Embora tenhamos muito com o que nos preocupar, referente às questões ambientais, não podemos deixar de comemorar avanços, práticas, exemplos de atitudes, coletivas ou individuais, que pipocam por toda parte do Planeta. Prova disto é o que apresentamos nesta edição. Trabalhos evidenciando esforços para um mundo melhor em diversas instâncias, abrangendo diferentes categorias, desde ações simples, do dia-a-dia, até estudos mais aprofundados que buscam desvendar mistérios da vida e da ciência [...]
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O objetivo deste artigo foi discutir a partir das ideias de Platão sobre a interpretação pedagógica e política do mito da caverna, ressaltando a missão libertadora do professor, como formador de uma consciência político-social, personificada no filosofo Sócrates, protótipo, segundo Platão, de educador.
Neste estudo avaliou-se a percepção dos agentes de endemias do município de São Mateus sobre sua condição de educador ambiental. Investigou-se suas concepções sobre meio ambiente e educação ambiental e discutiu-se a relevância desses saberes para o desempenho da função de educador ambiental.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial para educação socioambiental da Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira situada no extremo sul da Bahia sob o olhar de estudantes de nível médio.
Este artigo trata das transformações do mundo agrário brasileiro tendo em vista os apontamentos do sociólogo Octavio Ianni. Segundo o autor, a globalização generalizada ocorrida na virada do século XX e XXI obrigou involuntariamente o sujeito do campo a se adaptar à nova conjuntura do capitalismo global.
O trabalho teve por objetivo conhecer os motivos e as expectativas de participação dos discentes do Programa IFCE Limpo e Verde. A pesquisa qualitativa, foi bibliográfica, documental e do tipo direta. Os resultados mostraram que as motivações e expectativas dos discentes pesquisados foram as mais diversas.
Este artigo pretendeu verificar a percepção dos profissionais da área da Educação Ambiental sobre os atuais problemas enfrentados no meio ambiente. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e exploratório.
Este trabalho apresenta de forma objetiva a situação no Brasil e Minas Gerais em relação à problemática da destinação incorreta dos REE’s. Informações a respeito do gerenciamento desses resíduos em uma IES foram levantadas a fim de se perceber a realidade da difícil gestão dos REE’s.
O objetivo deste trabalho é investigar os processos de inclusão sócio-territorial, tomando como objeto de estudo a remodelação do Baixo Centro de Belo Horizonte. Para tanto se buscou construir uma interlocução entre os conceitos de território, desenvolvimento local e gestão social.
Na busca de entender a relação salutar e harmoniosa entre o ser humano e a natureza, foi realizado um estudo no município de Lucena, estado da Paraíba, Brasil, sobre a caiçara dos pescadores artesanais da localidade, e a utilizam dos recursos botânicos naturais locais.
O presente trabalho se propõe a analisar os principais aspectos relacionados à participação da sociedade civil no Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na perspectiva dos projetos de educação ambiental, no qual constatou-se a sustentabilidade das ações dos projetos verificados
Esse artigo tem por objetivo estudar o ambiente produtivo da cana de açúcar e bioma cerrado em Mato Grosso, no período de 2000-2016, com intuito de relacionar essas duas variáveis e identificar até que ponto a área plantada de cana de açúcar contribui para o desmatamento do bioma Cerrado.
Esta pesquisa objetivou realizar uma revisão de literatura sobre educação e percepção ambiental e os problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos, com foco particular ao semiárido brasileiro. A literatura confirmam a importância da Educação Ambiental, aprimorando a percepção ambiental dos alunos.
A presente pesquisa, desenvolvida no IME - Instituto Municipal Engenheiro Francisco Erse, em Porto Velho, Rondônia, visou desenvolver a sensibilização e conscientização ambiental voltada para as plantas no espaço escolar como possibilidades para construções de novas práticas pedagógicas.
Trabalhar a Educação Ambiental nas séries iniciais garante a formação de cidadãos críticos, em relação a problemas associados ao meio ambiente e motivados a resolvê-los.
Este artigo aborda a problemática que envolve a comunicação ambiental das ocorrências de poluição sonora e perturbação do trabalho ou sossego alheio na grande Aracaju, enquanto recurso de conscientização e alerta, de modo que possa servir como instrumento para a educação informal.
O artigo objetivou-se analisar o potencial inseticida da planta Nim (Azadirachta indica A. Juss) relacionando dois métodos de sua utilização em pequenas plantações de cheiro-verde em um experimento situado em São José de Ribamar – MA e comparando-as com uma plantação sem a utilização da planta.
Este artigo é um trabalho de revisão de literatura e propõe uma reflexão sobre as consequências ambientais decorrentes da utilização de agrotóxicos, em grande escala, para a produção de alimentos e a importância da conscientização social e da educação ambiental sobre essa temática.
Este artigo tem o objetivo de provocar o debate em torno do problema do ensino de ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental. Em cada item é abordado um assunto mais específico,como a dificuldade enfrentada pelos professores e algumas possíveis indicações de práticas.
O consumo de água potável na vila de Água Boa - Marajó/PA é precário, diante disso, este trabalho apresenta as condições físico-químicas da água consumida nesta comunidade e estes resultados foram comparados com os padrões da legislação que estabelece valores aceitáveis de água destinada para o consumo humano.
Atualmente, a sociedade passa por uma mudança paradigmática decorrente da complexidade antagônica entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Portanto, este artigo propõe uma reflexão sobre o percurso histórico do design e as novas demandas de atuação desta área em relação a sustentabilidade.
Este artigo procura compreender a importância da gestão ambiental e práticas de sustentabilidade na rede hoteleira de João Pessoa, Nordeste do Brasil. Verificou-se que o setor hoteleiro ainda carece de práticas de sustentabilidade que possibilitem o reaproveitamento da água e redução do consumo de energia.
A produção de energia renovável é abordada com frequência na atualidade. A produção de biodiesel a partir de microalgas é uma alternativa ambiental. Este trabalho analisa aspectos ambientais, econômicos e operacionais e discute a viabilidade de produção de biodiesel a partir de biomassa de microalgas.
Este trabalho teve por objetivo caracterizar o panorama atual da produção de fumo em folha no Estado de Santa Catarina, contextualizando a produção no período entre 1976 e 2016.
Este trabalho objetiva fazer reflexões sobre a evolução da ocupação do solo e transformação de paisagem na Península da Ponta D’areia, em São Luís - MA entre os anos de 2004 e 2016 através de geoprocessamento, analisando a razão pela qual hoje é a área residencial mais nobre de São Luís.
O estudo das representações sociais permite compreender como a sociedade entende o ser humano. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o efeito da educação ambiental (EA) no contexto interdisciplinar acerca das representações sociais em escolas de ensino fundamental no município de Bom Jardim, PE.
Resumo: A educação ambiental é um processo que visa mudanças de atitudes dos homens, e faz necessário enfatizar uma organização de ideias a partir da descrição de distintas leis que asseguram o desenvolvimento desta educação.
Observa-se diversos coletivos jovens atuando sob território nacional. Em Pernambuco, verifica-se coletivos em diversos setores. Esse trabalho tem como objetivo apresentar considerações sobre o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife no que tange a disseminação das ideias socioambientais na cidade recifense.
A pesquisa teve como objetivo analisar o grau de conhecimento da população da Região Metropolitana de São Luís-MA quanto ao uso e descarte de pilhas e baterias. Para a elaboração da pesquisa foi formulado um questionário com perguntas especificas, obtendo 400 questionários respondidos.
O mau gerenciamento dos resíduos sólidos causa problemas ambientais, sociais econômicos e provoca doenças. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância dos catadores de resíduos sólidos que vivem e trabalham de forma desumana e em baixíssimas condições sociais e econômicas.
O artigo tem como objetivo verificar o processo de sustentabilidade no agronegócio, nesta perspectiva, o caminho metodológico segue uma análise descritiva, alimentada pela pesquisa qualitativa, tendo como contorno as investigações teóricas que alimentam e interpretam o complexo setor do agronegócio.
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre as ações socioambientais realizadas em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, embasado na temática sustentabilidade, analisando e sugerindo novas propostas para o Sistema Gestão Ambiental (SGA) elaborado pela IES.
Ao praticar Educação Ambiental em zona rural, devemos priorizar ações que respeitem e se adequem a realidade do campo. Dessa forma, realizamos uma sequência didática que teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a degradação de águas superficiais e suas consequências locais e globais.
O objetivo deste artigo é apresentar fatores que influenciam no processo da proliferação da dengue, abordando questões sociais e ambientais. Foi possível verificar que os fatores ambientais e socioeconômicos condicionam a ocorrência da doença, somados ao crescimento populacional e urbanização descontrolada.
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os obstáculos para a educação ambiental, representados pelo discurso ideológico do agronegócio por meio de projetos aplicados em escolas públicas. Observou-se que tais projetos ocultam práticas de agricultura que não estejam alinhadas com seus interesses.
Os resíduos da noz de macadâmia se tornaram um problema ambiental. Este estudo propõe a reutilização desses resíduos para a produção de carvão ativado a ser empregado em sistemas de filtração de água, de forma a aliar a teoria e a prática em benefício do bem-estar do homem e do ambiente.
Analisou-se a percepção de estudantes da EJA de Itapetim, Pernambuco, sobre o semiárido no contexto escolar e social. Foram entrevistados 33 estudantes, por meio de afirmativas no modelo da escala de Likert e questões abertas. Predominou, nos estudantes, a percepção antropocêntrica sobre região onde vivem.
O projeto realizou oficinas com crianças, abordando temas como resíduos, compostagem, reciclagem, alimentação saudável. Foi observado uma relação mais próxima criança-ambiente, promovendo um sentimento de pertencimento ao meio ambiente e uma cultura de engajamento pró-ambiental.
O presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma se estrutura um telhado verde e quais os fatores que podem contribuir para sua maior aplicabilidade nas áreas urbanas, por meio da classificação dos tipos de cobertura verde existentes assim como o uso adequado de cada um deles.
Estudo sobre as concepções ambientais de professores e práticas socioambientais, a partir das possibilidades pedagógicas oferecidas por um Centro de Educação Ambiental
Foi analisada a percepção dos alunos sobre o ensino na área de Biologia e em Educação Ambiental, sendo aplicado questionário para 89 alunos do ensino médio de Patos (PB). Os alunos percebiam a importância da Biologia e o método abordado, assim como percebem satisfatoriamente o conceito de Educação Ambiental.
O crescimento das cidades e desenvolvimento industrial têm gerado inúmeros problemas ambientais, um tem se destacado “a crise hídrica”. A escola é um espaço social onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, é importante que a mesma auxilie na formação de cidadãos responsáveis.
O presente estudo tem como objetivo investigar as percepções, conhecimentos e práticas educativas socioambientais de professores da rede pública de Ivoti-RS. Os participantes foram quatro professores de uma mesma escola. Verificou-se que os docentes apresentam pouco conhecimento acerca da EDS.
O estudo investigou a percepção ambiental de moradores do Riacho Grande, SBC, SP a respeito da Represa Billings. Os dados foram obtidos por questionário. Resultados sugerem que os moradores percebem a necessidade de medidas contra impactos socioambientais, como o desmatamento e liberação de esgoto na represa.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o sistema e o modelo de produção empregado na unidade aquícola familiar e a utilização dos recursos ambientais na realização da piscicultura em Humaitá-AM. O estudo foi mais precisamente em unidades agrícolas pertencentes à BR 230 e BR 319, sentido Humaitá-Porto Velho/RO.
Essa pesquisa foi realizada com 62 acadêmicos de pedagogia, com o objetivo principal de elaborar um plano de aula para auxiliá-los no ensino e aprendizagem sobre animais peçonhentos. Já que os futuros pedagogos demonstraram interesse em desenvolver atividades relacionadas a essa temática em suas aulas.
Este estudo objetiva verificar a inserção da contabilidade ambiental nas matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis das universidades do sul do Brasil.
objetivou-se analisar o livro didático de ciências do 9° ano de uma escola estadual da cidade de Buriti dos Lopes-PI. A pesquisa foi realizada por meio da análise do livro didático, e com a utilização de entrevista semiestruturada. Verificou-se que o livro didático exerce o papel basilar na sala de aula.
O presente artigo traz a percepção ambiental de estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas no município de Palmeira das Missões/RS, com objetivo de identificar os problemas socioambientais relacionados aos recursos hídricos da região.
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a incidência positiva e negativa dos indicadores de pressão quanto a sustentabilidade socioambiental da gestão e do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Nazarezinho – Paraíba.
Este artigo tem por objetivo apresentar a natureza dos conhecimentos em ciências ambientais, exibindo exemplos latentes do desafio real desses conhecimentos para as soluções atualmente exigidas na agenda global das sociedades humanas.
Esta pesquisa busca traçar os diferentes perfis dos estudantes brasileiros em relação aos desafios ambientais, aproximando estes as diferentes correntes da educação ambiental.
Esse artigo discorre sobre a importância das concepções ambientais de estudantes do ensino fundamental em uma escola do município de Ilha Grande/PI, mediante aspectos ecológicos vivenciados, ressaltando a responsabilidade pelo meio ambiente, por intermédio do plantio de mudas em práticas de educação ambiental.
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de produção tradicional de cerâmica na comunidade quilombola de Itamatatiua, no município de Alcântara/MA, e o modo como a comunidade gerencia a água para produção de cerâmica, tendo em vista a sustentabilidade e a tradição da atividade na comunidade.
As abelhas constituem um dos principais grupos de polinizadores do ambiente terrestre, responsáveis pela manutenção de várias espécies vegetais. Em razão dessa importância, este trabalho procura analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.
A omissão do Estado face ao seu dever fiscalizador propicia cenários favoráveis à ocorrência de danos ambientais, em especial aqueles causados pelas mineradoras. Assim, esta pesquisa visa avaliar os impactos ambientais e a responsabilidade do Estado: objetiva ou Subjetiva.
Esta pesquisa delineou-se a partir de conceitos da Psicologia Ambiental, propondo uma reflexão sobre turismo, comunidade litorânea e aspectos identitários. As estratégias para a obtenção dos dados foram: entrevista semiestruturada, narrativas individuais e registros fotográficos.
Objetivou-se construir e revitalizar um espaço educativo sustentável na escola. Adotou-se abordagem participativa e análise descritiva dos dados. O resultado promoveu a criação de um local sustentável e aprazível. Fica a sugestão para que outras escolas adotem ações como a desenvolvida em questão.
O conhecimento ambiental, com enfoque na preservação e conservação, é possível com a disseminação da educação ambiental. Objetivou-se verificar o conhecimento de licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre os principais conceitos ambientais.
A RS 239 é uma rodovia onde circula parte da economia do vale dos sinos. Um dos problemas enfrentados é o risco de acidentes, devido ausência de passarelas. Deste modo, o objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida de moradores do entorno, onde os resultados mostram, importante travessia de pedestres.
Este artigo de revisão objetivou discutir sobre a produção de alimentos de forma sustentável e enfatizar a importância da educação ambiental, ecológica e agroecológica na divulgação do conhecimento sobre estas formas e seus benefícios, sobretudo no que tange às questões ambientais, sociais e econômicas.
Em muitas propriedades rurais os resíduos animais ou vegetais muitas vezes são desperdiçados. O biodigestor é uma tecnologia sustentável que serve para aproveitar esses resíduos visando à produção de energia e adubo orgânico, sendo visível a satisfação dos usuários ao relatarem suas experiências.
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar um grupo de agricultores, verificar o uso de EPI´s quando manipulam agroquímicos, analisar os níveis plasmáticos da enzima colinesterase plasmática e propor ações de educação e sensibilização que resultem em segurança e melhor qualidade de vida para estes indivíduos.
O trabalho tem como pressuposto, identificar a percepção de estudantes do ensino médio, em relação ao trabalho desenvolvido pelos catadores/as de resíduos sólidos, buscando a partir deste diagnóstico, delinear estratégias em Educação Ambiental.
O objetivo desse estudo é propor uma sequência didática para o ensino de gases, tomando como ponto de partida o tema “poluição atmosférica” utilizando as bases teóricas da Pedagogia Histórico Crítica e da Educação Ambiental Crítica.
O presente trabalho objetivou avaliar de forma quantitativa as percepções e perspectivas de estudantes do Ensino Básico sobre as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do ENEM quanto à abordagem da Microbiologia e os princípios de contextualização e interdisciplinridade.
Este trabalho apresenta resultados do pré questionário de percepção ambiental da ação The Walking Dead do grupo Quimicando com a Ciência. Investigou-se a relação entre tendência de escolha de imagens e representação social sobre meio ambiente. O estudo revelou o predomínio de escolha de imagens naturalistas.
Os problemas relacionados com a geração excessiva de Resíduos Sólidos, é um dos maiores desafios atuais. O trabalho avaliou essa problemática com a aplicação do modelo P-E-R. Os resultados demonstraram que o poder público não consegue investir em ações que promovem resultados significativos para a população.
Este trabalho mostra a compreensão da Educação Ambiental de estudantes de Gestão Imobiliária da UFPR. Verificou-se que eles possuem uma visão integrada de sociedade e natureza, mas não no sentido sistêmico envolvendo as relações de produção e relacionadas a concepções conservacionistas de Educação Ambiental.
Essa pesquisa avaliou a percepção de agricultores quanto aos recursos hídricos e uso Rio Piancó, Paraíba, e do solo. Ações de conservação para mitigar os efeitos antrópicas no rio e no solo são necessárias para a região. A Educação Ambiental e a agroecologia são importantes para desenvolver essas ações.
Este levantamento de dados refere-se ao manejo de resíduos veterinários, nas propriedades rurais, em função do grau de escolaridade de seus proprietários. Os resultados apontam que não houve correlação entre a escolaridade dos proprietários e a forma de descarte.
Objetivou-se verificar o conhecimento dos alunos em relação aos assuntos ligados à sexualidade. A pesquisa foi analisada qualitativamente e quantitativamente.Constatou-se que os discentes possuem uma concepção pouco aprofundada dos assuntos ligados a sexualidade.
O artigo apresenta um panorama da expansão da pós-graduação Stricto Sensu na área de ciências ambientais em nível nacional e regional, abordando a expansão de programas de mestrado e doutorado no período de 1999 a 2016, destacando o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).
O Brasil possui um arcabouço jurídico sobre normas e condutas que devem ser seguidas da aquisição ao destino final das embalagens vazias de agrotóxicos. O presente estudo objetivou verificar o ciclo do consumo dos agroquímicos pelos produtores do Projeto de Assentamento Rural Bela Vista, em Jaguaruana/CE.
Ações de educação ambiental onde os alunos atuam como agentes ativos, permitem maior inserção dos temas abordados na comunidade escolar e mudanças significativas nas perspectivas da população frente ao consumo de quelônios, gerando mudanças de comportamentos sobre a conservação desses animais.
Objetivando a qualidade da água utilizada em pequenas propriedades rurais nosso trabalho visa recuperação de nascentes para evitar que contaminantes como de excremento de animais e de materiais orgânicos entrem em contato com o corpo hídrico e contaminem os mananciais colocando em risco a saúde de seus usuários
O Tamar realizou oficinas em Guriri (ES) sobre as perspectivas para o ambiente local nas próximas décadas, promovendo o debate entre diferentes visões, com base em dados científicos atuais sobre as tartarugas marinhas e seus habitats. Palavras-chave: Educação Ambiental. Restinga. Tartarugas marinhas. Futuro.
O objetivo deste trabalho é analisar multitemporalmente a Bacia hidrográfica do Inhaúma-PE/AL, demonstrando que o mapeamento ambiental é uma técnica valiosa como proposta pedagógica para a formulação de estratégias de educação ambiental que caracterizem, monitorem e conservem os ambientes naturais.
O Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS) de Ilha Solteira/SP, recebe animais apreendidos do tráfico, maus tratos e atropelamentos. Os resultados indicaram uma atuação expressiva na conservação de espécies e como um espaço não formal de educação ambiental, atendeu 33.541 estudantes.
Recife é uma cidade banhada por rios e riachos que se encontram poluídos. Este artigo trouxe a experiência em dois riachos urbanos que escoam para os rios Beberibe e Capibaribe, além de fortalecer a importância da educação ambiental para salvaguardar este recurso, ajudando nos processos de revitalização.
O presente estudo aborda a imprescindibilidade da educação ambiental nos tempos hodiernos.Objetiva-se refletir acerca da percepção do homem sobre o mundo e o futuro que lhe espera.A EA deve irromper com os padrões da educação formal.Assim, analisa-se a forma com que o homem trata o desenvolvimento sustentável.
A produção de energia eólica tem se mostrado como uma das formas mais viáveis do ponto de vista econômico e sustentável. Mas, existem questões socioambientais a serem avaliadas, sendo que, uma das principais maneiras de se isso na atualidade é por meio do processo de licenciamento ambiental.
A presente pesquisa é uma análise da relação entre a sociedade e a natureza no tocante à perspectiva socioespacial. Os Jardins Botânicos, objeto de estudo, se apresentam como áreas de grande beleza e diversidade natural, de forma a romper com a lógica estrutural da grande maioria dos centros populacionais.
O artigo apresenta as potencialidades da tecnologia de vídeogravação como instrumento de investigação do processo de transformação da matéria orgânica. A pesquisa foi desenvolvida durante as aulas de ciências com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal.
O presente estudo teve como objetivo mostrar que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode ser aplicada com sucesso na indústria da construção civil, como forma de gestão de resíduos, de maneira a contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Pesquisadores consideram que pequenas práticas diárias de preservação e economia de recursos naturais é uma boa forma de começar. Para isso, existem alguns aplicativos para celulares que incentivam o comportamento sustentável e a preservação do meio ambiente, ao mostrar formas de reduzir os impactos ambientais causados pelos maus hábitos de consumo ou pela falta de atenção nas tarefas diárias.
No momento penso no tempo perdido com as virtualidades inúteis de mensagens, quadrinhos e vídeos trafegando pela internet. Sem esquecer as figurinhas, para alguns elas dizem muito enquanto para outros nada. O que tudo isto tem a ver com o que é dado de graça? Existe alguma intenção outra, proposital ou não?
Ter contato com pequenos animais, como pássaros, formigas, patos, galinhas, tartaruga, minhoca, peixe, tatu-bolinha, ajuda no desenvolvimento saudável e feliz das crianças e melhora o entendimento delas nas elaborações do que é limpeza, diferenças de alimentação, moradia, hábitos, etc.
Na era da tecnologia, como nutrir uma infância mais conectada à natureza? Investir em uma criação mais sensível às questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde.
Aproveitando a importância e a preocupação que a sociedade vem demonstrando a cada ano na formação de crianças e jovens conscientes de seu papel social e também sensíveis às questões ecológicas e, por outro lado, o cenário em que há falta de contato com a natureza (motricidade natural), um dos nossos objetivos como educadores é questionar os alunos, conscientizá-los e formá-los para um mundo mais preservado.
Apresentação - O entrevistado desta edição é João Miguel O. Cotrim, que reside em Portugal, na cidade de Lisboa. Fazer a sua apresentação mais detalhada não é tarefa fácil, uma vez que ele tem um vasto currículo, refletindo a sua brilhante carreira.
Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na formação, previne doenças e colabora para o bom funcionamento do corpo. Por muitos anos a alimentação infantil foi estimulada por guloseimas, como se os pequenos não precisassem dos nutrientes e vitaminas contidos nos alimentos como frutas e vegetais, por exemplo.
O lanche da escola é uma refeição diária e merece a devida importância. Devemos manter um cotidiano alimentar saudável com nossos filhos e garantir mais saúde na lancheira.
O artigo tem por objetivo problematizar o desenvolvimento das crianças em meio às relações de mercado, visto que elas são consideradas público-alvo preferencial da publicidade. Relacionando identidade, consumo e vida líquida, teorizada por Zygmund Bauman, analiso uma série da artista fotógrafa Annu Palakunnathu Matthew e o
documentário “Criança, a alma do negócio”, da diretora Estela Renner, na busca por um maior entendimento de como se desenvolvem as relações de pertencimento na infância contemporânea e os fundamentos de seus processos identitários.
Com o objetivo de incentivar as comunidades escolares a refletir sobre os desastres socioambientais, unindo esforços na construção e no fortalecimento da proteção de suas comunidades, o Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, lançou a Campanha #AprenderParaPrevenir.
O que sobe tem de descer. Quando os balões de hélio largados durante as festas ou eventos rebentam ou se esvaziam, acabam nas ruas, matas, praias e até mesmo no mar. Para além de poluírem, também colocam em risco os animais que se deparam com eles.
Um menino que descobre, após intensa investigação, se uma lagarta gosta de comer alface ou couve. Grupos de crianças que se maravilham ao descobrir que a laranja nasce em uma larga árvore. Histórias como essas foram contadas no lançamento do livro “Desemperadamento da Infância – A Escola como Lugar de Encontro com a Natureza”, que aconteceu no Itaú Cultural, em São Paulo.
Na história, a onça-preta Xangô vive perto de Brasília e oferece a oportunidade de conhecer o cerrado e quem mora nele. O livro já foi publicado em português, inglês e espanhol. Além de conscientizar sobre a preservação do bioma, ela explica como são as ações para proteger os animais e o meio ambiente.
¿Qué es lo que realmente precisamos para vivir?
Seguramente, muchas veces nos hemos hecho esta pregunta y quizás, se ha repetido a lo largo de nuestras vidas cada vez que nos encontramos rodeados de objetos que dificultaban nuestros movimientos, o de pensamientos recurrentes que ocupaban nuestra mente...
Aprender a liberar espacio es tal vez, un desafío muy común y casi cotidiano.
Pero… nos damos el tiempo para sentir y reflexionar sobre esto?
Você sabia que brincar com fogo na infância é preciso? Então, saiba por que nesta matéria. “O primeiro contato mais próximo com o fogo que uma criança tem, provavelmente acontece com sua vela de aniversário. Você já reparou no olhar dos bebês para a vela neste momento? É de encanto, de assombro, de curiosidade”.
A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi criada em 2006, pelo Decreto nº 5.813. As diretrizes da política foram detalhadas como ações no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – Portaria Interministerial nº 2.960/2008 –, assinada por 10 ministérios.
Esta pesquisa buscou discutir a Educação Ambiental (EA) enquanto um instrumental alternativo em vista da mudança de paradigma quanto aos costumes da sociedade contemporânea no contexto brasileiro. O trabalho caracteriza-se como descritivo, cuja abordagem é qualitativa. Procedeu-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental enquanto técnicas de coleta de dados.
Neste texto, fruto de um processo colaborativo, apresentamos, inicialmente, o conceito de educomunicação e de educomunicação ambiental, sendo este segundo, a busca de uma inter-relação entre temática socioambiental, educação (especialmente, educação ambiental) e comunicação. A parte final do texto é destinada à apresentação de experiências de educomunicação ambiental ou socioambiental, com isto, pretendemos fornecer ao leitor um leque de possibilidades educomunicativas ambientais para serem adequadas a cada contexto.
Os engenheiros chilenos Roberto Astete e Cristian Olivares mostram duas sacolas, uma de plástico e outra de material biodegradável inventada por eles...
A FUNAI, Fundação Nacional do Índio, conduziu uma expedição em uma área perto da fronteira brasileira com o Peru para confirmar a existência de pessoas isoladas, por própria vontade, ao longo do rio Juruazinho, que separa os territórios indígenas de Mawetek e do Vale do Javari. A área é muito remota – a FUNAI afirma que sua equipe percorreu mais de 180 quilômetros a barco, carro, moto, e mais 120 quilômetros a pé no meio da floresta.
Eden Project abriga um parque com espécies naturais de todo o mundo e oferece atividades para crianças, além de material didático e treinamentos especiais para escolas e professores.
Há um ano a iniciativa vem mudando a paisagem do município assim como a consciência da população acerca da identificação, preservação e valorização do bioma nativo.
Oitenta alunos com idades entre dois e cinco anos do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Santa Clara, no bairro Castelo Branco participaram, nesta terça-feira (11), de aulas práticas de educação ambiental e alimentação saudável. O projeto, que beneficia 13 mil alunos, é desenvolvido em todas as 85 creches da Rede Municipal para estimular a prática do consumo de alimentos saudáveis e a importância do equilíbrio ecológico.
Dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, bioma que, infelizmente, ainda é muito ameaçado no Brasil. Segundo a bióloga Liane Printes, chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental da UFSCar, essa área natural é considerada berço das águas e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país. Mas, somente no Estado de São Paulo, apenas 1% de toda sua cobertura original segue preservada.
A restauração ecológica de 335 hectares de Floresta com Araucárias é a primeira ação do recém-lançado Projeto Conexão Araucária, em desenvolvimento por meio de parcerias com produtores da agricultura familiar do Sudeste do Paraná.
As questões ambientais estão constantemente revolucionando o sistema de gerenciamento de empresas. Fazer gestão ambiental é processo complexo, que envolve profissionais de diversas capacitações além de exigir tomadas de decisões firmes e conscientes, pelos diversos critérios que envolvem a gestão ambiental empresarial.
Um grupo que passa despercebido pela sociedade e que está envolvido diretamente com o processo de reciclagem de resíduos é o dos catadores. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os catadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil.
O Brasil perdeu 71 milhões de hectares, o equivalente a área dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo somados, entre 1985 e 2017, período que viu a área destinada à agricultura triplicar e a de pecuária crescer 43%. Essas são algumas das informações disponibilizadas ao público pelo projeto MapBiomas, apresentado nesta sexta-feira em Brasília. A ferramenta, inédita no mundo, permite a investigação da ocupação territorial de qualquer parte do Brasil, ano a ano, com resolução de 30 metros.
A tragédia de Mariana, que deixou 19 mortos e um rastro de lama e destruição ao longo de 600 quilômetros entre Minas Gerais e Espírito Santo, completará dois anos em novembro. Mas, até agora, as principais multas impostas pelos órgãos ambientais dos governos federal e dos dois Estados afetados à mineradora Samarco, dona da barragem que se rompeu, ainda não foram pagas. Das 68 penalidades, que totalizam quase 552 milhões de reais, 67 estão em fase de recurso. Apenas uma, parcelada em 59 vezes, começou a ser quitada: o valor corresponde a 1% do total.
[Demorou!] Pela primeira vez, não haverá peles de animais nos desfiles da Semana da Moda de Londres. O Conselho Britânico de Moda (BFC, na sigla em inglês) fez este anúncio depois de descobrir, através de um inquérito, que nenhum dos estilistas com presença marcada no evento planeava utilizar peles nos seus desfiles.
É grande a expectativa de realização do edital de concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Edital Concurso IBAMA). Embora ainda não se tenha uma data de divulgação, o edital pode sair em breve. O pedido de concurso, analisado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), recebeu, conforme informado pelo Notícias Concursos no mês de agosto, um novo avanço na pasta. O pedido é analisado com 1.888 vagas.
O que seu candidato ou candidata a presidente do Brasil propõe para o meio ambiente? Se pra você esta é uma questão importante na hora de votar, então vale a pena ler o material que preparamos.
No Dia da Amazônia, comemorado neste dia 5 de setembro, é alarmante a informação de que, a cada dois meses, uma área equivalente à cidade do Rio de Janeiro é desmatada dentro do bioma. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são 6.947 km² desmatados todos os anos.
Uma revisão dos dados sobre as espécies de pássaros mais ameaçadas do planeta recomenda que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) reclassifique sete delas de “criticamente em perigo” para “extintas” ou “possivelmente extintas”.
Pessoas interessadas em temas ligados ao meio ambiente, como agricultura familiar, mudança de clima, participação social e água, podem se inscrever em 10 cursos de educação a distância gratuitos, preparados e oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.
Objetivou-se neste estudo registrar os comportamentos dos elasmobrânquios Ginglymostoma cirratum, em um aquário marinho. O acompanhamento e coleta de dados comportamentais foram realizadas no Aquário Paraíba. A observação comportamental proporciona uma fonte de conhecimentos do processo adaptativo.
Os cavalos-marinhos propiciando descobertas importantes de seu comportamento. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar a observação comportamental das duas espécies presentes em um ambiente confinado. As alterações comportamentais ocorreram devido à competição interespecífica.
A IV CONFERENCIA INFANTO JUVENIL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: teve o foco como lixo (2013), e V Conferência Nacional , tem como tema: Cuidando das Águas.O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dr. Ewerton Dantas Cortez, caminha junto à sociedade para a busca de conscientização e defesa do planeta ÁGUA.
Descrevemos a experiência com crianças que aguardam atendimento odontológico na Clínica de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes a partir da realização de atividades educativo-preventivas para transmitir aos pacientes ensinamentos relacionados à saúde bucal, com foco na responsabilidade socioambiental.
Dismenorreia é uma das queixas mais comum entre as mulheres, podendo prejudicar alguns aspectos da rotina. Devido ao impacto na qualidade de vida dessas mulheres se faz necessário o uso de terapias, alopáticas ou não, para reduzir dores e incômodos durante esse período.
Trabalho objetiva descrever o desenvolvimento de uma horta escolar a fim de possibilitar os impactos gerados nos educandos e comunidade de uma escola municipal de Russas/CE, quanto à reflexão e sensibilização para com o meio ambiente, assim como utilizá-la como recurso didático para ensino interdisciplinar.
Com o intuito de orientar e esclarecer crianças sobre a importância de bons hábitos de higiene;alimentação; vestuário e também papéis que elas podem exercer, o projeto visou de forma lúdica, transmitir, as principais manifestações das parasitoses bem como as medidas profiláticas que cabem à elas exercer.
É mister observar que a Biodiversidade há muito tempo vem sendo despercebida e é importante para o conhecimento nas diversas áreas. Destarte, o nosso projeto traz seu estudo e propagação, com situações e intervenções difusoras de práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade
A educação ambiental (EA) é importante no espaço escolar, devido à potencial formação de cidadãos mais conscientes e atuantes diante dos desafios ambientais. Este artigo analisou a percepção de alunos de uma escola pública de Contagem/MG em relação a aspectos associadas ao processo de educação ambiental.
Este trabalho relata a experiência de desenvolvimento do conteúdo Educação Ambiental ao ar livre através da construção de aplicativos para dispositivos moveis (Apps).
O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de impactos ambientais em uma nascente da micro-bacia do rio Bucatu, litoral sul do estado da Paraíba, utilizando parâmetros físico-químicos e paisagísticos.
Este estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico das condições biologicas de diversos ambientes aquáticos que margeiam a BR-316-AL. O diagnóstico ambiental se refere ao trecho da BR-316 AL, subtrecho situado entre o entroncamento com a BR – 423(Carié)
Este trabalho relata os oito anos de experiências da realização de Workshops de Conscientização Não Deixe Rastro. As avaliações indicaram o desenvolvimento de competências, a transferência de comportamentos e a ampliação da percepção de relevância da Educação Ambiental, das atividades ao ar livre, entre outros.
Este artigo visa propor uma forma de disseminar a técnica de compostagem de resíduos orgânicos em locais de pequena geração, apresentando a utilização de reatores como instrumento proposto para conscientização da população acerca da gestão de resíduos sólidos.
O trabalho trata de uma reflexão teórica sobre a concepção da educação ambiental como um dos meios de promoção da saúde humana. Aborda em primazia o conceito de saúde humana e a crise do modelo biomédico, apontando a necessidade de uma abordagem mais ampla e interdisciplinar sobre a saúde. T
No presente trabalho relatamos a experiência de implantação de um Viveiro Escolar envolvendo 35 alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e alunos das séries iniciais ao longo de 6 meses. A implantação do Viveiro proporcionou uma ressignificação do espaço escolar promovendo a Educação Ambiental.
Este relato de experiência é sobre a temática de poluição ambiental desenvolvida com alunos do 8º ano, durante estágio docente da graduação de ciências biológicas. Percebeu-se que a questão da poluição é naturalizada pelos alunos.
O objetivo geral é o de desenvolver ações para a melhoria do ambiente escolar com a implantação de um jardim suspenso.Os resultado alcançados foram a participação dos alunos,possibilitando a observação do aproveitamento de resíduos sólidos e também evidenciando a relevância de um jardim suspenso na escola.
Os Museus de Zoologia têm como prioridade manter as coleções de pesquisa e coleções didáticas, possibilitando o enriquecimento cultural, visando estimular a curiosidade, a reconstrução de conhecimentos e a preservação ambiental, através da experiência com objetos que, podem gerar motivação e questionamento.
O objetivo foi realizar um exercício perceptivo no mercado Adolpho Lisboa em Manaus-AM, considerando a fenomenologia de Merleau-Ponty (1999). Concluímos que o peixe pirarucu (Araipaima gigas), possibilita relacioná-lo às discussões sobre Educação Ambiental e Ensino de Ciências.
O objetivo desse estudo foi perceber a ocorrência de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos de janeiro de 2016 até junho de 2017 em cinco escolas públicas da cidade de Araguari/MG bem como as tendências da Educação Ambiental neles presente.As investigações foram desenvolvidas por pesquisa documental.
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da palestra aplicada ao grupo de Hipertensos e Diabébitos (HIPERDIA), organizado pela prefeitura Municipal de São Gabriel/RS, desenvolvida na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus São Gabriel/RS.
O conhecimento popular sobre o uso e a eficácia das plantas vem despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim o estudo tem como objetivo avaliar a percepção de alunos com relação ao uso de plantas no controle de vetores da Dengue e no cotidiano.
Objetivou-se analisar a qualidade da água superficial do lago Dda cidade de João Pinheiro, através de análises físico-químicas e microbiológicas padronizadas pela portaria 2.914/2011. Atesta-se que a água da Lagoa Urbana de João Pinheiro encontra-se imprópria para consumo.
O presente artigo teve como finalidade apresentar os resultados obtidos a partir de práticas pedagógicas de educação ambiental, desenvolvidas em uma escola pública, e os trabalhos desenvolvidos criaram uma percepção de solidariedade entre os alunos, atitude fundamental para o trabalho em grupo.
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a percepção dos manipuladores de alimentos quanto à produção de resíduos em escolas públicas de ensino integral na cidade de João Pessoa, Paraíba. O trabalho tem enfoque no desperdício de alimentos em ambiente escolar através de uma abordagem quali-quantitativa.
A temática ambiental apresenta -se uma ferramenta importante conscientização de escolares sobre problemas da escassez de água e geração de resíduos sólidos. Neste contexto, o presente estudo objetiva apresentar um relato de experiência de extensão junto a escolas públicas sobre essas temáticas.
Este estudo foi desenvolvido para descrever o processo de implantação de um sistema de drenagem nos aparelhos de ar condicionado e a filtragem de água do bebedouro na Escola Alberto Nepomuceno, no município de Machadinho do Oeste/RO.
Esse artigo,trata-se de um relato de experiência em Sergipe da Agricultura Familiar,como objeto de estudos da reestruturação da cadeia econômica Apresentando um novo conceito de aglomeração na estrutura das cadeias econômicas,com um olhar ambiental ,sustentável e economicamente viável.
O presente estudo foi realizado durante os meses de abril a agosto de 2006, na comunidade de pescadores do Bairro da Penha (A vila dos pescadores, Praça Osvaldo Pessoa e a Praia da Penha), que se situa no litoral Sul de João Pessoa, Estado da Paraíba.
Com a inovação tecnologica e a vida atribulada dos pais, estudantes deixaram de brincar de maneira saudável, em troca de equipamentos eletroeletrônicos e se alimentar de comida pronta. A partir destas informações desenvolveu-se um método de ensino que abrange Educação Ambiental e Saúde através do Filme Wall-e.