"Quando a revista nasceu, em 2002, o mundo era habitado por pouco mais de 6 bilhões de pessoas. Atualmente somos mais de 8 bilhões, o que potencializa a nossa responsabilidade, como cidadãos planetários, para com a mudança de postura em todas as instâncias".
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Neste trabalho buscou-se promover a conscientização ambiental nos alunos do ensino médio através de um estudo de caso sobre os perigos e impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos nos manguezais, trabalhando o ensino de química de forma contextualizada
O cardume tinha uma tradição milenar e, vez ou outra, sofria alguma baixa, quando era atacado pelos tubarões. Alguns decidiram procurar uma solução definitiva contra os tubarões e foram consultar o molusco emplumado [...]
"Agora, superar essa tendência de destruição do planeta (...) se consolida como o grande desafio ecológico diante de todos nós. Ponto decisivo, muitos convergem para a necessidade de soar o alarme. E tudo indica que devemos começar por repensar nosso jeito antropocêntrico (quer dizer, o impacto ecológico de nosso influente modelo de crescimento)", escrevem Gilberto Natalini e Marcus Eduardo de Oliveira.
Apresentação: É uma grande honra apresentar, nesta edição, a entrevista com Luiz Afonso V. Figueiredo, um mineiro que morou muito tempo em São Paulo e hoje vive no México. Afonso é Professor Doutor e pesquisador da área de Educação, Ciências Ambientais e Ecoturismo, aposentado pelo Centro Universitário Fundação Santo André [...]
Você já pensou sobre a origem da sua comida? E no por que das suas escolhas alimentares? Você gostaria de ter uma alimentação mais saudável, ética e sustentável? A produção e o consumo de alimentos são temas que tem tudo a ver com sustentabilidade.
O presente artigo aborda reflexões sobre a cidade a partir da perspectiva e produção do professor-artista Emanuel Santos vulgo LOBO. Estabelecemos relações entre as pinturas realizadas sobre a superfície de materiais retirados do lixo, como o ato de pintar nos escombros da cidade, experimentando outros modos de existir no mundo através da arte. Entendemos que todo material descartado, tudo o que criamos e por ventura abandonamos, deixa rastros de existências que permanecem de alguma forma no mundo e que interferem de maneira direta e indireta na vida de todos.
Organizada pela Espanha e co-organizada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a conferência será realizada de 10 a 12 de abril de 2024 na cidade costeira de Barcelona.
O Congresso Internacional Sustentabilidade: a Cidade e Sociedade| 2023 ocorrerá no período de 19 a 21 de outubro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
O I CINEAI ocorrerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), as margens do Rio São Francisco, nos dias de 22 a 25 de Novembro de 2023.
O seminário apresentará projetos e iniciativas que contemplam o estado da arte acerca da região Amazônica e Sustentabilidade, assim como abordagens inovadoras de ensino e pesquisa. Especificamente, serão apresentados projetos interssetoriais, inovadores e que sirvam de exemplo de cooperações interinstitucionais.
Universidade realiza internamente o tratamento de resíduos sólidos desde 2018. Na cartilha, compartilha aprendizados que podem também facilitar o descarte seletivo em condomínios, empresas e organizações.
“O que plantar e como cuidar das hortaliças”, ensina a como produzir alimentos saudáveis em casas e apartamentos, além de resgatar o contato com a terra.
En la convivencia cotidiana la responsabilidad es un valor ineludible, un elemento básico para sustentar la armonía y el balance saludable en todos los ámbitos de convivencia (familia, amigos, sociedad, espacios profesionales e institucionales y el espacio natural que elegimos para vivir).
[...]cerca de 38% do que resta da área de floresta amazônica sofre com algum tipo de degradação, o que provoca tanto ou mais emissões de carbono quanto o desmatamento.
Produtos cultivados são usados em oficinas culinárias, no cardápio escolar e distribuídos às famílias dos alunos, colaborando com a segurança alimentar.
