ISSN 1678-0701
Número 65, Ano XVII.
Setembro-Novembro/2018.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

18/09/2018FILOSOFIA PLATÔNICA: APONTAMENTO SOBRE EDUCAÇÃO
O objetivo deste artigo foi discutir a partir das ideias de Platão sobre a interpretação pedagógica e política do mito da caverna, ressaltando a missão libertadora do professor, como formador de uma consciência político-social, personificada no filosofo Sócrates, protótipo, segundo Platão, de educador.

18/09/2018O AGENTE DE ENDEMIAS COMO EDUCADOR AMBIENTAL
Neste estudo avaliou-se a percepção dos agentes de endemias do município de São Mateus sobre sua condição de educador ambiental. Investigou-se suas concepções sobre meio ambiente e educação ambiental e discutiu-se a relevância desses saberes para o desempenho da função de educador ambiental.

18/09/2018A TRILHA DA RESERVA PATAXÓ DA JAQUEIRA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO
Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial para educação socioambiental da Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira situada no extremo sul da Bahia sob o olhar de estudantes de nível médio.

18/09/2018MUNDO AGRÁRIO BRASILEIRA E A GLOBALIZAÇÃO GENERALIZADA
Este artigo trata das transformações do mundo agrário brasileiro tendo em vista os apontamentos do sociólogo Octavio Ianni. Segundo o autor, a globalização generalizada ocorrida na virada do século XX e XXI obrigou involuntariamente o sujeito do campo a se adaptar à nova conjuntura do capitalismo global.

18/09/2018A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DISCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA IFCE LIMPO E VERDE.
O trabalho teve por objetivo conhecer os motivos e as expectativas de participação dos discentes do Programa IFCE Limpo e Verde. A pesquisa qualitativa, foi bibliográfica, documental e do tipo direta. Os resultados mostraram que as motivações e expectativas dos discentes pesquisados foram as mais diversas.

18/09/2018O AMBIENTE E SUAS PROBLEMÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Este artigo pretendeu verificar a percepção dos profissionais da área da Educação Ambiental sobre os atuais problemas enfrentados no meio ambiente. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e exploratório.

18/09/2018A PROBLEMÁTICA DA GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: ESTUDO DE CASO EM UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO EM BELO HORIZONTE/MG
Este trabalho apresenta de forma objetiva a situação no Brasil e Minas Gerais em relação à problemática da destinação incorreta dos REE’s. Informações a respeito do gerenciamento desses resíduos em uma IES foram levantadas a fim de se perceber a realidade da difícil gestão dos REE’s.

18/09/2018IDENTIDADE, DESENVOLVIMENTO LOCAL E RESSIGNIFICAÇÃO NO BAIXO CENTRO DE BELO HORIZONTE
O objetivo deste trabalho é investigar os processos de inclusão sócio-territorial, tomando como objeto de estudo a remodelação do Baixo Centro de Belo Horizonte. Para tanto se buscou construir uma interlocução entre os conceitos de território, desenvolvimento local e gestão social.

18/09/2018PESCADORES ARTESANAIS E OS SABERES LOCAIS SOBRE AS CAIÇARAS NO MUNICÍPIO DE LUCENA, PARAÍBA, BRASIL
Na busca de entender a relação salutar e harmoniosa entre o ser humano e a natureza, foi realizado um estudo no município de Lucena, estado da Paraíba, Brasil, sobre a caiçara dos pescadores artesanais da localidade, e a utilizam dos recursos botânicos naturais locais.

18/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE ESPAÇOS PARTICIPATIVOS EM COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
O presente trabalho se propõe a analisar os principais aspectos relacionados à participação da sociedade civil no Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na perspectiva dos projetos de educação ambiental, no qual constatou-se a sustentabilidade das ações dos projetos verificados

18/09/2018ESTUDO DO AMBIENTE PRODUTIVO DA CANA DE AÇÚCAR EM MATO GROSSO E O BIOMA CERRADO DE 2000-2016
Esse artigo tem por objetivo estudar o ambiente produtivo da cana de açúcar e bioma cerrado em Mato Grosso, no período de 2000-2016, com intuito de relacionar essas duas variáveis e identificar até que ponto a área plantada de cana de açúcar contribui para o desmatamento do bioma Cerrado.

