância epidemiológica, que podem dar origem a um SIG. Palavras-chave: dengue, monitoramento, notificações.

11/09/2017PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Frente aos vários problemas ambientais que a natureza vem sofrendo, decorrentes de vários fatores e da ação do homem, torna-se necessário orientações sobre o tema em estudo. Esse trabalho teve como objetivo a realização de um estudo e uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente (PCN).

11/09/2017PROLIFERAÇÃO FUNGICA E DEGRADAÇÃO DE LARANJAS - INTENSIDADE DA DEGRADAÇÃO DE LARANJAS POR FUNGOS EM DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTE
O trabalho aqui em questão retrata uma experiência realizada por uma turma do terceiro ano do ensino médio de 2016 da instituição de ensino ETEC Júlio de Mesquita, nele se estuda a relação que há na decomposição de alimento, no caso laranjas, com o ambiente em que o material está e a ação de fungos sobre ele.

11/09/2017UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DO EXTRATO À BASE DA AZADIRACHTA INDICA COMO REPELENTE NATURAL NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O nim, Azadirachta Indica, é uma árvore que pertence a família do cinamomo, que também é conhecida como santa-bárbara, cedro, cedrilho, mogno, etc. É originário da Índia e de Myanmar, onde é usada há séculos, principalmente na Índia, como planta medicinal.

11/09/2017USO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO MOTIVADOR PARA ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O RIO POMBA E A CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA-RJ
O presente trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de um jogo com o objetivo de contribuir na percepção sobre a importância do Rio Pomba no cotidiano dos habitantes da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ.

11/09/2017PERCEPCOES DE CRIANÇAS SOBRE ARANHAS EM DIFERENTES ESCOLAS DE URUGUAIANA, COM VISTAS A EDUCACAO AMBIENTAL
Aranhas são animais evitados por muitos. A fragmentação ambiental tem acarretado a aproximação destes animais. O artigo avaliou as percepções de crianças e a sensibilização para a Educação Ambiental. O método de acordo com Jotta evidenciou aumento do conhecimento quando conceitos são laborados motivacionalmente

11/09/2017AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE DA PRAIA PORTO REAL EM PORTO NACIONAL – TOCANTINS
O presente estudo avaliou as condições de balneabilidade da água da Praia Porto Real em Porto Nacional – Tocantins através da técnica colilert. Após análise de bactérias coliformes totais e Escherichia coli, a água foi classificada “própria” para balneabilidade conforme a Resolução nº 274/00 CONAMA.

11/09/2017ESTRATÉGIAS PARA IDENTIFICAR CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DA BIODIVERSIDADE DO PANTANAL
Os moradores da região do Pantanal não são capazes de reconhecer a riqueza deste bioma. Este trabalho tem como proposta apresentar uma estratégia de ensino, com o uso de imagens, para investigar as concepções que estudantes do curso de Ciências Biológicas levam para sala de aula sobre o Bioma.

11/09/2017PERCEPÇÕES SOBRE OS INSETOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
Esta pesquisa levantou informações sobre as percepções sobre insetos que os alunos do ensino médio do CETI Prof. Darcy Araújo possuem através de questionários e uma gincana aplicada. A análise dos dados mostrou que em sua maioria, os discentes possuem ainda certa repugnância em relação aos insetos.

11/09/2017SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA ESTRATEGIA NA EDUCAÇÃO NO REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE MATA DO BURAQUINHO: O RIO JAGUARIBE EM DEBATE
A mata do Buraquinho constitui uma estrutura vegetal florestal outrora submetida a um histórico de intensa degradação, sendo assim, objetiva-se de demonstrar o papel sociocultural das áreas de preservação, assumindo um papel na sensibilização de visitantes e moradores das comunidades circunvizinhas.

11/09/2017PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
O nosso objetivo foi analisar a percepção ambiental dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. Foi possível perceber que os estudantes, possuem um conhecimento prévio sobre os principais problemas ambientais, porém, as questões sociais decorrentes destes problemas não são percebidas pela maioria.

