O ano começou com significativas mudanças na revista. Ela cresceu (a equipe também), amadureceu, e com isto a responsabilidade de ser um espaço de troca, compartilhamento e aprendizado, incentivando ações que efetivem mudanças, fica cada vez maior.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Em vista da proposta de transversalidade da temática ambiental, o presente artigo relata a experiência do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar como forma de sensibilização. A estratégia metodológica utilizada foi baseada nos princípios da pesquisa-ação. O desenvolvimento de práticas inovadoras de pesquisa em Educação Ambiental contribui para a consolidação de um campo teórico-metodológico que é necessário para a produção e aquisição de conhecimentos e para a construção de uma sociedade sustentável.
O presente artigo é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Extensão Universitária ProExt 2013 “A formação de professores do Ensino Fundamental com vistas ao reconhecimento e conservação dos Recursos Naturais na Amazônia Legal, a partir de um estudo multidisciplinar da Bacia Hidrográfica do Ribeirão São João - Porto Nacional – TO” [...]
A pesquisa propõe uma metodologia didática para explicar desenvolvimento sustentável através da sustentabilidade da produção de álcool em usina localizada no povoado do Junco, no município de Capela/SE, a ser discutido em aulas da disciplina Química no Ensino Médio.
As trilhas interpretativas existentes no PEQC estão inseridas num contexto que abarca temáticas de relevante interesse social e ambiental, com o intuito de beneficiar a comunidade local.
Com a grande preocupação que surgiu nos últimos anos com relação ao meio ambiente, este projeto tem como objetivo, apresentar uma proposta para a certificação de Sistema Comunitário de Eco-Gestão e Auditoria (EMAS) aos hotéis do município de Xanxerê-SC.
O presente artigo discute a pertinência de articularmos no contexto escolar, a preocupação com o letramento de crianças e o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.
O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico ambiental das propriedades agrícolas localizadas no município de Capitão Poço, com a finalidade de identificar os problemas ambientais existentes.
Este trabalho teve como objetivo conhecer a percepção ambiental dos alunos de graduação da disciplina educação ambiental do curso engenharia florestal da universidade federal de Sergipe.
Este trabalho avalia a percepção sobre EA de estudantes e professores de escolas de Júlio de Castilhos-RS e foi realizado por meio da análise interpretativa de questionários aplicados em 2011.
Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia complementar para conservação ambiental da praça pública, Dom José Tomás, localizada no município de Aracaju.
No Brasil, a região nordeste destaca-se na produção do inhame, sendo os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, os grandes responsáveis por este desempenho.
O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das ações de Educação Ambiental realizadas na bacia hidrográfica do Córrego Água Quente, São Carlos, São Paulo, Brasil.
Este estudo foi realizado com comunidade escolar da Escola Municipal Capistrano de Abreu, município de Nova Iguaçu, RJ, objetivando-se verificar o conhecimento da comunidade escolar sobre o uso correto das plantas medicinais.
A luta pela preservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do homem estão diretamente relacionadas, dentre outras questões, com o mal gerenciamento do lixo, principalmente nas escolas.
Diante da atual problemática ambiental envolvendo os resíduos sólidos, o presente trabalho objetivou relatar uma experiência docente, que abordou a Educação para o desenvolvimento sustentável (EDS).
O presente trabalho buscou coligar as compreensões práticas de diversos autores da literatura especializada, baseada na pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa por meio de diversas fontes e autores.
Este trabalho se propôs a avaliar o descarte de resíduos em laboratórios Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), analisando o potencial de causar problemas ambientais e a percepção desse fato pelos atores envolvidos.
No contexto de crise que vivenciamos, a educação para o desenvolvimento sustentável pode ser considerada a principal proposta de implementação das transformações necessárias para a garantia de melhoria da situação atual.
O presente artigo apresenta a proposta de trabalhar temas ambientais a partir da metodologia dos Temas Geradores, desenvolvida pelo educador Paulo Freire.
Com base na legislação e reflexões teóricas publicadas sobre a relação sociedade-conservação de recursos ambientais em unidades de conservação, particularmente, em Áreas de Proteção Ambiental (APA).
Objetivou-se conhecer os vegetais e os critérios adotados para seleção dos vegetais usados nas construções rurais da comunidade rural Sítio Velho (05o 20’S e 41o 15’W), em Assunção/PI.
