O conhecimento liberta, a ciência ilumina, informação salva vidas! – André Trigueiro
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 87 · Junho-Agosto/2024
Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato   |  Números  
Índice    Volume XXII, Número 87
Apresentação
05/06/2024 EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 22 ANOS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA
Tudo começou lá em 2002, quando um grupo de pessoas interessadas pela práxis da Educação Ambiental se organizou para fazer esta publicação. Após a ideia ser lançada em um grupo de discussão articulado pela Internet, em setembro de 2001, nove meses depois - tal qual uma gestação - em 5 de junho de 2002 nascia o primeiro exemplar virtual da revista Educação Ambiental em Ação.
10/06/2019 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.
02/06/2003 Ficha Catalográfica
30/11/2020 Perguntas frequentes ("FAQ")
Normas de Publicação
06/06/2010 Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Artigos
04/06/2024 DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGROECOLOGIA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL
A interseção entre o desenvolvimento rural sustentável e a agroecologia, destacando sua importância na promoção de práticas agrícolas harmoniosas com o meio ambiente e socialmente justas.
04/06/2024 PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O RIO MACACO EM PALMEIRA DAS MISSÕES/RS
O estudo investiga as percepções de professores de Escolas em Palmeira das Missões/RS sobre o Rio Macaco. A metodologia abrangeu questionários e os resultados revelam uma diversidade de perspectivas, abrindo caminho para estratégias pedagógicas contextualizadas e eficazes promovendo uma consciência ambiental.
04/06/2024 DESCARTE DE RESÍDUOS PROVENIENTES DE BEBÊS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA (IN)SUSTENTABILIDADE
O artigo trata sobre a utilização em grande quantidade de fraldas descartáveis nos primeiros anos de vida de um bebê e o seu impacto ambiental, tendo em vista o direito ambiental e a insustentabilidade dessa utilização e descarte colossal.
04/06/2024 PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS FREQUENTADORES DA PRAÇA DE SÃO FRANCISCO – ÓBIDOS – PARÁ.
A percepção de frequentadores sobre a praça de São Francisco, na cidade de Óbidos – Pará, objetiva verificar como as pessoas percebem e demonstram opiniões sobre as praças, um espaço público ligado a melhoria da qualidade de vida, lugar para o exercício da cidadania e a interação social.
Dicas e Curiosidades
04/06/2024 COMO O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS ESTÁ DESTRUINDO O PLANETA
18 de junho é o Dia da Gastronomia Sustentável, uma celebração internacional da culinária local produzida de forma ecológica e minimizando o desperdício. Essa última parte está se tornando cada vez mais importante. Um relatório recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) descobriu que o mundo está mergulhado numa epidemia de desperdício de alimentos. Em 2019, os consumidores jogaram fora quase um bilhão de toneladas de alimentos, ou 17% de toda a comida que compraram.
04/06/2024 10 APLICATIVOS SOBRE SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS
Conheça 10 aplicativos que podem auxiliar no aprendizado sobre ciências, meio ambiente e sustentabilidade de forma lúdica, e as leis relacionadas que ajudaram a embasar cada um deles. “Todos estão em sintonia com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e reforçam a importância de incluir temas ambientais no currículo de instituições de ensino públicas e privadas”, comenta Liliane.
04/06/2024 CHAPADA DIAMANTINA (BA) É PARQUE NATURAL MAIS LEMBRADO POR BRASILEIROS
O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) foi o parque natural mais lembrado por brasileiros em uma pesquisa realizada pelo Instituto Semeia. Mencionado por 53% das pessoas entrevistadas, a Chapada Diamantina é seguida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), por 50%, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), que correspondeu a 48%.
04/06/2024 GUIA DEFINITIVO PARA SE TORNAR UM CONSUMIDOR CONSCIENTE
O termo “Consumo Consciente” tem ganhado cada vez mais destaque em debates sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Mas, afinal, o que isso realmente significa e como podemos aplicá-lo em nosso dia a dia?
04/06/2024 ESTES SÃO OS EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS MAIS FAMOSOS DO MUNDO
São apenas 5 dos muitos edifícios sustentáveis que já existem em todo o mundo, mas constituem um exemplo de eficiência energética e uma visão de como devemos construir no futuro.
Reflexão
04/06/2024 CONTINUAR EXISTINDO
Quando os céus derramam cântaros de água, a paisagem é inundada de caos. A casa é deslocada para o terreno do vizinho, a ponte desparece na correnteza, as pessoas se agarram a qualquer pedaço de salvação...
04/06/2024 REFLEXÕES SOBRE A ENCHENTE DE 2024
A enchente de 2024 é, de longe, a pior da história da presença civilizada no Rio Grande dos Sul. Entre Abril e Maio choveram cerca de mil milímetros de chuva. Mais da metade do esperado para um ano inteiro. É bem provável que ela vai passar a ser o parâmetro tomando o lugar da grande enchente de 41 no imaginário popular.
