Vamos nos reinventar! Vamos abrir a nossa consciência! Vamos aproveitar a oportunidade e ajudar a quem precisa, arregaçar as mangas para arrumar a nossa casa comum, todos juntos!
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de gestão de água e energia nas operações em três IES da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. As 22 questões apresentadas são fragmentos do modelo denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE).
Este artigo investiga o papel da percepção ambiental em uma aula de campo realizada com estudantes da educação básica, em Aldeia Velha, RJ. Em linhas gerais, investiga a construção de valores e significados topoafetivos e a relação sujeito e mundo, a partir da noção de espaço vivido e experienciado.
O presente artigo foi feito a partir de um levantamento de como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão vem sido abordada nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas, do município de Vitória, ES, para obtermos um termômetro da adequação das editoras quanto a legislação de Direitos Humanos.
Trata-se de uma pesquisa realizada com os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia-UEA/AM. O objetivo foi analisar o potencial pedagógico dos espaços não formais e não institucionalizados para o Ensino de Ciências, a partir das experiências vivenciadas no Corredor Ecológico do Mindu.
Dessa maneira o objetivo geral do trabalho é definir a integração de temas transversais como a agroecologia e a educação ambiental no auxílio das práxis educacionais dos docentes de biologia em uma perspectiva de formação crítica dos discentes. Selecionaremos técnicas agroecológicas que sejam úteis no ensino.
A poluição da água pelos efluentes domésticos são um dos principais agentes contaminantes desses recursos. Na presente pesquisa foi realizado um experimento para analisar a utilização de plantas aquáticas no processo de descontaminação da água.
Objetivou-se analisar a percepção ambiental de alunos do 8º ano de uma escola pública em Poço de José de Moura–PB. Dados obtidos por observação, questionários, atividade interventiva. Resultados indicam uma visão limitada dos alunos sobre o SAB, mas com a educação contextualizada apresentaram melhorias.
A escola, responsável pela formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade,tem se preocupado com a Educação Ambiental? Como tem sido o trabalho dos professores diante desta temática: COADJUVANTES ou PROTAGONISTAS? Uma proposta de ação significativa, com uso da tecnologia e da motivação.
O objetivo foi compreender a visão de coordenadores pedagógicos em relação à EA no Ensino Médio de Ilha Solteira (SP). Elaborou-se um questionário contendo 26 questões. Os resultados apontaram que há necessidade de diálogo entre os atores escolares, e melhor entendimento do processo de EA na escola.
O convívio de gatos com humanos forma um círculo de relação entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente que permite benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais. Objetivou-se buscar estudos que abordassem o controle populacional de gatos através de experiências realizadas em território brasileiro.
A Praça da Independência, na cidade de Joao Pessoa (PB) é um espaço verde urbano com potencial educativo. Foram estudados aspectos ecológicos, socioambiental e cultural da Praça. O estudo envolveu 59 estudantes da UFPB. Conhecimentos foram ressignificados em relação ao espaço verde em foco.
Este artigo permite refletir criticamente sobre a questão ambiental e a política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento da Bahia. Os resultados indicam uma evolução no pensamento ambiental e discute o conhecimento como propulsor de mudanças de atitudes.
Versa sobre aspectos que norteiam a aplicação das sanções penais aos crimes ambientais.Conclui o direito penal não ser suficiente para a proteção do meio ambiente e aponta: para que essa se efetive é preciso que se faça por meio da conscientização da necessidade de se desenvolver a responsabilidade individual.
Cegueira Botânica é a falta de habilidade em perceber as plantas no cotidiano. Nesse trabalho investigamos a percepção de educadores sobre as plantas e concluímos que a cegueira botânica é um fator de educação ambiental a ser considerado entre os professores do ensino médio e fundamental no Alto Juruá.
