Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
Muitas vezes nos angustiamos e nos tornamos pessimistas diante alguns acontecimentos, e quando esta angústia nos motiva para fazermos algo, efetivamente - cada um na sua área, no seu campo de atuação, no seu cotidiano - ela passa a ser uma “ferramenta”, ou uma “mola propulsora” para o enfrentamento destas situações adversas.
E é isto o que a revista Educação Ambiental em Ação, no seu 85º exemplar, pretende, mais uma vez, mostrar. Mostrar que as mudanças que queremos ver para um mundo melhor, mais justo, mais fraterno e sustentável, ocorrem através de ações, e que as ações nascem de ideias, de encontros, de discussões, de pesquisas, de observações, de experiências e experimentos, de metodologia e, de muita sensibilidade também.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O novo coronavírus revelou-se uma ameaça ambiental. Assim, o estudo objetivou descrever os comportamentos e práticas de estudantes de medicina no contexto da pandemia. Os universitários apresentaram conhecimentos e práticas satisfatórias, apesar disso, essas ações precisam ser mais compreendidos pelos jovens.
Arte e da Educação Ambiental. Estabelecemos contrastes entre a vida corrida que nos obriga a olhar sempre para frente, rumo a resolução das metas diárias, e as pausas contemplativas diante da natureza proporcionadas por caminhadas coletivas e registros analógicos pela cidade de Taquari/RS. Compreendemos nesse artigo a importância de desacelerarmos os nossos cotidianos, através de provocações feitas em salas de aula com a fotografia analógica, para que possamos sair da lógica individualista, assumindo a nossa inserção na teia da vida integrados à natureza.
La sensibilidad profunda va más allá de cualquier superficialidad; permite el vuelo de la consciencia y la expansión de la visión para poder ver más allá, trascendiendo cualquier vestigio de egoísmo que impide la expresión del ser compasivo e inspirador de caminos de Paz.
Desde o ano de 2016, Novo Hamburgo conquistou através de um coletivo de professores a lei 2.909/2016, que comemora a “Semana Municipal do Brincar”, com o objetivo de valorizar o brincar, a saúde, a transmissão de brincadeiras tradicionais e a convivência intergeracional, priorizando estar em espaços arborizados, como parques, praças e ruas de lazer.
Fotopoema e letra de música que apresenta o Caminho de Santiago do Piripiri em Vitória da Conquista, Bahia. Uma trilha que serve de treinamento e simula um dia de aventura para peregrinos que pretendem conhecer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha ou em Portugal ou para quem apenas deseja fazer atividade física em contato com a natureza. Essa produção faz parte da tese “O que fazer em Vitória da Conquista? Estudo do potencial turístico do município em busca do desenvolvimento territorial sustentável” e procura apresentar os atrativos turísticos do município, com incentivo ao turismo de experiência, ao turismo rural, ao ecoturismo, ao cicloturismo, ao turismo esportivo e outras possíveis formas.
No mais recente episódio de incêndio e ocorrendo em parte da planície pantaneira, assistimos com apreensão as diversas versões que divulgam os grupos de interesses. Os conflitos, seus erros sistemáticos no estágio atual, não estão construindo solução que a preservação do patrimônio natural demanda diariamente.
Foi isso que a Laila, uma menina de Barbados, nos disse quando perguntamos se os adultos estavam fazendo o suficiente com relação à emergência climática.
Hoje, quando utilizamos a expressão “terra”, precisamos saber do que estamos falando. Se é “Terra”, com T maiúsculo, estamos falando de nosso planeta, nossa Pachamama, ou como diz Papa Francisco, da nossa Casa Comum. É um nome próprio que designa o planeta que habitamos.
Especialistas que compareceram às comissões de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados enfatizaram a necessidade de uma reformulação do sistema educacional para incorporar conteúdos relacionados às mudanças climáticas.
Especialistas se reúnem para discutir quantas pessoas a Terra pode suportar de forma sustentável, ressaltam os efeitos da crise climática, criticam as atividades antrópicas, mas não chegam a um consenso. E você, o que acha?