18/09/2018RECURSOS HÍDRICOS: PROBLEMAS AMBIENTAIS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Esta pesquisa objetivou realizar uma revisão de literatura sobre educação e percepção ambiental e os problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos, com foco particular ao semiárido brasileiro. A literatura confirmam a importância da Educação Ambiental, aprimorando a percepção ambiental dos alunos.

18/09/2018ARBORIZAÇÃO: BENEFÍCIOS DE UM MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO
A presente pesquisa, desenvolvida no IME - Instituto Municipal Engenheiro Francisco Erse, em Porto Velho, Rondônia, visou desenvolver a sensibilização e conscientização ambiental voltada para as plantas no espaço escolar como possibilidades para construções de novas práticas pedagógicas.

16/09/2018PROJETO EDUCACIONAL COM ÊNFASE NA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Trabalhar a Educação Ambiental nas séries iniciais garante a formação de cidadãos críticos, em relação a problemas associados ao meio ambiente e motivados a resolvê-los.

16/09/2018POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO NA GRANDE ARACAJU: A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFORMAL
Este artigo aborda a problemática que envolve a comunicação ambiental das ocorrências de poluição sonora e perturbação do trabalho ou sossego alheio na grande Aracaju, enquanto recurso de conscientização e alerta, de modo que possa servir como instrumento para a educação informal.

16/09/2018O CONTROLE BIOLÓGICO COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA DIMINUIÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS: MANEJO DE FORMIGAS EM PEQUENAS PLANTAÇÕES DE CHEIRO VERDE A PARTIR DA FOLHA DE NIM (AZADIRACHTA INDICA A. JUSS)
O artigo objetivou-se analisar o potencial inseticida da planta Nim (Azadirachta indica A. Juss) relacionando dois métodos de sua utilização em pequenas plantações de cheiro-verde em um experimento situado em São José de Ribamar – MA e comparando-as com uma plantação sem a utilização da planta.

16/09/2018CONSEQUÊNCIAS DO USO PRÉVIO DE AGROTÓXICOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ORGÂNICA VS CULTIVO CONVENCIONAL DE ARROZ IRRIGADO
Este artigo é um trabalho de revisão de literatura e propõe uma reflexão sobre as consequências ambientais decorrentes da utilização de agrotóxicos, em grande escala, para a produção de alimentos e a importância da conscientização social e da educação ambiental sobre essa temática.

16/09/2018O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este artigo tem o objetivo de provocar o debate em torno do problema do ensino de ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental. Em cada item é abordado um assunto mais específico,como a dificuldade enfrentada pelos professores e algumas possíveis indicações de práticas.

16/09/2018ANALISÉS FÍSICO-QUÍMICAS DA NASCENTE E DO POÇO DE ABASTECIMENTO DA VILA DE ÁGUA BOA, SALVATERRA-PA
O consumo de água potável na vila de Água Boa - Marajó/PA é precário, diante disso, este trabalho apresenta as condições físico-químicas da água consumida nesta comunidade e estes resultados foram comparados com os padrões da legislação que estabelece valores aceitáveis de água destinada para o consumo humano.

16/09/2018DESIGN E SISTEMAS PRODUTIVOS: DO CAPITALISMO INDUSTRIAL AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Atualmente, a sociedade passa por uma mudança paradigmática decorrente da complexidade antagônica entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Portanto, este artigo propõe uma reflexão sobre o percurso histórico do design e as novas demandas de atuação desta área em relação a sustentabilidade.

16/09/2018ESTUDO COMPARATIVO DO REUSO DE ÁGUA NA REDE HOTELEIRA DE JOÃO PESSOA – PB: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
Este artigo procura compreender a importância da gestão ambiental e práticas de sustentabilidade na rede hoteleira de João Pessoa, Nordeste do Brasil. Verificou-se que o setor hoteleiro ainda carece de práticas de sustentabilidade que possibilitem o reaproveitamento da água e redução do consumo de energia.

16/09/2018A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE MICROALGAS E SUA VIABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E OPERACIONAL
A produção de energia renovável é abordada com frequência na atualidade. A produção de biodiesel a partir de microalgas é uma alternativa ambiental. Este trabalho analisa aspectos ambientais, econômicos e operacionais e discute a viabilidade de produção de biodiesel a partir de biomassa de microalgas.

16/09/2018PANORAMA DA FUMICULTURA EM FOLHA NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
Este trabalho teve por objetivo caracterizar o panorama atual da produção de fumo em folha no Estado de Santa Catarina, contextualizando a produção no período entre 1976 e 2016.

16/09/2018OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: OBSERVAÇÕES HISTÓRICAS E A EXPANSÃO DA PENÍNSULA DA PONTA D’AREIA EM SÃO LUÍS – MA ENTRE OS ANOS DE 2004 E 2016
Este trabalho objetiva fazer reflexões sobre a evolução da ocupação do solo e transformação de paisagem na Península da Ponta D’areia, em São Luís - MA entre os anos de 2004 e 2016 através de geoprocessamento, analisando a razão pela qual hoje é a área residencial mais nobre de São Luís.

16/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
O estudo das representações sociais permite compreender como a sociedade entende o ser humano. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o efeito da educação ambiental (EA) no contexto interdisciplinar acerca das representações sociais em escolas de ensino fundamental no município de Bom Jardim, PE.

16/09/2018LEIS E RAÍZES HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo: A educação ambiental é um processo que visa mudanças de atitudes dos homens, e faz necessário enfatizar uma organização de ideias a partir da descrição de distintas leis que asseguram o desenvolvimento desta educação.

16/09/2018RECIFE TAMBÉM TEM JOVENS AMBIENTALISTAS! O COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE DO RECIFE (CJMAR): HISTÓRIA, ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS
Observa-se diversos coletivos jovens atuando sob território nacional. Em Pernambuco, verifica-se coletivos em diversos setores. Esse trabalho tem como objetivo apresentar considerações sobre o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife no que tange a disseminação das ideias socioambientais na cidade recifense.

16/09/2018DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS/MA
A pesquisa teve como objetivo analisar o grau de conhecimento da população da Região Metropolitana de São Luís-MA quanto ao uso e descarte de pilhas e baterias. Para a elaboração da pesquisa foi formulado um questionário com perguntas especificas, obtendo 400 questionários respondidos.

16/09/2018RESÍDUOS SÓLIDOS E A QUESTÃO SOCIAL DOS CATADORES
O mau gerenciamento dos resíduos sólidos causa problemas ambientais, sociais econômicos e provoca doenças. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância dos catadores de resíduos sólidos que vivem e trabalham de forma desumana e em baixíssimas condições sociais e econômicas.

16/09/2018SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DO AGRONEGÓCIO
O artigo tem como objetivo verificar o processo de sustentabilidade no agronegócio, nesta perspectiva, o caminho metodológico segue uma análise descritiva, alimentada pela pesquisa qualitativa, tendo como contorno as investigações teóricas que alimentam e interpretam o complexo setor do agronegócio.

16/09/2018ESTUDO DA GESTÃO AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre as ações socioambientais realizadas em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, embasado na temática sustentabilidade, analisando e sugerindo novas propostas para o Sistema Gestão Ambiental (SGA) elaborado pela IES.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO: ENFATIZANDO ÁGUAS SUPERFICIAS EM UMA ESCOLA DO SUDESTE PARAENSE
Ao praticar Educação Ambiental em zona rural, devemos priorizar ações que respeitem e se adequem a realidade do campo. Dessa forma, realizamos uma sequência didática que teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a degradação de águas superficiais e suas consequências locais e globais.