11/09/2017O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO EM MATERIAL PARADIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO A PROBLEMÁTICA DA DESERTIFICAÇÃO
O uso e aplicação do sensoriamento remoto no processo de ensino-aprendizagem aplicado ao ensino da geografia constitui uma nova alternativa de conhecimento proporcionando e permitindo aos alunos informações de cunho geográfico, possibilitando o conhecimento contextualizado dos ambientes reais.

11/09/2017ANÁLISES BACTERIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DO RIO DA PACA, CARAGUATATUBA, SÃO PAULO.
Objetivou-se analisar a qualidade da água ecomprovar a contaminação por esgotos domésticos não tratados. Foram coletadas amostras da água para realizar as análises físico-químicas e bacteriológicas. Através dos resultados obtidos foi constatada a contaminação e confirmada a presença de coliformes fecais.

11/09/2017HORTA VERTICAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Objetivou-se utilizar a horta vertical para conscientizar os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Catolé de Baixo, sobre a importância da reciclagem. A utilização de espaços ociosos, ações ambientais, reutilização de recursos foram debatidos, agregando consciência ambiental ao pessoal envolvido.

11/09/2017A EDUCAÇÃO E SUAS DIFERENTES VERTENTES
O artigo analisa a educação como instrumento de desenvolvimento, buscando entende-la como agente transformador de realidades. Devido à amplitude da literatura e complexidade do tema, prioriza-se neste trabalho, análises do tema baseado nas perspectivas tradicional, ambiental, empreendedora e à distância.

11/09/2017ETNOBOTÂNICA E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL RESGATANDO A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NA SAÚDE PÚBLICA
A utilização de métodos fitoterápicos, é de fundamental importância não só no parâmetro social, mas tendo em vista o preencher as necessidades práticas e resgate cultural quase perdido. Sendo assim, esse trabalho objetivou avaliar a utilização das plantas medicinais no Gurugi,Paraíba, Brasil.

11/09/2017UTILIZAÇÃO DE FORMIGUEIROS ARTIFICIAIS COMO MÉTODO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CAXIAS, MA
Este estudo visou avaliar a utilização de formigueiros artificiais, como método investigativo no ensino de ciências em escolas de nível fundamental em Caxias, MA.

11/09/2017AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO MUILTICAMPI NO RIO GRANDE DO SUL
O diagnóstico da percepção ambiental é fundamental para o planejamento do processo de sensibilização ambiental. No presente estudo buscou-se conhecer as práticas ambientais cotidianas da comunidade vinculada ao IFRS que interferem de forma direta ou indireta no meio ambiente.

11/09/2017IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DE MANEJO AMBIENTAL NUMA PROPRIEDADE RURAL DE BASE FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MARI, PARAÍBA
Avaliou-se a implantação de práticas de gestão ambiental numa propriedade rural de base familiar. Os agricultores já iniciaram algumas práticas de gestão ambiental, todavia sem qualquer gestão administrativa, porém as ampliações dessas atividades esbarram na falta de assistência técnica e apoio do poder público

11/09/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE ÓLEOS RESIDUAIS EM ESCOLAS NA CIDADE DE ITÍUBA-BA
Descrição de projeto de extensão desenvolvido junto a alunos de uma escola municipal de Itiúba-Ba, cujo objetivo foi mobilizar a comunidade escolar para a responsabilidade socioambiental, através da coleta de óleo residual de frituras. Percebemos que educar ambientalmente vai além da sensibilização de pessoas.

11/09/2017PENSAR EM COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
O termo competência tem sido amplamente debatido e aplicado em vários projetos sobre o desenvolvimento sustentável em organizações, instituições, diante da questão do desenvolvimento para a sustentabilidade, em que determinados estudos têm sido desenvolvidos para discutir a sustentabilidade em suas dimensões.

11/09/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTE DE UMA CRISE CIVILIZATÓRIA
Buscou-se reforçar a importância da educação ambiental como instrumento indispensável para o enfrentamento dos diversos problemas oriundos da crise civilizatória. Destacaram-se as contribuições de Capra e Morin e os caminhos provedores de mudanças extremamente necessárias no modus operandi da sociedade moderna.

