Uma nova edição está entrando no “ar”, considerando o tema desta edição: Educação Ambiental para reaprender a viver. Estamos inovando, trazendo aos nossos leitores seções novas, mais uma oportunidade de avaliar a contribuição da Educação Ambiental (EA) em nossa rotina. Portanto, a equipe da revista esta recebendo novos colaboradores, que foram convidados por apresentarem relevante envolvimento com a EA, trazendo, assim, maior qualidade ao trabalho que desenvolvemos, sempre pensando em melhor atender nossos leitores, na ânsia de tornar o conhecimento em EA mais atrativo, aplicável e interativo.
Este prêmio contempla atividades e ações práticas relevantes de Educação Ambiental, desenvolvidas e aplicadas em estabelecimentos de ensino de todo o País, de todos os níveis. Premiação: kit com 5 cadernos, 3 livros, 1 agenda 2018; publicação em destaque na edição especial de fevereiro de 2018; e publicação em um livro eletrônico.
Esta é mais uma opção para visualizar o regulamento deste prêmio que pretende trazer à tona atividades das mais variadas categorias: mobilizações socioambientais, campanhas, capacitações, eventos, ações de arte-educação, materiais didáticos ou práticas de educação ambiental realizadas em sala de aula ou fora dela, com temáticas que estejam relacionadas com Educação Ambiental. Navegue para saber como participar!
A revista Educação Ambiental em Ação está com inscrições abertas para o I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, que se configura em uma seleção de atividades e ações práticas relevantes de Educação Ambiental, que foram e/ou estão sendo desenvolvidas e aplicadas em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, de todo o País, de todos os níveis de ensino, e tem por objetivo compartilhar práticas de Educação Ambiental, de diferentes modalidades.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Este estudo avaliou a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola filantrópica em Teresina, Piauí, acerca da fauna sinantrópica presente no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no ano de 2014 e os dados foram obtidos através de uma entrevistas estruturadas.
A fronteira úmida do Arco Central recebe a influência de regiões hidrográficas. Para a Sub-Região Pantanal, em uma paisagem do Rio Paraguai, o artigo busca aplicar uma tecnologia digital para propor encenação de corpos de água às imagens de satélites e dados oficiais.
Este artigo tem por objetivo destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo com a sociedade acerca dos benefícios que a Logística Reversa, nos aspectos: econômicos, sociais, ambientais e estéticos.
O presente artigo tem como objetivo pesquisar os impactos ambientais oriundos da extração mineral de ouro nos garimpos no município de Ourilândia do Norte, avaliando as consequências causadas ao meio e em seu entorno,
A vigilância ambiental em saúde age sobre os focos de dengue através do monitoramento Levantamento Rápido do Índice de Infestação por A. aegypti, juntamente com as notificações registradas pela vigilância epidemiológica, que podem dar origem a um SIG.
Palavras-chave: dengue, monitoramento, notificações.
Frente aos vários problemas ambientais que a natureza vem sofrendo, decorrentes de vários fatores e da ação do homem, torna-se necessário orientações sobre o tema em estudo. Esse trabalho teve como objetivo a realização de um estudo e uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente (PCN).
O trabalho aqui em questão retrata uma experiência realizada por uma turma do terceiro ano do ensino médio de 2016 da instituição de ensino ETEC Júlio de Mesquita, nele se estuda a relação que há na decomposição de alimento, no caso laranjas, com o ambiente em que o material está e a ação de fungos sobre ele.
O nim, Azadirachta Indica, é uma árvore que pertence a família do cinamomo, que também é conhecida como santa-bárbara, cedro, cedrilho, mogno, etc. É originário da Índia e de Myanmar, onde é usada há séculos, principalmente na Índia, como planta medicinal.
O presente trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de um jogo com o objetivo de contribuir na percepção sobre a importância do Rio Pomba no cotidiano dos habitantes da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ.
Aranhas são animais evitados por muitos. A fragmentação ambiental tem acarretado a aproximação destes animais. O artigo avaliou as percepções de crianças e a sensibilização para a Educação Ambiental. O método de acordo com Jotta evidenciou aumento do conhecimento quando conceitos são laborados motivacionalmente
O presente estudo avaliou as condições de balneabilidade da água da Praia Porto Real em Porto Nacional – Tocantins através da técnica colilert. Após análise de bactérias coliformes totais e Escherichia coli, a água foi classificada “própria” para balneabilidade conforme a Resolução nº 274/00 CONAMA.