É natural a ocorrência de regimes de enchente e vazante nos rios da Amazônia, um fenômeno que configura o modo de vida das populações ribeirinhas, influenciando atividades como o fluxo das embarcações, o planejamento do cultivo, os momentos de coleta de frutos e sementes, além dos períodos de pesca, entre outros.
Atividades Ecopedagógicas: Recomendo a leitura e a implementação das Competências gerais da Educação Básica, que servem para articular a construção das atividades propostas nesta Ecoapostila.
Curso de extensão, carga horária 40 horas, gratuito. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal, Este curso on-line tem como objetivo promover um espaço de debates e conhecimento sobre temas emergentes para a educação ambiental e educação do campo, contribuindo para a formação inicial, permanente e contínua de educadores, professores e educadores/comunidade em geral.
Representantes de comunidades tradicionais, povos indígenas, movimentos sociais, gestores de unidades de conservação, acadêmicos e ativistas do Brasil e outros países da América Latina participam do evento.
O Buraco das Araras Ecoturismo, atrativo turístico localizado em Jardim (distante 224 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito), na Rota Pantanal Bonito, foi uma das dez iniciativas de turismo vencedora da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24.
Na noite desta sexta-feira, 1º de dezembro, alunos e professores do ensino fundamental das escolas de Porto Nacional que se destacaram no concurso Campo Limpo foram premiados.
A jornalista do Correio Popular, Cibele Vieira, foi a vencedora da 23ª edição do Prêmio FEAC de Jornalismo, na categoria Mídia Impressa, com a reportagem "Esperança é cultivada em horta suspensa do Progen", a respeito de um projeto de educação e recuperação ambiental no Bairro Satélite Íris feito pelo Projeto Gente Nova (Progen).
O Laboratório da Paisagem de Guimarães vai promover o Encontro Internacional de Educação Ambiental 24 nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Município de Guimarães, e da associação da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como tema central “A Educação Ambiental na construção de sociedades sustentáveis” e integra as iniciativas de celebração do 10.º aniversário do Laboratório da Paisagem.
Quando lançou em setembro o concurso cultural “Saneamento para um futuro sustentável”, a Agems (Agência Estadual de Regulação), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, não imaginava o tamanho da motivação, envolvimento e criatividade que os alunos da Escola Estadual Fausta Garcia Bueno iriam apresentar.
Material especial sobre a luta pela sobrevivência da Nascente do Mindu rendeu ao repórter Lucas Vasconcelos e ao repórter fotográfico Márcio Silva o 1º lugar nas categorias Jornalismo Impresso e Fotojornalismo, no Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental.
Com a finalidade de conscientizar estudantes da rede pública municipal de ensino sobre separação e destinação correta de resíduos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com a VLI Multimodal S.A, realizou na manhã desta quinta-feira (07), palestra para os alunos Escola Municipal João Lisboa, povoado Cacauzinho, zona rural de Imperatriz.
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paranapanema, cuja gestão é compartilhada entre Paraná e São Paulo, venceu a 8ª edição do Prêmio Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na categoria Organismos de Bacia.
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou nesta quinta-feira (7), na EEEP Roberto Mesquita, em General Sampaio, a segunda etapa do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental.
A diversidade de expositores e a variedade de produtos apresentados na feira evidenciam a riqueza da produção agrícola familiar no Maranhão, ao mesmo tempo em que ressaltam a necessidade contínua de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar práticas, aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade ambiental.
De todas as soluções para as mudanças climáticas, dos carros eléctricos às turbinas eólicas, tem uma que está sempre na nossa frente – no café da manhã, almoço e jantar: repensar a nossa alimentação. Segundo os especialistas, o que comemos não afeta apenas a nossa saúde, como também a do planeta.
Professor José Carlos Aroucha, autor de diversos livros sobre a temática ambiental, afirmou que ainda existe um atraso em relação à pauta ambiental dentro do ambiente escolar.
O material é constituído por um conjunto de práticas pedagógicas realizadas por professores da Educação Básica das Redes Estadual e municipais, com o propósito despertar o interesse pelo ensino da Educação Ambiental nas escolas, por meio do currículo.