11/09/2017CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
Este estudo buscou abordar técnicas de sensibilização ambiental, por meio de uma revisão narrativa da literatura, com o objetivo de apontar as variáveis psicológicas relevantes e sistematizar propostas para serem utilizadas no ensino superior.

11/09/2017A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS
A iminente desconstrução e perda dos conhecimentos tradicionais nos remete a busca por soluções técnicas educacionais que se figurem na construção de conhecimentos, nosso objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a Educação Ambiental e demonstrar sua importância para a proteção dos conhecimentos tradicionais

11/09/2017EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
O objetivo deste trabalho foi implantar um projeto de educação cientifica para crianças de uma esccola pública com início na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2016 com os tópicos micro-organismos e horta orgânica.A intensa participação das crianças mostraram que o programa foi efetivo.

11/09/2017REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Esse estudo tem como objetivo refletir sobre o caráter histórico e legal da formação técnica em enfermagem e, em especial sobre a realização do estágio obrigatório supervisionado. Assim foi realizado um estudo bibliográfico a partir das bases legais da educação e dos autores que investigam sobre o tema.

11/09/2017IDENTIFICAÇÃO DE AVIFAUNA URBANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ATIVIDADES DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
A observação de aves instiga o jovem a perceber o seu ambiente circundante e compreender a relação entre fauna e flora local. Assim, esse trabalho abordou a identificação de aves em bairro residencial do município de Foz do Iguaçu, utilizando-as na aplicação de conteúdos relacionados a Ciências e Biologia.

11/09/2017UM ENCONTRO COM FILOSOFIAS ORIENTAIS: OUTRAS EPISTEMOLOGIAS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O artigo problematiza os limites da racionalidade Ocidental. A Educação Ambiental, sensibilizada pela sabedoria e ciência Oriental perceberá que a divisão Oriente/Ocidente ostentada pelas tradições é um mito que deve ser desconstruído rupo ao Utópico Viável.

11/09/2017A DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL – UMA NOVA VISÃO
Este trabalho toma por objetivo compartilhar uma vivência de reconstrução da metodologia didática de ensino utilizada na disciplina de Química, ofertada no 1º semestre da graduação em Engenharia Ambiental, devido aos bons resultados obtidos.

11/09/2017A OBSERVAÇÃO DE AVES URBANAS COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Temáticas ambientais que envolvam animais são consideradas processos educativos e a observação de aves é uma estratégia para a abordagem de temas relacionados ao meio ambiente. O artigo apresenta a observação de aves como uma ferramenta didática para o ensino de ciências com alunos do 7º ano do fundamental II.

11/09/2017A GRAFITAGEM DE EDUARDO KOBRA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO SOBRE O MURAL “ETNIAS”
O objetivo deste texto é apresentar o mural produzido pelo artista Eduardo Kobra e suas conexões sobre a união dos povos, bem como a diversidade existente no globo. A obra enaltece a importância de deixar de lado as desavenças religiosas e políticas, bem como a importância da união entre os povos.

11/09/2017TRABALHO DE CAMPO COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TÉCNICO A DISTÂNCIA
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica, adotando a atividade de campo para empreender a educação ambiental, num curso técnico, de modalidade à distância.

11/09/2017PESQUISAS SOBRE AGROTÓXICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Esta pesquisa objetivou realizar uma revisão de literatura sobre os agrotóxicos e a importância desse tema ser abordado na perspectiva da Educação Ambiental. Muitas pesquisas reportaram a importância da Educação Ambiental, no campo e na escola, para o conhecimento crítico/reflexivo sobre os agrotóxicos

11/09/2017MICRORGANISMOS DO DOMÍNIO EUKARYA E ENSINO PARA A SUSTENTABILIDADE
A limitação no estudo dos microrganismos eucariotos pode contribuir para um entendimento equivocado da diversidade microbiana e suas funções nos ecossistemas. Este aspecto reforça a necessidade de atualização e contextualização na busca por atividades voltadas para educação e sustentabilidade ambiental.

11/09/2017A REVITALIZAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este artigo apresenta a importância da educação ambiental através de atividades desenvolvidas na horta escolar da Unidade Integrada Municipal Déborah Pereira no Município de Caxias, Maranhão no ambiente de turmas de Ensino Fundamental.

