A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. (Barry Commoner)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 75 · Junho-Agosto/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(4) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Dúvidas(3) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(1) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(14)   |  Números  
Entrevistas
08/06/2021 (Nº 75) PROGRAMA VOZES DOS BIOMAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4126 
  

PROGRAMA VOZES DOS BIOMAS

Canal de entrevistasarticulado pela jornalista Sucena Shkrada Resk

Nesta edição eu não apresento a tradicional “entrevista” que realizo por correio eletrônico (e-mail), trimestralmente, desde 2002, quando não dispúnhamos de recursos virtuais mais interativos e tudo era feito por correio eletrônico. Embora a tecnologia para a interatividade tenha evoluído bastante, a entrevista segue sendo feita por mensagem eletrônica, tendo em vista que continua alcançando o objetivo de dar destaque a pessoas e instituições que, de diversas formas, fomentam a Educação Ambiental no País e atuam em prol de ações que minimizem os nossos impactos ao Meio Ambiente.

Desta vez, aproveito para fazer uma indicação muito preciosa para quem gosta de entrevistas. Indico o Canal do programa Vozes do Bioma, idealizado e mantido pela jornalista Sucena Shkrada Resk.

Sucena é autora, produtora, apresentadora, editora e diretora do programa de entrevistas. Sim, isso mesmo, ela é tudo isto – e muito mais! Conforme consta em seu blog Cidadãos do Mundo (https://cidadaosdomundo.webnode.com), ela começou o Projeto Vozes dos Biomas em novembro de 2014 e destaca os objetivos:

“– Dar visibilidade aos personagens de diferentes biomas (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Bioma Marinho), por meio de seus depoimentos, para que possam tecer suas histórias relativas à contribuição como guardiões das florestas, de patrimônios naturais, culturais e históricos, atores importantes em defesa de unidades de conservação e/ou de áreas com populações tradicionais e/ou indígenas.

Valorizar o ser humano e sua vivência das relações sociais e com o meio.

Delimitar o foco geográfico, onde ficam concentradas as personagens, a fim de explorar as características locais do bioma, como parte adicional aos depoimentos. Dessa forma, tem tanto um papel educomunicativo socioambiental, como de exercício da prática da história oral.”

Em seu blog Sucena salienta, também, que a partir de julho de 2020, devido a pandemia de Covid-19, as entrevistas são realizadas em formato de “lives”.

No canal estão disponibilizadas, portanto, centenas de entrevistas com pessoas que atuam em diversas áreas em prol do meio ambiente, em todos os biomas nacionais.

Através das Playlists do Canal Vozes dos Biomas, é possível acessar as entrevistas por classificação de bioma:

(Print de tela das playlists do Programa Vozes dos Biomas)

Trata-se, portanto, de um excelente referencial para que possamos conhecer o trabalho e as diversas realidades ambientais vivenciadas nos diferentes biomas brasileiros, apresentando pessoas engajadas e inspiradoras que exercem a cidadania ambiental.

Bere Adams


Para saber mais: https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/







Ilustrações: Silvana Santos