04/06/2024 EVENTOS EXTREMOS, MUDANÇA DO CLIMA E POLÍTICA AMBIENTAL
Precisamos prepararmo-nos melhor para estes e outros eventos climáticos, investindo na sustentabilidade das cidades, entre outras medidas.
04/06/2024 AQUECIMENTO RECORDE DO OCEANO É ALERTA GLOBAL PARA A CRISE CLIMÁTICA
Temperatura média do oceano bateu novo recorde em março, chegando a 21,07 ºC, superando o pico global anterior, registrado em fevereiro.
04/06/2024 O PAPEL DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E DO CONTROLE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA CRISE CLIMÁTICA
Após o pleito nacional de 2022, as eleições municipais de 2024 serão muito importantes para os rumos das cidades e do país com relação à governança climática e às perspectivas de transformações necessárias para o desenvolvimento urbano sustentável.
04/06/2024 REFLETINDO SOBRE A CIDADANIA AMBIENTAL ATIVA E OS DIREITOS DA NATUREZA
A emergência de novos direitos ambientais e a recente inclusão dos Direitos da Natureza representam uma mudança de paradigma significativa na compreensão e no alcance da cidadania.
04/06/2024 HUMANIDADE TEM DOIS ANOS PARA AGIR E SALVAR O PLANETA, ALERTA DA ONU
Em um discurso recente, o chefe do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um alerta crucial: a humanidade tem apenas dois anos para tomar medidas decisivas a fim de evitar consequências climáticas devastadoras.
04/06/2024 O NEGACIONISMO TROUXE O PLANETA TERRA À BEIRA DA EXAUSTÃO
Até quando as negativas das governanças globais e da população, como um todo, continuarão ocultando um problema latente na vida dos seres humanos?
04/06/2024 CRISE CLIMÁTICA: POLÍTICAS ECONÔMICAS GLOBAIS SÃO INADEQUADAS
A pesquisa internacional em modelos climáticos globais mostra que as políticas econômicas mundiais atuais correm o risco de afastar as nações das metas de emissão e aquecimento global.
04/06/2024 IMPORTÂNCIA DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS NA MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas no Panamá e na Bacia Amazônica.
04/06/2024 YANOMAMI: O LEGADO E A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
Descubra a história resiliente dos Yanomami, enfrentando ameaças e preservando sua cultura única em meio a desafios ambientais e sociais.
04/06/2024 ESTAMOS FRACASSANDO COM A BIODIVERSIDADE E O CLIMA
Estamos falhando coletivamente em conservar a biodiversidade mundial e em mobilizar soluções naturais para ajudar a conter o aquecimento global.
04/06/2024 UM IMPERATIVO CHAMADO IMPACTO SOCIAL
Os negócios de impacto social surgem para conciliar resultados financeiros com impactos positivos socioambientais e muitos modelos de negócios deste tipo estão atraindo novos empreendedores que são impulsionados por propósitos mais nobres que os motivem a investir e perseguir lucratividade em suas empresas.
Para Sensibilizar
04/06/2024 AUTOCONHECIMENTO É VIDA!
Autoconhecimento, autodescobrimento, um caminho sem volta.
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
04/06/2024 LIVRO GRATUITO REÚNE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Um dos aspectos mais relevantes do trabalho foi sua abordagem, que colocou a participação social e o diálogo no centro das atividades realizadas, envolvendo diferentes atores sociais – comunidade local, pesquisadores e gestores dos territórios estudados – que atuaram conjuntamente na construção e investigação de propostas educativas voltadas à biodiversidade e sociodiversidade nas UCs.
04/06/2024 COMO LIVROS INFANTIS PODEM PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Como a educação ambiental pode se beneficiar da literatura para introduzir temas como mudanças climáticas, defesa da biodiversidade e justiça climática nas salas de aula?
04/06/2024 9 CANÇÕES PARA ENSINAR CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Letras abordam temas como conservação, mudança climática e intervenção humana na natureza.
04/06/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POESIA E MÚSICA SOBRE NATUREZA PARA INSPIRAR
Poesias e músicas que falem sobre a natureza podem ser ótimas aliadas na educação ambiental.
04/06/2024 O OCEANO É FONTE DE TEMAS A SEREM TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Na educação básica, a Cultura Oceânica é uma abordagem que contempla competências e habilidades importantes para a formação de pessoas preocupadas com o meio ambiente e a justiça social.
04/06/2024 APLICAÇÕES DA FOTOGRAFIA DE VIDA SELVAGEM – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
[...] a fotografia de animais é umas das principais ferramentas que auxiliam na conservação das espécies e na proteção dos biomas. Isso porque as imagens têm o poder de aproximar as pessoas de uma parte da fauna silvestre que elas quase não têm contato (normalmente a ameaçada), muitas vezes nem sabendo da existência da espécie em questão e dos problemas que ela está sofrendo.
04/06/2024 NOVA ESCOLA QUE APRESENTAM IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Preservação do meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade são temas cada vez mais presentes na sociedade em todo o mundo. Por isso, são assuntos que também precisam fazer parte do cotidiano escolar por meio da Educação Ambiental.