11/09/2017RESGATE CULTURAL COMO ESTRATEGIA DE CONTROLE VETORIAL DO AEDES AEGYPTI UTILIZANDO INSUMOS VEGETAIS
A necessidade de substituição dos inseticidas vem estimulando a utilização de insumos vegetais como uma estratégia no controle integrado de vetores.Os resultados mostraram a importância do resgate cultural, considerando a redescoberta da utilização das plantas como uma estratégia no controle vetores.

11/09/2017A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES E AÇÕES
Ao estudar interdisciplinaridade na escola, 49 professores e gestores da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Epifânio e da Escola Municipal José de Andrade Guedes, em São Joaquim do Monte-PE, foram entrevistados. Conclui-se que as dificuldades nas escolas são parecidas as do Brasil e de outros países.

11/09/2017CAPOTERAPIA COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE GRUPOS DA TERCEIRA IDADE
O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos capoterapeutas em Teresina-PI acerca dos benefícios dessa atividade para a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa de caráter quantitativa realizada através de entrevistas estruturadas. Pode-se constatar uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

11/09/2017MODELO ENERGÉTICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM CABO VERDE
Analisar o modelo de produção e consumo energético em Cabo Verde, África ocidental, bem como suas limitações para o crescimento e desenvolvimento do país, apontando as inestimáveis reservas naturais renováveis, pouco exploradas na região, como alternativa para o desenvolvimento sustentável da região.

11/09/2017CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E HORTALIÇAS NÃO-CONVENCIONAIS EM UMA ESCOLA RURAL DE UBÁ-MG: SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Plantas medicinais e hortaliças não-convencionais podem subsidiar estudos em Educação Ambiental. O uso dessas espécies são interessantes pois auxiliam no resgate da cultura e saberes locais.Esta pesquisa objetiva promover a Educação Ambiental em uma escola municipal de Ubá-MG por meio desses grupos vegetais.

11/09/2017REVITALIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO
O presente artigo trata da divulgação de ações realizadas no Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão de Campo Formoso – BA, visando à promoção de práticas agroecológicas e de convivência com o semiárido.

11/09/2017CONSTRUÇÃO DE HORTAS COM GARRAFA PET RECICLÁVEL COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CHAVES-PA
A Educação Ambiental (EA) constitui-se como uma ferramenta importante no âmbito da melhoria de condições ambientais no mundo. É através da EA que se pode transformar e melhorar os pensamentos, ações e práticas degradantes ao meio ambiente.

11/09/2017ABORDAGEM DA QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
As diretrizes que regem a educação básica brasileira apontam o “meio ambiente” como um tema transversal na educação formal, presente em todas as disciplinas obrigatórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a questão ambiental é abordada pelos professores nas disciplinas dos cursos básicos.

11/09/2017MANEJO DO BANCO DE SEMENTES NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA EXPLORAÇÃO DE OPALA EM PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL
Neste trabalho abordou-se o manejo do banco de sementes na recuperação de áreas degradas pela exploração de opala em Pedro II/PI, com o objetivo de definir estratégias de restauração de áreas alteradas pela ação antrópica.

11/09/2017IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS NO BRASIL E OS CAMINHOS PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
O presente texto traz uma análise sobre os impactos ambientais urbanos e os caminhos para cidades sustentáveis, abordando sobre o ambiente urbano e os principais impactos ambientais no Brasil, além de relatar algumas alternativas para tornar nossas cidades mais sustentáveis.

11/09/2017COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA NO NAZARETH ECO RESORT, MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS – PI
Foi realizado um inventário florístico da vegetação ocorrente no Nazareth Eco Resort, município de José de Freitas, Piauí, comparando o estudo com áreas de cerrado ocorrentes no Piauí, considerados cerrados marginais distais. O objetivo foi ampliar o conhecimento da flora de José de Freitas, Piauí.

11/09/2017RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA FAUNA DO PANTANAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO
O presente projeto foi desenvolvido em duas escolas de Aquidauana (MS), com o intuito de que os alunos conheçam, reconheçam e valorizem a fauna regional. Foram realizadas atividades práticas (trilhas interpretativas e confecção de acervo de pegadas) como ferramentas para atingir esses objetivos.