A água é um dos maiores bens da humanidade. Contudo, com o desenvolvimento dos povos o seu uso intensificou-se, e com ele, o aumento da poluição da água por despejo de efluentes e materiais sólidos. Com isso, a eletrofloculação usada como tratamento alternativo de efluentes é um meio eficiente de ser utilizado.
A participação social para melhorar a efetividade das políticas públicas depende da mudança de atitudes, advinda da governança compartilhada e aprendizagem com outros países.
Para tanto é proposto um modelo de Participação Popular e Mudança Cultural para construir um novo paradigma para a Educação Ambiental.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da ferramenta SOS Macaco-prego-galego, cujo propósito é subsidiar ações de Educação ambiental nas escolas públicas, visando a sensibilização de alunos para conservação das populações de macaco-prego-galego (Sapajus flavius) que se encontra em risco de extinção.
Foi confeccionado o jogo didático de tabuleiro intitulado ‘Trilha da Natureza’, o qual foi aplicado em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (sextos e sétimos anos), em Londrina/PR, Brasil. A utilização deste jogo se mostrou uma ferramenta eficiente de aprendizado e sensibilização ambiental.
Nos últimos anos, foram registrados elevados índices de impactos ambientais negativos devido ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, tais como o PET e o vidro. Assim, este trabalho buscou obter um compósito com esses resíduos para dar origem a um material similar aos azulejos convencionais.
Por meio de revisão de bibliográfica, objetivou-se nesse artigo pensar sobre os valores e a racionalidade da ciência a partir dos pressupostos de Lacey e as reconexões das relações sociedade-natureza de Leff.
Este artigo abordará a horta escolar como laboratório para o ensino-aprendizagem da disciplina de ciências, onde será enfatizada a criação das diversas possibilidades de pensar e fazer a educação ambiental, com o objetivo de avaliar o potencial dessa horta como meio para explorar o espaço escolar.
A proposição da atividade com a vermicompostagem pode ser aliada ao destacar a experimentação com as práticas no gerenciamento dos resíduos orgânicos, atividades que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desafio global para a desenvolvimento sustentável.
Estamos vivendo tempos difíceis, e se está difícil para nós adultos, imaginem para as crianças, então? Destacam-se, neste texto, alguns temas relacionados a esta nova rotina, que merecem reflexão e sugerem mudanças para que possamos lidar com esta situação de maneira clara e consciente de que, neste momento, devemos redobrar a nossa atenção para com os pequenos, afinal, por um tempo indeterminado, os lares serão a escola das nossas crianças.
As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar processos evolutivos mais rápidos e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos.
Você já ouviu falar que a gratidão pode melhorar o seu dia, o seu ambiente de trabalho e te fazer mais feliz? Neste artigo falo um pouquinho de gratidão, este sentimento que me ajudou a sair do buraco.
[...] É em São Bonifácio que ela desenvolve diversas atividades relacionadas com questões ambientais e fomenta a atividade de Ecoturismo, sendo ela mesma, condutora de trilhas. Sonha em ver os jovens retornando ao ambiente rural com oportunidades de emprego e renda na área do ecoturismo. Atua, também, na área da Educação Ambiental, unindo estas duas paixões, o ecoturismo e a comunicação social.
A composteira doméstica é uma excelente opção para quem mora em apartamentos ou casas com pouco espaço para fazer compostagem e para quem busca maneiras fáceis de reaproveitar o resíduo orgânico sem ter de construir uma composteira de larga escala.
Secar alimentos para melhor os conservar é um dos processos usados pela humanidade, em todas as épocas, e que possibilitou a preservação dos alimentos por longos períodos sem perda de seus nutrientes.
O artigo tem por objetivo refletir sobre as questões ambientais associadas a um modo de ser contemporâneo, com base em algumas imagens em circulação, tanto no espaço urbano como nas redes sociais. Nesse sentido, prioriza-se o foco nas características de uma sociedade digital, com base nas ideias de Byung-Chul Han.