Dúvidas
04/06/2024 5 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE ENERGIA SOLAR
Pensando no aumento do interesse pelo tema, respondemos as 5 perguntas mais frequentes em relação à energia solar.
04/06/2024 ENTENDA QUAIS SÃO AS FUNÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELOS PARQUES URBANOS
A cidade de São Paulo tem mais de cem parques municipais, sendo 106 urbanos. Essas áreas verdes promovem tanto benefícios ambientais, como a conservação da biodiversidade, quanto benefícios sociais, como a democratização do acesso a espaços públicos de lazer.
Entrevistas
04/06/2024 EPISÓDIO 3 - SÉRIE 11 - SAÚDE AMBIENTAL EM ALERTA - PROGRAMA EU, NÓS E NOSSO MEIO AMBIENTE WEBDOC - TEMA: SAÚDE PLANETÁRIA
O episódio 3 da série 11: Saúde Ambiental em Alerta do Programa Eu, Nós e Nosso Meio Ambiente Webdoc tem como tema a saúde planetária. Nosso convidado é o Doutor em Engenharia Elétrica e também engenheiro agrônomo Antonio Mauro Saraiva, professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP [...]
Culinária
04/06/2024 CANAL CAFÉ COM LEIDE
Esse canal pretende defender os animais não humanos. Eu sou a Leide. Sou cozinheira e ativista antiespecista.
Arte e Ambiente
11/06/2024 PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE AS ÁGUAS
O texto aborda a situação climática enfrentada pelo povo gaúcho atualmente, e suas reverberações na vida cotidiana e no imaginário social. A discussão se dá a partir da reflexão sobre o simbólico manifestado através de seres não humanos que chegam ao espaço urbano trazidos pelas águas, assim como as cobras. A análise se ampara em artistas contemporâneos que problematizam características do Antropoceno através de suas obras.
Divulgação de Eventos
07/06/2024 II WORKSHOP ESG & SUSTENTABILIDADE 2024
Serão sete painéis temáticos, incluindo questões como Transição Energética, mobilidade Net Zero, Produção Verde, O Clima e as Cidade e muito mais. Dias 27 e 28 de junho, em Pelotas (RS), no Pelotas Parque Tecnológico.
04/06/2024 XVIII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O XVIII EPEA será realizado no período de 18 a 21 de setembro de 2024. Pretende refletir e dialogar sobre a Educação Ambiental em tempos de emergência climática, trazendo o resgate da conexão ser humano-natureza. O evento contará com conferências, mesas de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e relato de experiências sociais e comunitárias, feira de economia solidária e saída de campo.
04/06/2024 CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS
Caminhando para a 21ª edição, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas será realizado nos dias 22 a 25 de outubro de 2024. Esse importante encontro que ao longo dos anos foi se firmando como um dos mais relevantes da área ambiental de todo o Brasil, manterá suas características principais que o tornaram uma referência para todos os profissionais, estudantes e pessoas dessa área: pluralidade de temas e assuntos os mais variados e questionadores sobre o Meio Ambiente.
04/06/2024 X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) DISCUTE O TEMA "CONTRASTES, DIVERSIDADE, INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO NO PRÓXIMO DECÊNIO" - ACONTECE 19 A 21 DE SETEMBRO DE 2024 | CCEN UFPB
Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga o X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o tema "Contrastes, Diversidade, Inclusão: A Educação no Próximo Decênio" que será realizado no período de 19 a 21 de setembro de 2024.
04/06/2024 PRÊMIO FRITZ MÜLLER: PRÓXIMA EDIÇÃO DA PREMIAÇÃO AMBIENTAL VOLTARÁ REFORMULADA EM 2025
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que a próxima edição do Prêmio Fritz Müller será realizada em 2025. A pausa neste ano ocorre em razão do trabalho de reformulação que está sendo conduzido pela equipe do Instituto para tornar o prêmio ainda mais conectado à atualidade.
04/06/2024 VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PAÍSES E COMUNIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa está previsto realizar-se entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, em Manaus, no Brasil, contando com o financiamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
04/06/2024 BRASIL SEDIARÁ EVENTO GLOBAL DE ESG E SUSTENTABILIDADE
O Congresso Nacional de ESG não só antecede, mas também contribui para os diálogos que serão realizados em importantes encontros globais, como o G20 e a COP30. Esses eventos representam oportunidades cruciais para definir estratégias e compromissos concretos em prol da sustentabilidade global.
O que fazer para melhorar o meio ambiente
04/06/2024 PBH TRANSFORMA ÁREA DEGRADADA EM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA A COMUNIDADE
A Prefeitura realizou o plantio de 242 mudas de árvores em duas áreas da cidade: próximo à Estação Diamante, na região do Barreiro, e no entorno de um olho d’água, no bairro Serrano, onde também foram entregues melhorias para a comunidade local.
04/06/2024 O TRABALHO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO: (RE)CONECTAR HUMANIDADE À SUSTENTABILIDADE.