11/09/2017ANÁLISE DA DESTINAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE PADARIAS SOBRE O DESCARTE CORRETO DE ÓLEOS E GORDURAS
Óleos e gorduras quando descartados incorretamente podem causar vários impactos ambientais. O objetivo do trabalho foi analisar a destinação e conscientizar os proprietários de padarias do município de São Gabriel (RS) quanto aos problemas do descarte inadequado de óleo.

11/09/2017PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS TECNOLOGIAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL: POTENCIAL DO SENSORIAMENTO REMOTO PARA AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ZONAS ESTUARINAS
Este trabalho objetiva analisar a ação humana sobre o ambiente em zonas estuarinas, a partir da utilização do sensoriamento remoto no monitoramento ambiental numa área de ecossistema manguezal em Recife-PE. O trabalho pode auxiliar nos estudos ambientais favorecendo práticas pedagógicas interdisciplinares.

11/09/2017ÁRVORES LITERÁRIAS SOBRE ARIANO SUASSUNA
Esta é uma experiência que promoveu a integração entre arte, literatura e educação ambiental por intermédio de projetos pedagógicos em Arte Educação. Pautada na preservação e experimentação prática pós-teoria, estudantes realizaram intervenções pedagógicas transformando árvores em suportes educacionais.

11/09/2017PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DE HUMAITÁ - AM: RELAÇÕES ENTRE AS CONDIÇÕES DO SANEAMENTO BÁSICO E O RISCO AMBIENTAL EM HUMAITÁ – AM
Estudar a percepção ambiental é importante para a tomada de decisões do saneamento básico. O estudo avalia a percepção de moradores de Humaitá sobre o saneamento. A coleta se realizou pela aplicação de questionário. A população mostrou-se com uma grande percepção sobre os componentes do saneamento básico.

11/09/2017VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE PERCEPÇÕES AMBIENTAIS A PARTIR DE DESENHOS INFANTIS
Este trabalho apresenta uma análise de como as crianças percebem e interpretam o ambiente, utilizando como ferramenta de coleta de dados o desenho infantil. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa-exploratória, aplica-se categorização para a análise das percepções ambientais.

11/09/2017PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO ESTADO DA PARAÍBA
Este estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial e consistência interna da Escala de Preocupações Ambientais (EPA) e também identificar diferenças de preocupações ambientais nas áreas de formação profissional e a relação entre a EPA e as variáveis demográficas.

11/09/2017AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO BOTO-CINZA, (CETACEA, DELPHINIDAE) DA BAÍA DE SEPETIBA, MANGARATIBA - RJ
Os cetáceos são mamíferos aquáticos, que ocupam extensa amplitude geográfica. Muitos encontram-se em estado vulneráveis ou ameaçadas de extinção. Toda essa problemática ambiental envolvendo a ação humana em ambientes costeiros trás o desafio de manutenção de grandes áreas de interesse ambiental e social.

11/09/2017A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RELAÇÃO CONSUMIDOR-PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR
Neste trabalho verificou-se que tanto os agricultores quanto os consumidores não reconhecem a importância social da agricultura orgânica/agroecológica, visando apenas o benefício próprio em suas escolhas, cabendo aqui uma lacuna que pode ser preenchida pela Educação Ambiental.

11/09/2017EDUCAÇÃO INCLUSIVA JOGOS PEDAGÓGICOS RECICLÁVEIS COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o papel dos jogos recicláveis como recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem na educação inclusiva. Diante dos resultados, percebe-se que com os jogos recicláveis ajuda a criança na evolução, atenção, coordenação motora no seu desenvolvimento escolar.

11/09/2017PLANTAS MEDICINAIS COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO VIGENTE
Este artigo tem por objetivo propor que as plantas medicinais sejam integradas à educação ambiental nas escolas através de uma abordagem interdisciplinar, buscando promover a conscientização ambiental ao evidenciar a utilização das plantas como agentes ativos para a conservação da saúde e do bem estar coletivo.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     I Prêmio Educação Ambiental em Ação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Logística Reversa     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias