ISSN 1678-0701
Número 60, Ano XVI.
Junho/Agosto/2017.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Educação Ambiental e Comunicação     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

27/06/2017TRILHA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA TEMÁTICA DA BIODIVERSIDADE
Nosso cotidiano está diretamente relacionado com os elementos naturais, em especial a biodiversidade. Este elemento possui valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.

24/06/2017CYPERUS LUZULAE (L.) ROTTB. EX RETZ E TRIPOGANDRA GLANDULOSA (SEUB.) ROHW.: PRIMEIROS REGISTROS DE USO MEDICINAL EM ARTIGOS CIENTÍFICOS REALIZADOS NO BRASIL.
Tapacu e tampão são nomes vulgares de novas espécies para fins medicinais. Foi realizado um levantamento de informações para confirmação usando-se a base de dados. Os resultados confirmam a ausência de registros na literatura e esse fato pode instigar futuras pesquisas de natureza química e fitoterápica.

03/06/2017POEMA DA LAGOA: A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM JOSÉ CHAGAS
Este trabalho tem como objetivo analisar o livro Poema da Lagoa, de autoria de José Chagas, pela perspectiva da conscientização ambiental, destacando a ideia de que é possível a utilização de texto literário como elemento de educação ambiental.

03/06/2017DIAGNÓSTICO DE GERENCIAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO DE DOIS MUNICÍPIOS COSTEIROS DA ILHA DE MARAJÓ, PARÁ
O objetivo do estudo foi diagnosticar a situação do óleo residual gerado por bares e restaurantes em quatro praias pertencentes a áreas de preservação ambiental, a Reserva Extrativista (RESEX) em Soure e as praias da Marinha do Brasil, em Salvaterra, visando contribuir para a prevenção de danos ambientais.

03/06/2017A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (LEI N° 9.795/1999) E A LEGALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL
O presente trabalho tem o intuito de analisar a contribuição da Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, para o processo de inserção legal da Educação Ambiental no ensino formal brasileiro.

03/06/2017DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM HOSPITAIS PARTICULARES DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
O estudo objetivou-se analisar o processo de manejo dos resíduos de serviços de saúde em hospitais particulares, identificando ações sustentáveis do ponto de vista ambiental. A pesquisa foi realizada em dois hospitais particulares e os dados foram obtidos através de observações in loco.

03/06/2017SUICÍDIO, AGROTÓXICOS E LEGISLAÇÃO: UMA REVISÃO DE ESTUDOS RECENTES
O artigo visou analisar o conhecimento científico sobre suicídio e agrotóxicos e sustentar novas reflexões. Assim, teve como intuito caracterizar os estudos sobre o tema, identificar os modelos de suicídios existentes e refletir sobre a influência da legislação na ocorrência de suicídios por agrotóxicos.

03/06/2017LUDICIDADE NO ENSINO DE INVERTEBRADOS DO SOLO EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO EM CAXIAS, MA
Este estudo objetivou desenvolver atividades lúdicas utilizando diferentes recursos didáticos sobre assuntos relacionados aos invertebrados terrestres em turma de Ensino Fundamental, na Unidade Escolar Engenheiro Jadihel Carvalho em Caxias-MA.

03/06/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UNAÍ-M.G.
A educação ambiental nas séries iniciais contribui para a consciência de preservação e de cidadania. As crianças aprendem, desde cedo, que é necessário cuidar e preservar o planeta, que pequenas atitude fazem a diferença, e que eles são capazes de proporcionar uma grande mudança na comunidade em que moram.

03/06/2017A ESCOLA: SEARA DE (RE) CONSTRUÇÃO
Esse manuscrito propõe uma reflexão a partir de textos bibliográficos sobre a práxis pedagógica e adequação de conteúdos da educação ambiental como subsídios importantes para delinearmos ações que legitimem a máxima promulgada na legislação vigente.

