A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. (Barry Commoner)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 75 · Junho-Agosto/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(4) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Dúvidas(3) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(1) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(14)   |  Números  
Culinária
19/03/2021 (Nº 73) ESTROGONOFE DE BERINJELA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4049 
  

ESTROGONOFE DE BERINJELA

Bruna Araujo

Delicioso estrogonofe de berinjela, feito com leite de aveia no lugar do creme de soja. O leite de aveia além de ser mais barato, pode ser feito em casa, e é muito nutritivo.



Ingredientes

3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 berinjelas médias picadas (cerca de 600g)
2 xícaras (de chá) de molho de tomate
1/2 xícara (de chá) de água
1 e 1/2 de xícara (de chá) de leite de aveia
2 colheres (de sopa) de mostarda amarela
2 colheres (de sopa) de óleo
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Azeite a gosto



Modo de preparo

Para o Leite de Aveia: Caso não tiver o leite de aveia pronto, sugiro que reserve meia hora antes do preparo da receita para fazê-lo. Deixe 1 xícara (de chá) de aveia em flocos de molho em 2 xícaras (de chá) de água filtrada por 30 minutos. Em seguida bata no liquidificador, e depois coe. Pode ser guardado na geladeira por até 3 dias.

Pique as berinjelas em cubinhos com cerca de 2,5 cm e deixe de molho por 10 minutos em uma bacia com água e vinagre, para tirar o gosto amargo. Enquanto isso pique o restante dos ingredientes.

Em uma panela, coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Em seguida acrescente as berinjelas, tempere com sal a gosto e refogue até as berinjelas ficarem mais macias, o que levou cerca de 5 minutos. Cuidado para não deixá-las moles demais.

Acrescente o molho de tomate, a água e a mostarda, misture e deixe ferver. Tempere com mais sal caso julgar necessário.

Adicione ao molho o leite de aveia, misture e deixe cozinhar até engrossar. Desligue, acrescente o cheiro verde e misture. Regue com azeite para servir.



Acessando o link é possível acessar a um vídeo sobre este preparo.

Fonte:

https://www.anda.jor.br/2019/02/06/estrogonofe-de-berinjela/



Ilustrações: Silvana Santos