Os moradores da região do Pantanal não são capazes de reconhecer a riqueza deste bioma. Este trabalho tem como proposta apresentar uma estratégia de ensino, com o uso de imagens, para investigar as concepções que estudantes do curso de Ciências Biológicas levam para sala de aula sobre o Bioma.
Esta pesquisa levantou informações sobre as percepções sobre insetos que os alunos do ensino médio do CETI Prof. Darcy Araújo possuem através de questionários e uma gincana aplicada. A análise dos dados mostrou que em sua maioria, os discentes possuem ainda certa repugnância em relação aos insetos.
A mata do Buraquinho constitui uma estrutura vegetal florestal outrora submetida a um histórico de intensa degradação, sendo assim, objetiva-se de demonstrar o papel sociocultural das áreas de preservação, assumindo um papel na sensibilização de visitantes e moradores das comunidades circunvizinhas.
O nosso objetivo foi analisar a percepção ambiental dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. Foi possível perceber que os estudantes, possuem um conhecimento prévio sobre os principais problemas ambientais, porém, as questões sociais decorrentes destes problemas não são percebidas pela maioria.
O uso e aplicação do sensoriamento remoto no processo de ensino-aprendizagem aplicado ao ensino da geografia constitui uma nova alternativa de conhecimento proporcionando e permitindo aos alunos informações de cunho geográfico, possibilitando o conhecimento contextualizado dos ambientes reais.
Objetivou-se analisar a qualidade da água ecomprovar a contaminação por esgotos domésticos não tratados. Foram coletadas amostras da água para realizar as análises físico-químicas e bacteriológicas. Através dos resultados obtidos foi constatada a contaminação e confirmada a presença de coliformes fecais.
Objetivou-se utilizar a horta vertical para conscientizar os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Catolé de Baixo, sobre a importância da reciclagem. A utilização de espaços ociosos, ações ambientais, reutilização de recursos foram debatidos, agregando consciência ambiental ao pessoal envolvido.
O artigo analisa a educação como instrumento de desenvolvimento, buscando entende-la como agente transformador de realidades. Devido à amplitude da literatura e complexidade do tema, prioriza-se neste trabalho, análises do tema baseado nas perspectivas tradicional, ambiental, empreendedora e à distância.
A utilização de métodos fitoterápicos, é de fundamental importância não só no parâmetro social, mas tendo em vista o preencher as necessidades práticas e resgate cultural quase perdido. Sendo assim, esse trabalho objetivou avaliar a utilização das plantas medicinais no Gurugi,Paraíba, Brasil.
Este estudo visou avaliar a utilização de formigueiros artificiais, como método investigativo no ensino de ciências em escolas de nível fundamental em Caxias, MA.
O diagnóstico da percepção ambiental é fundamental para o planejamento do processo de sensibilização ambiental. No presente estudo buscou-se conhecer as práticas ambientais cotidianas da comunidade vinculada ao IFRS que interferem de forma direta ou indireta no meio ambiente.
Avaliou-se a implantação de práticas de gestão ambiental numa propriedade rural de base familiar. Os agricultores já iniciaram algumas práticas de gestão ambiental, todavia sem qualquer gestão administrativa, porém as ampliações dessas atividades esbarram na falta de assistência técnica e apoio do poder público
Descrição de projeto de extensão desenvolvido junto a alunos de uma escola municipal de Itiúba-Ba, cujo objetivo foi mobilizar a comunidade escolar para a responsabilidade socioambiental, através da coleta de óleo residual de frituras. Percebemos que educar ambientalmente vai além da sensibilização de pessoas.
O termo competência tem sido amplamente debatido e aplicado em vários projetos sobre o desenvolvimento sustentável em organizações, instituições, diante da questão do desenvolvimento para a sustentabilidade, em que determinados estudos têm sido desenvolvidos para discutir a sustentabilidade em suas dimensões.
Buscou-se reforçar a importância da educação ambiental como instrumento indispensável para o enfrentamento dos diversos problemas oriundos da crise civilizatória. Destacaram-se as contribuições de Capra e Morin e os caminhos provedores de mudanças extremamente necessárias no modus operandi da sociedade moderna.