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade” lança, nesta segunda-feira (4), o segundo volume do livro de passatempos da série “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente”. Elaborado de forma lúdica e pedagógica, o material é disponibilizado gratuitamente em versão on-line e proporciona uma reflexão de questões ambientais para manutenção da atual e futuras gerações, incentivando a mudança de hábitos diários.
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 vai estabelecer diretrizes para a inserção da educação ambiental em todos os níveis de formação no Brasil. O documento que orienta a elaboração do PNE é dividido em sete eixos temáticos e o último deles dispõe sobre o comprometimento com o desenvolvimento socioambiental sustentável, proteção da biodiversidade e justiça social na educação.
Quase 100 espécies diferentes de preguiças povoaram o continente americano entre 10 mil e 15 milhões de anos atrás, ao lado dos tatus-gigantes do tamanho de carros que também escavavam longos túneis pelas rochas do Brasil.
Santos foi o primeiro município do mundo a estabelecer a cultura oceânica como política pública no currículo escolar, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Adentre a majestosa área verde do Parque Ambiental Chico Mendes (PACM), um tesouro de 57 hectares que abriga um remanescente precioso da exuberante floresta amazônica. Este local é lar de uma rica diversidade de espécies da fauna e flora, reconhecidas como marcadores vitais da qualidade ambiental.
Trazer o contingente de mulheres, que já predomina no setor da educação, para a educação ambiental e a sustentabilidade pode ser um caminho para transformações socioambientais.
Em Novo Hamburgo, além do trabalho cotidiano realizado nas escolas municipais, destaca-se o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES). Localizado na Estrada do Wallahay, 1400, Lomba Grande, o espaço pedagógico mantido pela Secretaria de Educação (SMED) busca fomentar essas discussões além de promover as vivências dos estudantes junto à natureza, buscando sensibilizá-los, cada vez mais, para a importância da vida social em equilíbrio com a natureza.
O projeto de educação ambiental "Cultivar, cuidar, cuidar-se - um modelo inspirador para o futuro", desenvolvido pela creche Mestra Virgínia Moraes da Silva, localizado no bairro Rio Novo, em Maceió, é um dos 60 semifinalistas do Prêmio LED 2024.
Investir na educação ambiental desde a infância é semear as raízes de um futuro sustentável. Ao incorporar princípios de preservação, respeito à biodiversidade e consciência ecológica nos mais jovens, criamos pessoas capazes de cultivar um futuro com harmonia entre seres humanos e natureza.
A Unidade Municipal Monte Cabrão (Área Continental de Santos) e a professora de Artes da escola, Márcia Justino Alves, receberam o Prêmio Carreta Literária pelo projeto Monstro Lixo: Por Oceanos sem Plásticos.
O objetivo de se alinhar aos objetivos globais de produzir energia de forma limpa e sustentável vem trazendo bons resultados ao Condomínio Busca Vida (CBV), que já colhe os frutos da instalação da sua primeira micro usina de energia solar.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu um grupo de estudantes universitários do curso de Turismo, sob aula prática da professora do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Margarida Dias. Os alunos puderam explorar a riqueza cultural e ambiental através de palestra e experiência de um jardim sensorial.
A competição, organizada como parte das iniciativas de 2023 pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), teve como objetivo destacar métodos de ensino inovadores e impactantes que abordam questões ambientais críticas.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apareceu pela primeira vez no QS World University Rankings: Sustainability 2024, divulgado em 5/12, e destacou-se com um desempenho notável.
Transformar o lixo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais. Com esse objetivo, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Instituto Descarte Correto, realiza, de hoje, 11, até o dia 15 de dezembro, a I Semana Uepa Ambiental de Sustentabilidade, em campi da instituição da capital paraense e, no dia 13, no campus XII da Uepa, em Santarém.
Um estudante do 5º ano da rede municipal de ensino de Rio Verde conquistou o título de campeão nacional no concurso de redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo em 2024.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Este comitê é um dos mecanismos de governança do Programa de Desenvolvimento do Frei Damião, que conta com um fundo de financiamento. Mensalmente, seus 24 membros se reúnem para decidir coletivamente quais os melhores caminhos a seguir em prol da comunidade. Esse trabalho feito de maneira horizontal é um exemplo de como a filantropia comunitária acontece no Brasil.