Certamente, este trabalho não estaria listado em catálogos de empregos ou demandaria altos salários, mas exigiria uma combinação perfeita entre empatia, escuta ativa, justiça social, ética e responsabilidade, qualidades essenciais para fomentar a sustentabilidade em todas as suas dimensões.
04/06/2024 ESTUDO SUGERE QUATRO SOLUÇÕES CLIMÁTICAS BASEADAS NA NATUREZA
As soluções climáticas baseadas na natureza são estratégias de conservação, restauração ou manejo cujo objetivo principal é mitigar as emissões de gases de efeito estufa ou remover o carbono da atmosfera.
04/06/2024 O QUE PODEMOS FAZER NO NOSSO DIA A DIA PARA PROTEGER OS RECURSOS NATURAIS E REDUZIR O VOLUME DE LIXO?
As pessoas geram resíduos desde a hora que acordam, até a hora que vão dormir, todos os dias de suas vidas, pois de quase todas as ações realizadas no nosso cotidiano, sobram materiais, que perdem a utilidade ou que simplesmente já não queremos mais, e por isso os descartamos. O Brasil produz 82 milhões de toneladas de lixo por ano e só pouco mais de 2% são reciclados. As soluções climáticas baseadas na natureza são estratégias de conservação, restauração ou manejo cujo objetivo principal é mitigar as emissões de gases de efeito estufa ou remover o carbono da atmosfera.
Sugestões bibliográficas
04/06/2024 EBOOK "COMO MONTAR UM PROJETO" PARA ADQUIRIR
Depois de mais de 20 anos de experiência, o Professor Declev Reynier Dib-Ferreira compilou uma parte do seu conhecimento no ebook "Como Montar um Projeto".
Educação
05/06/2024 “SINTONIZANDO CON NUESTRA ESENCIA”
Existen en la vida situaciones que nos involucran todo el tiempo, en diferentes contextos. Permanentemente el universo interno sostiene una “comunicación en red” con el universo externo y todo lo que acontece afuera, tiene sus réplicas internas. Hechos inesperados son capaces de cambiar nuestro rumbo en apenas unos minutos, unas horas… y también, en algunos segundos; y nosotros, necesitamos estar preparados para esos cambios “fuera de programa”.
Você sabia que...
04/06/2024 VINTE E CINCO ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA)
A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), expressa pela Lei Federal N° 9.975/99, completou neste ano 25 anos desde sua promulgação, no dia 27 de abril. A PNEA é o marco legal para a educação ambiental e traz o seu reconhecimento como direito educacional.
Educação e temas emergentes
04/06/2024 LISTA DAS CIDADES COM RISCO DE DESASTRE AMBIENTAL
Lista dos 1.942 municípios mais suscetíveis às ocorrências de deslizamentos, enxurradas e inundações para serem priorizados nas ações da União em gestão de risco e de desastres naturais.
04/06/2024 BRASIL TEM 1.942 CIDADES COM RISCO DE DESASTRE AMBIENTAL
No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros.
04/06/2024 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Em 2021 a UNESCO alertou que a educação tradicional não estava preparando os jovens para atuarem em um mundo onde as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade são as maiores ameaças à vida humana. O órgão sugere que a Educação Ambiental faça parte do currículo escolar até 2025.
04/06/2024 BRASIL TEVE 12 EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS EM 2023
Cinco ondas de calor, três chuvas intensas, uma onda de frio, uma inundação, uma seca e um ciclone extratropical foram reportados, sendo que nove destes eventos foram considerados incomuns e dois sem precedentes.
04/06/2024 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO E TOMADAS DE DECISÃO DEVEM SE ALIAR PELO PLANETA
São muitas as frentes que precisam se integrar para melhorar o mundo atual. Crises batem à nossa porta todos os dias, ocorrendo nos lugares mais diversos e com efeitos devastadores. E tudo indica que, com a intensificação das mudanças climáticas, as catástrofes serão cada vez mais frequentes e graves.
04/06/2024 SEM LIMITES PARA AS CHUVAS: DILÚVIOS EXTREMOS E O FUTURO DO CLIMA
As mudanças climáticas intensificam as chuvas, levando a dilúvios cada vez mais frequentes e intensos. O Brasil, quarto maior poluidor do mundo, enfrenta um futuro com tempestades descomunais.
04/06/2024 INDICADORES DE MUDANÇA CLIMÁTICA ATINGIRAM NÍVEIS RECORDES EM 2023
Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que os registros foram mais uma vez ultrapassados e, em alguns casos, esmagados, para os níveis de gases de efeito estufa, temperaturas da superfície, calor e acidificação do oceano, elevação do nível do mar, cobertura de gelo marinho antártico e recuo das geleiras.
Ações e projetos inspiradores
04/06/2024 O ATOR DA GLOBO MUDOU SEUS HÁBITOS HÁ CERCA DE OITO ANOS E INCENTIVA QUE OS OUTROS FAÇAM O MESMO
Ele abraça a causa e faz questão de difundi-la. Em suas redes sociais, onde acumula mais de 2,5 milhões de seguidores, usa o seu alcance para constantemente abordar o tema: "Creio que não existe questão mais importante do que essa".
