Renunciar ao supérfluo coloca ainda mais em evidência o necessário e o indispensável. - Pierre Rabhi
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 81 · Dezembro-Fevereiro 2022/2023
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(4) Dicas e Curiosidades(3) Reflexão(6) Para sensibilizar(2) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Dúvidas(1) Entrevistas(1) Saber do Fazer(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(9) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(3) Folclore(1) Ações e projetos inspiradores(3) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(16)   |  Números  
Notícias
14/12/2022 (Nº 81) AMBIENTALISTAS FRANCESES COBRAM APPLE POR PRÁTICAS DE DESPERDÍCIO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4423 
  

AMBIENTALISTAS FRANCESES COBRAM APPLE POR PRÁTICAS DE DESPERDÍCIO

PARIS (Reuters) - Um grupo ambientalista francês anunciou nesta quarta-feira uma queixa contra a Apple sobre práticas comerciais que restringem o uso de peças sobressalentes para reparos.

"Em muitos dos casos documentados na reclamação, o mau funcionamento é encontrado nos casos em que o dispositivo é reparado com uma peça, mesmo uma peça idêntica e original, não autorizada pelo software da Apple", disse a associação HOP.

A não aceitação compromete as possibilidades de reparo ou recondicionamento de alguns produtos, incluindo smartphones, disse o grupo. A Apple na França não estava imediatamente disponível para comentar.

Em um caso apresentado pelo grupo em 2020 ao órgão de defesa do consumidor francês, a Apple aceitou pagar 25 milhões de euros por não informar usuários do iPhone que atualizações do sistema operacional podem retardar o funcionamento do dispositivo.

Segundo a lei francesa, é proibido reduzir deliberadamente a vida útil de um produto para aumentar sua taxa de reposição.

(Por Tassilo Hummel)

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/tecnologia/ambientalistas-franceses-cobram-apple-por-pr%C3%A1ticas-de-desperd%C3%ADcio/ar-AA15184d

Ilustrações: Silvana Santos