O primeiro passo para se propor atividades de sensibilização em educação ambiental é averiguar para qual público que se dirigem. Serão crianças ou adultos? Qual a média do grau de instrução? Quais os traços culturais e religiosos? [...]
A tese de doutorado de Patricia Matsuo, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), indica que a educação ambiental nas escolas pode contribuir para a prevenção de desastres socioambientais. Então, a pesquisadora destaca que metodologias inovadoras nas escolas podem formar a consciência de bons cidadãos.
Conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica é o principal objetivo do programa “Ao Redor da Ibero-América”, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste.
Campo Grande se tornou referência no turismo e se destaca pela grandiosidade do Bioparque Pantanal. Atualmente o maior aquário de água doce do mundo abriga aproximadamente 40 mil animais e realiza importantes trabalhos de preservação, inclusão e pesquisa científica.
A prefeitura de Santa Rosa deu início a mais um projeto de educação ambiental no município, dessa vez, usando os processos da compostagem como ferramenta de aprendizado.
O Contagem das Nascentes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi criado em 2015, como uma iniciativa para preservar e recuperar esses importantes pontos de água dentro da cidade.
Atualmente, nossas crianças já comem saladas de folhas que foram plantadas na horta, incentivando assim, a terem uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos.
O Recicla Verdinho é fruto da parceria da Prefeitura de Coxim, Sicoob e SEBRAE, através do programa Cidade Empreendedora. O projeto irá abordar as crianças da extensão da escola Marechal Rondon, com a expectativa de atender 100 alunos do 4º e 5º ano e funciona da seguinte forma: contando com o auxílio dos pais, as crianças separam os resíduos sólidos da casa onde residem, levando-os para a escola onde efetuam a troca com os professores por uma moeda fictícia, intitulada “verdinho”.
Com o objetivo de disseminar informações e boas práticas socioambientais, o Projeto Sou do Mangue — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com parceria e execução da Nova Transportadora do Sudeste (NTS)— atuará, de outubro a dezembro, em quatro escolas municipais de Guapimirim.
A EcoAção englobou diversas temáticas abordadas em momentos distintos, visando ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis.
A criança brasileira precisa exercer sua referência social para enxergar a si própria, o outro e o meio ambiente através de projetos que influenciem a educação política nas opiniões voltadas para o exercício da cidadania no Brasil, direito assegurado pela Constituição Federal.
Você conhece uma área natural protegida perto de você? Sabe a importância destas áreas para um meio ambiente equilibrado e sustentável? Foi para incentivar este sentimento de pertencimento e de conhecimento destas áreas que surgiu a campanha "Um Dia No Parque".
A experiência aqui relatada diz respeito a uma pesquisa realizada junto ao Programa de
Pós-graduação Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade
(RMSFC), tendo como propósito identificar a percepção dos preceptores, tutores e
coordenadores sobre a atuação do assistente social, de um município do interior de SC [...]
Centros de Pesquisa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nos municípios de Maquiné e Santa Maria estão, desde maio, participando de atividades que promovem a educação ambiental para a comunidade local.
O Sistema Cultural e Socioambiental do Modo de Fazer Artesanato com a Palha de Butiá na Região de Torres tornou-se um patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. A oficialização ocorreu na tarde desta quinta-feira (17/8), Dia do Patrimônio Histórico, em uma cerimônia realizada no Memorial do Rio Grande do Sul. Processo é feito por famílias de Torres há mais de 150 anos.
Para celebrar o Dia da Amazônia, nesta terça-feira (5), o governo federal lançou um pacote de ações ambientais, incluindo a regularização de cinco áreas protegidas e a ampliação de outras duas, totalizando mais de 454,4 mil hectares sob proteção federal na região [...]
"O nosso clima está a implodir mais depressa do que conseguimos aguentar, com fenómenos meteorológicos extremos a atingir todos os cantos do planeta", lamentou ainda António Guterres.
Foi assistindo às notícias sobre o desmatamento e as queimadas na Amazônia, em 2019, que o jovem colombiano Francisco Vera decidiu ingressar no ativismo ambiental.
“As atividades de educação ambiental no ‘Recicla Galera’ trazem o desenvolvimento de jogos educativos, sendo o ‘caça-resíduos’ e a ‘trilha da reciclagem’, com intuito de orientar as pessoas sobre a diferença dos materiais recicláveis, não recicláveis, bem como sua destinação de forma adequada”, explicou Maria Edilene Neri, assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema.
A iniciativa é fundamental para a preservação da língua, que é classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como extremamente vulnerável, com sério risco de desaparecimento.
Na última semana, Santa Catarina se tornou o epicentro do diálogo entre os Secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o Brasil.
Pela primeira vez, o Comitê dos Direitos da Criança da ONU afirmou explicitamente o direito de crianças e adolescentes a um ambiente limpo, saudável e sustentável. Uma interpretação abrangente das obrigações dos Estados-membros foi incluída na Convenção sobre os Direitos da Criança.
O tratado, criado em 1989 e ratificado por 196 países, descreve princípios universais de crianças e adolescentes, tais como o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento, e o direito à saúde.
Para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua nas escolas do Pará desde o começo, a Seduc oferecerá o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória na rede estadual e por adesão pelas redes municipais.
Focado em enfrentar os desafios que os jovens das áreas rurais enfrentam, a Cotriel desenvolveu o projeto com a missão de criar oportunidades e incentivar a permanência desses jovens em suas comunidades, oferecendo-lhes uma educação de qualidade e promovendo mudanças significativas no meio rural.
Ao alavancar os seus poderes regulamentares e financeiros, o setor público pode impulsionar o crescimento do financiamento verde e direcionar mais investimentos para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Peças de roupas e retalhos que não são mais usados são os chamados resíduos têxteis. Estes resíduos que, para muitos é sinônimo de lixo, são reinventados pelo sistema Banco de Resíduos Têxteis (BRT), um dos resultados de pesquisa do Grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação – DeSIn, coordenado pelos professores Suzana Barreto Martins e Claudio Pereira de Sampaio e vinculado ao CNPq, e de projetos de pesquisa aplicada na UEL que adquirem novas cadeias de valor ao serem reinseridos no sistema produtivo.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou, na quarta-feira (30), mais uma ação de educação ambiental do projeto ‘Horta Acessível’ com idosos do Lar Vicentino, no bairro Portal da Olaria, região central do município.
O Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), comemorou, de 22 a 27 de agosto, seus quatro anos de existência, com exposição aberta ao público e atividades de educação ambiental para todas as idades. O evento aconteceu na sede do museu, que fica no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti.
Profa. Dra. Lilian Giacomini Cruz Zucchini, coordenadora do grupo Pibid da UEMS/Mundo Novo reconhece que “essa conquista é fruto de um trabalho coletivo. É um material simples, mas carregado de grande significado.
Estudantes do Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense estão participando de um projeto de educação e gestão ambiental com foco no turismo regional. A iniciativa, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Publicada recentemente na revista Nature Climate Change, a análise mostra as formas como as cidades podem orquestrar uma vasta gama de soluções verdes, como parques, paisagismo urbano e jardins em telhados, não só para capturar as emissões de carbono, mas também para ajudar a reduzi-las.
A indústria da moda movimenta trilhões por ano e gera milhões de empregos no mercado global, mas também cria problemas de poluição e desperdícios que precisam ser enfrentados em nome da sustentabilidade. Reúso de produtos e reciclagem podem ser parte da solução.
Profissionais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participaram de uma série de palestras e experiências de manejo de fauna silvestre nesta semana, no município de Maragogi.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebeu, nesta semana, mil computadores para reforçar as atividades da pasta, tanto na área administrativa, como nos laboratórios de informática das unidades de ensino.