04/06/2024 TRANSFORMAÇÃO DO QUILOMBO DE UBATUBA POR MEIO DOS SEUS SABERES ANCESTRAIS
Desde 2023, a comunidade quilombola do Sertão de Itamambuca, vem presenciando transformações significativas e muito positivas, graças à implantação do projeto Quilombo Sustentável, coordenado pelo Instituto Terroá.
04/06/2024 ESCOLA PERMACULTURAL PLANTA CONHECIMENTO E COLHE AÇÕES
Com uma proposta de educação socioambiental que ultrapassa os muros das escolas, projeto que este ano está acontecendo em Campo Grande vem conquistando novos territórios e ampliando adesões na prática entre seus alunos.
04/06/2024 SETE DEFENSORES DA NATUREZA QUE TRAVARAM CRIMES RECEBEM “NOBEL DO AMBIENTE” 2024
São da Austrália, África do Sul, EUA, Espanha, Índia, Brasil: eles travaram crimes e injustiças contra a sua comunidade, face ao avanço do carvão, petróleo, poluição e destruição da floresta.
04/06/2024 PESQUISADORAS BRASILEIRAS RECEBEM PRÊMIOS NO EXTERIOR
Três pesquisadoras brasileiras são destaques em premiações internacionais que reconhecem e incentivam projetos de conservação da natureza pelo mundo.
04/06/2024 PESQUISADORA COM PROJETO EM MS GANHA PRÊMIO DE CONSERVAÇÃO
A pesquisadora Patrícia Medici ganhou o prêmio Women of Discovery Award, da WINGS WorldQuest, que homenageou na edição deste ano apenas cinco mulheres do mundo inteiro pelo trabalho de conservação realizado no planeta.
04/06/2024 PREFEITURA DE NITERÓI PROMOVE AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS A BORDO DE EMBARCAÇÃO NA ENSEADA DE JURUJUBA
Com os olhares atentos no mar, nos biólogos, nos professores e nas fotografias de animais marinhos, 40 alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói participaram da primeira expedição de bordo na enseada de Jurujuba.
04/06/2024 PROFESSORES PROMOVEM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO PROJETO SABE O LIXO? VIROU ARTE!
Este é o segundo ano consecutivo que projeto é desenvolvido no município e a capacitação auxilia os professores a desenvolver os mais diversos conteúdos através da promoção da preservação ambiental e por meio da arte e manifestações artísticas.
04/06/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO LEVA GINCANA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS RESIDENCIAIS DR HUMBERTO PEREIRA
A gincana faz parte da programação do Projeto Social nos Residenciais. O projeto visa a realização de cursos profissionalizantes, oficinas, palestras, além de atividades esportivas e educativas nos residenciais Dr. Humberto Pereira.
04/06/2024 COLETIVO EDUCADOR INICIA PROGRAMA LIXO ZERO NAS ESCOLAS
O objetivo é que as escolas emitam o mínimo possível de resíduos e o que for gerado, seja destinado corretamente para reutilização ou descarte adequado.
04/06/2024 ESCOLA LUIS CLÁUDIO JOSUÉ SE DESTACA NO JOGO COOPERA CERRADO
O Jogo Coopera Cerrado é uma iniciativa do Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS-Cerrado), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com atuação em quatro estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
04/06/2024 EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI O DESTAQUE DO PROGRAMA BANDEIRA AZUL DESTA TEMPORADA
O programa iniciou no dia 15 de dezembro nas praias agrestes do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras.
04/06/2024 ESTUDANTE DA UNB GANHA PRÊMIO DE PERSONALIDADE CLIMÁTICA DE 2024
Marcos Vinícios Botelho foi reconhecido pela organização internacional The Climate Reality Project por sua atuação pela causa ambiental no Brasil e no exterior.
04/06/2024 EGRESSO DO IFBA CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL PROMOVIDO PELA NASA
Com tema sobre impacto dos microplásticos na biodiversidade marinha e na saúde humana, Wesley Andrade, formado em 2023 no curso técnico de Meio Ambiente, pelo campus Eunápolis, fez parte de projeto que levou os(as) participantes a criarem visualizações usando dados de observação da Terra que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de fome zero, água potável e ação climática. A equipe de Wesley foi a única brasileira a vencer o desafio, que contou com quase 1.600 participantes, de 104 países.
04/06/2024 ESCOLAS DE PG RECEBEM CAIXAS DE ABELHAS SEM FERRÃO FOMENTANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Esta é a sétima unidade escolar da Rede Municipal de Ensino a contar com as abelhas. A ideia de instalar as colmeias nas unidades faz parte do programa Sinapses Criativas, que reúne as iniciativas inovadoras realizadas pela Secretaria Municipal de Educação.