Este estudo buscou abordar técnicas de sensibilização ambiental, por meio de uma revisão narrativa da literatura, com o objetivo de apontar as variáveis psicológicas relevantes e sistematizar propostas para serem utilizadas no ensino superior.
A iminente desconstrução e perda dos conhecimentos tradicionais nos remete a busca por soluções técnicas educacionais que se figurem na construção de conhecimentos, nosso objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a Educação Ambiental e demonstrar sua importância para a proteção dos conhecimentos tradicionais
O objetivo deste trabalho foi implantar um projeto de educação cientifica para crianças de uma esccola pública com início na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2016 com os tópicos micro-organismos e horta orgânica.A intensa participação das crianças mostraram que o programa foi efetivo.
Esse estudo tem como objetivo refletir sobre o caráter histórico e legal da formação técnica em enfermagem e, em especial sobre a realização do estágio obrigatório supervisionado. Assim foi realizado um estudo bibliográfico a partir das bases legais da educação e dos autores que investigam sobre o tema.
A observação de aves instiga o jovem a perceber o seu ambiente circundante e compreender a relação entre fauna e flora local. Assim, esse trabalho abordou a identificação de aves em bairro residencial do município de Foz do Iguaçu, utilizando-as na aplicação de conteúdos relacionados a Ciências e Biologia.
O artigo problematiza os limites da racionalidade Ocidental. A Educação Ambiental, sensibilizada pela sabedoria e ciência Oriental perceberá que a divisão Oriente/Ocidente ostentada pelas tradições é um mito que deve ser desconstruído rupo ao Utópico Viável.
Este trabalho toma por objetivo compartilhar uma vivência de reconstrução da metodologia didática de ensino utilizada na disciplina de Química, ofertada no 1º semestre da graduação em Engenharia Ambiental, devido aos bons resultados obtidos.
Temáticas ambientais que envolvam animais são consideradas processos educativos e a observação de aves é uma estratégia para a abordagem de temas relacionados ao meio ambiente. O artigo apresenta a observação de aves como uma ferramenta didática para o ensino de ciências com alunos do 7º ano do fundamental II.
O objetivo deste texto é apresentar o mural produzido pelo artista Eduardo Kobra e suas conexões sobre a união dos povos, bem como a diversidade existente no globo. A obra enaltece a importância de deixar de lado as desavenças religiosas e políticas, bem como a importância da união entre os povos.
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica, adotando a atividade de campo para empreender a educação ambiental, num curso técnico, de modalidade à distância.
Esta pesquisa objetivou realizar uma revisão de literatura sobre os agrotóxicos e a importância desse tema ser abordado na perspectiva da Educação Ambiental. Muitas pesquisas reportaram a importância da Educação Ambiental, no campo e na escola, para o conhecimento crítico/reflexivo sobre os agrotóxicos
A limitação no estudo dos microrganismos eucariotos pode contribuir para um entendimento equivocado da diversidade microbiana e suas funções nos ecossistemas. Este aspecto reforça a necessidade de atualização e contextualização na busca por atividades voltadas para educação e sustentabilidade ambiental.
Este artigo apresenta a importância da educação ambiental através de atividades desenvolvidas na horta escolar da Unidade Integrada Municipal Déborah Pereira no Município de Caxias, Maranhão no ambiente de turmas de Ensino Fundamental.
A necessidade de substituição dos inseticidas vem estimulando a utilização de insumos vegetais como uma estratégia no controle integrado de vetores.Os resultados mostraram a importância do resgate cultural, considerando a redescoberta da utilização das plantas como uma estratégia no controle vetores.
Ao estudar interdisciplinaridade na escola, 49 professores e gestores da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Epifânio e da Escola Municipal José de Andrade Guedes, em São Joaquim do Monte-PE, foram entrevistados. Conclui-se que as dificuldades nas escolas são parecidas as do Brasil e de outros países.
O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos capoterapeutas em Teresina-PI acerca dos benefícios dessa atividade para a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa de caráter quantitativa realizada através de entrevistas estruturadas. Pode-se constatar uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.
Analisar o modelo de produção e consumo energético em Cabo Verde, África ocidental, bem como suas limitações para o crescimento e desenvolvimento do país, apontando as inestimáveis reservas naturais renováveis, pouco exploradas na região, como alternativa para o desenvolvimento sustentável da região.