Soltar lastre, reciclar errores, rescatar aprendizajes… Encontrar el sentido de lo que hacemos
“Reciclarnos” y Renovar miradas
... un llamado a compartir este espacio co-creativo y atrevernos a seguir descubriendo, sabiendo que en el silencio o en medio de multitudes pueden aparecer las ideas más ocurrentes que marquen la diferencia y alimenten nuestra creatividad cotidiana. Y entonces, podremos volvernos artesanos de la vida, creando nuevas formas en armonía con todo lo que nos rodea.
Uma lupa feita de material reutilizado que permite a visualização do ambiente subaquático sem precisar mergulhar está sendo utilizada nas atividades de Educação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, no Arquipélago de Fernando de Noronha.
Beber água mineral em casa, o novo hábito de dez entre dez cariocas, não é novidade para o biólogo Mario Moscatelli. Ele abdicou do líquido que sai das torneiras há doze anos, e pela mesma razão que agora faz zerar o estoque de garrafas nos supermercados: a poluição nos afluentes do Rio Guandu. “Prefiro investir em água mineral a ter de comprar remédio”, justifica.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período 2021-2030 como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas. A nova data é uma oportunidade única para a criação de empregos, a segurança alimentar e o enfrentamento da mudança climática.
Na última terça-feira (10 de março), foi lançado o mais novo Ranking do Saneamento. Feito desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil. Nesse ano, assim como nos demais, o estudo abordou os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades.
A Comissão Europeia aprovou um novo Plano de Ação para a Economia Circular que quer promover a durabilidade de produtos eletrónicos como telemóveis, computadores ou televisores e estabelecer um novo “direito à reparação” de equipamentos com avarias que podem ser consertadas, de forma a prolongar a sua vida útil e evitar a acumulação, em lixeiras, de aparelhos funcionais e materiais que podem ser reutilizados.
Este é um relato de experiência de uma aula de campo de uma turma ensino técnico em Meio Ambiente da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, com foco no Manguezal e as problemáticas ambientais. Conclui-se que o ensino na prática torna a aula mais interessante e a forma de absorver os conteúdos mais efetiva.
Apresenta-se aqui o relato de uma horta escolar como espaço de construção de conhecimento científico e práticas sociais. A experiência permitiu identificar o potencial das práticas no ensino de Ciências, na construção de valores e da coletividade, oportunizando aos educandos a melhoria da qualidade de vida.
A Educação Ambiental (EA) necessita se constituir como tema relevante desde o início da vida escolar. Esse trabalho traz o relato de experiência de realização de uma sequência didática sobre Coleta Seletiva com uma turma de 4º ano em uma escola pública do município de Uruguaiana-RS.
A construção da Mandala Sensorial na Universidade foi uma alternativa para que processos educativos de Educação Ambiental fossem realizados no Câmpus e mais do que isso, para que tais processos passassem a ser um elo entre a Universidade e a comunidade local.
Esse trabalho consiste no relato de uma ação de limpeza da praia do Ervino – SC, promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense – Araquari em parceria com voluntários da sociedade civil, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza e em consonância com o Projeto Mares Limpos da ONU.
O tema aqui abordado refere-se a Fossas Sépticas, seus tipos construtivos e sua viabilidade ambiental e econômica. Estudaram-se cinco tipos de fossas. A fossa séptica de caixa d'água de polietileno foi considerada a mais viável.
Este Relato de Experiência é resultado parcial do trabalho de Extensão Reciclando Hábitos, desenvolvido na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Aborda sobre gestão de resíduos sólidos e perigosos a partir de diagnóstico da percepção socioambiental de servidores de laboratórios.
O objetivo do trabalho foi investigar a percepção da degradação ambiental dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A metodologia utilizou questionários e grupo focal. A discussão resultou na melhoria da práxis dos diferentes problemas socioambientais.
o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um mutirão de limpeza em um parque nacional, o qual contou com a participação da comunidade e interessados. Como resultados, tem-se a coleta de mais de 600kg de lixo espalhados na área e a conscientização dos participantes da atividade.