O mercado de hortaliças tornou-se mais exigente em produtos de alta qualidade, fazendo com que os responsáveis pelos sistemas de produção adotem práticas menos agressivas ao homem e ao meio ambiente.
Com a intenção de se conhecer qual a atual percepção ambiental dos alunos da Eng de Alimentos da UFRGS, desenvolveu-se a pesquisa aplicada pelos alunos integrantes do PET (Programa de Educação Tutorial).
A demanda de água no mundo tem resultado em crescente necessidade de tecnologias de coleta, reuso e utilização racional do recurso cada vez mais escasso.
A Agenda 21 é um documento que, dentro de suas ações, prevê atividades educacionais ligadas ao ambiente para promover a sustentabilidade em diferentes aspectos da sociedade.
O trabalho tem objetivo averiguar o potencial do Parque Zoobotânico Mangal das Garças como ferramenta de ensino não formal da educação ambiental, à tal temática que a instituição realiza.
Destaca-se o desafio dos alunos e futuros gestores tornarem-se mais sensíveis as questões ambientais, em apenas cursar disciplinas sobre gestão ambiental.
O estudo da Educação Ambiental apresenta, por meio de passeio em aspectos históricos, os impactos da influência de comportamento que a sociedade necessita.
A formação de professores do Ensino Fundamental e conservação dos Recursos Naturais na Amazônia Legal, e um estudo multidisciplinar da Bacia Hidrográfica do Ribeirão São João - Porto Nacional – TO.
Objetivou- se com o presente estudo, analisar a abundância, distribuição sazonal e a constância de quatro espécies de peixes, presentes no açude Boqueirão do Cais, Cuité, PB.
Inteligência sociocriativa é a capacidade de utilizar nossos potenciais criativos de forma sistêmica para criar juntos uma mudança desejada. O termo “sistêmico” refere-se a compreender um problema ou situação pensando o todo em relação às partes envolvidas e pensando cada parte em relação às demais e ao todo. Ou seja, no sentido contrário de um mundo onde diferentes “verdades” políticas e culturais entram em conflito e geram cada vez mais violência e exclusão, a inteligência sociocriativa propõe a conexão da diversidade de olhares e pensamentos, inclusive opostos, para criar realidades mais inclusivas e sustentáveis.
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que cerca de 50% dos adolescentes e jovens são expostos a um volume prejudicial para a saúde, através do uso de aparelhos de áudio pessoais.
Aprovado há mais de dois anos com diversas concessões à bancada ruralista no Congresso Nacional, o novo Código Florestal (Lei 12.651/12) é o exemplo mais claro desse movimento que busca o enfraquecimento da legislação ambiental em prol de interesses de grupos pontuais.
Nos acostumamos a acreditar que pensamento e prática são compartimentos distintos da vida. Quem pensa o mundo não faz o mundo e vice-versa. Mas, houve um tempo em que os sábios, eventualmente chamados de cientistas ou artistas, circulavam por diversos campos da cultura.
Estamos em março e já somos bombardeados pela mídia com propagandas incentivando a compras de chocolate para a Páscoa que nesse ano de dois mil e quinze será comemorada no dia cinco de abril.
O que é a Páscoa? Para a maioria das crianças a resposta está relacionada ao coelhinho da Páscoa, ovos de chocolates, chocolates... Assim como a comemoração do Natal a Páscoa tem sido muito mais um sinônimo de consumismo do que uma data importante do Cristianismo.
Uma sequência de tragédias acabou transformando a história do atalantanse Osni Barbosa de 63 anos. Ele passou grande parte de sua vida no trabalho da fumicultura e nesta atividade dedicou-se até cerca de dez anos atrás; quando uma série de tragédias na família acabou mudando o rumo de seu trabalho e de sua vida.
Dizem que quando ficamos mais velhos adquirimos manias, e a de Lilian Weber, uma idosa de 99 anos que vive em Iowa, nos EUA, é simplesmente linda: há dois anos ela costura, todos os dias, um vestido para doar a crianças carentes da África.
Início de 2015 e continuamos com problemas com a seca em vários estados do Brasil. Acho até que me torno repetitiva ao dizer mais uma vez, que em curto e em longo prazo, só existe uma solução para este problema, o reflorestamento em GRANDE, ENORME escala. E para corroborar com o meu ponto de vista o Jornal o Estado de São Paulo, na semana passada publicou um excelente artigo sobre uma das principais fontes de abastecimento da grande São Paulo e outros municípios, o Sistema Cantareira.
O entrevistado desta edição é o jornalista Aldem Bourscheit, formado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Aldem tem mais de 15 anos de experiência nas áreas Socioambiental, Agropecuária e de Ciência [...] Ao longo destes anos, Aldem atuou em jornais, rádios, governos, ongs e setor privado e hoje é Especialista em Políticas Públicas na WWF-Brasil. Com toda esta bagagem, temos muito o que aprender com ele, então, vamos lá, conhecer mais um pouco desta trajetória exemplar.
Atitudes simples dentro do ambiente na cozinha, seja no âmbito doméstico ou industrial podem reverter em economia de água, luz e outros benefícios ambientais.
Este 3º Congresso de Educação Ambiental do Espaço Lusófono e Galiza é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal da Murtosa e a Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro; e decorrerá de 8 a 11 de julho de 2015 na Torreira, Murtosa – Portugal.
A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, é uma preocupação cada vez mais real.
Para deixar a capital mais verde, voluntários plantam árvores e até cuidam de abelhas. São Paulo poderia ser menos árida. A cidade também tem espaço para árvores, pássaros, flores, frutas, abelhas, hortinhas. E, com mais natureza, os paulistanos ganham qualidade de vida. Nisto muitos acreditam, é claro. Mas alguns cidadãos, mais do que acreditar, têm arregaçado as mangas para transformar o cinza em verde, o concreto em árvore.
Os Livros apresentados foram selecionados pela sua importância temática e refletem as maravilhosas publicações sobre meio ambiente e educação ambiental que temos à nossa disposição para alcançarmos os mais profundos objetivos da Educação Ambiental. Os autores são pessoas de grande destaque no cenário da mudança ambiental.
Reaprender la convivencia en nuestro planeta es algo así como un rompecabezas; un montón de piezas sueltas listas para ser re-organizadas en un todo. Es un modelo en el que cada pieza tiene su lugar, en el que cada espacio tiene hecha su reserva previa, para que una vez completado el modelo, todo encaje a la perfección y ese status respete el sentido especial que cada pieza tiene para la totalidad.
En este modelo, cualquier cambio pide una reorganización del todo, para que el equilibrio “con sentido trascendente” se sostenga.
Cada dia aprendemos mais e mais a importância de utilizarmos bem todos os alimentos, e para evitar o desperdício, é possível bem aproveitar sobras e cascas, saiba mais...
O uso de plantas como medicamento é provavelmente tão antigo quanto o aparecimento do próprio homem. A preocupação com a cura de doenças sempre se fez presente ao longo da história da humanidade. Bem antes do surgimento da escrita, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para sua alimentação ou para cura de seus males, nossos ancestrais foram descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.
Conheça um belíssimo relato de atividades envolventes utilizando histórias de vida dos alunos relacionadas à plantas medicinais. As crianças, desde cedo, precisam conhecer e reconhecer o valor e a importância das plantas para a sua vida e para a saúde.
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, é formado pelos costumes que são passados de geração em geração: como lendas, mitos, artesanato, provérbios e danças. O folclore simboliza a cultura popular e caracteriza a identidade de um povo, de uma nação. O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil.
Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.
A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. (Agradecimentos ao novo membro da equipe, Fabio Paulino, pela indicação da lenda)
Esse artigo explora o universo da Educação Ambiental em espaços urbanos, tendo como ponto de partida as intervenções artísticas para a sensibilização ambiental. Apresenta exemplos bem sucedidos de atividades deste cunho e estimula a adoção de práticas semelhantes pelos educadores.
Ensaio elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para a seção Sementes, na 51ª edição da Revista Educação Ambiental em Ação, cujo tema é Educação Ambiental e nossa existência. Propõe a ampliação do uso das tecnologias de informação e comunicação para compartilhamento de conteúdo educacional a respeito de impacto socioambiental positivo.
A nova seção de divulgação de relatos de experiências em Educação Ambiental tem como principal objetivo apresentar atividades práticas, realizadas, que foram aplicadas e desenvolvidas em diferentes contextos, desde escolas, universidades, até comunidades e outras instituições que tenham interesse em compartilhar suas atividades, ampliando a gama de metodologias aplicadas para o fortalecimento da Educação Ambiental.