Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
Temos um papel de superação deste momento caótico pelo qual passa o nosso planeta, e a sensibilização para esta urgência está latejando no ar poluído, na escassez da água que urge em muitos países, no desmatamento da Amazônia, na perda da biodiversidade...
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Em 1876, quando os irmãos Nobel instalaram sua companhia (Branobel) na cidade de Baku – capital do atual Azerbaijão – e iniciaram a exploração em larga escala do petróleo do Mar Cáspio, já se fazia notar o potencial petrolífero da região. Conhecida como “a capital do ouro negro” e responsável por 50% da produção mundial de petróleo no início do século XX, [...]
O objetivo deste trabalho foi apresentar aos alunos do Ensino Fundamental de uma escola de Ilha Solteira – SP, informações sobre as formas e as fontes de energia renováveis, bem como obter os conhecimentos prévios que os mesmos possuem acerca da temática “Energia, meio ambiente e sociedade”. [...]
As falhas no processo de urbanização tem tido papel fundamental no agravamento dos índices de doenças transmitidas por vetores, pois a má disposição e a nova composição do lixo urbano forneceu novos ambientes aos vetores que passaram a contar com facilidades nunca antes observadas. [...]
O curso de Engenharia Ambiental é um dos cursos superiores da área ambiental que mais crescem no Brasil. A formação deste profissional é permeada pela Educação Ambiental.
Este estudo versa sobre a importância de se criar espaços alternativos e democráticos para a inclusão da Educação Ambiental na formação dos professores.
Este trabajo tiene por objetivo analizar el concepto actual de la economía política ambiental a partir de la comprensión como fenómenos evolutivos de la racionalidad instrumental a la racionalidad política de los problemas ambientales.
[...] A pesquisa permite identificar e quantificar os primeiros indicadores sobre o nível de conhecimento ambiental da sociedade, o que irá permitir aos educadores ambientais um importante banco de dados através do qual poderão definir intervenções preventivas e corretivas, através de programas estruturados de Educação Ambiental.
O presente trabalho tem o objetivo de fazer um paralelo entre a Educação proposta por Paulo Freire e a Educação Ambiental e seus pressupostos. Nesse trabalho trazemos também os principais eventos da EA no mundo e um breve histórico no Brasil.
O artigo discute as implicações e os impactos ambientais das atividades de mineração de carvão na Vila do Seival, no município de Candiota (RS), apresentando fotografias como pequenos focos iluminadores que nos possibilitam refletir sobre a degradação das relações estabelecidas entre o homem e o meio natural em seus trajetos na busca pelo tão famigerado progresso.
La luz y la oscuridad están siempre vinculadas entre sí: en la luz está implícita la oscuridad y en la oscuridad, la luz; ambas energías son necesarias para la vida; así, las semillas germinan en la oscuridad y luego se abren a la luz experimentando procesos biofotónicos [...] Esther Mónica Shocron Benmuyal
Um dos mais influentes consultores de negócios do mundo, Charam disse no Global Forum que a chave é ajudar as pessoas a usarem a mente. Ele listou os princípios fundamentais para a inovação social e a criação de redes sociais.
[...] a solução da maior parte dos problemas relacionados ao transporte no Brasil pode ser política, a partir de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.
Você já se perguntou como a nossa sociedade se formou e porque ela funciona dessa forma? Por que as pessoas trabalham o dia inteiro e tem horário para tudo? Por que tanta pressa?
A fim de saber o grau de conhecimento de freqüentadores do Parque da Prainha, foi realizada uma pesquisa investigativa com oito perguntas de múltipla-escolha. Ao serem feitas análises das questões, verificamos que, das oito perguntas, apenas duas foram respondidas com maior índice de acerto.
Como buscar a transformação dos sujeitos para uma intervenção comprometida e responsável, sem considerar sua participação, suas vozes, seus desejos, suas vivências, seus conhecimentos, suas percepções e seus valores, na construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior?
O conforto e a busca por melhor qualidade de vida nos fazem consumidores desenfreados. Esse consumo por sua vez, nos torna produtores de enormes volumes de lixo que nos tempos presentes, se apresentam como uma das mais intrigantes ameaças à nossa existência na face do planeta.
Falar sobre os problemas que afligem a sociedade e introduzir novos conceitos não é tarefa fácil. Mesmo quando os assuntos em questão são de interesse de todos, como acontece com os temas ambientais e relativos à sustentabilidade das atividades humanas no planeta. Para tornar mais suave a lição, a moderna pedagogia ensina que buscar formas originais de comunicar o conteúdo pode ajudar, e muito, na aprendizagem.