03/06/2017ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (ISOPOR) EM ARGAMASSAS
O Brasil é um grande gerador de resíduos sólidos e o EPS é um desses resíduos. Um problema da construção civil é a grande retirada de areia das jazidas. Este trabalho propõe um estudo da viabilidade de substituir a areia pelo EPS, verificando quais são as alterações nas propriedades físicas das argamassas.

03/06/2017MAPA DAS AMEAÇAS CLIMÁTICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: CONHECENDO OS PERIGOS, TOMANDO MEDIDAS
Cientistas alertam para o maior risco de estiagem e incêndios florestais devido às mudanças climáticas. Este trabalho objetiva apresentar o Mapa das Ameaças Climáticas do Estado do Rio de Janeiro como um mapa temático capaz de identificar e hierarquizar perigos climatológicos e reduzir o risco de desastres.

03/06/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO: O CASO DA REDE REGIONAL DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA DO PESCADO NO SUL DO RS
Este estudo faz uma abordagem múltipla em um processo desenvolvido com (e por) pescadores artesanais. Utiliza o Ciclo do Gerenciamento Costeiro Integrado para verificar sua aderência à um programa de GCI e verifica se as atividades desenvolvidas neste processo vão ao encontro dos objetivos da Educação Ambiental

03/06/2017AVALIAÇÃO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E DA SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
No campo educacional, os educadores enfrentam grandes desafios para trabalhar a Educação Ambiental de maneira a ultrapassar os muros da escola, desenvolvendo práticas que possibilitem a transformação do cidadão, encarando o desafio de conciliar a educação e o campo ambiental.

03/06/2017IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO E PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE
No presente trabalho houve a criação de uma trilha interpretativa, destinada à comunidade acadêmica e do entorno do campus UFSCar Lagoa do Sino, com objetivo de promover um ambiente para atividades educativas e de lazer com diferentes enfoques e distintos públicos.

03/06/2017A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS – BA
O presente estudo teve como objetivos compreender as experiências das instituições de ensino sobre a Educação Ambiental e como esta é inserida no currículo escolar.

03/06/2017SUGESTÃO DE ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS: RESÍDUOS SÓLIDOS
Neste trabalho, que envolve espaços alternativos de aprendizagem propomos oficinas relacionadas ao tema: resíduos sólidos. A pesquisa foi qualitativa e as oficinas compostas por aula dialogada sobre o tema, acompanhada de cartilha especialmente elaborada, dinâmicas e questionários de avaliação.

03/06/2017PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Em função da grande resistência em relação às análises ambientais e à falta de capacitação dos docentes. Este trabalho apresenta a percepção dos alunos em relação à Educação Ambiental.

03/06/2017HORTO BOTÂNICO DE BARCARENA/PA: ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS NATURAIS
O Horto Botânico da ALBRÁS, localizado no município de Barcarena/Pará é um local de produção de mudas nativas,dispondo de grande diversidade biológica, sendo também utilizado como espaço pedagógico para o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental.

03/06/2017REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA PARA A FABRICAÇÃO DE SABÃO: UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL VOLTADA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atualmente a preocupação com as questões ambientais é bem maior do que há certo tempo atrás, visto que os problemas vêm crescendo diariamente e um desses problemas é o descarte inadequado do óleo de cozinha.

03/06/2017A PRÁTICA DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A EA faz parte do currículo formal e precisa estar inserida nas escolas de forma integrada. Objetivou-se nesse trabalho investigar como os professores do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Campo Grande/MS entende e trabalha a EA no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa.

03/06/2017O "QUIZZ"NO PROCESSO EDUCATIVO AMBIENTAL DE ESCOLARES
A disposição incorreta dos resíduos urbanos constitui grave problema ambiental e a escola tem importante papel em estimular ações positivas à preservação. O objetivo da intervenção foi, através do “Quizz”, falar sobre os problemas que os resíduos urbanos podem acarretar ao ambiente e à saúde. Participaram 170 alunos de uma escola pública do PR.