04/06/2024 PROJETO JANELA ABERTA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
O Projeto Janela Aberta, desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, foca em proporcionar conhecimento sobre sustentabilidade e meio ambiente através de uma variedade de atividades interativas.
04/06/2024 COM GALINHEIRO SUSTENTÁVEL, ESCOLA DE TRIUNFO INCENTIVA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO SOCIAL
Abordando temas como reciclagem, economia circular, cidadania e respeito ao meio ambiente, o projeto “As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social” é uma das duas iniciativas gaúchas contempladas na segunda edição do Edital Braskem Projetos que Transformam.
04/06/2024 EMEF DR. ALÍPIO ALFREDO SPERB É A GRANDE VENCEDORA DO 1º PRÊMIO ESCOLA SUSTENTÁVEL DE TAQUARA
EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb arrecadou 4,1 toneladas de materiais em 2023.
04/06/2024 HORTAS COMUNITÁRIAS OFERECEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR
O Correio visitou dois espaços comunitários destinados ao cultivo e à produção de itens orgânicos sem agrotóxicos e de baixo custo. São diversas espécies de hortaliças, frutíferas e de ervas medicinais que abastecem a mesa de comunidades inteiras.
04/06/2024 PROJETO DE ESCOLA DO PANTANAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUZ PODCAST COM ALUNOS
O projeto SustentaMídia Beatriz, da EBM Beatriz de Souza Brito, no bairro Pantanal, tem o objetivo de desenvolver práticas de Educação Ambiental, como compostagem, horta, reciclagem, entre outros. As ações são voltadas ao programa Escolas Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
04/06/2024 EQUIPE DO PROJETO DE EXTENSÃO ONDA LIMPA É PREMIADA EM CONCURSO DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DE ALAGOAS
A equipe ganhou na categoria de melhor vídeo curto do Litoral Sul alagoano e faturou mais um prêmio de R$1 mil ao concorrer com outros cinco finalistas que tiveram suas produções audiovisuais publicadas no perfil de rede social @ima.alagoas. Representando a região, o vídeo do Ifal Penedo foi o que mais se enquadrou nos critérios de originalidade, composição, relevância e valor socioambiental avaliados pela comissão formada por especialistas da área de produção de imagens, educação ambiental e representantes do IMA.
04/06/2024 REVISTA PRODUZIDA POR ALUNO É LANÇADA EM SEMINÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Obra criada e ilustrada por Ulisses Brandão, aluno talentoso da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Pirangi, localizada no Parque Alvorada II, narra de forma comovente a saga de um grupo de estudantes determinados a restaurar a beleza de um riacho que antes tinha águas límpidas e que agora sofre graves problemas de poluição.
04/06/2024 MOSTRA DA SLU NAS ESCOLAS MUNICIPAIS CHAMA ATENÇÃO PARA CONSUMO EXAGERADO
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove nas escolas municipais da rede pública de ensino de Belo Horizonte “A História das Embalagens”, exposição realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
04/06/2024 ESCRITOR PROPÕE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM RELANÇAMENTO DE PROJETOS
Unir educação ambiental e incentivo à leitura para o desenvolvimento de uma consciência cidadã.
04/06/2024 PROFESSOR ADIA APOSENTADORIA E DEIXA LEGADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADE DE IGUAPE
Médico recomendou ao docente Paulo Sérgio da Silva aposentadoria por motivo de saúde há dez anos; em 2024, ele deixa as aulas depois de ter formado mais de 700 agentes ambientais mirins.
04/06/2024 PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE MACAÍBA É DESTAQUE EM PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR
O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Educandário Venera Dantas Medeiros, localizado em Mangabeira, zona rural de Macaíba, e teve várias ações ao longo do ano. O objetivo do projeto é focar nas questões ambientais, como racionalidade e sustentabilidade, destacando a importância do ecossistema.
04/06/2024 COMO UM DOCUMENTÁRIO PODE DESPERTAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Longa de 80 minutos propõem cenas contemplativas de oito parques estaduais para despertar um novo apreço ao verde goiano.
Cidadania Ambiental
04/06/2024 CAMPANHA EDUCATIVA: COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE COM ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO
Atividades práticas para lidar com a problemática da dengue.
O Eco das Vozes
04/06/2024 PARA ESSES DIAS DE CATÁSTROFE CLIMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL, UM POUCO DE EMPATIA E ALEGRIA PARA AS NOSSAS CRIANÇAS ABRIGADAS
Diante da catástrofe ocorrida, das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, ocorridas entre final de abril e início de maio de 2024, têm sido classificadas e noticiadas como "a maior catástrofe climática" da história deste Estado, em que houve, inclusive, cidades inteiras que ficaram debaixo d'água.
