"Temos que aprender a viver mais simplesmente para que os outros simplesmente possam viver" (Gandhi).
ISSN 1678-0701 · Volume VIII, Número 29 · Setembro-Novembro/2009
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(9) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(1) Saber do Fazer(1) Reflexão(3) Culinária(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(1) Contribuições de Convidados/as(2) Breves Comunicações(1) Educação Ambiental e Comunicação(1) Dicas e Curiosidades(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Você sabia que...
16/09/2009 (Nº 29) Fique sabendo mais sobre a água
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=752 
  
Educação ambiental em ação 29

Fique sabendo mais sobre a água

 

Você sabia que...

Que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada menos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui.

Que o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é a maior área úmida continental do mundo?

Que a Amazônia abriga as mais extensas florestas alagadas do planeta?

Que 70% das internações hospitalares do Brasil são causadas por doenças relacionadas à água?

Que em todo mundo, cerca de 10 milhões de mortes anuais resultam de doenças intestinais transmitidas pela água?

Que menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo?

Que em todo mundo, a irrigação na agricultura responde por cerca de 70% do consumo de água; 20% vão para a indústria; e os 10% restantes destinam-se ao uso doméstico?

Que no Brasil, a agricultura consome 70% da água, as indústrias, 20%, e as residências 10%?

Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água?

Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?

Que o mau uso do solo nas regiões ribeirinhas é o maior causador das enchentes?

Que em todo o mundo, as enchentes causam perdas econômicas de cerca de cinco bilhões de dólares?

Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso a água?

Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?

Que em São Paulo, 70% da poluição das águas é de origem doméstica e 30% de origem industrial?

Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios?
 
Fonte:
 
Ilustrações: Silvana Santos