03/06/2017A COMERCIALIZAÇÃO DE AVES SILVESTRES NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE ITIÚBA-BA
A fauna silvestre brasileira é mega diversa e uma das mais cobiçadas para o comércio ilegal. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar a comercialização de aves silvestres na feira livre da sede municipal de Itiúba, Bahia, um município totalmente inserido no Bioma Caatinga.

03/06/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO TRÁFICO DE RÉPTEIS E À CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES.
Utilizamos a educação ambiental como forma de combate ao tráfico de répteis no Piauí,incentivando a prática conservacionista deste grupo de animais. Trabalhamos com alunos de duas Unidades Escolares através de questionários e palestras.

03/06/2017ADAPTAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A ÁGUA
Enfrentamos hoje diversos problemas com os recursos hídricos, seja pela disponibilidade da água em algumas regiões ou pela sua qualidade. O presente artigo tem como objetivo mostrar a utilização de diversificações didáticas para promover uma educação para a água de modo holístico.

03/06/2017POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE PIRACANJUBA/GO
Se faz urgente entender a importância da implantação da Educação Ambiental nas escolas como política pública e como ferramenta dinâmica para a emancipação das comunidades rurais, bem como discutir os seus aspectos estruturantes vinculados à reconexão com as suas tradições para uma vida digna e sustentável.

03/06/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO - PROPOSTAS INTEGRADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
O presente trabalho relata a pesquisa que gerou uma proposta de atividade de Educação Ambiental através de um modelo experimental com caráter investigativo como ferramenta de ensino.

03/06/2017OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Este artigo visa relatar a aplicação de um projeto ambiental desenvolvido em uma escola estadual, no Município de Varzelândia, Minas Gerais; fazendo uma análise acerca da importância da inserção de projetos voltados para o meio ambiente no contexto escolar.

03/06/2017HORTAS ESCOLARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECONOMIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
As escolas tem se tornado um espaço de educação interdisciplinar que visa a qualidade do ensino. Visando essa interdisciplinaridade, o aprendizado coletivo, e a aproximação do aluno com a sua realidade, o trabalho visa explorar a horta escolar no contexto da educação ambiental, economia e promoção da saúde.

03/06/2017REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A EA tem como um dos objetivos formar cidadãos críticos, que consigam lutar por seus direitos e deveres. A literatura tem seu papel na contribuição da criticidade. Objetivou-se nesse artigo realizar apontamentos sobre as possibilidades de valorização das questões socioambientais por meio da literatura infantil.

03/06/2017CONCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRB
Este trabalho objetiva analisar as concepções de Meio Ambiente de estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo em vista que essas concepções influenciam diretamente na forma como estes professores em formação entendem o Meio Ambiente e atuam nele.

03/06/2017ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E TECNOLÓGICOS DAS COMUNIDADES DO ENTORNO DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE SÃO GONÇALO, SOUSA-PARAÍBA-BRASIL
O estudo avaliou os aspectos socioeconômicos das comunidades do entorno da área de preservação permanente de São Gonçalo. Os resultados obtidos revelam a agropecuária como principal atividade econômica, os resultados ressaltam a necessidade de uma educação de jovens e adultos contextualizada.

03/06/2017O ENSINO DE BOTÂNICA EM UM CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este artigo busca investigar e avaliar as contribuições do trabalho de campo para o Ensino de Botânica, em um Curso Técnico em Florestas, de uma instituição de ensino profisional,localizada no Vale do Rio dos Sinos/RS. O público alvo foi composto por dezesseis (16)alunos do 3° ano do Curso Técnico em Florestas.

03/06/2017A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO DE CASO.
A utilização da educação ambiental como ferramenta para melhoria da qualidade de vida de uma comunidade escolar em Contagem/MG: Um estudo de caso.

