Renunciar ao supérfluo coloca ainda mais em evidência o necessário e o indispensável. - Pierre Rabhi
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 81 · Dezembro-Fevereiro 2022/2023
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(4) Dicas e Curiosidades(3) Reflexão(6) Para sensibilizar(2) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Dúvidas(1) Entrevistas(1) Saber do Fazer(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(9) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(3) Folclore(1) Ações e projetos inspiradores(3) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(16)   |  Números  
Plantas medicinais
14/12/2022 (Nº 81) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INAUGURA HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEI PEQUENO PRÍNCIPE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4416 
  

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INAUGURA HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEI PEQUENO PRÍNCIPE

03/12/2022

Atividade contou com a colaboração do SICREDI



Na manhã desta quinta-feira (1°) foi inaugurado o Horto Medicinal de Plantas e Ervas Medicinais na EMEI Pequeno Príncipe, localizada no bairro Ernani Dias de Moraes. A ação faz parte do projeto “Horto Medicinal de Plantas e Ervas Medicinais na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Esse projeto contou com a colaboração e execução dos estudantes da Turma de Aceleração, do Programa Aprender para Acelerar, formada pelas escolas Municipais de Educação Básica Diógenes Euclides da Cunha, Clóvis Pestana, João Protásio da Luz e Léa Beatriz de Quadros Dolzan, de faixa etária entre 15 a 17 anos.

O horto medicinal foi construído na EMEI Pequeno Príncipe, a partir de uma visita realizada pela Turma de Aceleração na Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor. Além disso, para que compreendessem de maneira mais aprofundada o processo de construção e manutenção de um horto medicinal, os alunos também participaram de momentos de estudo com pesquisas, palestras e entrevistas. Na oportunidade, os trabalhos e atividades, relacionados ao horto, desenvolvidos durante o ano pelos jovens da Turma de Aceleração também foram expostos. 

Com o auxílio dos professores, a Turma de Aceleração plantou no local ervas e plantas medicinais como hortelã, marcela, camomila, babosa e alecrim. O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, que também participou da inauguração, destacou a relevância dos benefícios do cultivo de plantas medicinais para a saúde e parabenizou os alunos e professores pelo empenho na realização do projeto. O presidente da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Sadi Rigotti, também prestigiou a inauguração.

A Secretária Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, salientou que o primeiro horto de plantas e ervas medicinais na escola representa a transformação de um espaço que estava ocioso no educandário em um local acolhedor, produtivo e útil para as pessoas de seu entorno, especialmente para a comunidade escolar da EMEI Pequeno Príncipe e EMEB João Protásio da Luz.

 

Fonte: https://www.tuaradio.com.br/Tua-Radio-Cacique/noticias/educacao/03-12-2022/secretaria-de-educacao-inaugura-horto-de-plantas-medicinais-na-emei-pequeno-principe

Ilustrações: Silvana Santos