16/09/2018DENGUE: FATORES DE PROLIFERAÇÃO, INCIDÊNCIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
O objetivo deste artigo é apresentar fatores que influenciam no processo da proliferação da dengue, abordando questões sociais e ambientais. Foi possível verificar que os fatores ambientais e socioeconômicos condicionam a ocorrência da doença, somados ao crescimento populacional e urbanização descontrolada.

16/09/2018NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IDEOLOGIA DO AGRONEGÓCIO NA ESCOLA
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os obstáculos para a educação ambiental, representados pelo discurso ideológico do agronegócio por meio de projetos aplicados em escolas públicas. Observou-se que tais projetos ocultam práticas de agricultura que não estejam alinhadas com seus interesses.

16/09/2018REAPROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS DA NOZ MACADÂMIA
Os resíduos da noz de macadâmia se tornaram um problema ambiental. Este estudo propõe a reutilização desses resíduos para a produção de carvão ativado a ser empregado em sistemas de filtração de água, de forma a aliar a teoria e a prática em benefício do bem-estar do homem e do ambiente.

16/09/2018O SEMIÁRIDO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ITAPETIM, PERNAMBUCO
Analisou-se a percepção de estudantes da EJA de Itapetim, Pernambuco, sobre o semiárido no contexto escolar e social. Foram entrevistados 33 estudantes, por meio de afirmativas no modelo da escala de Likert e questões abertas. Predominou, nos estudantes, a percepção antropocêntrica sobre região onde vivem.

16/09/2018HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
O projeto realizou oficinas com crianças, abordando temas como resíduos, compostagem, reciclagem, alimentação saudável. Foi observado uma relação mais próxima criança-ambiente, promovendo um sentimento de pertencimento ao meio ambiente e uma cultura de engajamento pró-ambiental.

16/09/2018CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE TÉCNICAS ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS: TELHADO VERDE
O presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma se estrutura um telhado verde e quais os fatores que podem contribuir para sua maior aplicabilidade nas áreas urbanas, por meio da classificação dos tipos de cobertura verde existentes assim como o uso adequado de cada um deles.

16/09/2018CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS OS OBJETIVOS DE PROFESSORES QUE PROCURAM O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SAPIRANGA/RS (CEMEAM)?
Estudo sobre as concepções ambientais de professores e práticas socioambientais, a partir das possibilidades pedagógicas oferecidas por um Centro de Educação Ambiental

16/09/2018O ENSINO DE BIOLOGIA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA
Foi analisada a percepção dos alunos sobre o ensino na área de Biologia e em Educação Ambiental, sendo aplicado questionário para 89 alunos do ensino médio de Patos (PB). Os alunos percebiam a importância da Biologia e o método abordado, assim como percebem satisfatoriamente o conceito de Educação Ambiental.

16/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABORDANDO A ESCASSEZ HÍDRICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANTENA-MG
O crescimento das cidades e desenvolvimento industrial têm gerado inúmeros problemas ambientais, um tem se destacado “a crise hídrica”. A escola é um espaço social onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, é importante que a mesma auxilie na formação de cidadãos responsáveis.

16/09/2018EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS): ANÁLISE DE PERCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
O presente estudo tem como objetivo investigar as percepções, conhecimentos e práticas educativas socioambientais de professores da rede pública de Ivoti-RS. Os participantes foram quatro professores de uma mesma escola. Verificou-se que os docentes apresentam pouco conhecimento acerca da EDS.

16/09/2018REPRESENTAÇÕES, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E TOPOFILIA: UM ESTUDO DE CASO DOS MORADORES DO RIACHO GRANDE – REPRESA BILLINGS, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP
O estudo investigou a percepção ambiental de moradores do Riacho Grande, SBC, SP a respeito da Represa Billings. Os dados foram obtidos por questionário. Resultados sugerem que os moradores percebem a necessidade de medidas contra impactos socioambientais, como o desmatamento e liberação de esgoto na represa.

16/09/2018IMPACTOS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS ASSOCIADOS À AQUICULTURA FAMILIAR DE HUMAITÁ/AM: DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL AO USO DOS RECURSOS NATURAIS
O objetivo deste trabalho foi avaliar o sistema e o modelo de produção empregado na unidade aquícola familiar e a utilização dos recursos ambientais na realização da piscicultura em Humaitá-AM. O estudo foi mais precisamente em unidades agrícolas pertencentes à BR 230 e BR 319, sentido Humaitá-Porto Velho/RO.

16/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEDIDA PREVENTIVA DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Essa pesquisa foi realizada com 62 acadêmicos de pedagogia, com o objetivo principal de elaborar um plano de aula para auxiliá-los no ensino e aprendizagem sobre animais peçonhentos. Já que os futuros pedagogos demonstraram interesse em desenvolver atividades relacionadas a essa temática em suas aulas.

16/09/2018O ENSINO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL UMA ANÁLISE NAS UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL
Este estudo objetiva verificar a inserção da contabilidade ambiental nas matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis das universidades do sul do Brasil.

16/09/2018A EFICÁCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NO 9° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BURITI DOS LOPES-PI
objetivou-se analisar o livro didático de ciências do 9° ano de uma escola estadual da cidade de Buriti dos Lopes-PI. A pesquisa foi realizada por meio da análise do livro didático, e com a utilização de entrevista semiestruturada. Verificou-se que o livro didático exerce o papel basilar na sala de aula.

16/09/2018OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES/RS NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
O presente artigo traz a percepção ambiental de estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas no município de Palmeira das Missões/RS, com objetivo de identificar os problemas socioambientais relacionados aos recursos hídricos da região.

16/09/2018AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE NAZAREZINHO – PB: DIAGNÓSTICO DOS INDICADORES DE PRESSÃO
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a incidência positiva e negativa dos indicadores de pressão quanto a sustentabilidade socioambiental da gestão e do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Nazarezinho – Paraíba.

16/09/2018O DESAFIO REAL DO COMPLEXO CONHECIMENTO AMBIENTAL
Este artigo tem por objetivo apresentar a natureza dos conhecimentos em ciências ambientais, exibindo exemplos latentes do desafio real desses conhecimentos para as soluções atualmente exigidas na agenda global das sociedades humanas.

16/09/2018DIFERENTES PERFIS DE ESTUDANTES BRASILEIROS FRENTE AOS DESAFIOS AMBIENTAIS: RESULTADOS DE UMA PESQUISA EM LARGA ESCALA
Esta pesquisa busca traçar os diferentes perfis dos estudantes brasileiros em relação aos desafios ambientais, aproximando estes as diferentes correntes da educação ambiental.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COM O PLANTIO DE FRUTÍFERAS E MEDICINAIS
Esse artigo discorre sobre a importância das concepções ambientais de estudantes do ensino fundamental em uma escola do município de Ilha Grande/PI, mediante aspectos ecológicos vivenciados, ressaltando a responsabilidade pelo meio ambiente, por intermédio do plantio de mudas em práticas de educação ambiental.

16/09/2018ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS DE PRODUÇÃO TRADICIONAL DE CERÂMICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITAMATATIUA, ALCÂNTARA/MA
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de produção tradicional de cerâmica na comunidade quilombola de Itamatatiua, no município de Alcântara/MA, e o modo como a comunidade gerencia a água para produção de cerâmica, tendo em vista a sustentabilidade e a tradição da atividade na comunidade.

16/09/2018PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O MEIO AMBIENTE
As abelhas constituem um dos principais grupos de polinizadores do ambiente terrestre, responsáveis pela manutenção de várias espécies vegetais. Em razão dessa importância, este trabalho procura analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.

16/09/2018IMPACTOS AMBIENTAIS NA MINERAÇÃO E A RESPONSABILIDADE OBJETIVA ESTATAL
A omissão do Estado face ao seu dever fiscalizador propicia cenários favoráveis à ocorrência de danos ambientais, em especial aqueles causados pelas mineradoras. Assim, esta pesquisa visa avaliar os impactos ambientais e a responsabilidade do Estado: objetiva ou Subjetiva.

16/09/2018“A PEDRA, O MAR E O SOL”: ASPECTOS IDENTITÁRIOS DE UMA COMUNIDADE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES LOCAIS
Esta pesquisa delineou-se a partir de conceitos da Psicologia Ambiental, propondo uma reflexão sobre turismo, comunidade litorânea e aspectos identitários. As estratégias para a obtenção dos dados foram: entrevista semiestruturada, narrativas individuais e registros fotográficos.

16/09/2018COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPATIVA: INTRODUÇÃO DE ESPAÇO SUSTENTÁVEL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO CENTRO-NORTE PIAUIENSE
Objetivou-se construir e revitalizar um espaço educativo sustentável na escola. Adotou-se abordagem participativa e análise descritiva dos dados. O resultado promoveu a criação de um local sustentável e aprazível. Fica a sugestão para que outras escolas adotem ações como a desenvolvida em questão.

16/09/2018CONHECIMENTO AMBIENTAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
O conhecimento ambiental, com enfoque na preservação e conservação, é possível com a disseminação da educação ambiental. Objetivou-se verificar o conhecimento de licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre os principais conceitos ambientais.

16/09/2018IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA, DE MORADORES DOS BAIRROS SÃO JOSÉ E VILA DIEHL NO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO-RS, DEVIDO AUSÊNCIA DE UMA PASSARELA SOB A RODOVIA RS 239
A RS 239 é uma rodovia onde circula parte da economia do vale dos sinos. Um dos problemas enfrentados é o risco de acidentes, devido ausência de passarelas. Deste modo, o objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida de moradores do entorno, onde os resultados mostram, importante travessia de pedestres.

16/09/2018PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO ESSENCIAL
Este artigo de revisão objetivou discutir sobre a produção de alimentos de forma sustentável e enfatizar a importância da educação ambiental, ecológica e agroecológica na divulgação do conhecimento sobre estas formas e seus benefícios, sobretudo no que tange às questões ambientais, sociais e econômicas.

16/09/2018USO DO BIODIGESTOR: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL NA ZONA RURAL DO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ
Em muitas propriedades rurais os resíduos animais ou vegetais muitas vezes são desperdiçados. O biodigestor é uma tecnologia sustentável que serve para aproveitar esses resíduos visando à produção de energia e adubo orgânico, sendo visível a satisfação dos usuários ao relatarem suas experiências.

16/09/2018AGROTÓXICO E AGRICULTOR: A NECESSIDADE DE UMA ASSOCIAÇÃO SEGURA
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar um grupo de agricultores, verificar o uso de EPI´s quando manipulam agroquímicos, analisar os níveis plasmáticos da enzima colinesterase plasmática e propor ações de educação e sensibilização que resultem em segurança e melhor qualidade de vida para estes indivíduos.

16/09/2018PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DO INSTITUTO ESTADUAL PAULO FREIRE DE URUGUAIANA, SOBRE O TRABALHO DOS CATADORES/AS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O trabalho tem como pressuposto, identificar a percepção de estudantes do ensino médio, em relação ao trabalho desenvolvido pelos catadores/as de resíduos sólidos, buscando a partir deste diagnóstico, delinear estratégias em Educação Ambiental.

16/09/2018POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: UMA FORMA DE ENSINO DOS GASES NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
O objetivo desse estudo é propor uma sequência didática para o ensino de gases, tomando como ponto de partida o tema “poluição atmosférica” utilizando as bases teóricas da Pedagogia Histórico Crítica e da Educação Ambiental Crítica.

16/09/2018PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENEM
O presente trabalho objetivou avaliar de forma quantitativa as percepções e perspectivas de estudantes do Ensino Básico sobre as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do ENEM quanto à abordagem da Microbiologia e os princípios de contextualização e interdisciplinridade.

16/09/2018ANCORAGEM E OBJETIVAÇÃO COMO PROCESSOS REVELADORES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DO MEIO AMBIENTE
Este trabalho apresenta resultados do pré questionário de percepção ambiental da ação The Walking Dead do grupo Quimicando com a Ciência. Investigou-se a relação entre tendência de escolha de imagens e representação social sobre meio ambiente. O estudo revelou o predomínio de escolha de imagens naturalistas.

16/09/2018GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ENTORNO DO CANAL NA AVENIDA VISCONDE DE INHAÚMA: UM ESTUDO DE CASO EM BELÉM PARÁ INSERINDO O MODELO PRESSÃO ESTADO RESPOSTA (P-E-R).
Os problemas relacionados com a geração excessiva de Resíduos Sólidos, é um dos maiores desafios atuais. O trabalho avaliou essa problemática com a aplicação do modelo P-E-R. Os resultados demonstraram que o poder público não consegue investir em ações que promovem resultados significativos para a população.

16/09/2018AS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DE GESTÃO IMOBILIÁRIA SOBRE AS RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este trabalho mostra a compreensão da Educação Ambiental de estudantes de Gestão Imobiliária da UFPR. Verificou-se que eles possuem uma visão integrada de sociedade e natureza, mas não no sentido sistêmico envolvendo as relações de produção e relacionadas a concepções conservacionistas de Educação Ambiental.

16/09/2018PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE AGRICULTORES SOBRE USO SUSTENTÁVEL DO SOLO E OS RECURSOS HÍDRICOS DO RIO PIANCÓ, POMBAL, PARAÍBA
Essa pesquisa avaliou a percepção de agricultores quanto aos recursos hídricos e uso Rio Piancó, Paraíba, e do solo. Ações de conservação para mitigar os efeitos antrópicas no rio e no solo são necessárias para a região. A Educação Ambiental e a agroecologia são importantes para desenvolver essas ações.

16/09/2018MANEJO DE RESÍDUOS VETERINÁRIOS EM PROPRIEDADE RURAIS DE URUGUAIANA-RS E SUA CORRELAÇÃO COM O GRAU DE ESCOLARIDADE
Este levantamento de dados refere-se ao manejo de resíduos veterinários, nas propriedades rurais, em função do grau de escolaridade de seus proprietários. Os resultados apontam que não houve correlação entre a escolaridade dos proprietários e a forma de descarte.

16/09/2018A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE COCAL/PIAUÍ/BRASIL
Objetivou-se verificar o conhecimento dos alunos em relação aos assuntos ligados à sexualidade. A pesquisa foi analisada qualitativamente e quantitativamente.Constatou-se que os discentes possuem uma concepção pouco aprofundada dos assuntos ligados a sexualidade.

16/09/2018UM PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA ÁREA DE CIENCIAS AMBIENTAIS
O artigo apresenta um panorama da expansão da pós-graduação Stricto Sensu na área de ciências ambientais em nível nacional e regional, abordando a expansão de programas de mestrado e doutorado no período de 1999 a 2016, destacando o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

16/09/2018AGROTÓXICOS: DA AQUISIÇÃO AO DESCARTE DAS EMBALAGENS NO ASSENTAMENTO BELA VISTA, EM JAGUARUANA (CE)
O Brasil possui um arcabouço jurídico sobre normas e condutas que devem ser seguidas da aquisição ao destino final das embalagens vazias de agrotóxicos. O presente estudo objetivou verificar o ciclo do consumo dos agroquímicos pelos produtores do Projeto de Assentamento Rural Bela Vista, em Jaguaruana/CE.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL - PROJETO BICHOS DE CASCO
Ações de educação ambiental onde os alunos atuam como agentes ativos, permitem maior inserção dos temas abordados na comunidade escolar e mudanças significativas nas perspectivas da população frente ao consumo de quelônios, gerando mudanças de comportamentos sobre a conservação desses animais.

16/09/2018A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AUXILIANDO NO SANEAMENTO BÁSICO RURAL: MELHORIAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DE NASCENTES EM PEQUENAS PROBRIEDADES RURAIS
Objetivando a qualidade da água utilizada em pequenas propriedades rurais nosso trabalho visa recuperação de nascentes para evitar que contaminantes como de excremento de animais e de materiais orgânicos entrem em contato com o corpo hídrico e contaminem os mananciais colocando em risco a saúde de seus usuários

16/09/2018COMO ESTARÁ A PRAIA DE GURIRI EM 2050? UMA OFICINA PEDAGÓGICA
O Tamar realizou oficinas em Guriri (ES) sobre as perspectivas para o ambiente local nas próximas décadas, promovendo o debate entre diferentes visões, com base em dados científicos atuais sobre as tartarugas marinhas e seus habitats. Palavras-chave: Educação Ambiental. Restinga. Tartarugas marinhas. Futuro.

16/09/2018ANÁLISE MULTITEMPORAL E UTILIZAÇÃO DE MAPAS COMO FERRAMENTA PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA
O objetivo deste trabalho é analisar multitemporalmente a Bacia hidrográfica do Inhaúma-PE/AL, demonstrando que o mapeamento ambiental é uma técnica valiosa como proposta pedagógica para a formulação de estratégias de educação ambiental que caracterizem, monitorem e conservem os ambientes naturais.

16/09/2018CENTRO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE DE ILHA SOLTEIRA/SP (CCFS): UM RESGATE HISTÓRICO
O Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS) de Ilha Solteira/SP, recebe animais apreendidos do tráfico, maus tratos e atropelamentos. Os resultados indicaram uma atuação expressiva na conservação de espécies e como um espaço não formal de educação ambiental, atendeu 33.541 estudantes.

16/09/2018RIACHOS URBANOS DO RECIFE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A REVITALIZAÇÃO
Recife é uma cidade banhada por rios e riachos que se encontram poluídos. Este artigo trouxe a experiência em dois riachos urbanos que escoam para os rios Beberibe e Capibaribe, além de fortalecer a importância da educação ambiental para salvaguardar este recurso, ajudando nos processos de revitalização.

16/09/2018ASPECTOS HISTÓRICOS, INSTITUCIONAIS E INTERDISCIPLINARES DA EDUACAÇÃO AMBIENTAL
O presente estudo aborda a imprescindibilidade da educação ambiental nos tempos hodiernos.Objetiva-se refletir acerca da percepção do homem sobre o mundo e o futuro que lhe espera.A EA deve irromper com os padrões da educação formal.Assim, analisa-se a forma com que o homem trata o desenvolvimento sustentável.

16/09/2018POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS EM PARQUES EÓLICOS NO BIOMA DA CAATINGA
A produção de energia eólica tem se mostrado como uma das formas mais viáveis do ponto de vista econômico e sustentável. Mas, existem questões socioambientais a serem avaliadas, sendo que, uma das principais maneiras de se isso na atualidade é por meio do processo de licenciamento ambiental.

16/09/2018JARDINS BOTÂNICOS DO RECIFE: ESTRATÉGIAS PARA A TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS NATURAIS
A presente pesquisa é uma análise da relação entre a sociedade e a natureza no tocante à perspectiva socioespacial. Os Jardins Botânicos, objeto de estudo, se apresentam como áreas de grande beleza e diversidade natural, de forma a romper com a lógica estrutural da grande maioria dos centros populacionais.

16/09/2018A TECNOLOGIA DE VIDEOGRAVAÇÃO COMO METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA
O artigo apresenta as potencialidades da tecnologia de vídeogravação como instrumento de investigação do processo de transformação da matéria orgânica. A pesquisa foi desenvolvida durante as aulas de ciências com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal.

16/09/2018AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O presente estudo teve como objetivo mostrar que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode ser aplicada com sucesso na indústria da construção civil, como forma de gestão de resíduos, de maneira a contribuir para a sustentabilidade ambiental.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias