Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) ‘RECICLA, GALERA’ ENVOLVE CRIANÇAS E ADULTOS EM JOGOS SOBRE DESTINAÇÃO DE RECICLÁVEIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4589 
  

RECICLA, GALERA’ ENVOLVE CRIANÇAS E ADULTOS EM JOGOS SOBRE DESTINAÇÃO DE RECICLÁVEIS

Publicado em 03 setembro 2023

Recicla, Galera’ envolve crianças e adultos em jogos sobre destinação de recicláveis Combinando sustentabilidade e educação, o projeto “Recicla, Galera” implementou um Espaço Sustentável, durante a 34ª Exposição Agropecuária (Expoap), em Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus).

A estrutura reúne diversas atividades interativas e informativas, para incentivar a destinação correta de resíduos recicláveis. O espaço da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está instalado na Feira da Agricultura Familiar, localizada no Parque de Exposições da cidade. O objetivo é mostrar como os resíduos recicláveis, quando corretamente destinados, podem gerar renda para a população e impactos positivos para o meio ambiente.

As atividades de educação ambiental no ‘Recicla Galera’ trazem o desenvolvimento de jogos educativos, sendo o ‘caça-resíduos’ e a ‘trilha da reciclagem’, com intuito de orientar as pessoas sobre a diferença dos materiais recicláveis, não recicláveis, bem como sua destinação de forma adequada”, explicou Maria Edilene Neri, assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema.

O projeto, implementado pela Sema, é uma em parceria com a Fazenda Boa Fé, Evergreen, Associação de Catadores “Cidade Limpa” e a Prefeitura de Apuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). Resíduos “O trabalho de promoção do descarte correto de resíduos e reciclagem começa com a educação, conscientização e o incentivo. Por isso, a gente busca aproximar essa temática das pessoas, para que elas vejam, participem e se divirtam enquanto reciclam. Queremos mobilizar a comunidade em uma dinâmica de transformar a festa, tornando-a mais amiga do meio ambiente”, enfatiza Fabrícia Arruda, secretária executiva adjunta de gestão ambiental da Sema. As pessoas que participam do Espaço Sustentável ganham brindes, se divertem e entendem mais sobre a importância da valorização da reciclagem.

Equipes da Sema realizam as atividades para crianças e adultos, onde todos se envolvem na brincadeira. A servidora pública, Jéssica Gonçalves, foi uma das participantes. “Ontem eu joguei aqui no Espaço, e amei, hoje eu trouxe meu marido pra aprender igual eu aprendi. Essa ação é muito boa para a pessoa saber que os resíduos tem o seu devido lugar de reciclagem, a gente vai entendendo cada vez mais como funciona”, contou.

Recicla, Galera O Espaço Sustentável é uma das iniciativas integrantes do eixo de educação ambiental do projeto “Recicla, Galera”, que integra diversas atividades de mobilização e aprendizado social, para incentivar a destinação correta de resíduos durante e após o festival. O objetivo principal é promover eventos mais próximos da sustentabilidade, mitigando impactos ambientais, com iniciativas que apoiem o Município na gestão de resíduos. Por meio do projeto, 15 ecopontos foram instalados na cidade, enquanto catadores receberam apoio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para estruturar a atuação.


Texto reproduzido de: 
https://bitlybr.com/YSBGp

Copyright © Portal Marcos Santos

Ilustrações: Silvana Santos