Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Apresentação
08/12/2025 (Nº 93) EDITORIAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5623 
  

EDITORIAL

93ª edição da revista

Educação Ambiental em Ação

Dezembro/2025 – Fevereiro/2026



Neste dezembro de 2025 — que começa muito quente — lançamos a última edição do ano da revista Educação Ambiental em Ação.

Mais uma vez, foi possível perceber muitos avanços dessa prática educacional, cada vez mais necessária diante da forma de vida predatória que engendramos. A Educação Ambiental deve ganhar cada vez mais corpo não apenas por causa do planeta em si, mas por nós mesmos e pelos seres que conosco coexistem.

Fazer Educação Ambiental é fomentar uma nova forma de vida que incorpore a sustentabilidade em nossas ações — termo que também vem sendo degradado pelo discurso verde, que pretende apenas maquiar e manter processos produtivos movidos pela visão de desenvolvimento a qualquer custo.

Esta edição, além de apresentar suas seções tradicionais, dá destaque à COP30 – ocorrida recentemente. É preciso evidenciar a importância desse grande evento, que trouxe à tona milhares de ações significativas mundo afora e, especialmente, pelo Brasil. Para quem pensa que a COP30 foi apenas um balcão de negócios, ou para quem enxerga simplesmente o que a conferência não conseguiu alcançar, a seção especial revela o real valor do encontro: ações incansáveis (e incontáveis — e por esta razão muitas nem foram apontadas) de pessoas que se mobilizaram para fazê‑lo acontecer e frutificar.

Como bem argumenta Arno Kaiser, no texto que abrimos na seção COP30 Especial: “Não podemos nos contaminar por esse discurso de valorização da frustração, pois ele só serve aos inimigos da natureza. A COP30 foi um momento de afirmação da existência dessas forças, e desqualificar o evento é parte da estratégia de quem não quer ver essas forças seguirem nas suas lutas. Temos que nos manter firmes e perceber que, mesmo com reveses, estamos avançando, e que as forças naturais, ainda que meio irritadas no momento, estão do nosso lado. A vida no planeta já passou por coisas terríveis, mas sempre seguiu pela ação dos que acreditam na sua capacidade de constante renovação”.

Apesar dos muitos desafios que enfrentamos, estamos muito felizes por perceber que as ações de Educação Ambiental — das mais simples às mais complexas — frutificam e se replicam a cada dia.

A todos, boa leitura e até 2026, com votos de boas festas!

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação



Ilustrações: Silvana Santos