Plantas medicinais e hortaliças não-convencionais podem subsidiar estudos em Educação Ambiental. O uso dessas espécies são interessantes pois auxiliam no resgate da cultura e saberes locais.Esta pesquisa objetiva promover a Educação Ambiental em uma escola municipal de Ubá-MG por meio desses grupos vegetais.
O presente artigo trata da divulgação de ações realizadas no Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão de Campo Formoso – BA, visando à promoção de práticas agroecológicas e de convivência com o semiárido.
A Educação Ambiental (EA) constitui-se como uma ferramenta importante no âmbito da melhoria de condições ambientais no mundo. É através da EA que se pode transformar e melhorar os pensamentos, ações e práticas degradantes ao meio ambiente.
As diretrizes que regem a educação básica brasileira apontam o “meio ambiente” como um tema transversal na educação formal, presente em todas as disciplinas obrigatórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a questão ambiental é abordada pelos professores nas disciplinas dos cursos básicos.
Neste trabalho abordou-se o manejo do banco de sementes na recuperação de áreas degradas pela exploração de opala em Pedro II/PI, com o objetivo de definir estratégias de restauração de áreas alteradas pela ação antrópica.
O presente texto traz uma análise sobre os impactos ambientais urbanos e os caminhos para cidades sustentáveis, abordando sobre o ambiente urbano e os principais impactos ambientais no Brasil, além de relatar algumas alternativas para tornar nossas cidades mais sustentáveis.
Foi realizado um inventário florístico da vegetação ocorrente no Nazareth Eco Resort, município de José de Freitas, Piauí, comparando o estudo com áreas de cerrado ocorrentes no Piauí, considerados cerrados marginais distais. O objetivo foi ampliar o conhecimento da flora de José de Freitas, Piauí.
O presente projeto foi desenvolvido em duas escolas de Aquidauana (MS), com o intuito de que os alunos conheçam, reconheçam e valorizem a fauna regional. Foram realizadas atividades práticas (trilhas interpretativas e confecção de acervo de pegadas) como ferramentas para atingir esses objetivos.
Óleos e gorduras quando descartados incorretamente podem causar vários impactos ambientais. O objetivo do trabalho foi analisar a destinação e conscientizar os proprietários de padarias do município de São Gabriel (RS) quanto aos problemas do descarte inadequado de óleo.
Este trabalho objetiva analisar a ação humana sobre o ambiente em zonas estuarinas, a partir da utilização do sensoriamento remoto no monitoramento ambiental numa área de ecossistema manguezal em Recife-PE. O trabalho pode auxiliar nos estudos ambientais favorecendo práticas pedagógicas interdisciplinares.
Esta é uma experiência que promoveu a integração entre arte, literatura e educação ambiental por intermédio de projetos pedagógicos em Arte Educação. Pautada na preservação e experimentação prática pós-teoria, estudantes realizaram intervenções pedagógicas transformando árvores em suportes educacionais.
Estudar a percepção ambiental é importante para a tomada de decisões do saneamento básico. O estudo avalia a percepção de moradores de Humaitá sobre o saneamento. A coleta se realizou pela aplicação de questionário. A população mostrou-se com uma grande percepção sobre os componentes do saneamento básico.
Este trabalho apresenta uma análise de como as crianças percebem e interpretam o ambiente, utilizando como ferramenta de coleta de dados o desenho infantil. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa-exploratória, aplica-se categorização para a análise das percepções ambientais.
Este estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial e consistência interna da Escala de Preocupações Ambientais (EPA) e também identificar diferenças de preocupações ambientais nas áreas de formação profissional e a relação entre a EPA e as variáveis demográficas.
Os cetáceos são mamíferos aquáticos, que ocupam extensa amplitude geográfica. Muitos encontram-se em estado vulneráveis ou ameaçadas de extinção. Toda essa problemática ambiental envolvendo a ação humana em ambientes costeiros trás o desafio de manutenção de grandes áreas de interesse ambiental e social.
Neste trabalho verificou-se que tanto os agricultores quanto os consumidores não reconhecem a importância social da agricultura orgânica/agroecológica, visando apenas o benefício próprio em suas escolhas, cabendo aqui uma lacuna que pode ser preenchida pela Educação Ambiental.
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o papel dos jogos recicláveis como recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem na educação inclusiva. Diante dos resultados, percebe-se que com os jogos recicláveis ajuda a criança na evolução, atenção, coordenação motora no seu desenvolvimento escolar.
Este artigo tem por objetivo propor que as plantas medicinais sejam integradas à educação ambiental nas escolas através de uma abordagem interdisciplinar, buscando promover a conscientização ambiental ao evidenciar a utilização das plantas como agentes ativos para a conservação da saúde e do bem estar coletivo.
Este filme é uma produção incrível, uma das mais lindas já produzidas, que nos fazem refletir sobre a vida e o seu real significado, evidenciando o quanto a nossa interferência é nociva para este planeta que nos acolhe e que sem ele não estaríamos aqui. Este filme nos faz repensar sobre progresso, desenvolvimento, evolução.
São 216 novas espécies de plantas, 93 de peixes, 32 de anfíbios, 19 de répteis, uma ave, 18 mamíferos e dois mamíferos fósseis relatados entre 2014 e 2015 na Amazônia brasileira. Esse é o resultado apresentado pelo Instituto Mamirauá e pelo World Wide Fund (WWF-Brasil).
A paz e a vida na Terra estão ameaçadas por atividades humanas não compromissadas com valores humanitários. A destruição da natureza e seus recursos é resultado da ignorância, da cobiça e da falta de respeito pelos seres vivos, incluindo nossos próprios descendentes.
A água de torneira de cidades ao redor do mundo está contaminada com fibras microscópicas de plástico, de acordo com levantamento inédito da organização Orb Media no qual a Folha participou. De 159 amostras de água potável coletadas em cinco continentes 83% continham plástico.
São necessárias novas abordagens para ajudar a humanidade a lidar com a mudança climática e outras ameaças ambientais globais que permanecem sobre nós no século 21.
À frente do movimento Todos pela Educação, a mestra em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government Priscila Cruz aponta o déficit educacional histórico do País como um ponto nevrálgico a ser superado para que os indicadores no Brasil avancem. Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, a presidente executiva da entidade aponta o subfinanciamento, a má gestão e o ensino inadequado aos tempos atuais como os pontos principais a serem tratados pelos governos.
A Educação Ambiental nos impõe muitos desafios: o da complexidade e o das relações entre os fatores econômicos, ecológicos, socioculturais, geográficos e políticos. Por esse motivo, se por um lado houve avanços, o que temos hoje, em tempos de crise, é um cenário de subtração, constituído por atrasos e recuos.
O presente artigo apresenta a ideia de contar histórias para crianças com a utilização do aparelho retroprojetor aliando a técnica cênica do teatro de sombras. Apresenta, também, um levantamento conceitual a respeito de recursos tecnológicos educacionais relacionados ao equipamento denominado de retroprojetor.
A experiência vivida na Atividade de Sensibilização possibilita a reflexão sobre os temas e fatores abordados. No trabalho de Educação Ambiental, podemos incentivar nas crianças a criação de hipóteses provisórias e dar lugar e espaço para aplicarem estas hipóteses, descobrindo sua validez mediante a experimentação da resposta. Através de perguntas e busca das respostas, a criança vai descobrindo o mundo.
Apresentação: A entrevistada desta edição é a apresentadora e Chef de Cozinha Natural Bela Gil. Além de apresentadora da GNT, ela desenvolve e apoia muitos projetos, ministra aulas de culinária e palestras em todo o Brasil. Ela tem uma grande preocupação com a saúde e o meio ambiente através de uma alimentação que faça bem às pessoas e, consequentemente, ao planeta. Embora a sua agenda esteja sempre lotada, Bela nos concedeu esta rica entrevista que trata do assunto que ela vem abordando em suas palestras atualmente, e que tem tudo a ver com uma proposta de Educação Ambiental que pretende integrar ser humano e ambiente numa relação consciente e sustentável: Transformar o mundo através da alimentação.
Parecia até o que dia ontem estava ganho. Fingi que não tinha mil coisas a fazer e passei a manhã toda às voltas com a preparação de um borboletário; finalmente, depois de tantas lagartas!