03/06/2017GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, BRASIL
O objetivo deste artigo é analisar as ações de gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos no município de Barreira, Estado do Ceará, Brasil. Demonstra-se que além de restrito, o investimento para a gestão de resíduos sólidos urbanos em Barreira não dispõe uma política pública adequada.

03/06/2017EDUCAÇÃO TÉCNICA AMBIENTAL E CONEXÕES DE SABERES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A Educação Ambiental Técnica é um processo de tomada de consciência política, institucional e comunitária da realidade ambiental, do homem e da sociedade, para analisar, em conjunto com a comunidade, as melhores alternativas de proteção à natureza.

03/06/2017PARTICULARIDADES DAS CULTURAS DO FEIJÃO, GIRASSOL E MILHO
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta anual herbácea, pertence à família Fabaceae. O girassol (Helianthus annuus L.) é uma dicotiledônea anual, seu gênero procede do grego helios, que tem como significado Sol. Já o milho (Zea mays L.) é uma cultura que foi domesticada há cerca de quatro mil anos.

03/06/2017BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONOMICOS A PARTIR DO RERREFINO DE OLEOS LUBRIFICANTES USADOS
A logística reversa dos óleos lubrificantes usados é um processo que visa promover o reaproveitamento desse material agregando valor à cadeia produtiva e promovendo diversos benefícios socioambientais. A pesquisa contribui para compreensão da logística reversa dos óleos lubrificantes usados e seus benefícios.

03/06/2017CONHECER PARA PRESERVAR: O USO DE MODELOS TÁTEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS NA ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DO PIAUÍ
Uma das funções do ensino de Biologia é sensibilizar o educando sobre sua responsabilidade ambiental. Estudou-se o ensino de Biologia para alunos deficientes visuais e o uso de modelos táteis em aulas na Associação de Cegos do Piauí. Constatou-se melhoria de 33,8% na aprendizagem após o uso de modelos táteis.

03/06/2017CONCEPÇÕES AMBIENTALISTAS DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
Os conteúdos de Química com relação a temas específicos a problemas ambientais relacionados a Amazônia, possibilitam um novo olhar dos alunos com relação a disciplina pois o contexto social em que estão envolvidos, fortalece o desenvolvimento de cidadãos críticos capazes de tomar decisões.

03/06/2017MEIO AMBIENTE E SAÚDE: A TRANSVERSALIDADE NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VESPASIANO RAMOS, CAXIAS, MARANHÃO
O presente trabalho tem o condão de mostrar a relação existente entre meio ambiente e saúde, através da transversalidade na escola U. E. Vespasiano Ramos, com o intuito de promover ações mitigadoras ao habitat natural e a saúde humana.

03/06/2017BIOMONITORAMENTO DO RIACHO DO LAMÊGO EM CAXIAS (MA) ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE EPT (EPHEMEROPTERA, PLECOPTERA E TRICHOPTERA)
O presente trabalho utilizou o índice EPT, além da avaliação microbiológica de Coliformes fecais,para o biomonitoramento doriacho Lamêgo, em Caxias (MA), foi possível verificar que os pontos de amostragem que sofre influência antrópica.

03/06/2017A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE CORPORATIVO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Desenvolver um sistema consciente e eficaz sobre o gerenciamento dos recursos da natureza é tarefa de todo cidadão. Nessa perspectiva, as empresas que não interagem com esse sistema necessitam inserir metas de controle de recursos, buscando minimizar os impactos ambientais causados no ambiente empresarial.

03/06/2017A FALHA NO CUMPRIMENTO DA LEI Nº 12.30510 E RESOLUÇÃO CONAMA 30702 JÓQUEI, TERESINA – PI
O presente trabalho apresenta, de forma simples, o modo como os resíduos de construção e demolição (RCD) vem sendo tratados no bairro Jóquei da cidade de Teresina – Piauí. A pesquisa mostra que apesar de algumas leis já estarem em vigor, mesmo assim não são cumpridas criteriosamente.