Do Linear ao Complexo
04/06/2024 PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO LGBTQIAP+ SOBRE A REALIZAÇÃO DOS TESTES RÁPIDOS PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS (IST)
Esse estudo tem como tema a percepção da população LGBTQIAP+ sobre a realização dos testes rápidos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). O objetivo geral foi compreender a percepção da população LGBTQIAP+ sobre a realização dos testes rápidos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Relatos de Experiências
04/06/2024 A VISITA TÉCNICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO
Resumo: O objetivo é dialogar a respeito da visita técnica (VT) para a promoção da Educação Ambiental. Recorreu-se ao relato de experiência, enquanto estratégia de expressão escrita de vivências, resultando na produção de conhecimento. Os resultados indicam que a VT transcende os limites do saber fazer.
04/06/2024 A PEGADA ECOLÓGICO COMO EMBASAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência na utilização da Pegada Ecológica. Aplicou-se um questionário que abordava os diversos aspectos sobre o consumo. Nota-se que a alimentação teve a maior expressividade. Conclui-se que o alto padrão de gastos na sociedade atual negligencia o cenário ambiental.
04/06/2024 DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO NOVO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES E VIVÊNCIAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Relato de experiência ecopedagógico, a partir da vivência no componente curricular eletivo de Ciências da Natureza: Experimentação e outras Práticas Investigativas do Novo Ensino Médio. Analisou-se o impacto do NEM, explorando os diferentes aspectos, desafios e contribuições desta, na formação de estudantes.
04/06/2024 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UM AQUÁRIO DE VISITAÇÃO PÚBLICA: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO
A divulgação científica deve ser reconhecida e valorizada na perspectiva de impulsionar a democratização e a popularização da ciência na sociedade moderna. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro objetiva comunicar e divulgar os conhecimentos científicos através de abordagens que estão descritas neste trabalho.
04/06/2024 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PESQUISA EM CAMPO E DO CURSO DE DESIGN THINKING
Relato de experiência sobre inovação na gestão judicial para sustentabilidade. O objetivo é mostrar que a capacitação pode melhorar o acesso à justiça ambiental.
Notícias
04/06/2024 PROJETO CULTURA ECO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A MORADORES DE ANANINDEUA
Em 10 meses de execução, o Projeto Cultura Eco vem sendo exemplo social ao ter retirado, nesse período, cerca de 17.000 metros cúbicos de resíduos sólidos, que foram entregues às cooperativas especializadas em reciclagem, ganhando assim, novas utilidades
04/06/2024 STARTUPS INTERNACIONAIS OFERECEM SOLUÇÕES AO GOVERNO GAÚCHO PARA RESPOSTA ÀS ENCHENTES
GovTech Lab já conta com mais de 200 propostas cadastradas para enfrentamento aos efeitos da atual tragédia ambiental. São ideias que vão desde tecnologias de impacto para atender populações vulneráveis até o monitoramento da qualidade da água por Inteligência.
04/06/2024 EXPEDIÇÃO DO CONHECIMENTO ABORDA ENERGIA, ÁGUA E SUSTENTABILIDADE COM AÇÕES GRATUITAS
A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e receberá a visita de alunos de toda a rede municipal.
04/06/2024 BASE RURAL DE OLINDA GANHA ESPAÇOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ACESSO A PROGRAMAS SOCIAIS
São seis hectares onde os usuários, principalmente crianças, poderão aprender mais sobre preservação ambiental na prática, através de hora, minhocário, tanques de piscicultura e hidroponia e trilhas ecológicas. Foram construídas baias para animais, como coelhos, porco-da-índia, galinhas e cavalo.
04/06/2024 PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR ANUNCIA VENCEDORES DA ETAPA NACIONAL
Sete professores que desenvolveram projetos de Educação Transformadora em diversos níveis de ensino, do Infantil ao Superior, foram celebrados por suas iniciativas.
04/06/2024 MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UFMS TERÁ ESPAÇO DEDICADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O espaço será aberto a toda a comunidade e terá brincadeiras e jogos voltados para a educação ambiental e reflexão sobre preservação e sustentabilidades dos três principais biomas do estado.
04/06/2024 MUDANÇAS CLIMÁTICAS TERÃO ATENÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS E NAS CAMPANHAS EDUCATIVAS
A Comissão de Meio Ambiente aprovou o projeto (PL 6230/2023), do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que busca assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais pela Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999)
04/06/2024 INSTITUTOS ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-BIO e o Instituto Amigos da Floresta Amazonica-ASFLORA nesta terça-feira (9) firmaram um Acordo de Cooperação Técnico - científico, com a duração de 60 meses.
04/06/2024 PEÇA MUSICAL ENSINA CRIANÇAS DO RIO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS E CARREIRA CIENTÍFICA
A peça musical “Detetives da Energia em Cena”, em exibição no Rio de Janeiro, conta para as crianças, de um jeito lúdico e divertido, a história da energia.
04/06/2024 TEATRO SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL REÚNE 800 ESTUDANTES
O teatro do Parque Diamante +Energia ficou lotado de estudantes que foram cativados pelo espetáculo que contou a história “A Rendeira e a Tartaruga”.