Colocar os alunos de escolas públicas dentro de um barco para verem de perto o rio Gravataí e aprenderem a importância e os desafios de uma bacia hidrográfica. Esse é o objetivo central de educação ambiental do “Projeto Rio Limpo”, aprovado nesta terça-feira (10) pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
O aquecimento global é uma das maiores preocupações da atualidade. Com desastres naturais cada vez mais recorrentes, hábitos que impulsionam esses eventos precisam ser deixados de lado. No entanto, com um mundo cada vez mais conectado, lidar com o descarte do lixo eletrônico e com o alto índice de consumo de energia elétrica é um grande desafio para todas as empresas.
Terezópolis de Goiás já é reconhecida pela sua produção de orgânicos, mais uma vertente que reforça um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o meio ambiente.
A Fundação lança nessa quinta-feira, 06 de dezembro, um edital inédito para o fomento da pesquisa fluminense: “Programa de Educação Ambiental: Capacitação e Ações de Lixo zero em Lagoas, Manguezais e na Região Costeira”.
Integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram, Na quarta-feira (06), em Dubai, de evento oficial da Convenção do Clima, para debater sobre o futuro dos sistemas alimentares sustentáveis. A agricultura foi incluída como parte da solução para as mudanças climáticas e considerada um dos temas mais relevantes da Declaração de Sistemas Alimentares, assinada por 137 países na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28).
O Brasil se prepara para contribuir com o Acordo Global de Plásticos da Organização das Nações Unidas com indicações de formas de minimizar o impacto deste material no mundo.
Foi inaugurado o Parque de Educação Ambiental Bororós. A entrega do local aconteceu em cerimônia realizada pela Prefeitura e a Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta e tratamento de resíduos na cidade.
As escritoras indígenas residentes no extremo norte do Amapá, no município de Oiapoque, Bruna Karipuna, Cláudia Flor de D'Maria e Lucia Tucuju foram premiadas na categoria incentivo à literatura na 65ª edição do prêmio Jabuti, na última terça-feira (5), em São Paulo.
Dada a importância dessa preservação, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Gerência de Fauna Silvestre, desenvolveu uma pesquisa sobre a fauna em 13 unidades de conservação (UCs) geridas pela autarquia, das 86 existentes no Distrito Federal.
Na COP-30, trigésima edição da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, o combate às desigualdades sociais vividas pelas populações da região amazônica estará entre os principais desafios. A declaração foi dada pelo professor Emiliano Lôbo, Doutor em Agronomia e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Ministério da Educação e o Inep divulgaram no último dia 5 de dezembro os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022.
Promovido pela Universidade da Indonésia (UI), o GreenMetric 2023 foi divulgado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece até esta terça-feira (12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Essa avaliação universitária considera 39 indicadores e seis critérios: ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação.
O Governo de Rondônia conquistou um marco significativo na luta contra o desmatamento na Região Amazônica, quando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), registrou de janeiro até setembro de 2023, uma queda no desflorestamento.
Objetiva-se apresentar o relato de experiência da iniciativa do Grupo Geodesastres com a produção de Cartilhas Educativas de prevenção a desastres para uso da academia, da Defesa Civil e do Corpo Bombeiros do Pará. Foram produzidas: cartilhas para prevenção a inundações, incêndios urbanos e vendavais.
No presente trabalho é apresentado como a compostagem de material orgânico ajuda na diminuição do volume de resíduos sólidos descartados em locais inadequados. Os resultados comprovaram a eficiência do composto orgânico, melhorando aparência das folhas, e acelerando seu desenvolvimento de forma saudável.
A informação séria e confiável é fundamental como recurso pedagógico para a implantação da Educação Ambiental, e por esta razão republicamos uma listagem de link para o acesso a informações em sites seguros, agilizando a busca por informações que fundamentam ações de Educação Ambiental.