03/06/2017CARACTERIZAÇÃO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL
O presente estudo busca compreender a relação mídia e influencia da construção do conhecimento. Na metodologia é aplicado pesquisa survey composta por 11 questões em estudantes de diferentes escolaridades da cidade de Lages (SC) permitindo avaliar a qualidade da disseminação de informação ambiental na educação.

03/06/2017ASPECTOS EDUCACIONAIS DE PROMOÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CAPA EM SÃO LOURENÇO DO SUL
O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os processos educacionais e também verificar as metodologias de trabalho utilizadas na mediação entre os agricultores familiares e o CAPA. Os resultados demonstram que o trabalho desenvolvido pelo CAPA é participativo e os aspectos educacionais estão presentes.

03/06/2017FONTES RENOVÁVEIS: GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Este trabalho pretende apresentar a bioenergia e como ela pode minimizar os problemas ambientais, sociais e gerar um negócio lucrativo, uma das bases do desenvolvimento sustentável, através do aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar (biomassa) para a geração de energia elétrica.

03/06/2017ESTUDO INVESTIGATIVO A RESPEITO D EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA-ILHA DE MARAJÓ-PA.
O presente trabalho teve por objetivo conhecer as formações, concepções e práxis pedagógicas a respeito da Educação Ambiental (EA) adotadas pelos profissionais da educação no ensino médio de duas escolas do município de Salvaterra-PA

03/06/2017PROJETO EACINE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS PARAENSES
Os documentários “Terra do Meio” e “Homem e os Recifes” foram apresentados aos alunos do Ensino Fundamental II de Belém - PA, como instrumento de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental. As respostas (antes e depois da exibição) foram diferentes ou melhoraram, comprovando a eficácia dos documentários.

03/06/2017AS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE POLICIAIS MILITARES ATUANTES NA BRIGADA AMBIENTAL DO RIO GRANDE DO SUL
É incontestável a necessidade de se desenvolver estratégias que visem estimular a conscientização ambiental. Estudos apontam que através da análise de percepções ambientais, podemos aprimorar projetos e ações direcionadas a área da Educação Ambiental.

03/06/2017PRÁTICAS EDUCATIVAS NA NATUREZA CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO HORTO FLORESTAL OLHO D’ÁGUA DA BICA, CUITÉ-PB
Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas promovidas por um grupo de extensão que realiza atividades de Educação Ambiental interdisciplinar com estudantes da educação básica no espaço do Horto Florestal Olho D’Água da Bica, área de conservação de caatinga, localizado no munícipio de Cuité-PB.

03/06/2017EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRUZ DAS ALMAS, BA
O conhecimento ambiental discente em uma escola pública de Cruz das Almas-BA foi considerado elementar, especialmente quanto ao saneamento básico; biodiversidade e desmatamento; desperdício de água. Foram apresentadas informações importantes ao debate crítico frente ao contexto socioambiental do Recôncavo.

03/06/2017PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO CARLOS, SP
O presente artigo tem como objetivo verificar se as escolas públicas do município de São Carlos têm incorporado as perspectivas da educação para desenvolvimento sustentável (EDS) em suas práticas pedagógicas.

03/06/2017TEMÁTICAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA E O ENSINO DE QUIMICA: UM ESTUDO INVESTIGATIVO NO NÍVEL MÉDIO
A significação dos conteúdos de Química expostos em sala de aula com relação a temas específicos a problemas ambientais relacionados a Amazônia, desenvolveria um novo olhar dos alunos com relação a disciplina de Química no contexto social em que estão envolvidos é de suma importância para a formação do cidadão.

03/06/2017A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS
Esse trabalho tem como objetivo discutir as vantagens da Educação Ambiental (EA) na logística reversa de pneus inservíveis e é resultado de levantamento bibliográfico e documental acerca da temática abordada. A EA tem relevância singular na logística reversa de pneus inservíveis e precisa ir além das escolas.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Educação Ambiental e Comunicação     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias