Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Divulgação de Eventos
08/12/2025 (Nº 93) QUINTAS AMBIENTAIS LEVA PALESTRA SOBRE O A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ANCESTRAL PARA A SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5565 
  

QUINTAS AMBIENTAIS LEVA PALESTRA SOBRE O A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ANCESTRAL PARA A SUSTENTABILIDADE

Por maritubaimprensa 17 de outubro de 2025

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), realizou nesta quinta-feira (16), o evento Quinta Ambiental. O evento reuniu moradores e lideranças comunitárias no Sítio Vale da Lua para a palestra “Saberes tradicionais e fortalecimento dos quintais sustentáveis” gerando um momento de aprendizado, troca de experiências e conexão com a natureza.

A Quinta Ambiental é um projeto atrelado a Sala Verde da Semmas e tem como objetivo valorizar os saberes tradicionais das comunidades maritubenses, reforçando o papel dos quintais sustentáveis como espaços de produção agroecológica, conservação da biodiversidade e fortalecimento da segurança alimentar.

Durante o encontro, foram apresentadas experiências bem-sucedidas de manejo sustentável, uso racional dos recursos naturais e integração entre práticas agrícolas e respeito à cultura local. Os participantes também puderam aprender mais sobre o uso de plantas medicinais, reconhecendo sua importância tanto na saúde quanto na preservação dos conhecimentos ancestrais transmitidos entre gerações.

Além de promover o intercâmbio de saberes, a atividade buscou estimular a criação de políticas públicas voltadas à agroecologia e à preservação ambiental, destacando o papel essencial da participação comunitária na construção de um território mais justo, saudável e sustentável.

A Quinta Ambiental foi realizado pela Prefeitura de Marituba em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e apoio do Sítio Vale da Lua.

Secretaria de Comunicação Municipal

Fotos: Ary Brito

Fonte: Quintas ambientais leva palestra sobre o a importância do conhecimento ancestral para a sustentabilidade - Prefeitura Municipal de Marituba - PA | Gestão 2025-2028







Ilustrações: Silvana Santos