Em tempos de consumo consciente, somados a um ambiente de crise econômica, a profissionalização do setor de serviços veio a calhar e tem beneficiado quem aposta neste mercado. Juntos, esses fatores têm contribuído para aquecer o mercado de reparos e consertos, com crescente demanda em todo o País, principalmente nos segmentos de reparos para o lar, estética automotiva, troca de pneus e costuras.
As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa... Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento.
Pastinhas são sempre uma boa pedida, principalmente se você tem a habilidade de fazê-las em casa. O único problema é decidir entre os tantos sabores possíveis (e às vezes encontrar uma opção vegana).
O artigo discute questões relativas ao Corpo, apresentando registros fotográficos da Marcha das Mulheres, que aconteceu durante o 13° Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero, em agosto de 2017, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Cuando parece que todas las respuestas que buscamos han desaparecido, siempre hay un instante de profundo silencio y conexión, en el que nos quedamos sumergidos en una pausa profunda, hasta que el movimiento y los sonidos comienzan a despertar nuevamente. Y es allí, cuando llega misteriosamente la voz de la inspiración, para guiarnos y ayudarnos a descubrir las respuestas que están flotando en el viento que airea nuestros pensamientos...
Os últimos dias foram agitados, e neste turbilhão, as provocações foram muitas. O artigo inicial perdeu-se, e a memória não ajuda. O resultado é partir para um novo. Entre lembrar e não, existe uma gama enorme de opções. Entre o homem e a natureza, também existem várias possibilidades. O que fazer com elas?
O folclore da região amazônica se apresenta como um dos mais ricos dentre as culturas regionais dos Brasil, dada a quantidade e a riqueza de suas histórias. O artigo de hoje vem falar um pouco sobre a riqueza dos personagens do folclore amazônico: o boto, Matinta Pereira, Vitória Régia, Macunaíma e tantos outros personagens mais conhecidos, como o Curupira, o Saci, o Caipora e o Boitatá.
Ecologia, sustentabilidade, preservação da natureza. Se você ainda não falou sobre esses assuntos com seus filhos, é hora de falar! Mas para abordar temas importantes com as crianças, é essencial falar de forma clara e lúdica – não como um professor dando uma aula, mas sim introduzindo os assuntos na conversa por meio de histórias divertidas que prendam sua atenção. Para falar sobre a preservação do meio ambiente, por exemplo, por que não aproveitar as lendas e mitos do nosso folclore?
O texto apresenta um jogo de tabuleiro que proporciona de forma lúdica, reflexões sobre questões socioambientais presentes na Ilha de Santa Catarina, inserida no Bioma Mata Atlântica. O objetivo do material é contribuir com o conhecimento do lugar e de forma lúdica vivenciar a Educação Ambiental.
A planta mais representativa do período monárquico no Brasil é uma espécie de palmeira exótica, introduzida no Jardim de Aclimação, por D. João VI. Desde então seu cultivo vem sendo amplamente difundido em todo o território nacional, fato que remete à reflexão sobre o valor das áreas verdes e das espécies que as compõem. Este trabalho elenca algumas das razões pelas quais deve-se desestimular o plantio maciço de Palmeira Imperial nos logradouros públicos das cidades brasileiras, e simultaneamente apresenta motivos bastantes para que se privilegie e intensifique nas urbes o cultivo de plantas nativas do Brasil.
A Educação Ambiental é um importante processo para a construção da consciência ambiental em qualquer ambiente de trabalho ou instituição de ensino. Assim o presente estudo tem como objetivo geral implementar a Educação Ambiental em uma unidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos localizada na cidade de Taquara, RS.
Com atividades englobando todas as disciplinas e envolvendo cuidados, conhecimentos populares e até culinária, alunos aprendem propriedades de plantas.
Reza a lenda, e para muitos é fato, que só na Floresta Amazônica está a cura para todos os males do corpo e do espírito. Isso pela exuberante e diversa riqueza de ervas medicinais. Dessa forma, fazer uso dessas ervas, e aí originadas de qualquer parte do planeta, não é apenas ato praticado e cultuado por muitos, como também há toda uma preocupação por parte desses usuários e estudiosos em resgatar e preservar esses ensinamentos e usos.
Considerando-se que o Estado e a municipalidade educam para a preservação dos diferentes patrimônios culturais e naturais legitimando ações conservacionistas para a coletividade, a educação básica deve preparar os estudantes para fazerem leituras enunciadas de suas paisagens escolhidas construindo assim uma identidade para com o patrimônio.
Para garantir que crianças e adolescentes se alimentem de maneira mais saudável, poder público e instituições de ensino vêm adotando medidas que restringem a entrada de alimentos que podem ser nocivos à saúde no ambiente escolar. Alguns exemplos são leis que proíbem a venda de refrigerantes e frituras dentro dos colégios e a decisão de substituir lanches trazidos de casa por refeições preparadas na própria instituição.
Após 20 anos de discussões, a PNRS foi sancionada no Brasil e estabeleceu princípios, objetivos, instrumentos, além de diretrizes relativas à gestão integrada dos resíduos sólidos. Dentre eles se destacam a logística reversa e a educação ambiental, que são considerados instrumentos importantes para que a PNRS seja efetivamente implementada. No entanto, a logística reversa só pode ser operacionalizada se houver a contribuição do “consumidor final”, que é o detentor da propriedade do resíduo, quando este é descartado. Muitos consumidores desconhecem a lei e também como podem contribuir para que seja colocada em prática.
Esta seção surge após refletirmos sobre os trabalhos que chegam a Revista para serem avaliados, sendo que uma parcela significativa destes traz alternativas para a melhoria da qualidade ambiental, seja através de pesquisadores que, nos processos de engenharia, enfatizam alternativas para melhorar a qualidade de vida, ou de empreendedores que buscam soluções para os processos produtivos, no sentido de reduzir o impacto ambiental negativo e proporcionar um tempo de vida maior aos nossos recursos naturais.
Homenagear o meio ambiente é uma honra pedagógica, pois o ato de amor enobrece o planeta Terra e os seres humanos que zelam dele com coragem, com projetos educativos e com sustentabilidade.
Muitas vezes é dito que, de todas as pesquisas científicas publicadas sobre mudanças climáticas, 97% concluem que o aquecimento global é um problema real para o planeta e tem sido exacerbado pela atividade humana.
A proposta do governo para o Orçamento de 2018 traz cortes em programas de preservação do meio ambiente e assistência social a trabalhadores rurais. A tesourada em atividades de controle e gestão ambiental foi de 56,8% em comparação com a verba programada para 2017.
Foi em uma escola pública convencional de São Paulo, há mais de 20 anos, que o índio guarani Jurandir Augusto Martim descobriu como o jurua (homem branco, na língua guarani mbya) contava a história dos bandeirantes. Os sertanistas que a partir do século XVI exploravam o interior do país à caça de indígenas para escravização, riquezas minerais e destruição de quilombos, eram apresentados como os nobres heróis nacionais, os desbravadores, responsáveis por levar a civilização aos rincões do Brasil e delimitar suas fronteiras.
Foi aprovado pela Câmara Federal, no último dia 22, o Projeto de Lei n° 6867/2013, de autoria do deputado federal Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que estabelece a Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (Pefsa), destacando a função social do alimento e o combate ao desperdício.
O MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançam, nesta quarta-feira (16), um conjunto de editais, no valor total de R$ 25,7 milhões, focados em pesquisas de sustentabilidade e na popularização da ciência.
Em um novo estudo, publicado na revista científica Environmental Science and Technology, pesquisadores americanos detectaram altas concentrações de resíduos desses medicamentos no cérebro de 10 espécies de peixes encontradas nos Grandes Lagos, nos Estados Unidos.
O que era para ser um objeto prático e útil do dia-a-dia, tornou-se um dos maiores problemas ambientais da humanidade: a sacola plástica. A produção e o descarte em quantidades irracionais fizeram com que este resíduo não só entulhe lixões e aterros sanitários, levando centenas de anos para se decompor, mas o pior de tudo, polua os oceanos do planeta, matando animais.
Fosse um ato isolado, a extinção da Reserva Mineral de Cobre e Associados (Renca) — uma gigantesca área em uma das regiões mais preservadas da Amazônia — teria pouco impacto. Afinal, depois de sua criação, em 1984, boa parte da área foi demarcada com terras indígenas e convertida em unidades de conservação, o que lhes conferiu um nível maior de proteção.
O insetário pode ser utilizado como uma metodologia dinâmica no ensino de zoologia, como um apoio pedagógico. Foram sugeridas propostas de aula, onde são abordados os principais aspectos dos insetos, e nove exercícios de aplicação aos alunos, em que os mesmos poderão participar passivamente e ativamente.
Aplicação da Horta na escola como ferramenta auxiliar no ensino de ciências, desenvolvida em 2014, com nove alunos da quinta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de São Miguel do Guamá – Pará. O objetivo foi estimular e investigar o interesse do aluno pelas aulas de ciências.
Este trabalho tem o propósito de socializar um projeto de Educação Ambiental desenvolvido com uma turma de 2 ano do Ensino Médio em um Colégio no município de Colombo.Para isso buscamos trabalhar o conteúdo da organização curricular associado ao tema gerador Educação Ambiental.
O correto manejo dos resíduos de serviço de saúde está vinculado à prevenção da saúde e do meio ambiente. Foi proposto um checklist para auditorias ambientais focadas em laboratórios. As auditorias são adequadas para monitorar processos e refletem o grau de maturidade em relação às práticas ambientais.
Um dos principais problemas ambientais tem sido o lixo. Ensinar valores ambientais é dever de todos, inclusive da escola. Este trabalho propôs uma estratégia didática para se trabalhar temas da problemática ambiental. A proposta proporcionou (re)pensar o comportamento, além do desenvolvimento do senso crítico.
No presente estudo, as atividades extensionistas têm sido realizadas por meio das ações, durante os anos de 2011 até o ano de 2014. A pesquisa viabilizou a aproximação das soluções encontradas para os residentes da Praia da Penha, no município de João Pessoa-PB, desenvolvidas para a realidade desta comunidade.
É um relato sobre a percepção dos alunos do 9º ano de uma escola parceira do projetos de educação ambiental da prefeitura de Crateus/CE, tendo percebido que o projeto é de conhecimento dos alunos, despertando interesse dos alunos sobre o tema, inclusive levando para fora da escola os conhecimentos adquiridos.
Estudou-se os Impactos ambientais em uma área de preservação permanente no bairro Santa Cruz 2 em João Pinheiro /MG: uma proposta de educação ambiental. através de levantamentos de campo, revisão bibliográfica e apresentação oral. É necessário preservar esta APP, e a conscientização da população foi efetiva.
O trabalho visa demonstrar um projeto realizado no 7° ano do ensino fundamental. O enfoque foi mostrar ao aluno a importância da biodiversidade e meio ambiente por meio dos conhecimentos sobre plantas e suas utilidades.
O trabalho relata a experiência vivida por um grupo de graduandos, nas salas de aulas de uma escola estadual da Paraíba, na zona urbana da microrregião do litoral norte, objetivando avaliar a atividade da prática de ensino, sua problemática, bem como as limitações encontradas pelos conjunto docente-discente.
O presente trabalho trata de uma revisão da literatura sobre o uso de lodo de plantas de tratamento de esgoto e sua viabilidade para uso na agricultura. A lodo ou o biosol, como também é conhecido, foi anteriormente organizado de várias maneiras e sem qualquer cuidado.
O presente artigo refere-se às atividades voltadas à conscientização ambiental dos alunos da Educação Infantil.Para isso, foram oportunizadas atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais, principalmente o lixo que afeta nossas vidas e a preservação do meio ambiente.
O objetivo do trabalho foi formar educadores ambientais por meio de realização de oficina de reciclagem como ferramenta para a conscientização de alunos de entidade socioeducativa de Dois Vizinhos-PR. A oficina proporcionou aquisição de conhecimentos e despertou a mobilização sobre os problemas ambientais.
Objetivou-se com este estudo analisar a realização das contratações públicas sustentáveis dos servidores do IPHAN, quanto aos impactos e benefícios sociais e ambientais.
Tivemos a preocupação de trabalhar o Projeto Eco-Escola, de forma interdisciplinar entre atividades teóricas e práticas de cada disciplina para tornar a nossa escola ecologicamente sustentável, otimizando o espaço da escola, reorganizando o tempo para que os estudantes aprendam pesquisando a realidade local.
Através dos programas “Esri® ArcMap™” e “Google Earth™”, levantamentos teóricos e listas dos registros de captura e recaptura objetivou-se estimar a riqueza da espécie Neopelma pallescens, na REBIO Guaribas-PB, Brasil. Foram capturadas 835 de aves (500 da espécie N. pallescens), na qual 548 foram anilhadas.