04/06/2024 FUNDAÇÃO SERRA DO JAPI LANÇA CONTEÚDOS PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM AS CRIANÇAS
A Fundação Serra do Japi, em parceria com o Consórcio PCJ, lançou dois vídeos institucionais que serão usados nos trabalhos de educação ambiental junto às crianças da rede municipal de ensino. A ação se soma ao relançamento de um gibi que também é usado nas atividades. O encontro contou com a participação da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
04/06/2024 EM BH, MARINA SILVA É ELEITA AMBIENTALISTA DO ANO PELO 14º PRÊMIO HUGO WERNECK
Foi realizada a entrega do 14º Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a participação da Ministra Marina Silva em sua primeira viagem oficial ao Estado. A ministra – eleita pela Revista Nature uma das 10 personalidades mais influentes do planeta para a ciência - recebeu o prêmio de “Ambientalista do Ano”. Ao todo, foram 15 premiados com projetos e iniciativas que se destacam pela diversidade de ações alinhadas com a temática desta edição “Pensar globalmente, agir localmente”.
04/06/2024 SEBRAE E UNIÃO EUROPEIA SE UNEM PARA AJUDAR AGRICULTURA FAMILIAR A DESENVOLVER PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
O projeto Sustenta e Inova, realizado pelo Sebrae no Pará e financiado pela União Europeia, tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de práticas sustentáveis, incluindo o cultivo de cacau orgânico, em três regiões do estado: Xingu, Capim e Marajó.
04/06/2024 ÁGUA, CÂMERA E AÇÃO GANHA LIVRO QUE RETRATA TRABALHO DOS JOVENS DE SANTO ANDRÉ
A publicação “Água, Câmera e Ação, o futuro da água é agora! Uma experiência de educomunicação socioambiental em Santo André” completa o ciclo de reconhecimentos da iniciativa, que foi recentemente premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras.
04/06/2024 CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE MS FAZ PLANTIO DE MUDAS E ABORDA ATÉ CUIDADOS COM REDE ELÉTRICA
A escola como ponto de disseminação de boas práticas, reflexões e aprendizado sistêmico. Há algum tempo alunos de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul têm se deparado com ações envolvendo temas da atualidade que reforçam a cidadania nas mais diferentes frentes. Uma delas é a conscientização ambiental.
04/06/2024 TURISMO DE NATUREZA E ECOTURISMO SÃO RESPONSÁVEIS POR 60% DO FATURAMENTO NO SETOR
De acordo com o levantamento chamado Ecoar, o ecoturismo já é oferecido por 65,9% das empresas da indústria de viagens. O estudo foi realizado pelo Polo Sebrae de Ecoturismo e ouviu cerca de 3,2 mil empresários do segmento, e teve também a colaboração da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e da Embratur.
04/06/2024 PREFEITURA IMPLEMENTA ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS COM PLANTIO RECORDE DE 110 MIL ÁRVORES E ÁREAS VERDES RECUPERADAS
A capital baiana recebeu, na última década, um conjunto de ações municipais para conservação e ampliação da natureza existente, a fim de reduzir os efeitos climáticos e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população. No período, a Prefeitura plantou cerca de 110 mil árvores por toda a cidade, além de preservar 26 mil km quadrados de mata atlântica, recuperando parques e áreas verdes.
04/06/2024 RECIFE GANHA ECONÚCLEO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Econúcleo da Lagoa do Araçá, assim como os do Parque da Jaqueira e do Jardim Botânico do Recife (JBR), será um espaço para trabalhar a conscientização e sensibilização ambiental de maneira lúdica e contínua, investindo em atividades que promovam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade desde a primeira infância.
04/06/2024 FERNANDO DE NORONHA TAMBÉM SOFRE COM A POLUIÇÃO POR PLÁSTICO
Pesquisa global analisou os efeitos dos detritos plásticos em profundidades subaquáticas nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.
04/06/2024 MORRO DO SÃO BENTO VIRA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
A área em questão abrange 25 hectares e engloba o Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto, a Cava do Bosque, os teatros de Arena e Municipal, a Casa da Cultura, além de uma Base da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
04/06/2024 USO DE ENERGIA SOLAR GARANTE ECONOMIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Três iniciativas foram consolidadas, atendendo sete unidades escolares e beneficiando mais de cinco mil alunos e servidores.
04/06/2024 1º CIRCUITO SALA VERDE DE 2024 PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA UEMA
Em março deste ano, a Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao 1º Circuito Sala Verde de 2024, um evento que contou com a participação de representantes da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).
04/06/2024 ALUNOS DO CETEC FUNDAMENTAL PLANTAM MANACÁS EM ESTACIONAMENTO DA UCS
As atividades de educação ambiental dos alunos do CETEC UCS vão além de sala de aula e da própria área verde da escola.
04/06/2024 NORMALIZAÇÃO AVANÇA PARA RESPONDER ÀS URGÊNCIAS CLIMÁTICAS
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como representante oficial da Organização Internacional de Normalização (ISO), lidera a elaboração da norma internacional para determinar as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, acondicionamento e transporte de hidrogênio até à porta de consumo.
Números anteriores:   
 
Ilustrações: Silvana Santos