Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
É com muita alegria que apresentamos mais um volume da nossa revista virtual. Esta edição foi inspirada na frase de Gandhi: "Temos que aprender a viver mais simplesmente para que os outros simplesmente possam viver" (Gandhi).
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Apesar da nítida importância que as águas dos reservatórios apresentam nas regiões semi-áridas do nordeste brasileiro em função dos seus múltiplos usos, estas se encontram cada vez mais comprometidas em termos de qualidade [...]
O estudo do meio é uma forma de envolver alunos e professores em práticas de educação ambiental, utilizando a percepção como ferramenta no sentido de entender como o ser humano se vê no meio ambiente.
O processo de implantação de atividades em escolas municipais, desempenhado na forma de ensinamento participativo, vem como um novo método de inserir diversos alunos do ensino básico e fundamental no contexto da aplicação agroecológica de produção, oficinas de caráter interdisciplinar além da percepção ambiental (...)
O texto aborda a dificuldade das instituições escolares em adaptar-se a condições que permitam um aprendizado mais amplo e instituam princípios norteadores da Educação Ambiental (...
Em decorrência do desenvolvimento tecnológico e do consumismo, o meio ambiente tem passado por intensas transformações, induzidas pelo próprio homem (...)
Este trabalho tem como objetivo principal aprofundar os debates sobre os problemas encontrados no ecossistema Mata Atlântica e expor a situação que se encontra o extremo oeste catarinense onde havia cobertura total de floresta nativa. Nesse sentido, busca-se analisar as características do ecossistema em estudo e verificar problemas ambientais existentes, buscando soluções por meio da Educação Ambiental (EA).
O presente artigo pretende ir além dos números, das estatísticas epidemiológicas levantadas e penetrar na subjetividade dos indivíduos e na sua relação com o meio ambiente a fim de dar uma resposta efetiva para o diagnostico detectado através da dialética marxista (...)
O objetivo dessa pesquisa foi analisar e descrever os métodos e técnicas utilizados por professores no processo de ensino- aprendizagem correlato à educação ambiental (...)
Com o crescimento da população, aliado à intensificação do processo industrial e à conseqüente demanda por bens de consumo, automaticamente aumenta a geração de resíduos sólidos urbanos (...)
A crônica visual narrativa que apresento se configura como um dos retratos possíveis da contemporaneidade, um tempo no qual a efemeridade dos conteúdos e a eternidade dos invólucros caracteriza a "vida líquida" problematizada por Zygmunt Bauman.
Apresentação: Esta edição conta a entrevista feita com Marcos Sorrentino. Ele foi Diretor da Diretoria de Educação Ambiental – DEA do Ministério do Meio Ambiente, e acompanhou de perto o andamento da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que em abril completa 10 anos. Ninguém melhor para nos falar sobre este assunto do que ele, que é professor de educação e política ambiental em Piracicaba/SP, foi fundador e militante de diversas organizações ambientalistas e de educação ambiental e vem escrevendo e fazendo palestras, cursos e oficinas sobre o tema há mais de trinta anos.
Apresentação: A entrevista desta edição é com o músico percussionista João Dalga Larrondo, o "Dr. Plástico", que se utiliza de atividades lúdicas para ensinar sobre o ciclo de vida dos polímeros, desde o nascimento até o descarte. Vamos conhecer um pouco mais sobre seu trabalho.
Transformación tiene significados paralelos aplicados a las ciencias físicas, la matemática y a los cambios experimentados por el ser humano. Literalmente, es cambio de forma, reestructuración [...]
O tema sustentabilidade tem envolvido um número cada vez maior de pessoas, seja por sentirem uma real responsabilidade pelos destinos da humanidade, seja por modismo ou pressão social (...)
A humanidade não tem cuidado do meio em que vive e isso não é um fenômeno novo. A interação do homem com a natureza há tempos tem sido uma relação desarmônica, onde os recursos naturais são mal usados e desperdiçados. O desenvolvimento econômico fez com que aumentasse a demanda no uso dos recursos naturais (...)
A Educação Sócio-Ambiental (ESA) vem conquistando espaço e transmutando a sua predecessora a educação ambiental. Observamos que ao longo do tempo da atuação da EA, com o ganho de maturidade a partir das experiências amplamente divulgadas em nosso país, novos rumos foram sendo traçados (...)
Uma lista de links atual contendo sites governamentais, projetos de universidades, projetos de ONGs, atividades para crianças, consumo sustentável, e outros.
Após 5 anos e com muito esforço e dedicação (infelizmente de poucos) acontece, finalmente, o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, no Rio de Janeiro, em julho de 2009.
O presente pré-projeto propõe um trabalho sócio-ambiental com atividades de Educação Ambiental a ser realizado entre escola (Instituto Estadual de Educação Santo Antônio) e comunidade, com o propósito de promover a recuperação e manutenção do Arroio Passo dos Ramos, Santo Antônio da Patrulha, RS juntamente com uma proposta de construção de uma via para pedestres em uma das margens deste arroio, bem como de uma área de recreação na outra margem (...)
O presente artigo apresenta algumas considerações a respeito da inclusão da utilização das plantas medicinais nas políticas públicas ligadas a área da saúde, por compreender que estes importantes recursos naturais podem colaborar de forma preponderante na melhoria da qualidade de vida de todas as comunidades, principalmente das comunidades de baixa renda, as mais atendidas pelo sistema de saúde público.
Com a presente pesquisa, buscamos incluir no debate a necessidade de intervenções de educação ambiental em espaços não formais, como forma de conscientização dos moradores dessas áreas em relação a problemas sócio-ambientais.
Esta relato é resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula para que o aluno entenda a dimensão de sua pegada ecológica em seu entorno. A repercussão tem sido surpreendente segundo os atores sociais envolvidos.
Apresentamos o relato preliminar dos resultados de uma pesquisa de avaliação da percepção de estudantes universitários (33 diferentes cursos, turnos matutino e noturno), de 11 instituições de ensino, envolvendo os Estados de SP, MG, RS e ES, além do Distrito federal, envolvendo uma amostra de cerca de 1.600 estudantes (...)
As flores crescem em nossos jardins anunciando mais um setembro, e com ele aguardamos ansiosos a chegada da primavera, a estação mais colorida do ano, são folhas, frutos e flores. No mesmo mês, comemoramos o Dia da Árvore, da Amazônia, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e o Dia Mundial Sem Carro (...)